Autor |
Mensagem |
Tarracha Veterano |
# nov/07
Fala :D
Ando meio desmotivado com minha técnica e meu groove. Toco baixo a 6 anos e me considero um baixista do ruim para o mediano, passei muito tempo preso ao hardcore e só tirando músicas com a tônica eternamente, sem nenhuma pausa ou quebrada de tempo.
Hoje voltei a fazer aula, sinto que evolui como baixista, tenho uma noção melhor de tempo e até consigo brincar com a pentatonica, nada muito virtuoso, mas consigo utilizar a terça maior, quinta e as vezes até uma sétima entra na brincadeira.
Mas sinto que meus 'grooves' e minha técnica é bem limitada, não tem aquela pegada de baixista, gravei alguns grooves e pra ser sincero, teve um que eu gostei da idéia e poderia dar uma música legal, queria que a galera aqui desse uma escutada e uma avaliada no que eu fiz e me dessem umas dicas do que posso escutar, tirar ou estudar pra dar uma melhorada no groove.
www.purevolume.com/panco
ps. critiquem a vontade, isso vai ajudar com ctza :)
[]'s
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
Olah!!
Me parece q aconteceu com vc o q acontece com muita gente, vc provavelmente nao tem 6 anos de estudo e pesquisa, mas acredito sim, q viveu 1 ano 6 vezes, tocando as mesmas coisas e da mesma maneira. Tudo bem, valeu a experiencia, agora eh olhar pra frente. Primeira coisa, arrume uma bateria eletronica. Um metronomo serve. Pesquise grooves de varios baixistas e tente repeti-los de maneira insuportavelmente lenta (tipo 30-40bpm). Se possivel grave e compare com a gravacao original. Vah escutando as nuances e o sotaque de cada baixista, e procure simular aquele som. Aumente o andamento gradativamente. Quando vc chegar ao dobro do q comecou, volte o andamento pra metade, mas continue tocando no dobro, dessa forma o metronomo nao te dah uma referencia tao solida e vc tem q se virar pra seguir o tempo. Devore musica e informacao e tenha uma rotina de estudo q inclua exercicios basicos como escalas, finger fitness, arpejos e tambem novidades e coisas avancadas como solos, slap e tal. Treine tambem o ouvido pra reconhecer acordes, progressoes e escalas. A video aula do Patitucci eh bem legal pra isso.
Espero q ajude,
Alex.
|
Rafael do Baixo Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha
Bom cara,sua técnica me soou bem suja,principalmente na "The Chicken" onde dava pra ouvir notas soando depois que você tirou o dedo da corda.
Como você disse que ficou muito tempo preso ao hardcore,você não deve ter nenhuma base auditiva pra poder começar a criar bons grooves,eu recomendo que você procure escutar e estudar muito outros estilos musicais,pra poder ter uma base auditiva,e assim saber colocar melhor as notas nos seus grooves,para criar grooves poderosos.
Siga os conselhos de estudo do allexcosta que são valiosos,pra quem quer ter algum domínio do instrumento.
Recomendo que você ouça:Incognito,Ed Motta,Banda Black Rio,Cassiano,Tim Maia,Jamiroquai,Brand New Heavies,Earth Wind & Fire,Brothers Johnson,Casiopea,T-Square,música brasileira em geral(principalmente samba,forró e axé,que são estilos que tem muito groove e ótimos baixistas).
Procure ouvir também alguns baixistas como Jaco Pastorius,Victor Wooten,Artur Maia,Marcelo Mariano,Marcus Miller,John Patitucci,Tetsuo Sakurai,Guillermo Vadalá,Meshell Ndegeocello,Pino Paladino,dentre outros que eu me esqueci de citar,que são todos baixistas com muito groove e técnica bastante apurada e limpa.
Mas não apenas ouça,tente absorver,e tocar,alguma coisa do que você ouvir.
|
Clinton_Jacks Veterano |
# nov/07 · Editado por: Clinton_Jacks
· votar
Tarracha cara, aconteceu isso comigo tb... passei uns 6 anos tocando em banda de punk rock, so tocando cabeça de nota... ae as bandas acabaram td e fui fazer um teste pra toca na banda do meu irmão, tinha um baixo + trabalhando e tals, com firulasm uns grooves massa e tals, e fui chutado do estudio pq ñ consegui acompanhar a banda, fiquei tão depre q quase desisti de toca... + comecei a treinar e peguei umas aulas e tals, ae baixista q entro saiu depois de um tempo saiu e fui fazer novamente o teste pra entra, hj toco com eles e to bem melhor no baixo, o som da banda me ajudo muito a crecer musicalmente. o lance é sair escutando o som de grandes baixistas e tentando acompanhar e tals e vai c virando... e com ajuda de professor, melhor ainda...
[]'s
|
TG Aoshi Veterano |
# nov/07 · Editado por: TG Aoshi
· votar
Desculpa atrapalhar o tópico, mas...
Rafael do Baixo Casiopea,T-Square Tetsuo Sakurai
Caralho! Aeee! \o/
|
Tarracha Veterano |
# nov/07 · Editado por: Tarracha
· votar
Rafael do Baixo Já coloquei quase todos no e-mule :D
Isso que vc falou das notas soando é foda, eu preciso melhorar isso, as notas só não soam qdo as pausas são longas ... Ali da base auditiva é verdade também, acho que não tem nem 1 mês que comecei a ouvir Jaco e Marcus Miller.
allexcosta O metronomo eu tenho, eu uso ele pra estudar os exercicios do método Baixo Elétrico Composite. Meu professor usa esse livro, mas acho que para exercicios de técnica, o livro deixa a desejar, preciso pesquisar alguns legais, na cover baixo tem uns legais. E ele me complica as vezes. Sobre voltar na metade, seria eu colocar em 40bpm ( supondo q fosse 80 ) e continuar tocando a levada em 80 né?
Bateria eletrônica eu não conheço e o GuitarPro to evitando ao máximo usar pq ele me deixou viciado e só ia tirar músicas por ele ai eu deixo ele de lado agora. To com o Drum from Hell Superior aqui mas não instalei pq são 9 dvd's =/
Vocês tem alguma para me indicar?
[]'s
|
Tarracha Veterano |
# nov/07
· votar
Clinton_Jacks Tenho feito isso que você falou só que tb pode ser ansiedade minha, não tem nem 6 meses de aula =$ hehe
|
Clinton_Jacks Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha hehehe... o lance é ter calma e ir crescendo devagar... so tive 1 mes de aula... to querendo voltar pq to meio ruim no pizzicato em musicas + rapidas, to batendo nas cordas e fica mo zuada chata no amp... plac plac plac, ae as vezes volto com a palheta nessas musicas, + quero tocer bem com os dedos...
[]'ss
|
Will Piasecki Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha
Tem um metronomo no site do Joel Moncorvo: www.joelmoncorvo.com (ele aparece de vez em quando na cover baixo);
Para melhorar as notas soando, depende um pouco do que você faz: se vc utiliza palheta, o velho 'palm muted' conhecido dos guitarristas dá conta do recado. Se você usa pizzicato, vai ter que usar o dedão da mão direita, apoiando ele uma corda acima da corda que você está tocando, para abafar as cordas mais graves, e a palma da mão esquerda para abafar as cordas mais agudas. Fui claro?
|
jkdias Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha Rafael do Baixo Recomendo que você ouça:Incognito,Ed Motta,Banda Black Rio,Cassiano,Tim Maia,Jamiroquai,Brand New Heavies,Earth Wind & Fire,Brothers Johnson,Casiopea,T-Square,música brasileira em geral(principalmente samba,forró e axé,que são estilos que tem muito groove e ótimos baixistas).
é isso, almoçe e jante black music!
|
Tarracha Veterano |
# nov/07
· votar
Will Piasecki pizzicato \o
entendi sim o jeito de se abafar as cordas
Alguém tem alguma bateria eletronica pra indicar?
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha
Qqer uma daquelas velhas da Alesis ou Yamaha q vc deve achar baratinha.
|
ABATANGERINA Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta essa vídeo aula do patitucci é boa msm? ela focaliza no quê?
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
ABATANGERINA
Eh boa a q ele te ensina a tocar as escalas contra os acordes e a treinar o ouvido. Pra isso ele usa um teclado e um baixo de 6 cordas, alem disso ele mostra uma rotina muito boa de finger fitness, arpejos e uns grooves q ele faz com o Dave Weckl, tem ateh um baiao (diz ele) q eh a coisa mais ridicula da face da terra, bom pra ver e rir. Essa aula mais a do Jaco se o cara pegar a fundo vai longe.
Abraco,
Alex.
|
jholanda Veterano |
# nov/07
· votar
Recomendo que você ouça:Incognito,Ed Motta,Banda Black Rio,Cassiano,Tim Maia,Jamiroquai,Brand New Heavies,Earth Wind & Fire,Brothers Johnson,Casiopea,T-Square,música brasileira em geral(principalmente samba,forró e axé,que são estilos que tem muito groove e ótimos baixistas).
OMFG
Cara, fazia tanto tempo que eu não ouvia esse som que eu já tinha esquecido o quanto é bom. Alguns eu sequer tinha ouvido falar... mas os baixos que ouvi são muito humilhantes. nem em 10 anos vai dar prá mim :-P
|
Tarracha Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta obrigado pela dica amigo, vc sabe me informar ql o nome dessa vídeo aula do patitucci e a do jaco?
sobre a bateria, eutenho uma pedaleirazinha que tem umas baterias eletronicas, isso serve?
não existe nenhuma pro pc? :D
Rafael do Baixo baixeo quase todos..hoje pela manhã eu estava ouvindo Jamiroquai...pqp, que sonzeira! :D
[]'s
|
Basshero Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha Respondendo a pergunta que voce fez para o allexcosta (sem querer ser entrão..rsrs)
vc sabe me informar ql o nome dessa vídeo aula do patitucci e a do jaco?
A do Jaco é a Modern Electric Bass e a do Patitucci não me lembro o nome....porém vc encontra ela no blog do Nuke pra baixar...
sobre a bateria, eutenho uma pedaleirazinha que tem umas baterias eletronicas, isso serve?
Serve sim..tendo o bit que importa...as vezes pode se tornar até mais interessantes, pois fica mais natural pra ficar levadas...
não existe nenhuma pro pc?
Existe diversos metronomos para download...no cifraclub (seção downloads) mesmo você encontra pra baixar
Espero ter ajudado =D
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha vc sabe me informar ql o nome dessa vídeo aula do patitucci?
John Patitucci, Electric Bass 1 & 2.
|
TugaBass Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha
Ok!!! Chega de hard... Vale o que vale!!! Agora tens que começar a ouvir outros baixistas e outros tipos de música!!! Segue o que diz o allexcosta... É isso que é preciso fazer! Criar onda e fraseado é fundamental. Por muito simples que pareça, há notas que num fraseado têm um peso brutal. Ex.: oscilações de terceira, de sextas e de sétimas. Dão outro sabor à música! As 4ªs. e as 5ªs. são primárias e não definem grande coisa.
Dá uma vista neste tópico antigo. Ficas a conhecer uma boa parte de baixistas que andam por este mundo fora.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/166134/
Abraço.
|
Edão Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha Lembra de levar o baixo pra regular em um Luthier, pois isto influencia na sonoridade. Procura não tocar com as unhas (isso é regra, existem excessões por questão de sonoridade por exemplo Luizão Maia que tocava levemente com ação das unhas também), mas procura tocar com a ponta dos dedos de maneira lev sem bater os dedos ou as mãos nas cordas do baixo. "Persegue" os bons grooves dos melhores baixistas da MPB, entre outros e procura limpar o som tirando os vícios de execução (isso é muito importante) que são os que eu falei acima, além da postura inadequada das mãos e dedos (dedos de lado). Então, procura tirar o som mais limpo e mais bonito que você conseguir, sempre a exemplo dos grandes baixistas. Examina bem o instrumento que você tem e vê a regulagem, como já disse, e a sonoridade que ele tá te dando, isso influencia legal. Tá valendo.
|
Tarracha Veterano |
# nov/07
· votar
Mr. Big é válido para um 'recomeço'? :D []'s
|
Tarracha Veterano |
# nov/07
· votar
Basshero Eu me referia baterias eletronicas no computador..tipo algum software..conhece?
|
joe_harris Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha e aew man... como ta indo a evolução?
|
Tarracha Veterano |
# nov/07
· votar
joe_harris to procurando uma bateria eletronica pro pc!
tenho escutado outra bandas e to estudando escalas...até q peguei, só q não peguei o 'como' usar...só sei fazer a sequencia =/ uiaehsuie
as oturas oisas q eu faço nao acho q ficam boas
|
Basshero Veterano |
# nov/07
· votar
Tarracha Não conheço softwares, mas vc pode criar batidas pelo fruity loops, soundforge e até mesmo o guitar pro e assim vc cria suas levadas em cima... Ou usar um metronomo convencional...dah uma olhada no cifra q deve ter algum programa que pode te ajudar nisso...
Mr. Big é válido para um 'recomeço'? :
Hehehe... Vai começar com Mr. Big? Sucesso cara...mas acho q sai um pouco do contexto que vc queria...hehehe
até q peguei, só q não peguei o 'como' usar...só sei fazer a sequencia =/ uiaehsuie
as oturas oisas q eu faço nao acho q ficam boas
O ideal é estudar um pouco de harmonia...assim vc entende melhor como aplicar essas escalas... Campo Harmonico é fundamental!!
|
Krist Novoselic Veterano |
# nov/07
· votar
Procura não tocar com as unhas (isso é regra, existem excessões por questão de sonoridade por exemplo Luizão Maia que tocava levemente com ação das unhas também), mas procura tocar com a ponta dos dedos de maneira lev sem bater os dedos ou as mãos nas cordas do baixo. "Persegue" os bons grooves dos melhores baixistas da MPB, entre outros e procura limpar o som tirando os vícios de execução (isso é muito importante) que são os que eu falei acima, além da postura inadequada das mãos e dedos (dedos de lado).
Isso não vale pra qualquer caso não. Eu toco batendo os dedos, claro que depende do som q o cara vai tocar mesmo. Mais se vc for tocar uma coisa rapida, vc nao vai conseguir com os dedos agarrados nas cordas, sem os dedos "pularem".
|
Basshero Veterano |
# nov/07
· votar
Isso não vale pra qualquer caso não. Eu toco batendo os dedos, claro que depende do som q o cara vai tocar mesmo. Mais se vc for tocar uma coisa rapida, vc nao vai conseguir com os dedos agarrados nas cordas, sem os dedos "pularem".
Eh verdade...tocar um iron sem bater nas cordas nem tem graça...mas acho importante treinar da maneira explicada ai em cima e depois usar essas formas de expressão...sua execução será mtoo melhor!! =D
|
Krist Novoselic Veterano |
# nov/07
· votar
Não é nem questao de nao ter graça, a questão é q o cara nem vai conseguir tocar algo tipo iron ou iron mesmo com os dedos colados nas cordas.
|
Basshero Veterano |
# nov/07
· votar
Krist Novoselic Consegue sim cara! Meu professor fazia eu tocar dessa forma...tercinas e sextinas dessa maneira pra só depois tocar "batendo" nas cordas
|
Krist Novoselic Veterano |
# nov/07
· votar
quase da caimbra nos dedos. auhah fica queimando
|