Captação Piezo, oq ela Faz no Baixo?

    Autor Mensagem
    MaTuX
    Veterano
    # out/07


    estava vendo alguns baixos da Séria TRB da Yamaha e Vi q o TRB 5P e 6P tem piezo na Ponte, ai me surgiu algumas duvidas:
    1- onde esta esse captador??? dizem q é na Ponte, mas aonde??
    2- o q ele Faz?? mas peso, mais ganho ou oq??

    vlw

    Leofunkbass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Esses captadores utilizam cristais — quartzo, titanato de bário, ou titanato de chumbo — que, quando submetidos à compressão, ou vibração, geram tensão elétrica entre suas extremidades. Eles possuem um timbre bem diferente, e também têm a vantagem de não captarem campos magnéticos indesejáveis.

    Diferente de alguns captadores magnéticos, os piezoelétricos funcionam com altíssima impedância, chegando até 10 V rms. Por isso, o uso de pré-amplificadores é essencial.

    Geralmente os captadores piezoelétricos são posicinados abaixo da ponte do instrumento, e, muitas vezes, utilizam-se também os captadores convencionais, para produzir um som mais amplo, e realista.

    Extraído da Wikipédia

    conehc
    Veterano
    # out/07 · Editado por: conehc
    · votar


    MaTuX
    fica na ponte sim. Cada sadle tem em seu interior um material piezoeletrico que produz uma corrente quando a corda vibra. Essa vibração é tratada pelo circuito e depois vai pro ampli. Com os piezzos é possivel regular individualmente o volume de cada corda.

    Sobre o som, é uma sonoridade completamente diferente do captador magnetico. Um som de piezzo que vc acha em vários lugares é o som do baixolão. Mais ganho ou mais peso vai depender muito do circuito do piezzo (veja foto abaixo) ele pega o piezzo, abaixa a impedancia astronomica, altera o ganho pra ficar compativel com o instrumento e da uma pre-equalizada porque naturalmente os piezzos nao tem um grave muito profundo.


    Compare as pontes: a de um MM normal:

    Ponte normal da EB

    Ponte com piezzo
    Debaixo da ponte

    Reparou a diferença entre os sadles?

    MaTuX
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É como se o Piezo pegasse o Som das Cordas e naum da Madeira, +- isso??

    eltonbass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É como se o Piezo pegasse o Som das Cordas e naum da Madeira, +- isso??
    não. A madeira continua interferindo.

    conehc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MaTuX
    a madeira, luthite, acrilico, fibra de carbono, resoncast, compensado ou qualquer coisa que constitua o corpo do instrumento influencia no padrao de vibraçao das cordas.

    A vantagem do piezzo é que as cordas nao precisam ser de metais ferromagneticos: podem ser de nylon ou qualquer outra coisa que de a vibraçao necessaria pro piezzo

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Isso é pra baixo acustico? Ou vcs tão falando de baixo eletrico mesmo?

    eltonbass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Krist Novoselic
    tem nos dois.

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Krist Novoselic
    Isso é pra baixo acustico? Ou vcs tão falando de baixo eletrico mesmo?

    Tenho um baixo vertical com 2 captadores piezzo, eles ficam debaixo do cavalete, pressionados ao corpo pela tensão das cordas. São como duas pequenas "pastilhas" quadradas 2x2, e proporcionam um som muito real, bem próximo ao baixo acústico (gigante).

    Coloquei duas fotos do baixo aberto com o circuito, cavalete e captadores em http://gravidadevertical.nafoto.net/

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    MaTuX
    Veterano
    # out/07
    · votar


    entaum o piezo pega a Vibração da corda, por isso tem q ficar na Ponte é isso??

    leonardodrummond
    Veterano
    # out/07 · Editado por: leonardodrummond
    · votar


    MaTuX
    É, as cordas encostam nele! Repara naquelas fotos que o conehc postou ali em cima... Os piezos são aquelas metades de circunferências com a corda passando no meio, que ficam no saddle!
    Os piezos dão um som com bastante médios, mas em compensação são muito sujos, já que só de encostar o dedo na corda faz o maior barulho!
    Tem um vídeo no YT que o cara fala sobre o piezo, aí mostra o som com e sem ele (pq ele usa o piezo junto com a captação normal)! Aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=WsctkSjnx50
    Ah, e repare na ponte do baixo dele, que é preta. Os piezos são aquelas coisas prateadas nos saddles!

    Espero que ajude!

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Oi MaTuX

    Tecnicamente já foi tudo dito pelo pessoal.

    O piezo tem a vantagem de dar ao baixo um som mais recortado... com mais agudos. Torna o som mais estalado, mais definido a compensar o timbre redondo dos graves, de maneira a fazer com que em banda se destaque o brilho do baixo.

    Abraço.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07 · Editado por: allexcosta
    · votar


    A funcao do piezo eh deixar seu baixo mais caro. Alem disso, mais uma coisa pra quebrar. Tirando isso nao faz mais nada. Mas vc tem a opcao de ler tudo q falam sobre piezos e acreditar. Boa sorte. Ah, e ainda faz ruido...

    conehc
    Veterano
    # out/07 · Editado por: conehc
    · votar


    allexcosta
    Sem querer pedir demais, tem como voce fundamenta-la melhor usando argumentos convincentes? Senao o dono do tópico não vai acreditar em sua opinião, preferendo acreditar nas outras pessoas que postaram.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    conehc

    Claro! Se vc assistir ao video do youtube vai ver que o piezo tem um som bem caracteristico, que eu pelo menos acho incompativel com a maioria das musicas. O instrumento fica super sensivel ao toque e chato de tocar. Mas isso eh soh minha opiniao, eh claro...

    ClaudioBass
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allexcosta
    A funcao do piezo eh deixar seu baixo mais caro. Alem disso, mais uma coisa pra quebrar. Tirando isso nao faz mais nada. Mas vc tem a opcao de ler tudo q falam sobre piezos e acreditar. Boa sorte. Ah, e ainda faz ruido...


    Putz, fiquei triste, se eu soubesse disso antes não tinha comprado um baixo vertical com captação piezzo... depois de ler esse post e tomar conhecimento de que essa captação não presta e não serve pra nada a não ser fazer ruidos, vou ter que me desfazer do meu vertical... tô realmente triste, acho que o Luthier foi desonesto comigo, ele deveria ter dito que piezzo não presta... vou passar essa recomendação para os outros baixistas que conheço.

    []s
    www.gravidadevertical.zip.net

    conehc
    Veterano
    # out/07
    · votar


    allexcosta
    exatamente esse som característico é que é o principal atrativo dele. Agora, falar que os piezzos sao ruins é uma questao puramente subjetiva. Se é um captador realmente chato e faz barulho porque usam nos baixos acusticos, nos baixoloes, violoes, porque a yamaha coloca nos trb? Piezzos custam grana e nenhuma fabrica ia colocar piezos nos baixos se eles fossem ficar completamente sem uso.

    TugaBass
    Veterano
    # out/07 · Editado por: TugaBass
    · votar


    MaTuX
    ClaudioBass

    Putz, fiquei triste, se eu soubesse disso antes não tinha comprado um baixo vertical com captação piezzo...

    Atenção!!! Não é bem assim! Pelo menos na minha opinião! Isto de timbres e sonoridades de baixos é tudo uma questão de gosto... e de qualidade!!!!


    conehc
    exatamente esse som característico é que é o principal atrativo dele. Agora, falar que os piezzos sao ruins é uma questao puramente subjetiva...

    Subscrevo na integra!!!!

    Abraços.

    allexcosta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    To zoando, galera, leva a mal nao... Obviamente isso eh muito pessoal, tem quem goste, tem quem deteste...

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Tambem tenho preconceito contra o som do piezo, seja em baixo, seja em violão (como 90% deles são) ou em guitarras, o som é muito pasteurizado..

    Se eu tivesse um baixolão, colocaria captador magnético na boca..

    LanGn0te
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Eu tenho um Tagima JB 5 Special Series 5c, ele é passivao e n troco ele por nda, o timbre dele é mt bom e mudando o balanco dos captadores da pra tirar mts timbres, ele tem um som bem amadeirado mt dahora vei, n troco ele por um ativo nem...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captação Piezo, oq ela Faz no Baixo?