Coloquei uma corda C no meu baixo de 5 cordas e...

Autor Mensagem
HignocliuS
Veterano
# out/03


RECOMENDO!!!

O que eu fiz? Comprei um encordoamento Fender (muito bom) pra baixo de 6 cordas, vendi a corda B pro cara da loja (que juntou com um encordoamento de 4 cordas pra vender como de 5)e levei o baixo num luthier. Ele regulou tudo, limpou tudo, verificou tudo, afinou e o caramba. Resultado: Ficou do caralho!

Agora ficou até mais fácil de tocar pq eu apoio o dedão no captador pra tocar, e antes tinha que pular o B, agora é mais macio. Fora que o cara deixou as cordas do baixo tão sentadas no braço que parece mentira! Luthier domina, sem chance...

No final das contas gastei R$ 108,00 (R$ 58,00 nas cordas e R$ 50,00 na mão de obra).

Vale a pena, mesmo porque nínguem usa a corda B. =P

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


Bom , eu usaria mais a corda B do q a corda C
:)
o legal da corda SI ta no puta gravão e no puta peso que ela dá pra certos estilos.
Mais q bom q pra vc fiko bom kra , vc teve coragem em arrisca uma coisa q pudia da algo errado :) ainda bm q deu tdo certo hein..

nobre
Veterano
# out/03
· votar


c tiro o Sizao e subiu as cordas uma a uma pra botar o Dozim? eh isso? massa hehehe
se bem q eu prefereria ter uma corda mais grave a uma mais aguda

conte
Veterano
# out/03
· votar


eu tb preferia um sizao
mas tem mta gente q prefere um dozinho

Voodoo
Veterano
# out/03
· votar


HignocliuSNinguem usa a corda B???
Pooo kra eu naum acho issu kra, acho q as vezes a corda B quebra mo galho.
Mas pooo dve ter fikado loko teu bass com o C!!!

HignocliuS
Veterano
# out/03
· votar


Ficou do caralho. Pra mim realmente o B é inútil. C ruleia tudo na hora de solar, e na hora de fazer tapping também.

Tio Fefê
Veterano
# out/03
· votar


na duvida fiquei com as duas... descolei um baixo de 6....

jrcintra
Veterano
# out/03
· votar


no baxo d 6 cordas rola slap d boa?

Gui
Veterano
# out/03
· votar


jrcintra
rola sim, mas tem q c acustumar com o espaço menor entre as cordas...

pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


HignocliuS

Legal cara , meu estilo tb "pede" um C no 5 cordas.Uso 4 atualmente.
No 5 que eu tive eu usava o B grave mas hoje em dia colocaria o C diretaço.
Acho que o complicado é achar essa corda.
Falow.

nukebass
Veterano
# out/03
· votar


Vivo dizendo isso aqui!
Muita gente pergunta se dá pra fazer meus Tappings com baixo de 5 cordas... e eu digo que dá, é só fazer isso que o HignocliuS fez!

Eu mesmo tô afim de trocar o meu de 6 por um de 5. Fica muito mais confortável pra tocar e mais leve!
Meu Fender é de 5, mas não gosto de usá-lo pra Tapping... não tem boa tocabilidade pra isso... além do mais, eu teria que baixar muito as cordas o que faz perder boa parte do maravilhosos timbre dele.

HignocliuS
Veterano
# out/03
· votar


Acho que o complicado é achar essa corda.

É nada. Eu comprei um encordoamento de baixo de 6 cordas e vendi a corda B pro cara da loja.

Da pra usar também a corda "A" de guitarra (tem o mesmo diâmetro) mas antes tem que ver se a "bobina" da corda (aquela parte que segura a corda na ponte) é grande o suficiente pra prender a corda na ponte. No caso do meu Cort não dava, o buraco da ponte Fortress é muito grande...

Agora meu próximo passo é um baixo fretless...

Cerberus
Veterano
# out/07
· votar


Desta vez bati meu recorde, ressuscitar um tópico de quase 4 anos...mas como é melhor do que criar mais um...

HignocliuS
Da pra usar também a corda "A" de guitarra (tem o mesmo diâmetro) mas antes tem que ver se a "bobina" da corda (aquela parte que segura a corda na ponte) é grande o suficiente pra prender a corda na ponte. No caso do meu Cort não dava, o buraco da ponte Fortress é muito grande...


Alguém sabe se essa dica é verdadeira? Isso vai economizar a compra de um jogo de 6 cordas e sempre ficar sobrando a SI. Também uso o mesmo esquema de baixo 5 cordas com C.

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


Cerberus
Da pra usar também a corda "A" de guitarra (tem o mesmo diâmetro)

Alguém sabe se essa dica é verdadeira? Isso vai economizar a compra de um jogo de 6 cordas e sempre ficar sobrando a SI. Também uso o mesmo esquema de baixo 5 cordas com C.

eu uso a C no baixo de 5 cordas há 3 anos e não quero saber de outra coisa. Só q em vez de usar a corda lá de guitarra (.032) eu uso a ré (.028) pq achei a lá muito dura, visto que vc tem q afinar um tom e meio acima... ficou muito esticada.
A ré tem quase a mesma tensão da dó (.028 e .030) e fica mais macia. Talvez vc consiga achar a ré .030 pra vender avulsa, acho q pertence ao encordoamento 0.012 de guitarra. Mas se não achar, a .028 dá conta do recado tranquilo.

Só não esqueça de comprar uma corda da mesma marca q as outras 4, e de regular o braço pra essa nova configuração.

ah, eu uso o jogo .040 (G)

Gui
Veterano
# out/07
· votar


Cerberus
testa e vê se a bolinha da corda fica presa na tua ponte...mas sim..o calibre da A do jogo de cordas .009 é o mesmo calibre da C do jogo equivalente ao .045 (corda G)...

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


jrcintra
vc teve coragem em arrisca uma coisa q pudia da algo errado :) ainda bm q deu tdo certo hein..

Não tem como dar errado não... há muitos anos que vários baixistas abrem mão da corda (B) no baixo de 5 pra usar a (C). Se você já assistiu algum video-aula do Ronaldo Lobo, e do próprio Pixinga, eles usam essa configuração.

[ ]
www.gravidadevertical.zip.net

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


pagode alto astral
No 5 que eu tive eu usava o B grave mas hoje em dia colocaria o C diretaço.
Acho que o complicado é achar essa corda.


A Elixir lançou uma linha de cordas Custom, onde você compra as 4 básicas (E A D G) e pode acrescentar as cordas (B) e (C) avulsas. Na matéria da Cover Baixo, a Elixir alega que muitoas baixistas de usam 5 cordas estavam comprando jogos de 6 e descartando a corda (B), por isso eles resolveram abrir essa linha Custom!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

MaTuX
Veterano
# out/07
· votar


Se eu ja tenho facilidade de Querbrar a Corda G, quanto mais a C

alem do mais, preciso muito do B, pra dar peso

Cerberus
Veterano
# out/07
· votar


MaTuX
A pegada do baixista coloca o peso na música. Tom Araya (Slayer) e David Vincent (Morbid Angel) tocam em Eb (não sei se ainda hoje), e olha o peso das músicas...


ClaudioBass
Esse kit custom é só através da web ou tem em lojas também? É uma opção bem interessante.

eltonbass
Veterano
# out/07 · Editado por: eltonbass
· votar


Peso também se consegue com a composição...

Agora estou pensando em comprar um de 5, para fazer isso.
Realmente não usaria a B, e gosto de acordes, creio que seria útil.
no final das contas compro um de 4cordas mesmo, não preciso mais que isso!

maaaaas muito bom saber que da certo!

DotCom
Veterano
# out/07
· votar


Pode comprar a dozinha avulsa também, a depender do lugar onde você mora.

ClaudioBass
Veterano
# out/07 · Editado por: ClaudioBass
· votar


Cerberus
Esse kit custom é só através da web ou tem em lojas também? É uma opção bem interessante.

Sim, é uma opção bem legal... aqui no Rio você encontra em lojas.

Dá uma olhada nesse site: http://www.musicware.com.br/pre.htm

O anúncio diz:

Elixir, Encordoamento Baixo 4 Cordas 0.40 ou 0.45
Quinta corda (130) + R$28,00
Sexta corda (0.32) + R$26,00

Ou seja, você compra o jogo com 4 coras e customiza aquelas que
necessitar!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
Sexta corda (0.32) + R$26,00

caraca, q facada! eu compro a ghs de guitarra avulsa por 4 reais...

fabricio 12
Veterano
# out/07
· votar


Pow baixo de 5 cordas com a dozinha? Será que só eu acho o sizão indispensável?hehehe

Gui
Veterano
# out/07
· votar


fabricio 12
eu também acho ele indispensavel!!=D

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


jkdias
caraca, q facada! eu compro a ghs de guitarra avulsa por 4 reais...

O ponto fraco das cordas Elixir é o preço. Realmente são cordas caras sim... mas as cordas de guitarra sempre foram infinitamente mais baratas que as cordas pra contrabaixo, a frequência de substituição é muito menor...

Ou você está dizendo pra comprar a 0.32 de guitarra e colocar no baixo?
Caso positivo, isso dá certo? alguém já experimentou?

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

jkdias
Veterano
# out/07
· votar


ClaudioBass
Ou você está dizendo pra comprar a 0.32 de guitarra e colocar no baixo?
Caso positivo, isso dá certo? alguém já experimentou?


é isso mesmo, faço isso há 3 anos, sem problemas... inclusive qdo levo em luthier, entrego um jogo de 4 cordas 0.040 e uma ré de guitarra 0.028... os caras nunca fizeram nenhuma ressalva...

ClaudioBass
Veterano
# out/07
· votar


jkdias
é isso mesmo, faço isso há 3 anos, sem problemas... inclusive qdo levo em luthier, entrego um jogo de 4 cordas 0.040 e uma ré de guitarra 0.028... os caras nunca fizeram nenhuma ressalva...

Legal, não sabia que era possível, pra mim a corda de guitarra iria arrebentar com extrema facilidade quando colocada num contrabaixo e submetida a slap... não sei se tem alguma relação com a tensão da corda.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

patrickqueres
Veterano
# out/07
· votar


Depois que eu vi a video-aula do Ronaldo Lobo ano passado, eu comprei o kit 6 cordas D'Addario ProSteels e coloquei no meu baixo. De início achei legal, mas depois de um tempo senti falta da velha e boa Sizona... resultado: Voltei para a configuração original! :D

Cerberus
Veterano
# out/07
· votar


jkdias
não conheço muito de cordas de guitarra, então no caso de um jogo 0.45 no baixo, a corda ré da guitarra tem que ser qual calibre?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coloquei uma corda C no meu baixo de 5 cordas e...