A tomada da minha casa não têm ligação terra - o q faço?

Autor Mensagem
russobass
Veterano
# ago/07 · Editado por: russobass
· votar


É que eu confundi mesmo.

Trabalhei com engenharia elétrica, e tinha que desenhar projetos em AutoCad de aterramento industrial, com astes no solo, e tals.

Ai quanto falou em aterramento, fui zuar o cara, mas fugi do foco do ruído.

foi mal!! hauahuhauahua!!

Mas em relação aos ruídos decorrentes de falta de aterramento, eu entendo o seguinte se a tomada for duas pontas (2P) não esiste aterramento, agora se tiver três pontas (3P) provávelmente terá o aterramento.
E a unica solução é quebrar a parede e o chão, cravando uma aste no chão e ligando o fio terra na aste, assim fara a ligação em uma tomada, 3P, fase, neutro e terra.
Só que tem um limite de tomada por aste, se eu não me engano uma aste de 60cm só pode duas tomadas.

Se quiser eu mando o projeto com todas as ditâncias e gastos com meteriais.
Custo do projeto R$45,00

Falowww!!

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


russobass
Mas se tu for analisar...tocar descalço... em cima de um caminhaum num comicio em dia de chuva...pô dá o maior para-raio mesmo kkkk

russobass
Veterano
# ago/07
· votar


isaqueras

ahauhuahuhuuhu!!
se é fods!!

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Galera to com um problema e uma dúvida.

Meu problema é q o sistema de som do meu estúdio ta com mt ruído e dando choque, ou seja, preciso fazer um fio terra, barra de cobre, coisa e tal. Até aí já entendi.

Minha dúvida é: se minha mesa de som e outros equipamentos tem uma tomada comum de 2 pinos, faz diferença aterrar o estabilizador, já que o terceiro pino não estaria sendo usado?

E, sendo esse o caso, o que eu poderia fazer pra aterrar coisas q só têm 2 pinos? O ruído tá insuportável e já testei de tudo, só me resta a hipótese do aterramento.

Abraço.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Não adianta colocar a barra de cobre no chão, amarrar os cabos, puxar para a instalação elétrica se não tem nada que a conecte no aparelho. Normalmente o aterramento é conectado ao chassi do equipamento, se esse for o caso dá pra puxar o aterramento e ligar nesse chassi. Agora, pra saber se realmente existe isso, só abrindo mesmo pra ver, ou ler o manual, ou então testar na prática mesmo, colocando a mão nele e na parede, se o ruído diminuir já sabe que dá pra fazer oq falei.

Uma coisa que é bem comum é ter um parafusinho na carcaça atrás do equipamento e alguma figura indicando aterramento, tipo um "GND" ou aquele símbolo elétrico de aterramento, então se tiver vc pode aterrar por ali.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que matei a charada. O problema não é (ou não é só) aterramento. A mesa simplesmente ta sofrendo interferência do nobreak. Qdo ligo a chave do nobreak, o ruído diminui um pouco. Quando tiro o nobreak da tomada (os equipamentos de áudio não estão ligados no nobreak, só o pc), o ruído praticamente desaparece. Tentei ligar os eqs de áudio em uma tomada de outro cômodo, deu na mesma. Conclusão: sem ruído, até agora, só se for sem nobreak tb. Pior q eu comprei um fodão, de 700 va da SMS.

Então a pergunta muda. Como é q eu faço pra resolver esse problema de interferência entre a mesa de som e o nobreak?

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Baruck
1- Vc aterrar só o estabilizador não resolve, mas melhora, mesmo que os equipamentos não tenham tomada tripolar.

2- Se sua casa tiver alimentação tri-fásica tenta achar uma tomada que esteja ligada numa fase diferente da dos equipamentos para ligar o No-break.
Se for monofásica, senta e chora.

3-Na pior das hipóteses, vale a do desespero, que é inverter as tomadas!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Faz aterramento aí... Aterra tudo. Todas em todas as tomadas.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Que história é essa de monofásica já era?

Nada conserta o chiado?

To começando a achar q é parte elétrica da casa mesmo. Putz.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Faz aterramento aí... Aterra tudo. Todas em todas as tomadas.

Mas, se fosse só aterramento, o problema não seria resolvido interligando as carcaças pra regular? Não funcionou.

Além do mais, de nada adiantaria criar um fio terra na casa se o plugue da mesa, do preamp, da pedaleira... tudo 2 pinos.

To achando q o problema é realmente parte elétrica da casa, mas o quê?

Fiz outro teste. Levei a mesa, o mic e o fone pra outro cômodo, outra tomada, mesmo problema.

Mais outro teste. Esqueci da mesa e liguei o preamp direto na entrada da placa. Mesmo problema.

Eliminando tudo o q já fiz, deve ser algum tilt na parte elétrica. Mas acho q se fosse só terra isso não aconteceria, uma vez que tudo está ligado a um mesmo filtro de linha e, agora, todas as carcaças estão "conectadas" por um fio desemcapado (nas pontas de contato, claro).

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Leia oq eu postei mais acima sobre ter tomada 2 pinos.

Problema na parte elétrica só se for falta de aterramento, pq não existe outro possível.

Oq acontece é que equipamentos emitem ondas eletromagnéticas msm, é normal. Monitor de tubo, PC em si, lampadas fluorescentes, só pra citar alguns. Se nada estiver aterrado, vai ser uma interferência doida!

Conectar as carcaças não vai resolver seu problema... Um aterramento correto vai.

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Baruck
Que história é essa de monofásica já era?
Com o aterramento resolve, agora se vc tem um equipamento ( o no break) que gera muita interferência e vc não pode ligá-lo em um circuito independente( fase diferente) fica muito mais difícil de tirar o ruído.

Outra coisa,

!tudo está ligado a um mesmo filtro de linha e, agora, todas as carcaças estão "conectadas" por um fio desemcapado
E este fio está ligado onde??


Na realidade,com tempo e dinheiro se resolve tudo, mas geralmente não temos os dois ao mesmo tempo

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural

Na realidade,com tempo e dinheiro se resolve tudo, mas geralmente não temos os dois ao mesmo tempo[/i]

Pois é...

Tinha um nobreak de 700 q tava causando mt ruído. Troquei por outro de 600 e agora não faz quase nenhuma diferença entre ele ligado ou desligado da tomada. Os equipamentos de áudio eu NÃO ligo no nobreak, mas a fase dos dois é a mesma.

Acho q to matando a charada. Quando eu ligo a mesa no sm58 e seguro o mic colocando outra mão sobre o console da mesa, o ruído some. É que tava ligando o fio no parafuso errado da mesa. Descobri um na parte superior q serve pra descarregar. A mesa bem q poderia vir com um lugarzinho melhor pra isso.

Essa matei. É só puxar um fio fazendo contato entre o tal parafuso (o certo) da mesa e o corpo do sm58. Funcionou!

O problema é q isso não ta funcionando quando tento fazer o mesmo com o outro mic o C1, condensador. O barulho continua insuportável mesmo quando fecho contato. Acho q este mic não oferece ponto pra contato terra. O mesmo ta acontecendo com o MIC100, preamp. Não tem nenhum ponto que, encostando na mesa e no equipamento, faça parar o barulho.

Mas já é um avanço. Tem a ver com terra (embora com este método do fio eu não descarregue o excesso, apenas equilibre entre os equip) e funciona com o sm58. Matei o monstro da primeira fase.

Nível 2: por q não ta funcionando com o mic100 e com o c1, preamp e mic?

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, ele para o ruído pq VC serve como aterramento. Mas isso não é eficiente. Oq vc tem que fazer, já falei e muitos outros falaram, é fazer um ATERRAMENTO que é ligar todos os equipamentos no nosso grande e majestoso descarregador de elétrons que é o planeta Terra! (uaHuaHuahuahuAA)

flw

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal

Cara, ele para o ruído pq VC serve como aterramento. Mas isso não é eficiente. Oq vc tem que fazer, já falei e muitos outros falaram, é fazer um ATERRAMENTO que é ligar todos os equipamentos no nosso grande e majestoso descarregador de elétrons que é o planeta Terra! (uaHuaHuahuahuAA)

Pode crer. Amanhã vem aqui um eletricista e to pretendendo puxar um terra do jardim. Fica a uns 2 metros do estúdio. Acho que isso vai ser "fácil".

Minha nova dúvida é: vai fazer diferença ter um terceiro pino (terra) uma vez que todos os meus equipamentos de áudio possuem plugue de 2 pinos?

A mesa e o sm58 sei q posso fazer uma gambiarra do terra até os pontos de contato q já encontrei. Mas e o preamp e o mic c1? Como disse, não consegui encontrar nenhum ponto de contato terra em suas carcaças.

Já li sobre ligar o terra ao neutro. Mas tem eletricista q diz q isso não pode...

Hoje me toquei q é problema de aterramento da casa toda mesmo. Aumentei o volume do aparelho da sala e tá lá o mesmo ruído. A mesma nota. Afinada com o meu OOOMMM residencial. Mas to pensando em aterrar só o estúdio mesmo. Se funcionar, já ta mt bom.

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


[b][/b]Não aterre o neutro!!!

Vc não tem que fazer contato no mic, tem que pegar esse parafuso de aterramento da mesa e ligar no terra que vc vai fazer. Isso seria função do 3° pino se o aterramento existisse na tomada.
Ligar a tomada bipolar e o terra da quase no mesmo que usar uma tomada de 03 pinos, a diferença que as vezes vc vai ter que descobrir a melhor posiçao da tomada bipolar.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural

Vc não tem que fazer contato no mic, tem que pegar esse parafuso de aterramento da mesa e ligar no terra que vc vai fazer. Isso seria função do 3° pino se o aterramento existisse na tomada.
Ligar a tomada bipolar e o terra da quase no mesmo que usar uma tomada de 03 pinos, a diferença que as vezes vc vai ter que descobrir a melhor posiçao da tomada bipolar.


Basta aterrar a mesa e os mics passam a descarregar por ela? E outros equipamentos ligados à mesa, como preamps p.exemplo?

Valeu pela força. Abraço.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


A norma brasileira para ligações elétricas vai mudar em 2008, e então teremos como obrigação em novas construções o aterramento, além disso, os plugues na nova norma são encapados até a metade, evitando que se encoste neles e se leve um choque ao introduzir na tomada parcialmente.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Hmmm... esses choques colocando a tomada são uma delícia!

É cara, não vai adiantar nada aterramento se vc não ligar no equipamento.

Vai ter que puxar um fio desde o terra da parede até o parafuso atrás do aparelho.

Flws

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Baruck
Teoricamente é isso aí, descarrega-se tudo que esta ligado só na mesa, via o terra da mesa.
Os demais equipamentos que tem fonte de alimentação, precisam de aterramento independente,ou seja, tomadas com terra.
A gente sabe que no Brasil isso ainda é meio utópico, mas se vc aterrar a mesa corretamente, já vai melhorar bastante.

Com a mesa aterrada, experimente as 02 posições do plug da tomada, provavelmente de um jeito vai ficar com menos chiado que do outro.
Marque o lado certo e plugue sempre na mesma posiçaõ.
Isso é o melhor que vc pode fazer sem ter que botar a casa abaixo!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Credo que exagero! Não precisa derrubar a casa... puxa um fio pro forro e desce eles pelos canos de luz até a tomada. Faço isso direto com instalaçãod e rede, tv, energia elétrica, telefone...

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Shakal

O legal da nova norma é justamente regularizar o aterramento(que não poderá ser feito por canos, mas em cabos próprios e usados apenas para ligar no aterramento), claro que as construções antigas não precisarão mudar, mas os novos aparelhos vendidos no país virão ou com 3 pinos ou com um novo plugue de 2 pinos(mais espaçado, um pouco mais grosso e encapado até a metade)

Hmmm... esses choques colocando a tomada são uma delícia!

Hehehe...lembro até hoje quando eu devia ter uns 4 ou 5 anos, e coloquei o dedo dentro da tomada! Tomei um chocão e saiu fogo da tomada!!!!Hhaha!!!

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Mas, pelo que li na norma atual, existem várias formas de se fazer aterramento, e uma delas ligar o terra ao neutro. Outra, mais recomendada pela pp norma, é ter 2 aterramentos. Um ligado ao neutro e outro, com haste independente para o terceiro pino ou as carcaças.

http://www.clamper.com.br/baixararquivo.asp?a=arquivos/ABNT_NBR_5410_2 004_SurtosEletricosEdicao2.pdf

Não é possível. Por ex., o preamp mic100. Ele não tem nenhum ponto de aterramento na carcaça e o plugue da fonte dele é de 2 pinos, como a pedaleira e quase tudo. De q maneira poderia aterrar esses equipamentos sem terra na carcaça e com 2 plugues sem ter q passar o terra pelo neutro?

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Então makumbator, seria um cabo próprio de aterramento que desce pela parede através de um cano e liga na tomada de 3 pinos. Como se fosse cabo comum, de tomada. Sempre tem aqueles 2 vermelhoes, ai teria um verde também.

Na verdade os aparelhos já são vendidos com 3 pinos a um bom tempo, e com a tomada encapada só na ponta também. Oq n existia era essa obrigatoriedade de ter aterramento nas residências. Mas sempre existiu aterramento em chuveiro, torneira, etc...

Baruck, cara... é bem complicado aterrar alguma coisa sem ter por onde fazer. Tem que ter alguma coisa que ligue o aterramento na carcaça. Pode ser que não tenha uma saída, um parafuso ou coisa parecida, mas a carcaça deve estar aterrada. Aí vc pode adaptar, faz um furinho e poe um parafuso ou coisa parecida.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Shakal

Pois é, o bom da norma é a obrigatoriedade do aterramento, o que é ótimo, principalmente nocaso de apartamentos, em que fica trabalhoso aterrar depois.
O novo plug de 2 pinos é bem diferente do atual(na verdade ele nem entra na tomada atual), além de mais espaçado, e encapado, parece que cada pino tem o calibre um pouco maior, porque não entra em tomada atual de jeito nenhum. Tenho um aparelho na nova norma, e a fábrica enviou um adaptador junto com o aparelho vendido antes da promulgação da norma(depois cada usuário deverá comprar por conta própria) e explica que já se adiantou e alterou a linha de fabricação antes mesmo da mudança . Não sei como serão os de 3 pinos na nova norma, se iguais aos de hoje ou diferente, mas as lojas elétricas vão fazer a festa por causa dos adaptadores(tudo bem que é baratinho, mas vão vender muito).

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal, vou fazer isso mesmo. Vou trocar a tomada geral pra 3 pinos e puxar uma bifurcação do terra pra ligar nas carcaças. Resolvi desistir da idéia de aterrar o neutro. Li que isso até rola, mas não é adequado para equipamentos de som e vídeo. Valeu.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Pronto. Fiz o aterramento e não o liguei ao neutro. Deixei num fio à parte pra ligar no terceiro pino e nas carcaças. Funcionou. Sumiu o ruído constante.

Mas permanece um chiado quando levanto o sinal de meu mic c1, a condensador da Behringer. Acontece o mesmo qdo ligo o preamp mic100. Um chiado diferente do anterior q tava rolando por causa da falta de terra. Esse é mais agudo. Detalhe é q não acontece qdo ligo o sm58, o teclado e a guitarra em linha. Nos mesmos canais e com os mesmo cabos.

Q será q tá rolando agora? O ruído com o mic a condensador ta tão alto q gravar com o sm58 ta melhor. E não tem nada a ver com o ruído do ambiente. É um chiado constante q independe do em torno.

Um DI Box resolveria? Mas o MIC100 não se orgulha de fazer as vezes de um DI?

Cada hora é uma coisa.

Valeu.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Isso aí só pode ser ruído produzido pelo equipamento mesmo. Sempre tem né, uns mais, outros menos.

Baruck
Veterano
# ago/07
· votar


Mas ta demais. A Behringer diz, cheia de orgulho, q o preamp mic100 oferece um ganho no som com um "baixíssimo" nível de ruído. Tudo bem q os fabricantes sp exageram um pouco, mas isso q ta rolando aqui não é nenhum pouco aceitável. Se o produto tiver mesmo esse ruído de fábrica, ele não deveria passar de 100 cópias vendidas, porq não serviria pra nada. Só de ligar o aparelho na mesa ou direto na placa, o ruído bate a metade do VU.

Tem várias pessoas no forum recomendando comprar só um preamp mic200 ao invés de uma mesa. Se ele tivesse tanto chiado naturalmente, acho difícil q alguém recomendaria. Por isso, to achando q é algo estranho. E, como disse, o ruído exaagerado só ta rolando com o preamp mic100 e com o mic c1 a condensador. Com o resto dos equipamentos o som tá "limpo", dentro dos níveis de ruído aceitáveis da mesa de som. Nada demais mesmo. Qdo ligo os 2 equipamentos problemáticos, fica inviável.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


É... se tá tão exagerado assim tem algo errado. Aí tá muito fora do que eu conheço. Já alguém que entende posta ai.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A tomada da minha casa não têm ligação terra - o q faço?