A tomada da minha casa não têm ligação terra - o q faço?

Autor Mensagem
ABATANGERINA
Veterano
# jul/07


Pessoal,

tenho um staner bs120 e todo mundo diz q tenho q usar a ligação terra, pq ajuda a tirar ruídos de linha. o problema é q as tomadas da minha casa não tem ligação terra. pô, eu queria uma solução q não fosse quebrar o piso pra fazer uma ligação dessas. alguma sugestão?

NoSt Bass
Veterano
# jul/07
· votar


Mas o bs120 tem o pino do terra? Eu tenho um bs150 e ele so tem o fase e o neutro, não tem o terra!

eu queria uma solução q não fosse quebrar o piso pra fazer uma ligação dessas
Faz no quintal, ou em qualquer lugar, pelo q eu saiba não é preciso fazer extamente embaixo de onde vc vai querer ligar.

Se for fazer um terra, aproveita pra puxar um fio pro PC, maquina de lavar roupa e etc.

abraço

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


Vc mora em casa ou apartamento??

LuizBass
Veterano
# jul/07
· votar


cara,vai em alguma loja de informática e procura um adaptador pra tomada normal...

(não é a melhor solução,mas vc pediu uma solução mais simples heheh)

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
a tomada dele é de 2 pinos ne? o terra que vc fala é aquele fio que vc liga no chssi do ampli?

assim, se vc ligar ele na tomada e estiver chiando, gire a tomada 180º que o ruido diminui um pouco.

Shakal
Veterano
# jul/07
· votar


nuss...

O cara quer o terra pra tirar o ruído, é claro que ele já deve ter um adaptador pois senão nem dava pra encaixar na tomada...

Velho, tem mesmo que fazer um aterramento, ou então se já tiver o terra no forro da sua casa tem que puxar uma extensão e descer pelo cano da parede até a tomada e comprar uma tomada 3 pinos. Ligar o terra em algum aparelho de metal ajuda um poco.

conehc, o terra é o terceiro pino da tomada. E essa de girar 180 graus não faz o menor sentido... Se ele tem 3 pinos e girar 180 graus o conector não vai entrar. E mesmo se tiver 2 pinos não vai mudar nada já que é corrente alternada e a cada 1/120 segundos a polaridade da tomada muda...

NoSt Bass
Veterano
# jul/07
· votar


LuizBass
Na realidade um "T" já faz o serviço.
Mas pelo q eu vi, ele quer o melhor maneira de fazer o aterremento.

alguem aew sabe onde vai ligado fio terra no ampli?
será que é ligado em qualquer parte de metal do ampli?

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


NoSt Bass
Mas o bs120 tem o pino do terra? Eu tenho um bs150 e ele so tem o fase e o neutro, não tem o terra!
Dei uma olhada atrás e não têm naum. Como faço então?


conehc
a tomada dele é de 2 pinos ne?
É

o terra que vc fala é aquele fio que vc liga no chssi do ampli?
como faço isso (ligar algo no chassi do amp?)
assim, se vc ligar ele na tomada e estiver chiando, gire a tomada 180º que o ruido diminui um pouco.
num entendi. girar 180° o q?

Detalhe: moro em CASA.

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


Shakal
Inverter a tomada funciona sim. Apesar da energia ser A/C, ela tem fase e neutro, o que nos dá 50% de chance de estarem ligados de forma correta.
Melhora um pouco, mas não resolve porque é realmente necessária a existencia do terra para "drenar" sinais indesejados.

ABATANGERINA
Girar 180° a tomada é simplesmente tirar o plug da parede, inverter a posição e plugar de novo.

Bom já que vc mora em casa, fazer um circuito de aterramento é viável, mas não é simples nem muito barato.
O correto seria vc fazer uma malha de terra dando a volta na casa, mas isso é utópico!
O que vc pode fazer é o seguinte:
Vá numa loja de material de construção e compre 02 hastes de aterramento.
São barras de cobre com uns 2,4m ou 3m de comprimento e pode ser 5/8" ou 1/2".
Vc vai ter que abrir um buraco no quintal 20cmx20cmx20cm e cravar estas hastes na terra ( na porrada mesmo! ). Crave uma à uns 3 metros da outra e ligue as duas com fio de cobre bem grosso, de preferencia soldando. O correto seria fazer com Cordoalha de 50mm e usar solda exotérmica ou conectores apropriados.
Feito isso, basta puxar um fio de qualquer ponto da ligação que vc tem um terra eficiente, mas cuidado!!! Quando vc tem um terra de verdade, a posição dos fios na tomada é fundamental e tem que ser ligado certo, ou seja, na tomada de 3 pinos, existe um terra, um neutro e uma fase, e a ligação dos fios na tomada ( dentro da parede) precisa respeitar essa configuração, senão faz "boom"!

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


Arrastão Cultural
Aí, deu até medo. acho q vou ficar no zumbidinho msm ehehe. quando construir a parte de cima da minha casa (e meu estudiozinho), aí peço pro eletricista fazer isso.

de qualquer forma, valeu muito pela ajuda da galera. e uma última coisinha: as caixas BS STANER (tenho a BS120) num têm ligação terra não? é isso msm?

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
Eu tb tenho um BS120, mas não faz muito chiado.
Meu BS120 tem uma tomada convencional, de 02 pinos.

Não sei se dá pra puxar o terra do chassis.
As vezes o neutro está no chassis e dá uma tremenda cagada se aterrarmos!

Thiago Vianna
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
Siga a orientação do Arrastão Cultural que está corretísima. Você pode fazer também desse jeito, se tiver um pouco mais de paciência e conhecimento técnico:

Compre 3 hastes de aterramento, e enfie-as na terra, na disposição de um triângulo equilátero de aproximadamente 2 ou 3 metros de lado. Depois, interligue as hastes com cabo flexível grosso (4 ou 6 mm2 ou maior) (não use solda de estanho comum, pois a qualidade do contato não é tão boa como uma boa conexão de pressão, se for usar solda use solda exotérmica). Em um vértice do triângulo ou no meio de uma das arestas, conecte um cabo, que deverá ir até a sua instalação. Coloque uma boa quantidade de sal (uns 2 kilos) em volta das hastes e não esqueça de deixar o solo sempre úmido.
Depois meça a tensão entre fase e neutro. Anote o valor. Conecte uma lâmpada de 60 W entre fase e terra e meça a tensão na lâmpada. A diferença entre as tensões anotadas não deve ser maior do que 10V.
Caso seja maior, você deve chamar um eletricista para verificar o que deve ser feito (melhorar o seu aterramento, ou o aterramento da entrada de energia, ou até mesmo chamar a concessionária de energia). Espero ter sido útil.
Abç.

Arrastão Cultural
Será que somos os únicos engenheiros eletricistas aqui?
Abç.

Shakal
Veterano
# jul/07
· votar


Se não tem 3 pinos não adianta mt coisa.

Essa de girar 180 graus é piração, na boa.

Thiago Vianna
Veterano
# jul/07
· votar


Shakal
Negativo. Existe polaridade correta sim. A tensão será retificada, e em muitos aparelhos só existe filtragem pelo lado da fase ou pelo lado do neutro. Tanto que em alguns aparelhos existe indicação de fase e neutro no plug da tomada. E não ligar da forma correta pode inclusive arriscar sua vida, caso ocorra uma falha na isolação do aparelho.
Não se esqueça que o neutro é comum (compartilhado) em toda a instalação e carrega ruídos provenientes de aparelhos como geladeira, ar-condicionado e outros. Embora isso também possa acontecer com as fases, por isso devemos sempre ligar amplificadores, mesa de som na fase que tiver a menor quantidade desses dispositivos nela.

ABATANGERINA
Eu já tive um BS 120, e realmente ele tem um ruidozinho, mas nada que pertube demais. Eles não tem ligação com o terra. E nem tente fazer uma ligação com o chassi, porque ele pode estar ligado ao neutro ou até mesmo a fase, caso ele esteja defectivo.
Abç.

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


Shakal
Não é piração não!!
Vc pode comprovar na prática, invertendo a tomada , assim como na teoria.
Pode parecer não fazer sentido, mas funciona!

Thiago Vianna
Parece que sim, ou ao menos os que dão pitacos!!

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Arrastão Cultural
pergunta meio off: como funciona a medição da energia eletrica que vc consome? queria saber "onde" a corrente é medida, se é na fase ou no neutro

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


Thiago Vianna
Arrastão Cultural

essa de 180° da tomada, se funcionar, vai ser uma lição pro resto da vida. chegar em casa, vou conferir. muito obrigado engenheiros.

Shakal
Veterano
# jul/07
· votar


Caracas! Agora que fui lembrar, tem retificação só de um lado msm... um amp que eu tava olhando era assim, do fio do trafo +24 seria retificado e o -24 serviria como terra.

Agora fui testar no meu ampzinho e não é que reduziu o ruído mesmo!!

Eu tava pensando só no que vem da rua(que aí não tem polaridade né) mas não pensei no aparelho que pode ter sim. Foi mal a burrada!

Vlw por mais essa!

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
o "relógio" mede as fases.
O neutro passa por fora.


Shakal
Exatamente!
Tem que mexer é no plug e não na tomada da parede!

A quantidade de ruido que aumenta/diminui na inversão depende muito da construção do aparelho, mas geralmente há algum ganho numa determinada posição.

A tomada do meu BS120 tá pintada, pra eu colocar sempre do lado certo!

Com a pedaleira era pior ainda, mas fiz um regulador/Filtro que melhorou bastante a chiadeira, inclusive, se interessar, postei o circuito num tópico semana passada.
No meu set melhorou pra caramba!

maggie
Veterana
# jul/07
· votar


É mais seguro quando tem o terra.
=)

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


Arrastão Cultural

é, com pedaleira a chiadeira aumenta msm. no meu caso diminuiu muito, por passar pela MESA (behringer) q usava só pra violão/mic/teclado e fins. peguei a saída ALT 3-4 q estavam sem utilizadade e melhorou MUITO.

esse filtro aí q tu falou, será q ele já tem na minha mesa behringer UB1204FX? é q to pensando na possibilidade de fazer um pra melhorar + a chiadeira. e outra coisa: eu só uso cabos SANTO ÂNGELO, mas o cara da loja me falou q os MACHOS/FÊMEAS (plugs) não precisava ser da SANTO ÂNGELO não, q num têm diferença, a não ser no preço. isso é verdade?

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA

O filtro que eu falei provavelmente não, mas deve ter um similar até melhor.

Se vai investir num Santo Angelo ou num Monster Cable, fica com o pacote completo!
O que é caro é o cabo, mas mesmo assim há diferença nos plugs e além de tudo, a montagem/solda do cabo Santo Angelo é bem feita. No final, isso tudo faz diferença!
Pra fazer um cabo meia boca, vale tudo, mas se vc quiser um cabo top, ele tem que ser todo top, de uma ponta à outra.
Basta que o cabo, o plug ou a montagem/solda seja caída que vc prejudica o cabo todo e se torna dono de um "Santo Angelo meia boca".

Se um dos componentes é "xing-ling", lamento, seu cabo é "xing-ling".
Pra ser top, seja top do início ao fim, inclusive no baixo e no amp.
Não adianta usar um GK800+Santo Angelo pra ligar um Tonante.

Eu tenho um Fender JB e um Avalon(daquele polêmico!) e meu amp é igual ao seu, um BS120. Uso transmissor(mesmo em casa) e os cabinhos da pedaleira fui eu quem fiz, com plugs e cabos de boa qualidade.
Uso Santo Angelo só pra gravar, que realmente faz diferença, de resto, "xing-ling" plus!!!

Atenção!!!
Isso não é regra!!! É apenas meu ponto de vista!!!!

Thiago Vianna
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
Esse mesa deve ter um filtro bem razoável.

Quanto aos cabos e plugues, você deve pensar assim: o sinal passa por uma cadeia de componentes. O seu som será o som do elo mais fraco. Se você compra cabos Santo Ângelo, use plugues de qualidade equivalente e faça uma boa soldagem.

Claro que muitos podem dizer que não tem diferença, que é abobrinha, mas eu penso dessa maneira (e é isso que meus ouvidos me dizem).

Abç.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


Arrastão Cultural
Não adianta usar um GK800+Santo Angelo pra ligar um Tonante.
belo exemplo.. ja fiz isso e fica uma porcaria sem fim

ABATANGERINA
o ligar na mesa era pra limpar ruido? ai nao ne... o certo seria estar tudo ligado com um ruido baixo... e ah, toma cuidado que o "limpar" pode ser simplesmente cortar agudos!

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
ABATANGERINA

Corretíssimo!
Vc tem que ver se depois de "limpo" o som ainda fica com brilho.

Limpar cortando agudos é mole!
O difícil é limpar o chiado na fonte, pro som chegar limpo para ser processado.
Limpar na saida acaba atenuando frequências que vc precisa para compor seu som.

FCLBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: FCLBass
· votar


Arrastão Cultural
ABATANGERINA

Na igreja onde toco, percebemos que todas as tomadas que alimentam os amplis estavam na mesma fase que os ventiladores de teto e iluminação. Toda vez que qualquer lâmpada ou ventilador era ligado, surgia um "click" alto pra caramba nos amplis. Agora temos uma única fase só para os amplis. Quanto ao ruído, esse só foi resolvido quando efetivamente aterramos a rede, ou seja, o terceiro pino agora é terra mesmo e não mais está ligado ao neutro. Além do meu cabeçote Behringer temos um ampli Fender UltraChorus e uma Staner KS150 que não geram nenhum ruído mais.

Thiago Vianna
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
Vocês fizeram o correto. O resultado de um sistema de áudio depende aproximadamente 30 a 40% da qualidade da energia elétrica.
Abç.

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
Sorte que vcs puderam fazer isso!
Quem mora em apartamento passa perrengue!

No caso de vcs devia ser pior ainda, pois compartilhavam a fase com motores de ventilador( indução) e provavelmente reatores para luz fria.

Aterrar o neutro é roubada, pode piorar tudo!
Se não tem terra deixa solto.

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


Arrastão Cultural
FCLBass
conehc

valeu galera. em relação a mesa, limpou direitinho, acabou com a fritadeira e num tirou brilho nenhum. peguei ontem meu bdi e pluguei tudo. gostei muito do resultado.
fiz a girada 180° na tomada e notei uma pequena diferença, mas o engraçado é que percebi q dependendo da minha posição do baixo, o "zzzz" quase sumia!!! vi tb q tô usando um cabo muito longo (é o msm q uso pra ao vivo) q fica todo embolado junto a pedaleira e fonte. outra coisa: minha fonte é uma genérica, q têm tipo 5 saídas q não são utilizadas e ficam meio q expostas encostando em tudo, acho q isso deve atrapalhar tb, né?

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
quem sabe se vc usar uma fonte "não genérica" e com as ligações boas, talvez nem precise da mesa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A tomada da minha casa não têm ligação terra - o q faço?