A tomada da minha casa não têm ligação terra - o q faço?

Autor Mensagem
Shakal
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA

Cara, aqui acontece a mesma coisa! Mas notei o seguinte, quando eu viro ele para o monitor do PC o ruído aumenta demais! E em lampadas fluorescentes tb. Mas se eu viro ele para a janela o ruído quase desaparece. Esses "tubos" de luz causam mt interferência... Faz o teste, coloca o baixo perto do monitor com ele ligado e depois desligue o monitor, aqui demora até uns 5 min pra sumir o ruído qnd desligo o monitor.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
quanto menor o cabo melhor é... cabos desbalanceados grandes estao sujeitos a uns efeitos que eu nao lembro o nome, mas pegue seu cabo grande e bata ele no chao: vc vai perceber um certo ruido no ampli como se fosse o barulho do cabo batendo no chao. depois que percebi isso começei a usar os cabos do tamanho necessario (3m ate o bdi e mais 3 do bdi pro ampli)

Shakal
isso é um problema dos mointores crt... humbuckers diminuem um pouco o problema mas fica um certo flanger no som. a melhor solução é trocar por um lcd

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

o problema q atualmente eu toco num "cantinho" da sala, tipo assim, tudo muvucado no mesmo lugar. os cabos q to usando tb tem uns 3mt, só q no meu caso fica tudo embolado, pq ta tudo perto. vou ver se mando fazer uns 2 cabos de 01mt cada.

Shakal
o lance do "virar" o baixo eu tb já percebi. essas merda dessas energias/onda, sei lá q merda fica atazanando nossa vida.
mas o engraçado é q tenho um cabeçote appoteck (voz, violão) plugado numa passiva staner, e ligado na mesa tb. num faz um zumbidinho, o som é lindo, entretando o pequeno detalhe é q o mic é shure e o violão crafter (linha regular, excelente), enquanto o meu baixo é um samik podre, com caps mais podres ainda, deve ter algo a ver!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
Testa com alguns outros baixos as mesmas ligações que vc faz. Daí vc vai tirar a prova se o problema é seu baixo ou não.

Arrastão Cultural
Veterano
# jul/07
· votar


Shakal
ABATANGERINA
Os baixos de vcs estão blindados e aterrados???
Isso não era pra acontecer!

Quanto aos cabos, quanto menor, melhor.
Tem menos perda e não gera campo magnético quando fica embolado no chão.

Shakal
Veterano
# jul/07
· votar


Aterrados não pois não tem aterramento aqui em casa. Blindados eu não sei, mas se for aquela capa de aluminio revestindo a madeira, então NÃO.

Tem que ter? O.o

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Não sei se me expressei bem...

O baixo aterrado significa que o negativo de todos os componentes ( corpo dos pots, negativo dos captadores e do circuito e a ponte) estejam ligados na blindagem, que pode ser feita com alumínio (preferencialmente com folhas de cobre, mas é difícil de achar) ou pintura com tinta condutiva.
A cavidade dos captadores também deve ser revestida ou pintada e deve estar em contato(ligada) com a blindagem da cavidade do circuito.
Se tudo isso for feito e vc tiver terra em casa, o baixo está aterrado.

Se vc não tiver terra, melhoram as interferências, mas não fica perfeito, mesmo assim deve ser feito.
Se seu baixo não tem,aquela capa de aluminio revestindo a madeiraleve à um luthier ou, se tiver intimidade com o que falei, faça vc mesmo.
Não é difícil!

ABATANGERINA
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural
ainda num entendi a blindagem do baixo.....

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


ABATANGERINA
A blindagem é um a proteção contra interferências, que deve ser feita com folha de cobre cobrindo toda a superfície da cavidade do circuito, inclusive a tampa, e a cavidade dos captadores. ( Ambas cavidades devem estar conectadas atraves de um fio).
Geralmente isso não é feito com folha de cobre e sim com papel alumínio, que não tem o mesmo efeito. Pode se usar também tinta condutiva, que é um material intermediário.

O aterramento do instrumento seria ligar todos os negativos nesta bilndagem e ligar o mesmo num amp aterrado.
Como amp aterrado depende de uma séria de fatores externos além do nosso alcance, cuidemos do instrumento!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Todos os negativos estão ligados entre si e depois no shield do Jack. Mas não possui tinta ou qualquer outra blindagem.

É um baixo de baixo (uahuah) custo e acho que pra deixar ele nesse preço eles tem que tirar algumas "frescuras".

Vc acha que eu posso fazer essa blindagem? No meu caso seria revestir a cavidade dos pots e dos captadores com tinta condutiva e fazer a ligação dos negativos nessa tinta condutiva? Isso acabaria com aquele efeito ruído que some quando colocamos a mão nas cordas?

Valeu!

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Colocando a mão nas cordas vc está aterrando o baixo através do seu corpo. Veja como faz diferença vc fazer isso com o pé no chão ou sapato de sola de borracha!

Não é difícil fazer, eu fiz nos meus.
1 fotografa tudo pra se lembrar de como era antes!
2 Solta os pots e tira o circuito ( deixa pendurado pelos fios que ainda estão soldados)
3 Tira os caps
4 Se for fazer com tinta, passe duas demãos em cada cavidade, bezunta mesmo e não deixa nehum espaço sem tinta.
4A pinte também a tampa da cavidade do circuito
5 Se não tiver, passe um fio da cavidade dos caps para a do circuito assegurando-se que as partes desencapadas do fio façam contato com a tinta na cavidade dos caps.
6 Ponha os caps de volta.
7 Remonte o circuito
8 Use um parafusinho para conectar o fio que vem da cavidade dos caps na cavidade do circuito.
8A Conecte os negativos à tinta condutiva.
8B é bom fazer o mesmo com o corpo dos potenciômetros.
8C Se não estiver junto com os negativos, conecte o fio que vem da ponte à tinta condutiva e aos negativos também.
9 Feche tudo e seja feliz

Neste caso, redundância sempre ajuda.

Com esse procedimento, zerei a chiadeira no JB e no Avalon só aparece quando o agudo tá todo aberto, o que é normal.

Enjoy!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Valeu pelo tutorial cara! :D

Vou fazer isso certeza! Só uma coisa, como ligo o fio à tinta condutiva, enrolo o fio num parafuso e parafuso na madeira?

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


enrolo o fio num parafuso e parafuso na madeira?
exatamente! como vc ta fazendo isso vc mesmo nao vai querar usar terminais e outras frescuras ne?

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Mas poderia só colar com alguma coisa, alguma fita ou sei lá.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
ja pensei que poderia ser assim tambem, mas com o tempo e o movimento de transporte do baixo isso vai acabar soltando... só soldar tbm nao adianta muito. o parafuso é sua garantia de que vc so vai precisar abrir o baixo denovo se um dia for mudar os caps ou os pots

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


Conehc falou tudo!
É só enrolar num parafuso bem pequeno.

Terminal talvez dê trabalho, se vc não tiver a ferramenta adequada, mas é bom usar uma arruela, pra aumentar a área de contato.

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


3 opções (uma + besta que a outra)
* vai numa loja de informática e compra um adaptador (a mais correta)
* corta o terceiro pino, que pra mim é inútil e além do mais tô com 3 pc, 2 aparelhos de som, 1 microondas paragueichon e mais unas cocitas e nunca deu proagro por naum usar esse bendito pino.
* enfie 1 barra de cobre de 12 mm a profundidade de 1.5m. Além de obter o aterramento necessário a uma instalação trifásica no mínimo, vc ainda ganha di grátis um revolucionário para-raios para se divertir com a sua galera em dias de tempestade.
(ô naum vai levar a sério essa terceira opção... é um procedimento correto pra medidores de energia elétrica aferidos pela concessionária, e naum pra nohis meros amadores...tô brincando é lojko)

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Parece que o aterramento ajuda mais na proteção da pessoa (leia: não morrer eletrecutado) do que tirar ruídos.

Até pq não tem ruído em microondas, monitor, pc e chuveiro principalmente...

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


O aterramento protege o aparelho, seja lá qual for, jogando pra terra qualquer descarga elétrica maior!

Por consequencia nos protege, evitando choques como no caso do chuveiro ou reduzindo ruídos no som.

Toda tomada deveria ser aterrada, mas as "made in brazil" são o que são....

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Minha casa tem uns 50 anos... pra colocar aterramento aqui só qnd derrubar e fizer denovo :P

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


Fio terra naum é coisa de Emo?

Arrastão Cultural
Veterano
# ago/07
· votar


isaqueras
Dependendo do ponto de vista, fio terra pode ser coisa de boiola, mas o que está em questão aqui é o aterramento elétrico!

Sobre a outra modalidade de fio terra eu não entendo nada!!! :-)

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


Arrastão Cultural
Tô sabendo... essa foi só pra relaxar:D
A opiniaum séria (do meu jeito de falar), ja emiti acima.

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Se for pra relaxar então pode, isaqueras? :P

Piadinha de eletricista mais velha que cagar de cócoras.

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Nossa, mais velha ainda é essa espressaum "mais velha que cagar de cócoras" kkkkkkk

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


FCC totalmente nostálgico! uhahuahuAuh

russobass
Veterano
# ago/07
· votar


Fazer um aterramento elétrico é fácil.
Primeiro você espera o tempo ficar feio, tipo parecendo que vai da maior temporal,
depois é só pegar chapas de aço, espelhos, papeis alumínio e espalhe pelo quintal de sua casa,
se cair um raio, cai no quintal.
Mas não ficar no quintal tomando banho de chuva.

Falow!!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


E oq isso ajuda no meu problema com ruídos? UAHaHUaHuaHuA

isaqueras
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Acho que ele sugeriu um puta ruído...raio=trovão+relampago kkkkkkkkk
(cada uma...)

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que não...

Acho que ele confundiu Aterramento com Para-raios.

uhaUAhuahuahAUhuA

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A tomada da minha casa não têm ligação terra - o q faço?