dificuldade com "tempo" na musica

Autor Mensagem
Tarracha
Veterano
# jul/07


oi...comecei a tocar baixo recentemente e tenho duvida com relação ao 'tempo', duração de cada nota...eu tento criar outra coisa pra não ficar só na tonica mas me perco sempre no tempo..alguem pode me dar uma luz?

[]'s

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

CAra, não sei como te ajudar a distancia heheh

Mas, vou deixar algumas dicas

- Se possivel, procure um professor e faça algumas aulas.

- Voce precisa entender o basico/minimo de Solfejo Ritimico. Sozinho é dose entender as formulas de compassos, duracoes de notas e pausas. Se quiser tentar por conta propria, o livro Pozzoli solfejo ritimico (pozoli, pozzolli hahah, nunca lembro), é um bom guia de estudo.

- Treine com o apoio de um metronomo. Mas conhecer o basico de solfejo ritimico aumenta a eficiencia do estudo com metronomo em 1000%.

robgd
Veterano
# jul/07
· votar


nao existe dica pra isso irmao, o negocio é voce escutar bastante musica e tentar acompanhar.

robgd
Veterano
# jul/07
· votar


pega umas cifras de musicas q voce gosta coloca a musica pra tocar e vai tocando atraz acompanhando

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


JoeCruzGuitar
vc tem msn?

robgd
eu tento..mas sabe akelas musicas q sao 8 batidas .. tipo CCCCCCCC ? ou CCCCCCCCCCCCCCCC ? eu me perco na hora de improvisar em cima do C, sempre passo o tempo ou mudo antes huaha

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

tenho mas quase não uso cara, é meu nick aqui no forum, na conta hotmail.com ok !!

fiz um topico um tempo atras no forum de guitarra, q aborda um pouco este assunto

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/161126/

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


O que o pessoal falou é a mais pura verdade, ou seja, a parte intuitiva + a acadêmica tem que ser somadas para um resultado ideal. Como a intuitiva é mais barata, a recomendação de ouvir e acompanhar é válida. Um professor tb iria te ajudar muito.

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
eu tento acompanhar mas não consigo...é mto dificil :(

eu tento contar mentalmente mas me perco..eu só consigo acompanhar se for a tonica!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

Já é um começo. Esse mal eu já passei (há uns 11 anos atrás). O meu conselho, mesmo à distância, é que vc ouça primeiro a música que vc deseja tirar e decore a linha do baixo toda. Com isso bem memorizado, comece a acompanhar. Meu problema quando iniciei era a ansiedade, queria tirar som... se certo ou errado não importava. Hoje, ao ouvir uma música, na maioria dos casos, tiro sem estar com o instrumento. Mas isso vem somente com o tempo...

DuGarcia
Veterano
# jul/07
· votar


Velinho...estuda.....e estuda mais um pouco...
fica batendo o pé pra marca o tempo e vai firme...isso tu só vai pega com o tempo e treino...
se vc puder faça o que <b>JoeCruzGuitar</b> falou...procura um profº e Rock'n roll :-)

Boa sorte !

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha
Com metrônomo as coisas ficam muito mais fáceis. Tente treinar com um que com o tempo vc perceberá bastante diferença.
Uma coisa que o meu professor sempre me fala é que depois para treinar certinho com o metrônomo na tônica, utilize o metrônomo no contra-tempo por exemplo e por aí vai inventando que isso melhorará e muito sua noção de tempo.

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


Savant
como assim?

eu tenho um metronomo mas não sei usar...cada bip representa o que?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

Vc leu meu segundo post, todo ? hehehh

Dá um look no link que te passei, tá quase tudo lá

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


Uma coisa que você pode fazer também se não tiver um metronomo, é baixar o guitarpro e uma gp bem facil tipo um punk alá Ramones

E treinar da seguinte maneira, pega a musica bota à uns 60 batimentos por aí. Você vai ver que ela vai ficar bem lentinha, deixe só o baixo e tente tocar exatamente junto com o programa... quando conseguir um bom pedaço dela e tiver tocando exatamente junto, você pode aumentar uns 20 batimentos assim por diante! faça isso até deixar a musica bem rápida, depois coloca a mp3 tocando e tenta acompanhar com o andamento original; é tiro e queda !

Savant
Veterano
# jul/07 · Editado por: Savant
· votar


Tarracha
o bip representa o que vc quiser! :)
Se o andamento for 4/4 por exemplo, vc terá 4 "batidas" por compasso (isso é só um exemplo). geralmente vc pode contar cada bip como uma das batidas. Ou até mesmo outras formas, como contar colcheia (aí seriam 8 batidas), semicolcheias (ai seriam 16 batidas) e por aí vai. Assim vc consegue saber o tempo correto!

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


Savant
cada batida seria cada 'dedada' na nota X por exemplo?

JoeCruzGuitar
vou ler :D

vlw rapaziada

Krist Novoselic
Veterano
# jul/07
· votar


Não sei te dar uma dica pra isso não...Quando to fazendo uma linha de baixo sempre cae no tempo da guitarra e bateria.

MarkSandman
Veterano
# jul/07
· votar


O meu conselho, mesmo à distância, é que vc ouça primeiro a música que vc deseja tirar e decore a linha do baixo toda. Com isso bem memorizado, comece a acompanhar. Meu problema quando iniciei era a ansiedade, queria tirar som... se certo ou errado não importava. Hoje, ao ouvir uma música, na maioria dos casos, tiro sem estar com o instrumento. Mas isso vem somente com o tempo... [2]

rfasioli
Veterano
# jul/07
· votar


Se preocupa não eu só levei uns vinte anos pra conseguir faze isso... Tô zuando... Na verdade levei uns 2 anos, isso por que não tinha professor, não tinha metronomo e por 1 ano e meio nem baixo eu tinha... rsrsrs...
O negócio é estudar, ouvir muita música e ter paciência...
Um conselho, comece por coisas fáceis, eu comecei a improvisar com Creedence, Born to be Wild... umas coisas bem fáceis, pra depois aumentar o nível...

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


rfasioli
mas nao posso perder tempo :D

joe_harris
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha
cara, isso é normal de todos os baixistas no começo... eu tbm era assim, se tiver msn, eu posso te dar umas dicas por lá....

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


joe_harris
me passa o msn por favor? :D

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

A minha opinião eh a mesma do Savant. Estude com metronomo e tente tocar em cima dos bips (pelo menos no começo), vai batendo o pé junto, vai deixando mais devagar, vai recitando uma silaba junto com o bip...

E quando estiver BEM CERTINHO, ae voce aumenta a velocidade e continua os bips...

Parece chatinho, mas quando vc ve (e ouve) os resultados vc se empolga =)

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

A cover baixo recomendava que se começasse com 60 bpm (isso dá um bip por segundo) e dae ir aumentando 20 bpm cada vez que estivesse bom

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

Cara, pelas suas dúvidas e a quantidade delas acho melhor vc procurar um professor. Sem querer ofender, mas mesmo se Victor Wooten, Geddy Lee, Arthur Maia e se ressucitassem Nico Assumpção e Jaco Pastorius, eles não conseguiriam te ensinar via chat, fórum, msn, carta, sinal de fumaça, etc...

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
o jjaco me ensinou tocar chicken no meu sonho

Tarracha
Veterano
# jul/07
· votar


Will Piasecki
como q eh isso?

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

Os 60 BPM? É para voce configurar seu metronomo!

Ae ele tocará um BIP por segundo, e voce vai tentando tocar em cima do bip, uma nota por bip

Depois você vai mudando a nota, vai fazendo mais notas do acorde ou da escala, mas sempre em cima do BIP.

TugaBass
Veterano
# jul/07
· votar


Tarracha

Quatro coisas importantes para educar o nosso sentido de tempo:

1ª.- É preciso ter bem a noção que o silêncio também é música... pois é esse mesmo silêncio que vai definir e acentuar todas as pancadas rítmicas num trecho musical... Isto é fundamental! Explora ao máximo todos os silêncios entre as notas musicais e tenta perceber as diferenças e a divisão entre elas.

2ª.- É também fundamental, caso não sintas naturalmente, que tenhas sempre presente a contagem do mesmo... Batendo o pé, contando em voz alta para perceber as batidas fortes e fracas da bateria (respectivamente bombo e tarola) com uma caixa de ritmos.

3ª.- Fazer exercícios o mais possivel e até não poder mais, com um metrónomo até começares a sentir os espaços entre as pancadas do mesmo!

4ª. - E para mim o ponto principal: Ter muita vontade e paciência para ter gosto e perceber quando já estamos a evoluir... e então aí, dar-lhe ainda mais!!!!

Abraços.

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


TugaBass
respectivamente bombo e tarola

bumbo e caixa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dificuldade com "tempo" na musica