Dificuldade para tocar no tempo ( click do metronomo )

    Autor Mensagem
    panco
    Veterano
    # ago/09


    Fala feras :D

    Tenho uma dificuldade enorme em fazer uma gravação no estúdio e me encaixar no tempo.

    Se eu tiver tocando sem o click, consigo tocar com uma maior naturalidade mas com o click, eu fico todo perdido para bater o pé, pensar na figura musical e tocar , e por isso, fico voltando várias vezes na mesma frase e me sinto um baixista fracassado haha

    Como posso dar uma melhorada nisso?

    Notei que alguns estúdios, preferem gravar com o tempo dobrado (ex.: ao inves de ser 90bpm, fica em 180bpm ) e isso é extremamente complciado pra mim...se ficar em 90bpm, eu mando numa boa..mas quando dobra, eu me perco hehe

    Em casa, costumo estudar com metronomo, mas mantenho uma velocidade indo até 100bpm e fazendo exercícios em semi-colcheia, na minha contagem, ta certinho...mas vou começar a gravar o q to tocando pra saber se ta certo ou se estou me enganando...seria bom eu forçar a barra e colocar exercicios semi-colcheias em 130bpm?

    Valeu

    Abs.

    kukula
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    panco
    conceerteza no iniziooo es horrivel mais depois que se dominar tira facilr sempre dobre a velooo vai te ajudar pacas mais noo esquessa de que as notas devemmm sooar limpasssss

    Schafe
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara, só treinando pra se acostumar...

    seria bom eu forçar a barra e colocar exercicios semi-colcheias em 130bpm?

    acho que não, seria melhor tu diminuir bastante a velocidade e fazer com clareza, se tu fizer numa velocidade bem lenta tu pode corrigir todos erros, dai tu vai aumentando gradativamente pra chegar numa velocidade rápida... (opinião!)

    Fastturtle
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    treino e mais treino

    rodsom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    treino e mais treino
    [2]

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    seria bom eu forçar a barra e colocar exercicios semi-colcheias em 130bpm?
    Não. Treine em velocidades que você se sinta confortável e seguro, e a partir daí vá aumentando aos poucos.

    GustavoC
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: GustavoC
    · votar


    Cara!

    O seu erro não ta na velocidade...

    Presta a atenção:

    se você treina sempre em colcheias, quando for tocar com beat só vai conseguir tocar em colcheias.

    Sua cabeça consegue processar as outras figuras ritmicas... mas só se você tiver com a música na cabeça... se eu colocar o metronomo sua cabeça vai começar a processar tudo em colcheia.

    O que vc deve fazer não é aumentar o beat e sim a divisão ritmica.

    coloque um beat lento, tipo, 65 bpm. Comece com uma nota por tempo. Vai ser agonizante de tão lento: mas o alvo não é desenvolver velocidade e sim ensinar o seu cerebro as divisoes ritmicas. Depois, com a mesma velocidade, duas notas por beat, depois tercinas, colcheias, sestinas (importantissimas).... vc vai ver que quando tiver fazendo fusa... o beat nao vai estar tão lento assim.

    Então como já foi dito... vc tem que fazer com bastante clareza e firmeza.. Tome cuidado pra não fazer slide quando for mudar de regiao ao tocar... e o mais dificil (pelo menos pra mim) é tocar no ritmo com hammer on e pull off... Na realidade eu toco guitarra... entao fiquei muito dependente da palheta.

    Pra você que é baixista eu diria que ter afinidade com todas divisoes ritmicas é mais urgente do que pra mim (nao mais importante, mais urgente)... posso estar errado, mas talvez se vc parar para analizar, a maioria das suas frases de improviso vao estar em colcheias ou tercinas... poe um fundo e tenta improvisar em sestinas... ve se vc fica no tempo ou nao e me fala.

    sacou?

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ouvi dizer de uns doido que dormem com o click ligado só pra se adaptar ao tempo/andamento.

    õÕ


    ...se fuinciona....não sei.

    Benva
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dibass
    Ouvi dizer de uns doido que dormem com o click ligado só pra se adaptar ao tempo/andamento.

    õÕ


    ...se fuinciona....não sei.



    Esses não dormem 8 horas, dormem determinado número de colcheias, de acordo com o andamento.












    Tá, foi ruim.

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar



    Esses não dormem 8 horas, dormem determinado número de colcheias, de acordo com o andamento.

    Benva
    huahuahuahahau eu ri! +1

    Benva
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dibass


    Hehehe =p

    Já pensou em um despertador com a opção de BPM e possibilidade de escolher entre colcheias, semicolcheias, fusas e etc para despertar?

    Foda seria se errasse na hora de colocar os BPM, sob risco dele despertar depois de uns 10 anos. o.O

    Uhauhauhau

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    oda seria se errasse na hora de colocar os BPM, sob risco dele despertar depois de uns 10 anos. o.O
    kkkkkk

    bom, ao menos eu já estou expert em 60bmp O/

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    ...colcheia

    Benva
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dibass
    bom, ao menos eu já estou expert em 60bmp O/
    ...colcheia

    Velocidade não é importante. O negócio é ter filingui!


    PS 1: (Papo de quem não consegue tocar rápido)

    PS 2: (Eu não consigo tocar rápido)

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    PS 1: (Papo de quem não consegue tocar rápido)

    PS 2: (Eu não consigo tocar rápido)


    huahua, porque acha que mantenho os 60 bpm??


    kkkkkk

    Benva
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dibass
    huahua, porque acha que mantenho os 60 bpm??


    kkkkkk


    Uhauhauhau

    Mas agora falando sério: quando tenho que tocar com esses clicks sempre saio do tempo. Parece que sem eles é mais fácil. Ou eu que não percebo os erros sem eles. Coisas a se pensar. Uhauhau

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ou eu que não percebo os erros sem eles
    Isso pode ser bem provável rsrs
    Mas eu até que consegui me adaptar ao click. Pra quem pretende gravar ou usar samplers no palco é fundamental tocar com click com tanta naturalidade quanto respira.

    Benva
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    dibass
    Isso pode ser bem provável rsrs
    Mas eu até que consegui me adaptar ao click. Pra quem pretende gravar ou usar samplers no palco é fundamental tocar com click com tanta naturalidade quanto respira.


    É... rs. Isso é coisa de iniciantes rs. Tenho meu baixa faz um tempo mas não toco com tanta frequência. Como é só um hobby acabo empurrando com a barriga rs.

    Mas pretendo treinar mais. Muito mais. Com click, sem click, lento, rápido, entra e sai... err, acho que esse não. Uhauhau

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Vc tem q entender oq está fazer.. fotebol não é só chutar bola, é técnica, habilidade, etc etc etc.. pq que com música seria diferente? Aprender um instrumento não quer dizer que vc aprendeu Música, e vice-versa! O metronomo é para auxiliar sim com o tempo/andamento/bit da música, mas ele acaba sendo o tic-tac e acabou.. ele não vai dizer nada pra vc.. por isso, aprenda sobre o tempo! Estude Música! Bona com arroz, feijão e farinha vai ajudar! Escreva a partitura da música e toque a partir dela, não vai mudar se a música ta sendo tocada rápida lenta etc etc.. vc segue oq está ali e acabou, respeitando o tempo de cada nota, cada compasso.. e de acordo com o bit da música.
    Pegue uma partitura do DreamTheater e sinta o drama: na mesma música o tempo dos compassos se alteram, o bit, enfim.. famosos acidentes.. pra tocar, tem q saber onde vc tá, de onde vc veio e pra onde ta indo na música, se não, não há esforço que te faça tocar a música..

    Ps: Minha opnião!

    GustavoC
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    JL_Marcondes

    Falou e disse.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade para tocar no tempo ( click do metronomo )