Maior dificuldade na relação com o instrumento

    Autor Mensagem
    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03


    Tô abrindo esse tópico pra saber na opinião de vocês qual é a coisa mais difícil que acham em relação ao baixo. Na minha visão o que realmente mostra um baixista diferenciado é a capacidade de improvisar um solo usando técnicas variadas e sentindo cada nota "sair de si mesmo" (feeling)! Um exemplo de músico que me passa muito isso é o Victor Wooten.

    nukebass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Cara... a minha maior dificuldade em relação ao Baixo é, sem dúvida nenhuma, arrumar trabalho como Baixista.
    Tá muito difícil mesmo pra mim... principalmente aqui em Fortaleza.
    No dia que eu conseguir me sustentar com meu Baixo eu serei um homem muito feliz mesmo.

    HignocliuS
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    É acompanhar a palheta brutalmente rápida do guitarrista no dedo. Tem que ter muito condicionamento pra isso...

    Majesty
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    É achar uma banda séria que veja a música como uma grande responsabilidade

    Majesty
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Ah, esqueçam meu post ali em cima...

    Tbm acho que seja na hora de improvisar que o baixista mostra realmente o que ele sabe fazer com toda sua capacidade como músico!

    rpassaro
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    É achar uma banda séria que veja a música como uma grande responsabilidade...concordo com vc.



    Tbm acho que seja na hora de improvisar que o baixista mostra realmente o que ele sabe fazer com toda sua capacidade como músico!...também concordo com essa afirmação.

    Majesty
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    rpassaro, thx =)

    wHiTeWoLf
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    pagode alto astral

    cara vc tem q ter um entrosamento super intimo com o baixo,
    tipo; ele tem q ser um pedaço do seu corpo.
    Mas para isso vc tem que treinar pra k....., e gostar muito do seu instrumento...assim vc podera improvisar o q quizer vai mostrar a todos q tem um felling excepicional!!!
    (não sei se isso tem muita coisa a ver com o seu tópico mas mesmo assim eu to postando pra dizer a minha idéia sobre o baixo e sobre o "felling"!!!)

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    wHiTeWoLf:Meu tópico era sobre o que cada um acha mais difícil...seja lá desde uma técnica até arranjar trabalho como o Nukebass disse aí, ou então arranjar uma banda séria como falou o Majesty.Mas você está muito certo!Pra chegar a esse nível de parecer o instrumento fazer parte do corpo do cara , há de se treinar demais mesmo.Caras como Wooten passaram ( e devem passar ainda )décadas sem largar o baixo.

    ordic
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    A maior dificuldade pra mim está sendo tocar com sentimento e técnica ao mesmo tempo, geralmente opto pelo felling heheheh. Fazer com que a banda veja a música com maior responsabilidade como disse o Majesty também influencia no desempenho do baixista, já que são parte do mesmo canal por onde a música deve fluir. o negócio é: dedicação integral aos estudos... Será que um dia é possível parar de estudar??

    radioativo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Dificuldade pra mim é tocar e cantar ao mesmo tempo.Na minha banda eu também sou vocal e tenho que treinar as musicar até conseguir tocar sem pensar, tem que ficar algo mecânico...(principalmente nas musicas com mais ritmo)

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Cantar e tocar é difícil demais mesmo.Eu acho que não consigo nem dizer meu nome quando estou tocando.A não ser que só segure a tônica...mas daí tb. é apelação.

    Narcotico_baixista
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Putz pra mim a coisa mais dificil é cantar e tocar ao mesmo tempo...
    Nohhhh como é foda cara...
    Pra mim é que nem assobiar e chupar cana o mesmo tempo
    Ou 1 ou outro..
    Tipo, se eu começo a cantar eu me perco no ritimo ae me embanano todo...
    Tipo, tem musicas q são mais faceis de se cantar enquanto toca, mas tem aquelas q vc fica q nem um louco nas casas indo pra la e pra cá no baixo...
    Alguém ae consegue fazer os 2 ao mesmo tempo na boa? Tem alguma dica pra passar ae???

    Majesty
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Putz pra mim a coisa mais dificil é cantar e tocar ao mesmo tempo...

    É mto dificil mesmo! Ainda mais tocar baixo..pq violao e guitarrra geralmente é mais facil...mas baixo tem musicas que tem umas linhas nada a ver com o vocal, dai fica foda! =/

    É nessa que agente vê como o Geddy Lee toca! Como ele consegue tocar "Turn the page" e cantar daquele jeito?! Acho que o cérebro dele tem alguma área mais desenvolvida que os dos seres-humanos normais uhauhahuauhu!!!

    radioativo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Narcotic_baixistaé como eu falei cara, o unico jeito é vc tocar a musica tantas vezes que vc acaba tocando sem pensar, fica uma coisa automática...

    harakiri
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    com certeza pra mim é improvisa um solo(bonito) em cima daquelas harmonias empenadas

    wHiTeWoLf
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    =/

    Voodoo
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    P/ mim o mais dificil que eu estou desenvolvendo kd vez mais eh como o pagode alto astraldisse, improvisar, fazer meus solos e minha linhas de baixo, bem elaboradas p/ achar solucoes p/ alguns obstaculos que a musica tem!!!
    Tb concordo, que para tocar muituu, precisa ter feeling kra, achu q velocidade naum eh td e sim ter um otimo feeling, como disseram, fazer com que o baixo seja mais uma parte do corpo!!!

    jrcintra
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    eu axo q a maior dificuldade eh vc manja bem de todos os estilos musicais.. tanto funk qto reggae qto blues.. pra mim tudu eh importante.. pra vc cata um poko da influencia de cada um pra t ajuda a cria coisas novas e a intende varias coisas em varios estilos de preferencia propria...
    varios baxistas d metal progressivo tem influencia de funk.. pq o funk eh um estilo kebrado pra kct...vc axa q os kra fala"ah.. baxista de progressivo tem influencia d jazz" nda a v...o buraco eh mto mais embaxo q isso...

    jrcintra
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    o funk tb pode simplesmente AJUDA vc a criar coisas ou intende levadas em tempos realmente "MTO" kebrados e tal..o funk pode c um grande aliado... nao soh esse como "outros estilos em outros estilos"

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Funk é a raíz do baixo.Nada mais a declarar.

    Zer071
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    improvisar em cima de Harmonas com muitos acordes é complicado principalment na Mpb eChoro mas nào podemos esquecer que a principal funçào do nosso instrumento se gurar a onda base massasonora e ligar a parte ritmica batera aos intrmentos de harmonia uitarra e violào geralmente baixo vem do latin Basio ito é Chão alicerce
    para que nossos companheiros possam passear con segurança (e colar com o bumbo) ese é pra mimo maior desafio E e os trapos bem remunerados e colegas que levem o trabalho com seriedde estào dificeis tambem

    Zer071
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    desculpem os eros de grafia naum tenho muita pratica em lidar com o teclado do computador e se escrevo com pressa já viu Erratas TRapo leia-se trampo/mimo ler-se mim o resto da pra traduzir *RRR*
    um abraço desculpem os tropeços

    pagode alto astral
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    O que importa é sua opiniãoZerO71.Esquece os erros pq todos cometemos.Achei muito legal até agora a participação do pessoal, cada um com suas dificuldades e todas elas muito justificadas.Valeu !

    nukebass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Bom... como já falei, minha principal dificuldade é trabalhar profissionalmente com a música...
    Agora a minha maior dificuldade TÉCNICA está sendo desenvolver uma técnica que consta em fazer um Walking-Bass com a mão esquerda e a Harmonia com a direita; tipo como se fosse um pianista. Se não me engano essa técnica chama-se "Comping".

    phfs
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Mas é two hands não?

    nukebass
    Veterano
    # ago/03
    · votar


    Sim, mas é uma variação...
    Two-Hands(Tapping) é uma técnica que engloba várias outras. Como já falei, existe o Tapping mais "solista"... como se vc tocasse um violino, flauta, ou guitarra...etc... existe o Tapping mais pianístico, onde vc trabalha mais a Harmonia e a condução das vozes dos acordes; existe tbm Tapping pra acompanhamento, onde vc trabalha o Baixo na mão esquerda e a Harmonia na direita; no caso, o que falei agora com Walking-Bass é um desse tipo... da pra fazer várias levadas de Baixo na mão esquerda junto com a Harmonia na direita: Samba, Funk, Shuffle, Walking-Bass...etc... no meu caso a minha dificuldade está sendo com o Walking-Bass.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Maior dificuldade na relação com o instrumento