Baixo activo ou passivo? Qual preferem?

Autor Mensagem
TugaBass
Veterano
# mar/07


Ok, malta! Vamos ver o que isto dá!!

Embora já tenha aparecido um ou outro tópico sobre baixos activos ou passivos, por alguém que quer comprar um baixo e não sabe bem qual deve ser, lembrei-me de colocar este tópico apenas porque todos nós usamos e falamos de vários baixos mas nunca trocámos ideias sobre o facto de usarmos um baixo activo ou passivo como preferido, independentemente das marcas e conforme a situação.

Abraços.

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/07
· votar


Eu só uso baixos ativos,pq eu gosto das possibilidades de timbres q eles me oferecem,ainda mais se ele tiver umas 3 bandas de equalização ou mais,e umas chaves pra defasar os captadores,aí é q o bixo pega!
Eles me servem bem em qualquer situação,eu encontro o timbre q eu quero e preciso neles,curto muito um som cheio de slaps e two-hands e eu consigo equalizar,só no baixo,um timbre q sirva bem pra essas duas técnicas.

Só fico meio preocupado em alguns shows em locais com péssimas instalações elétricas pq um pico de energia e adeus circuito.

Os passivos são legais pq eles tem um som muito peculiar,q serve bem pra todos os estilos e técnicas,é pau pra toda obra,mas eu não encontro o meu som em baixos passivos,sempre sinto falta de alguma coisa,vai ver q eu ainda não peguei as manhas de se equalizar bem um baixo passivo.

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
noss brother!
tem muito topico sobre isso.
mais vai la.
circuito ativo eu acho que sempre ajuda, pois é mais uma ferramenta ali a disposição.
por exemplo, vc quer dar um boost no meio da musica nos graves, ai em vez de ir no ampli é só gira o botão.
ja com captadores ativos eu nunca toquei.

THE BASSMAN
Veterano
# mar/07
· votar


Como eu sou meio antigo...só tenho baixos passivos, e normalmente o que toco, eles suprem totalmente, mas to querendo muito um ativo, to começando a curtir esse puch todo.....minah ideia começou a mudar qdo toquei no corts nb, na e no fortress rockbass....
valeu

Gui
Veterano
# mar/07
· votar


passivão!!!

o negocio é que eu já passei apuros da bateria tá acabando num show...tive que trocar entre uma música e outra...foi foda..fora que sempre tem aquele timbre mais sujão nos passivos...que é o que eu mais gosto!=DDDD

gosto dos ativos pela versatilidade..mas geralmente eu deixo em uma só configuração!=D

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass

Pelo tipo de som que curto e faço, passivo.

Mas o ativo é foda...

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


passivao.... mas nao tenho mais preconceito contra baixos activos... antes eu achava tudo com som de plastico, hoje com mais informação ja tenho uma visao melhor a respeito de um pre-amp de 3 bandas heheh

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


conehc
activos...
ei vc é de portugal tb?

Saito
Veterano
# mar/07
· votar


Já tive tanto baixos passivos quanto ativos e digo, a variedade de timbres do ativo traz muito mais vantagens...
Tem seus contras, como o Gui falou sobre a bateria acabar, mas compensa
Flw

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


Saito
mas sobre a bateria acabar, tem alguns que tem chave de on~off, iae?
sem bateria e no off funega?

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


eltonbass
depende do tipo de circuito... se nao tor tbp vai continuar sem funcionar.... alguns circuitos começam a funcionar assim que vc liga o cabo no jack, independende se vc colocou ou nao o circuito em bypass...

mas alguns baixos ativos/passivos com push pull que eu ja vi funcionavam perfeitamente sem a bateria quando colocados em modo passivo...

GugaBass
Veterano
# mar/07
· votar


mas sobre a bateria acabar, tem alguns que tem chave de on~off, iae?
sem bateria e no off funega?


Man meu baixo antigamente, tinha esse circuito cm psh pull ativo/passivo
na verdade ele desliga o circuito e o som passa direto dos captadores para o retorno,
Se eu não me engano, alguns baixos tem 2 circuitos independentes...
meu circuito hj é ativo direto ja tive outros baixos cm circuitos ativos diretos (sem push-pull) e nunca fikei na mao não, geralmente qnd a bateria vai ficando fraca em torno de 7.5 a 6 volts vc sente a diferença no rendimento do instrumento...
Se vc quiser ter a noção precisa se a sua bateria ta na hora de trocar ou não, arranja um multimetro q ai fica facil.

Abraço

eltonbass
Veterano
# mar/07 · Editado por: eltonbass
· votar


edit: não vi a resposta do conech

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


eu sou fã de baixos ativos por muitos motivos, apesar de tbem ter um passivo antigo e muito peculiar,mas para o dia dia é so ativo mesmo.essa historia de acabar a bateria na hora de show é muuiiiito dificil de acontecer e se vc toca direto, o melhor a fazer é trocar o compartimento da bateria por um quickrelease que é aquele que nao tem parafuzos.hoje em dia ate mesmo baixos mais baratinhos estao vindo com este acessorio que é uma mao na roda na hora de trocar a batera

Gui
Veterano
# mar/07
· votar


limanegative
o meu tem isso...mas o foda que pra arrancar a bateria já é dificil..tem que tirar ela na chave de fenda (o espaço é pequeno pra apenas o dedo conseguir tirar...)

seria bom ter um led indicando a bateria em uso e se ela tá acabando...acho que vou bolar algum esqueminha assim..

GugaBass
Veterano
# mar/07
· votar


...acho que vou bolar algum esqueminha assim..

Pow man vc mesmo vai fz isso?
e tem como?

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


Gui
nossa os meu sao bem faceis de tirar, é so abrir a tampinha q a batera sai na sua mao ! da pra fazer esse esquema de led sim !! eu ja vi uma guitarra ativa que tinha um led perto dos knobs.é uma boa ideia mas tem que ser um cara fuçado pra fazer isso , e essa parte nao é minha praia. teria q pagar pra alguem fazer isso pra mim.

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


GugaBass
tem como sim !!, mas como eu falei, tem q ser fuçado, mas na verdade nem tanto, um cara q manja de eletronica saberia fazer tranquilo, alias , tem q manjar de marcenaria tbem pois teria q abrir uns buracos no corpo

Gui
Veterano
# mar/07
· votar


GugaBass
dá pra fazer...tranquilo...

limanegative
o pai do batera da minha banda é tecnico em eletronica..vou pedir ajuda pra ele...se pá vou fazer a placa de tras em acrilico (a da parte eletrica) e deixar os leds por lá...=D

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


limanegative
tem um circuito do Alex da NBS que tem led indicativo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Só uso baixos passivos.

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


eltonbass
ah é ?? entao ja tem esse treco q nos estamos falando ?onde ficaria o led?

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


limanegative
onde quiser.
ta ae:
http://www.nbspickups.com/preamp.html

limanegative
Veterano
# mar/07
· votar


dependendo do baixo, fica bem legal. se eu tivesse um baixo customisado feito por um luthier, colocaria um desse tranquilo.tem q ter as cara pra sair fazendo buraco no baixo.nos meu eu nao colocaria nao, mesmo por q nao teria nada a ver. mas fica show.........isso fica

TugaBass
Veterano
# mar/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Rafael do Baixo
Yah! Concordo com tudo o que dizes! O activo é mais versatil em timbres, ideal para slap porque tem mais brilho, etc... mas há muitos baixos passivos que também nos dão essas possibilidades. Já experimentaste fazer tudo isso num Fender JazzBass tradicional ou num Roscoe Beck? São passivos!

eltonbass
Pois é!!! Temos muitos tópicos destes mas nunca falamos tecnicamente.
Atenção aos boost!!! Se estiveres a tocar num palco com um técnico de som à frente a tratar o som geral da banda e ligares algum boost, ele vai direitinho ao teu canal e fecha-te logo o volume ou reduz graves sem que te apercebas do som que vai lá na frente e quando voltares ao som antigo lá se foi o baixo... ou ele o sobe novamente ou o volume fica mais baixo do que estava e descompensa a banda. Ah pois é!!!

THE BASSMAN
Yah! Faz sentido... Quando não se tem um baixo activo, ficamos cheios de vontade de ter um. Isso aconteceu comigo e de certo com todos nós os que já temos baixos activos. O activo tem um comportamento totalmente diferente de um passivo. Não sentimos falta do som brilhante (a que eu chamo recorte) do baixo na banda... Mas por vezes é demais e perde-se um pouco de peso nos graves se os pickups não forem bem equilibrados ou no caso de o equalizador dele não ser suficientemente bom. E pensamos que temos um bom som... mas não temos! Ouve-se é melhor o estalar das cordas, o que por vezes incomóda e acabamos por não conseguir dominar bem a dinâmica e o ataque quando queremos meter um slap pelo meio do groove que estamos a dar e fére!

Antes de comprares um activo estuda-o bem. Eu cometi alguns erros!

Gui
Eheheheheheh! É isso mesmo... Normalmente os baixos activos têm muitas possibilidades mas nós acabamos sempre por usar o mesmo timbre, o mesmo som, sempre que tocamos com eles. Eu falo por mim... Mas se tivermos um baixo passivo que nos dê tudo isso e não tem que ser um som sujo só porque é passivo, então estamos servidos...


PAGEWATERSRAUL999
Pois! Também tem muito a ver com o som que fazemos e com a banda com que tocamos... O ideal é poder escolher na hora, o que vamos usar... Penso que a vantagem é poder escolher!

conehc
Por vezes ajuda muito, não é? O préamp puxa-lhe a definição que alguns passivos não conseguem. Mas por vezes estalam tanto que parece que estamos a tocar percussão. Mal comparado é como termos um bombo com som cheio e redondo ou termos um com tudo isso mas tambem com kick...

eltonbass
Só activos?... Ok!!!! Porquê?

Saito
Sim! A variedade de tonalidades faz a diferença... Quanto à bateria, temos que ter esse cuidado de verificar se está em boas condições. Já me aconteceu pôr uma nova e ela estar defeituosa e babar-me a zona de encaixe de contactos... no meu status! Imaginem!!! Ía-me passando da cabeça... Tive que limpar tudo com muito geitinho. A minha sorte é que era alcalina, como sempre uso.

eltonbass
conehc
GugaBass
Há baixos que são exclusivamente activos e sem a bateria lá, não tocam... mas se estiver sem carga como diz o gugabass, perde rendimento e o som fica meio distorsido quando se puxa mais por ele.

limanegative
É mesmo! Concordo plenamente quando falas no dia a dia. O activo se for bom não nos deixa ficar mal. Mas eu já tive situações a gravar em estudio que dava tudo para ter levado um baixo passivo. Tive que atenuar e filtrar quase todo o brilho do som porque era demais, tanto o ataque como a presença e não era o que se pretendia. Passei a levar sempre dois; um activo e um passivo.

Não é muito comum acabar totalmente a bateria... e depois a história da bateria colocada por baixo da placa com parafusos foi um erro de fabrico que tem vindo a ser corrigido nos novos modelos das varias marcas. Eu tenho alguns baixos que são assim. Neste momento estão parados por causa disso e sem a bateria colocada.

Mauricio Luiz Bertola
Só usas passivos? Porquê? Alguma razão especial ou apenas por gosto?

-----------------------------------------------------------

Pois é pessoal!!!! Era mesmo isso que eu queria confirmar! Sendo activo ou passivo, acreditem que são mesmo dois instrumentos diferentes, coisa que não acontece nas guitarras, até porque são poucos os guitarristas que usam guitarras activas. Aliás, nem se encontram com facilidade e depois ninguém pega nelas.

Além de gostarmos praticamente todos de baixos activos, temos alguns problemas que com os passivos não acontecem e acabamos a falar de parafusos e chaves e dificuldade de chegar à bateria e até de leds para informar nivel de carga e de furar a madeira!!!!

Eheheheheheh! Eu cá em Portugal, quando me junto com alguns amigos músicos e também baixistas, fartamo-nos de conversar, trocar ideias e opiniões e de rir por causa dos activos e passivos e qual usamos mais.

Eu posso dizer-vos que para mim é tudo uma questão de fases... Ora um dia gosto mais de activo e noutro dia gosto mais de passivo. é conforme o cansaço de ouvir e usar o mesmo som durante algum tempo.

Agora estou a adorar tocar com o Fender Roscoe Beck V. É um JazzBass por excelência e tem mais ataque e definição que muitos activos não conseguem. E porquê? O Alex da NBS poderá explicar melhor.

O truque está na concepção dos pickups e por isso é que surgiram os pré-amps nos baixos... Há algumas décadas atrás, o baixo era um instrumento de segundo plano e só de acompanhamento. Não era preciso mais do que já tinha. Os contra-baixistas do jazz não precisavam de mais do que tinham. É a evolução dum instrumento que começou a ser exigente, simplesmente para lhes dar o brilho e a presença definida para que o baixista podesse fazer-se perceber na banda SEM QUE OS OUTROS MÚSICOS SE CALASSEM PARA ENTÃO TODOS OUVIREM E PERCEBEREM AQUELE SOM ESQUISITO QUE MAL SE DÁ POR ELE e sobretudo, sem ter que por os agudos do amplificador no máximo ou recorrer a processadores e equalizadores digitais para por no baixo o som que ele não tinha por se passivo porque nessa época não havia grandes opções...

Pois é! Tecnologia! E ainda bem para nós, baixistas.

Abraços a todos!

THE BASSMAN
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass


Boa, eu já andei etstando alguns modelos ativos sim, mas é so pra cnhecer mesmo, gostei de 3 modelos, um ibanez sdgr 400 sr, o cort nb4 ou na4 e o rockbass fortress, se eu for comprar ficarei com algum desses, tendendo mais pelo fortress...valeu abraxxxxxxx

GugaBass
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass

Gostei muito, da sua concepção em relação aos fatores que designaram o aparecimento do circuito tanto para o seu uso!
Realmente o circuito ativo foi uma evolução mais tudo tem os seus pros e seus contras e acho que isso tambem vai muito de gosto pessoal e não pq um instrumento he melhor q outro ou que ele se torna mais evoluido e mais valorizado so pq he ativo ou so pq he passivo...

Abraço!

marcioazzarini
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
Agora estou a adorar tocar com o Fender Roscoe Beck V
Isso não é um baixo... É uma máquina de timbres... Excelente instrumento...

Mas respondendo à pergunta... Tbm sou de fases... Quando denjoo da clareza do passivo, procuro pelo roncado dos passivos, e vice-versa...

Depende da música também... Tem músicas que são voltadas mais para um timbre mais definido e limpo, e oiutras pedem um som mais roncado e sujo...

eltonbass
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
eltonbass
Só activos?... Ok!!!! Porquê?

não...
eu perguntei pro conech se ele é de portugal, pq ele disse activos.
entende?

Gui
Veterano
# mar/07
· votar


TugaBass
Eheheheheheh! É isso mesmo... Normalmente os baixos activos têm muitas possibilidades mas nós acabamos sempre por usar o mesmo timbre, o mesmo som, sempre que tocamos com eles. Eu falo por mim... Mas se tivermos um baixo passivo que nos dê tudo isso e não tem que ser um som sujo só porque é passivo, então estamos servidos...

é que eu nunca encontrei o som mais "sujo" dos passivos nos ativos....por
isso ainda prefiro eles!=DDD
acho som dos ativos limpo demais!=P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo activo ou passivo? Qual preferem?