Dificuldades * minha mão fica tremendo quando toco baixo *

Autor Mensagem
lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07 · Editado por: lovehatelove_fe


não sei se acontece com alguns de vocês...
mas minha mão treme muito, muito, depois de um tempo que eu to tocando baixo.

Não sei se é porque tem pouco tempo que eu toco, mas me atrapalha...
será que com um tempo isso para??

*estou preocupada*
(minha mão está tremendo bastante)

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07
· votar


será que eu estou fazendo esforço de modo errado??

ptz, to preocupada...

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07 · Editado por: Jeff Loomis
· votar


acho q seu baixo deve estar com as cordas altas , vc tem problema na mao ou entao vc ta fazendo força errado

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


Jeff Loomis
ahh, ele está com as cordas altas mesmo...

será que é só isso?

eu não tenho problema na mão...

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


Eu toco guitarra , e ja toquei por um bom tempo com uma guitarra q tinha as cordas altas , mas não chegava a machucar nem tremer.

Agora com o baixo é diferente , possivelmente baixo com cordas altas requer um esforço mto grande e é isso q ta fazendo a sua mão tremer.

Eu sugiro q vc leve num luthier pra ele regular , e faça isso rapido se nao vc pode adquirir algum problema sério na sua mão ou pulso.

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


e como vc falou , sua mão só treme após um certo tempo tocando , mais uma evidencia q é por esforço mesmo.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


Isso deve ser pq vc tá esforçando muito a musculatura de suas mãos,verifique se suas cordas estão muito altas,caso elas estejam mande um luthier regular de forma q elas fiquem mais baixas,para q vc consiga tirar um som melhor,com o menos esforço.

Evite tocar com força em qualquer uma das mãos,para tocar as notas não é preciso o uso de força,e sim jeito e técnica.

Caso,isso continue acontecendo muito tempo após vc largar o baixo,procure um médico o quanto antes,para evitar complicações e preocupação.

mulambo-
Veterano
# jan/07
· votar


largue o alcool!!!! hehe...brincadeirinha....
sehrio, vc deve estar fazendo muita forca pra tocar...eh a mao esquerda que treme...ai com crtz eh falta de tecnica, com baixo mal regulado...regule o instrumento e aprimore sua tecnica estudando devagar (tocando devagar) e com precisao..
Cuidado, nao fique forcando a barra, pois vc pode adquirir um tendinite cronica!
abraco!

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07
· votar


Rafael do Baixo
Jeff Loomis

obrigada pelas sugestões,
eu estou realmente preocupada.

Vou achar alguém pra regular pra mim.

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07
· votar


mulambo-
obrigada pelas sugestões também.

se eu não tivesse perguntado ia acabar deixar passando e arrumar algum problema...

não ter ninguém pra me instruir é foda...
começar a tocar sozinha assim sem muita base é difícil.

;**

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


isso continue acontecendo muito tempo após vc largar o baixo

alguns minutos, talvez uns 10 min ficou assim...
agra está melhor apesar de um pouquinho tremula...

sinto que é por causa de esforço mesmo, vou procurar alguém pra regular.

Obrigada mais uma vez!

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


De nada!

Guto EADG
Veterano
# jan/07
· votar



largue o alcool!!!! hehe...brincadeirinha....


ela largou.. por isso a tremedeira =)

georginho_gallagher
Veterano
# jan/07
· votar


lovehatelove_fe

kra, como vc já sabe trata-se de exaustão muscular.
Tvz vc ainda não esteja preparada pra tocar um baixo, ainda mais com cordas altas, se for isso pede pra regularem.

Primeiro faz um repouso de uns dois dias pelo menos, depois continua tocando gradualmente. Se sua mão tremer, eh hora de para e soh colmeçar de novo no outro dia. Essa tremedeira, assim como sensação de fraqueza nas mão ou dor pode ser um inicial precoce de tendinite, por isso dê uma maneirada agora.

Não esquece de aquecer e alongar os tendões flexores e extensores antes e depois de tocar, vai te ajudar bastante.

flw

samuelbreder
Veterano
# jan/07
· votar


lovehatelove_fe
ei sei q muita gente vai rir da minha cara, mas comer banana também é bom, diminui a fadiga muscular pq contém bastante potássio, que é o responsável pela boa condução dos impulsos nervosos.... num eh brincadeira não, pergunte ao Guga heheheh
e alem disso faça o q o pessoal aki do forum ja falou, regule a ação das cordas, toque mais devagar e nunca, mas nunca mesmo, deixe de fazer alongamento e aquecimento antes de tocar.

;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


lovehatelove_fe
Se vc comprou seu instrumento e não o levou para uma regulagem geral em seu luthier preferido isso sempre irá acontecer. Cordas altas podem até ser uma boa para buscar definição (dentro de um certo limite, lógico!), mas se isso está afetando a musculatura de suas mãos (tremer significa que iniciou-se o processo de fermentação lática, o que acontece sempre que sua capacidade muscular ultrapassou a sua capacidade aeróbica), você poderá ter tendinite. Além da regulagem do instrumento (extremamente necessário), vc deve fazer exercícios específicos para fortalecer a musculatura das mãos.
Abç

maquiro
Veterano
# jan/07
· votar


Não pode esquecer também do velho alongamento antes e depois de tocar, pra desestressar a musculatura.

wellington sch
Veterano
# jan/07
· votar


Isto acontecia comigo quando comecei a tocar...também achava estranho...mas com o tempo não aconteceu mais...fazer alongamento é uma boa...

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07
· votar


georginho_gallagher
Primeiro faz um repouso de uns dois dias pelo menos, depois continua tocando gradualmente. Se sua mão tremer, eh hora de para e soh colmeçar de novo no outro dia. Essa tremedeira, assim como sensação de fraqueza nas mão ou dor pode ser um inicial precoce de tendinite, por isso dê uma maneirada agora.

nossa, parece mais sério do que eu pensava...
obrigada pelos conselhos
;**

samuelbreder
mas comer banana também é bom
adoro banana.


mas nunca mesmo, deixe de fazer alongamento e aquecimento antes de tocar.
é... eu nunca faço isso.
começar a ticar sem ninguém pra te guiar é tenso...
obrigada pelos conselhos.

;**

Mauricio Luiz Bertola
você poderá ter tendinite. Além da regulagem do instrumento (extremamente necessário), vc deve fazer exercícios específicos para fortalecer a musculatura das mãos.

é... como disse, nem imaginava que podia ser sério.
vamos ver se quando eu tomar as devidas precauções (o que será o mais rápido possível) isso vai continuar acontecendo.
se acontecer eu procuro um médico.

Obrigada pelos conselhos.

;**

maquiro
Não pode esquecer também do velho alongamento antes e depois de tocar, pra desestressar a musculatura.
ok, obrigada!

;**

wellington sch
Isto acontecia comigo quando comecei a tocar...também achava estranho...mas com o tempo não aconteceu mais...fazer alongamento é uma boa...

ah, então não sou só eu.
tomara que passe, e não seja nada sério.
até.

;**

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


lovehatelove_fe

eu toquei como um cavalo por 3 anos e, ainda com minha profissão, desenvolvi uma p* tendinite, hoje tem momentos que nem consigo escrever.
fui ao médico e me informei sobre o assunto, e o que eu mudei (até hoje) e ajuda:

- SEMPRE aquecimento, pelo menos uns 10min. desde ombros até os dedos. bateristas normalmente sabem como fazer (inclusive foi um que me ensinou). É preciso alongar certo, não de qualquer forma.

- Eu toco sempre com tensor no pulso direito (que é a mão que forço mais), e com o alongamento certo, alivia muito a dor.

- 40min tocando e uma pausa de 10min. ou se começar a doer antes. se forço meu pulso fica doendo por mais uns 4 dias.

- Mudei completamente minha pegada e preferi os baixos com cordas muito baixas (asism bem mais macio de tocar). da pegada sempre forte, passei a tocar bem leve, usando só a força necessária. além do pulso, isso ajudou muito a técnica, desenvolvi muita dinâmica.

os dois anos seguintes sempre fiz assim, continuo no mesmo ganha-pão, e ainda tenho as duas mãos. tenho tendinite ainda, mas por outros motivos de saúde. é tratável sim, é só saber se educar e respeitar o próprio limite.

boa sorte!

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


WormKrash
é, tomara que não seja nada tão grave.
estou tomando as devidas precauções...
e obrigada pelas dicas mesmo.

vou procurar alguém pra me ensinar a aquecer os braços e as mãos antes de tocar e tal...
é como eu disse, começar a tocar sem orientação é difícil pra caramba, fico sem base...

;**

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


WormKrash

mas tem cura ou vc vai ter q conviver com isso???

Espero q vc melhore!!!

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis

cara, eu trabalho com informática, passo o dia parafusando, digitando, mexendo com coisas é puro uso das mãos, e meu tempo livre estou tocando direto. o médico me disse de cara "um mês sem digitar e sem tocar", aí eu dei risada, vou parar de trabalhar e ainda tirar meu anti-stress? então tá aí meu primeiro erro. outra que não tenho dinheiro pra bancar fisioterapia, mas devia fazer certo. e outro é habito de saúde mesmo, que eu não tenho uma dieta nada balanceada (e sou magrão ainda) e não poupo os fins de semana. tem uma série de coisas pra comer que ajudam também.

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07
· votar


WormKrash
ichi,
tenso hein?!!

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


lovehatelove_fe

eu recomendo muito pelo menos uma iniciação ao instrumento com aulas (coisa que eu pulei). digo isso porque hoje também dou aulas e eu sou muito chato com postura correta e tocar da maneira certa, porque antes de tocar bem é preciso se preocupar com a saúde musical.

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


lovehatelove_fe

enquanto puder trabalhar e tocar, vou levando... jamais forço, e direto uso tala quando dói, então vou "administrando" ;)
não consigo fazer tudo isso que recomendei, não sempre ao menos, mas seria o certo. chegar rasgando horário em ensaio ninguém vai esperar o cara aquecer, hehe.

Jeff Loomis
Veterano
# jan/07
· votar


WormKrash

o cara pega autos vicios quando começa a tocar , por isso q é legal começar com prof.


eu dei sorte , comecei sozinho mas prestava atenção no modo de tocar , e n peguei nenhum vicio , só tem um q eu peguei quando fui aprender escalas , eu dava palhetada alternada mas na hora de trocar de cordas eu fazia sweep , e depois q eu descobri q o mais correto é alternada...

É foda perder os vicios , por isso é bom aprender certo...

lovehatelove_fe
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis
WormKrash

eu ja estou procurando um prof.
é só a grana dar e tal...

;)

WormKrash
Veterano
# jan/07
· votar


Jeff Loomis

meu pizzicato no início era uma aberração, e pra conseguir corrigir isso depois foi um inferno. hoje a primeira coisa que explico após a postura é como usar corda de escoro e a posição da mão esquerda... parece tão óbvio, mas não me lembro de ter muita gente fazendo assim. primeira aula já é uma cifra e o cara nem sabe como segurar o baixo.

RodrigoBR
Veterano
# jan/07
· votar


Eh moça, se a mão esquerda tiver tremendo, a musculatura está sendo exigida demais, se for a mão direita, pode estar usando a técnica de forma errada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dificuldades * minha mão fica tremendo quando toco baixo *