Dedão mão direita abafar cordas x Mão esquerda abafa e direita livre sem encosto

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: thms555


    Li muitas coisas aqui mas não consegui algo que sanasse minha dúvida. Comecei a tocar baixo a pouco tempo, sou guitarrista originalmente. Vendo vídeos de técnicas sobre como portar a mão direita no baixo, me peguei em dúvida. Vi sugestões como deixar o dedão sempre na corda acima da qual se tocar, se toco a corda G, meu dedão abafa a D e assim por diante. Outra técnica que vi foi a que se deixa o dedão ou na mizona ou no captador quando se toca a própria mizona, e usa os dedos 3 e 4 para abafar as outras cordas. O caso é o seguinte, naturalmente eu tocando baixo eu não uso nenhuma das duas técnicas, meu dedão quase sempre não está sendo apoiado, com exceção quando coloco no corpo do baixo ou captador quando toca a mizona ou até a A. Mas a questão é principalmente quando se toca as cordas D e G, minha mão direita fica bem livre, quase que suspensa na frente das cordas, e uso quase que exclusivamente a mão esquerda para abafar, mesmo nas cordas D e G. Enfim, não sei se deu pra entender, como não tenho experiencia com baixo, estou aqui humildemente solicitando a opinião dos senhores, é corriqueiro esse tipo de técnica? É aconselhável? Vou ter problemas? Pq pra mim é quase que natural, não sei se é pq toco guitarra, que não consigo deixar meu dedão apoiado nas cordas, e uso apenas a mão esquerda para abafar. Tem gente que toca assim msmo? Tem algum grande baixista que não usava o dedão para abafar? Que tocava com a mão direita bem solta? Só quero saber se estou no caminho certo do baixo, pq uma vez que eu incorporar de vez esse jeito de tocar, será complicado voltar atras. To começando no baixo, então ainda não tenho minha personalidade formada pro instrumento, por isso da minha inquietação. Espero a visão dos mais baixistas mais experientes. Valeeeu.

    Abraço

    Baixão
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Amigão, o baixo é um instrumento de precisão, portanto, as cordas devem "sempre" vibrar sozinhas (salvo quando se queira criar um solfejo ou acorde em que a harmonia seja bem vinda).
    Então, quando se toca uma corda, as outras têm que estar abafadas. Ou pela mão direita ou pela esquerda. A técnica é defendida livremente. Têm mestres que usam o polegar da mão esquerda pra abafar a corda Mi, quando estão tocando a Ré ou Sol. Eu particularmente, não consigo.

    Eu aprendi assim, quando estiver tocando a Mi:
    - polegar da mão direita no captador, dedos da mão esquerda abafa as demais cordas.
    Quando estiver tocando a corda Lá:
    - polegar da mão direita apoiado no captador ou na corda Mi.
    Quando estiver tocando a corda Ré:
    - polegar na corda Mi ou Lá. Se estiver na Lá, a lateral do polegar, apoia-se na Mi.
    Quando estiver tocando a corda Sol:
    - polegar na corda Lá ou Ré. Sempre apoiando a lateral do polegar nas cordas mais graves.

    Observe que, na técnica do Pizzicato, o movimento dos dedos são tal que, golpeiam uma certa corda e repousam na sua sequente mais grave (salvo no solfejo). Então, por isso há opção de apoio do polegar, num lugar ou noutro.

    Acostume-se a sempre abafar as cordas não tocadas. Usando um volume alto, numa apresentação, por exemplo, cordas soltas vibram e sujam o timbre. Isso pode ser facilmente observado.

    Pode parecer difícil a primeira vista mas é só fazer uns exercícios psicomotores e rapidinho pega-se o jeito.

    Valeu!

    Baixão
    Membro
    # dez/14
    · votar


    Bro, eu sabia que tinha visto isso em algum lugar...

    Pizzicato + abafamento

    Cara, este canal é incrível! Baixo Natural!

    Eu sou muito fã dos professores. Tem o Davi, o Ariel, o Guto... Tem muita aula técnica. Só de Pizzicato, tem umas vinte (não é exagero). Lembre-se que o baixo é outro instrumento e você precisa praticar alguns fundamentos técnicos.

    Espero ter ajudado!

    Valeu!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dedão mão direita abafar cordas x Mão esquerda abafa e direita livre sem encosto