Dificuldades para regular o baixo

    Autor Mensagem
    dio_evangelista
    Veterano
    # set/04


    Galera, estou precisando da ajuda de vocês.

    Comprei um baixo novo e estou tendo dificuldades para regulá-lo.

    Na verdade, nunca regulei um instrumento antes, mas pra tudo tem que ter uma primeira vez. Então peguei alguns tutoriais na internet e fui tentando aprender.

    Então o que acontece é o seguinte: o tensor me pareceu estar bem regulado. Fiz o teste de colocar um dedo na 1ª casa e outro na última, e ver a distância que fica entre a corda e o traste no meio do braço. Mais ou menos a espessura de um cartão de crédito.

    Mas quando as cordas estão soltas, elas ficam muito altas. Não sei a medida em polegadas, mas deu mais que 0.5 cm!

    É quase o dobro do que eu gostaria. Eu tentei abaixar as cordas lá na ponte, mas por mais que eu girasse os parafusinhos a corda não saía do lugar.

    Que estou fazendo de errado ?

    PS: Não tenho nada contra Luthiers não. Tenho certeza de que eles são pessoas muito gente finas. :)

    Mas o lance é que eu não quero (e nem po$$o) ficar levando o instrumento pro Luthier toda vez que eu quiser fazer um ajuste.

    Sei que minha regulagem não ficará igual a de um profissional, mas pelo menos o básico eu gostaria de aprender. Por isso estou tentando regular na cara e na coragem.

    Ronin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    dio_evangelista
    A ponte tem diversos parafusos, talvés você esteja mexendo no errado. Primeiro, ela tem parafusos grandes que prendem ela ao corpo do instrumento (não mexa nestes, please. :D)

    Depois, ela tem um (ou dois) parafusos menores, normalmente do tipo Allen (sextavado) que ficam em cima do suporte da corte... estes são os parafusos que controlam a altura desta peça. Quando forem dois parafusos, aconselho ir mexendo um pouquinho em cada um, aos poucos... caso contrário, pode ser que ao torcer mais um que o outro, meio que empaque... daê basta voltar um deles um pouquinho para voltar a subir. Mantendo sempre meio nivelado.

    O outro parafuso fica atrás da ponte (próximo aonde você prende a correia) e este contolar a distançia do "carrinho" da corda. Serve para ajustar as oitavas.

    Bem... se você estiver mexendo no parafuso certo, a ponte deveria estar subindo (ou baixando).

    dio_evangelista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Pois é. São nesses sextavados que estou mexendo. E a corda não está descendo.

    Ronin
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Bem... o parafuso deve se mover dentro do suporte... quando vc atarracha, o parafuso desce e o cavalete sobe... quando vc solta, o suporte desce... veja se, quando vc desatarracha se o parafuso sobe (veja se o suporte está tocando a base da ponte).

    Nando Bass
    Veterano
    # set/04
    · votar


    dio_evangelista
    melhor coisa q vc tu faz é levar o bass num luthier cara... se vc ta indo no parafuso correto e nao ta dando nada pod ser q teu braço esteja muito empenado...

    Bruno Banda
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Como eu disse outro dia, nenhum, NENHUM baixo vem regulado de fábrica. Isso aí, luthier nele...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldades para regular o baixo