Baixo pegando inteferencia de rádio

Autor Mensagem
Will Piasecki
Veterano
# jan/07


Pessoal, soh achei um topico com esse tema e nao resolveu nada...

Venho humildemente pedir a ajuda de tão sábios possuidores de
conhecimentos contrabaixisticos que habitam este forum!

Tenho um Aria IGB 35/5, ativo, eq 2 bandas, 2 soapbar.

O grande problema: Está pegando radio!! Mas está um absurdo!!
Se a gente está ensaiando uma musica mais lenta ou que nem todos os instrumentos entraram, dah pra ouvir o radio no fundo... nossa banda pretende gravar logo, e nao tem condições de usar o baixo assim.

Mandei para um luthier, ele aterrou e pintou a cavidade interna do baixo com uma tinta especial que ele diz ser isolante.

Mas nao mudou muita coisa.

Desde que eu comprei ele soh tinha um lugar em que ele pegava radio (e nao incomodava), entao fiz uma alteração nele num luthier, para poder alterar as bobinas dele de single coil para humbucker, entao agora ele tem uma chavinha para fazer essa alteração.

Quando o pot de balanço esta no maximo ou no minimo, some o radio, assim como some o efeito do single coil/humbucker, entao minha teoria eh de que aquela chave de duas posições está atuando como antena... apesar de isso nao fazer 100% de sentido.

Se tem outros baixos como o condor ag 5000 e os cheruti que usam DUAS chaves de 14 posiições e provavelmente nao devem pegar radio, pq meu baixo pega???

fora essa chave de duas posições, todo o resto do circuito está aterrado...

Me sugeriram utilizar cabos balanceados (pelo que descobri sao cabos stereo p10, nao?) e trocar os captadores (uso os de fabrica, mas essa ideia tah fora de cogitação por questoes financeiras... e os orignais nao pegavam taaaaaanto radio assim).

Alguem tem alguma outra ideia do que pode ser?

Half
Veterano
# jan/07
· votar


Uma boa sessão de descarrego resolve...















hauhuauah brincadeira...
Cara, uma vez eu ví num fórum, acho que no fórum da krocodille, que tinha um cara com mesmo problema: do ampli dele saía o som de uma rádio gospel...
Desculpe pela falta de informação do meu post, mas não sei o porque disso nem posso te ajudar, mas espera aí que jajá alguem responde!!!

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


Will Piasecki
o ruido da radio é constante?

digo isso porque quem mora muito perto de antenas de transmissao de radio (principalmente radios piratas) reclama muito disso....

so nao tenho certeza se uma blindagem da cavidade interna do instrumento resolveria, pq assim teoricamente a captação estaria imune a interferencias externas...

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


a cavidade esta isolada =(

e o sinal eh constante nos estudios do centro da cidade (moro em curitiba)

mas nao existe na minha casa (em casa tenho um meteoro QX 200 que NUNCA pegou radio, mesmo quando levei pra fazer show no centro, nao sei como).

Uma vez fui fzer show numa regiao chamada Pilarzinho, onde ficam a maior parte das emissoras de radio, lah foi terrivel o efeito! Queimei a fuça mesmo...

Estou desenhando um esquema da part eletrica e estou comparando com alguns outros... os musicman tem os captadores ligados direto na chave de duas posições, enquanto no meu baixo elas estão ligadas no potenciometro de balanço antes... talvez tenha alguma relação...

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/07
· votar


cara... ñ é o amp q ta pegando a frenquencia de radio ñ?

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


Clinton_Jacks

cara... ñ é o amp q ta pegando a frenquencia de radio ñ?


eu ateh cheguei a pensar que poderiam ser os amps dos estudios que eu fui, mas nao eh possivel que tenha radio em todos menos no meu cubo! Foram Peavey's, Fenders, cabeçotes peaveys, ampegs, meteoros... nao eh possivel que todos eles estivessem desregulados...

=( um dono de um estudio falou que as emissoras de radios usam mais potencia no sinal do que deveriam... seri lah se isso eh verdade, mas nao vou conseguir todas as emissoras a pararem de emitir sinal para eu poder tocar meu baixo em paz ¬¬ hehhe...

mas estou ficando cada vez mais encucado...

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


cara... ñ é o amp q ta pegando a frenquencia de radio ñ?


tentei tambem desligar o baixo e ligar soh o cabeçote de um peavey no ultimo e nao pegou interferencia.. em compensação, no mesmo estudio tinha uma marshall de guitarra, dae lah pluguei o baixo e pegou radio, mas dae ela pegava ateh com o radio desigado ¬¬, hahahahahahahaha

o dono do estudio falou que isso pode ser problemas com infiltração de agua... mas sei lah, nao eh possivel todos os estudios terem infiltração de agua

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


Will Piasecki
Pode ser o amplificador, ou cabos, ou captação, ou a distância a qual você se encontra na caixa, ou a corrente elétrica, ou outros aparelhos perto do baixo ou cubo que possam estar causando tal interferência. No caso da corrente, tente ligar o amplificador em um estabilizador antes da corrente mesmo.
Acredito que alguma das minhas sugestões resolverá seu problema.

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


[b]Will Piasecki[/b
as radios piratas nao tem o minimo controle.. te falo que a maioria delas nao sabe nem operar direito o equimento que elas tem em maos... ja visitei algumas radios piratas aki na minha cidade.. nenhuma delas tinha a minima estrutora ou profissionais competentes....


pelo que vc falou da interferencia em todos os amplis de estudo menos no seu ne? os estudios ficam proximos uns dos outros? o seu baixo tem um sitema puch pull?? talvez, se desligando a captação ativa talvez a interferencia passe... e se passasr é porque o circuito que ta com defeito... vc pode perguntar tbm ao cara do estudio se isso sempre da...

Saito
Veterano
# jan/07
· votar


Venho humildemente pedir a ajuda de tão sábios possuidores de
conhecimentos contrabaixisticos que habitam este forum!

Caraca hein.... hehheheheheheheheheheheh

Mas falando sério agora, muito provavelmente o problema tá no teu circuito, faz um desenho mesmo do teu esquema e procura na net o esquema original pra comparar. A corrente eletrica realmente causa interferencia em alguns eletro-eletronicos mas acho que nao eh o caso aí. Tenta primeiro verificar o esquema do pré do teu baixo, se não for, aí tu tenta outras coisas.
flw
P.S.: Manda uma MP pro Alex Navarro aki do forum, ele deve saber como te ajudar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Will Piasecki
Cara, ao alterar seu circuito vc o colocou dentro da faixa de captação de RF.
Há duas soluções aí, que não se excluem mutuamente: Blindar o instrumento com folha de cobre (tinta "resistiva" não funciona), e colocar antes da entrada do circuito de pré-amplificação dos captadores, um resistor de 10K, ele vai agir como filtro de RF.
Abç

Ernani_Harris
Veterano
# jan/07
· votar


Bertola o Salvador...heehhe

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


Mas falando sério agora, muito provavelmente o problema tá no teu circuito, faz um desenho mesmo do teu esquema e procura na net o esquema original pra comparar.

Velho, procurei no site da Aria, mas nao achei o esquema... =(

eu vou tentar esse lance do resistor de 10K e tentar tbm passar ele pra passivo pra ver se continua (folha de cobre nao tenho nem ideia de onde conseguir). Assim q eu tiver novidades eu posto de novo

valeu MESMO pela ajuda, galera =)

conehc
Veterano
# jan/07
· votar


se aluminio servir, custa 24 reais no www.beggiato.com.br...

Luizclaudiobarboza
Veterano
# jan/07
· votar


teste com cabos diferentes, e um ensaio o meu plug partiu e fiquei pegando uma estação, foi só trocar o cabo

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


Bom, falei com o luthier, ele falou que o resistor de 10k jah estah colocado =(...

cabos tbm jah testei com varios, desde aqueles com pano e plugue de metal ateh aqueles emborrachados com plugue tbm de borracha...

ainda nao deu tempo de ele mudar a chave seletora pra passivo/ativo, depois vou conferir o resultado...

Tem mais uma coisa que esqueci de contar, se o potenciometro de balanço estiver todo virado para a ponte ou todo virado para o braço ele pára de pegar radio, alguem sabe pq?

kadudu2
Veterano
# jan/07 · Editado por: kadudu2
· votar


Will Piasecki Ja tive esse problema, era o potenciometro de balanço(dakeles duplo de 500k) com defeito, era uma FM massa, mais nao era sempre.. hehehehe
E tb tinha problema de aterramento nos captadores

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


kadudu2
Will Piasecki Ja tive esse problema, era o potenciometro de balanço(dakeles duplo de 500k) com defeito

velho, meu pot tah sem aquela tampinha de cima, serah que eh isso?

kadudu2
Veterano
# jan/07
· votar


Will Piaseckiqual qual tampinha? na parte interna? axo q é normal.. mais tem q aterrar esse pot tb.

Will Piasecki
Veterano
# jan/07
· votar


kadudu2, levei meu baixo na loja onde eu comprei ele, eles tocaram um pouco (nao pegou radio na loja, que raiva) e dae ouviram que o pot de balanço tava chiando um monte e, realmente, ele nao tem aquela tampa de cima, mas ele estava aterrado certinho...

na quinta feira eu pego ele, do que der ae eu posto....

valeu pela ajuda =)

Will Piasecki
Veterano
# abr/07
· votar


Galera, desculpa estar revivendo esse post, mas acredito que pode ser util para quem teve o problema de interferencia de radio...

Entao, levei meu baixo num luthier aqui de curitiba, ficou 3 semanas com o cara, ele tirou a função single coil/humbucker que eu tinha numa chave de duas posições (apesar de ter feito isso sem querer), trocou o jack que tava com problema, trocou o potenciometro de balanço por um mais massa caro (espero que melhor tbm), refez todas as ligações eletricas e colocou aluminio dentro de toda a cavidade do baixo.

Ensaiei com ele no estudio e chiou bastante, mas nada de radio. Joguei o agudo do amp e do baixo no maximo, dei umas giradas no pot de balanço e apontei o baixo para cima e fiquei girando - tudo para sintonizar! - e nao consegui =).

Aparentemente pelo menos nao esta mais pegando radio... nao sei exatamente oq que fez parar de pegar radio, pode ter sido uma coisa soh ou pode ter sido o conjunto, mas parou...

E eh isso ae, nem precisei comprar os EMG 40 Hz, esses ficam para o outro mes, hahhahahaha

agradeço a ajuda de todos =).

abrazos!

eltonbass
Veterano
# abr/07 · Editado por: eltonbass
· votar


Will Piasecki
sou de Curitiba tb!
me passa esse luthier ae!
to querendo saber de mais luthiers, conheço dois só.

rfasioli
Veterano
# abr/07
· votar


Qual a marca da chave que foi utilizada, pergunto isso porque se for de baixa qualidade explica aquilo que você falou de estar tendo a função de antena, pois ela não estava isolada...
Se for coreana ou nacional tenta colocar uma Gotoh, Fender, MEC... Talvez resolva o problema...
[]

GugaBass
Veterano
# abr/07
· votar


Eu tambem ja tive um baixo assim!!!!! he horivel e ridiculo!!! Era um cruiser da crafter cm circuito ativo mais os captadores eram horriveis e o cara q instalou o circuito nem aterrou direito =/...
Pra resolver o problema vendi ele e comprei outro =D!!!!!
Foi a melhor coisa q ja fiz na minha vida!!!!
Mais no seu caso eu acho q realmente foi o potenciometro de balanço q estava ruim no meu caso, fiquei com tanta raiva dele q vendi!!!!! Hoje sou feliz sem ele rsrsrs!!!!!!
Tenho 2 bass ativos e as vezes q aconteceu isso, foram em dias de chuva em q ele pegou o sinal mais foi tao baixo q nao dava pra escutar direito so se eu ligasse o ampli no maximo q dava pra escutar mais fora isso!!! nem Ruido da ativação!!!!

Abraço

Shakal
Veterano
# abr/07
· votar


Pegou a 91 pelo menos? uaHuahuahua

Qual luthier que vc foi?

XaMBs
Veterano
# abr/07
· votar


Leva ele numa rezadeira pow =P

jimmy vandrake
Veterano
# abr/07
· votar


Um amigo meu tinha este problema com um Alembic, ativo, mas na verdade era o ampli e tomada, por que só acontecia naquela porcaria do studio H MIX aqui de Curitba.

isaqueras
Veterano
# abr/07
· votar


Coloca uns bombril nas tarrachas... numa dessas vc consegue pegar o audio da MTV.

Mr. Pereba
Veterano
# abr/07
· votar


esses dias fui num estudio gravar com um warwick thumb bolt'on e tava com esse mesmo problema, soh q qdo afastava do amp o som do radio sumia....o carinha disse q na gravaçao nao saía nada e realmente nao saiu pq ele pegou o som direto mas eh estranho gravar com fundinho de gino e geno! hauhauhauah eh bom q treina o ouvido!

bya
Veterano
# abr/07
· votar


hahahahahha!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo pegando inteferencia de rádio