N. Zaganin nunca mais !

Autor Mensagem
mdias
Veterano
# jun/13
· votar


Srs.

Boa tarde! Com todo respeito. Aquele slogan barato "Primeira Custom Shop do Brasil"...

Bom, quando eu era garoto com 15 anos de idade, existia um cara muito bom e luthier em Americana e, junto com ele, trabalhava o meu amigo Igor Petinatti. O Igor, desde muito novo, já trabalhava com construção, conserto, etc.

Não me venham me falar de Márcio Zaganin. O Trabalho do Igor nem se compara. Na boa pessoal. Quero ver o Márcio Zaganin fazer guitarras igual o Igor. Jamais. Baixos então... Nem vem... Conheci as guitarras Zaganin, não gostei. O Igor faz muito mais pelo mesmo preço. A começar da escolha do Maple que ele coloca nos braços das stratos...

Atende bem, não foge de problemas e é um cara muito comprometido e responsável! Vive disso. Não é só bla bla bla.

http://igorpetinatti.com.br/

Abração.

QuartoImaginario
Membro Novato
# set/14
· votar


Já testei guitarras do Zaganin aqui no Rio, na Pro Music.
As guitarras são muito bem feitas, bom acabamento, bom material e boa qualidade sonora.

Entretanto, nada excepcional. Está longe disso, na verdade. São no padrão de uma Fender American Deluxe, que você pode comprar por 2800 reais no ebay.

Boa sorte a quem paga, mas eu jamais irei pagar 5000, 6000 num instrumento tão comum, (repito, muito bem feito, mas nada excepcional) quanto os do Zaganin.

Existem Custom Shop excelentes pelo mundo que cobram esse valor num instrumento realmente de ponta.
Alguns inclusive no Brasil.

O Igor citado acima mesmo, é outro nível.
Ainda assim, vejo pouca inovação ou ganho de qualidade quando o assunto é parte elétrica.

Custom Shop americana trabalha muito com isso. Resistores e capacitores Mojo, diferentes combinações de chaveamento, captação custom realmente. Aqui me parece que o esmero fica apenas no acabamento e deixam a elétrica padrão, com peças boas, de boas marcas, mas padrão.

kadudu2
Veterano
# jan/15
· votar


Nunca fui fã de instrumentos de luthier, mas sempre tive curiosidade nos baixos Zaganin, mas depois que vi que ele está com a Tagima, Broxei. rsrsrs

paulone
Veterano
# abr/18
· votar


Luthier no Brasil é mais um picareta prá te sacanear. Quando v. reclama eles se põem de deuses do olimpo , e invertem o jogo. É v. que não entende nada e ousa questioná-los. Outro lance é que eles só atendem queixas de músicos famosos e v. que pagou a porra do serviço não é ninguém. Gostam de viver perigosamente por que uma hora aquele bobinho pode ficar furioso e por fogo numa espelunca dessas.

ferraz bass
Veterano
# mai/18
· votar


Tenho um Warwick Rookbass e um Fender American Jazz Bass Passivo, estava pensando em comprar um baixo luthier futuramente, especificamente um N Zaganin, mas agora fiquei com pé atrás. Melhor juntar uma grana e comprar um contrabaixo de marca mesmo.

Renato.Alves.1967
Membro Novato
# dez/20
· votar


não entendo uma coisa, porque N. se o nome começa com M....alguém explica.

Lelo Mig
Membro
# dez/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Renato.Alves.1967

Ele começou como M. Zaganin, mas se associou no início dos anos 2000 ao Ney Nakamura, empresário do ramo de instrumentos musicais e proprietário da marca Tagima na época. Com o aporte financeiro/tecnológico do Ney, mas para manter as características de sua marca, desvinculados da Tagima, apenas mudaram para N. Zaganin.

Sentinela-Baixo
Membro Novato
# jun/21 · Editado por: Sentinela-Baixo
· votar


Pelo que ouvi de varias pessoas que queriam fazer um instrumento lá na Zaganin é que existe um certo diferencial pra quem é musico que acompanha famosos na hora de construir a guitarra ou baixo. Se voce nao for conhecido, o luthier te oferece madeiras e acessorios que tem disponivel. E muitos componentes são da China, inclusive os captadores que ele colocou a marca N Zaganin. Esse tipo de postura acaba chateando e muito os clientes que ele poderia ter e em maior quantidade do que esses tais "famosos", pois o povo é maioria. Sem dizer que o valor dos instrumentos já esta beirando o valor de 9.000 reais, com madeiras nacionais, hardware e eletronica nacional tambem. Ah....e sera que os tais musicos "famosos" pagam o mesmo valor do cliente desconhecido ??

makumbator
Moderador
# jun/21
· votar


Sentinela-Baixo

O lance é que fazer instrumentos dos famosos atrai ainda mais clientela (o músico conhecido acaba funcionando como um endorser, mesmo que tenha pagado pelo instrumento). Então ele com certeza dá muita atenção a uma pessoa mais famosa no meio musical do que a um cliente comum. Acontece o mesmo se o Victor Wooten (por exemplo) resolver ir a um luthier fazer um baixo. A atenção vai ser maior. O do cliente comum com certeza vai ter parte do trabalho (ou até tudo) feito pelos aprendizes da oficina, enquanto o de um famoso vai receber tratamento vip e atenção direta do luthier chefe.

O que é foda é essa coisa de oferecer peças diferentes. Isso sim é ruim.

com madeiras nacionais

Isso não é problema. Madeiras nacionais são excelentes.

MateusJMDG
Membro Novato
# jun/21
· votar


E eu aqui acompanhando uma treta de mais de 14 anos atrás dos amigos JoeCruzGuitar e Amarelinho kkkkkkkkkk. E aí, acabou como essa história?

Amarelinho E aí cara, deu no que? Ficou com o baixo na época? vendeu? devolveu? Termina essa história aqui pra gente...

AdrianoM_PB
Membro Novato
# jul/21
· votar


Rapaz, sem querer apagar o fogo com gasolina: mandei uma mensagem dentro do próprio site (deve ter uns 4-5 anos) perguntado se eles também fariam baixo vertical... Nunca me responderam.

Mas não achei ruim não. Imagina se eu caio na besteira de fazer o instrumento, pago caro e tenho a mesma atenção no pós venda?

O Ivan, da Musicmaker, nem tão famosa na época, me deu uma resposta em 2-3 dias... O Alexandre Carrozza, 2 dias depois, me disse que tava na época fechando uma parceria com o Zé Eduardo (Wood) para fabricar uprights e que poderia, se eu tivesse interesse, discutir o assunto. Os caras foram super atenciosos.

Essa é a tentação de quem acha que tem um nome a zelar. Tem cuidado com os famosos e os desconhecidos (ainda que com dinheiro para fazer 10 instrumentos) ficam em uma camada periférica de clientes. Depois que o cara quebra, é só choradeira.

Paciência, né? Mercado tá aí pra isso.

lamas92
Membro Novato
# jul/21
· votar


De todas as marcas de boutique que temos, os que mais me chamam a atenção são a Music Maker e, principalmente, a Klingen.
Essa última, a Klingen, ô guitarra primorosa! Desde as soldas, acabamentos, ferramentas, tudo. É o meu sonho de consumo atual.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a N. Zaganin nunca mais !