Som de palheta com o dedo...

Autor Mensagem
Steve Harris eh o cara
Veterano
# abr/06


adoro o som de baixos cum palheta, tipo o som do Jason Newsted e o do Markus Grosskopf, mas prefiro usar o pizzicato msmo, tem alguma equalizaçao q eu possa fazer pra chegar proximo ao som da palheta usando o dedo?

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Acho que abrindo todo o agudo e todo o médio
Tem uns esquemas melhores...

Steve Harris eh o cara
Veterano
# abr/06
· votar


Renato Dell

abrir todo o agudo num rola, hj eu tava tentando alcançar um som proximo do jason....cum palheta eu consegui na hra, sem palheta eu desisti e equalizei proximo ao som do andreoli pra tokr waiting in silence hueheuheuhe

subgrave
Veterano
# abr/06
· votar


Não dá, o material de que é feita a palheta (plástico) é diferente daquele que é feito o dedo (espermatozóides).
Daí a pegada na corda sempre vai ser diferente, com a palheta soa mais médio e com mais ataque!
Todavia, carregando os médios com um bom equalizador (tipo boss geb-7) dá prá imitar.

isaqueras
Veterano
# abr/06
· votar


subgrave
Meu Deus!!!kkk
Steve Harris is the man
Pow velho, tu pode até achar que é piada, mas deixa a unha crescer um pouco e força mais a corda. O som fica agudo. Nos JB, tocando próximo ao capt do braço fica mais legal ainda.
Agora se vc quiser radicalizar, segura o indicador com o polegar e o dedo médio, como se ele fosse uma palheta. O som fica uma bosta, mas é uma idéia kkk.
De qualquer forma, cuidado para n descolar a unha. Em certas pessoas isso leva semanas pra sarar.

MaurícioLeite
Veterano
# abr/06
· votar


qdo a unha cresce e toco, o som fica bem parecido c palheta
soh q como eu odeio palheta, eu corto logo hauhauha :)
flw

Luizclaudiobarboza
Veterano
# abr/06
· votar


carregando os médios com um bom equalizador
Nos JB, tocando próximo ao capt do braço fica mais legal ainda.
ainda nos JB equilibrando a potencia dos captadores (regulando)
busque tb a melhor maneira de atacar as cordas com o dedo.
e se não adiantar, e melhor usar palheta mesmo.

jjmartins
Veterano
# abr/06
· votar


Steve Harris eh o cara
Não querendo fazer jaba mais ja fazendo ,as cordas elixir vão te dar esse timbre.Com um fender então nem se fala mais nisso.

Steve Harris eh o cara
Veterano
# abr/06
· votar


jjmartins

vleu pela dica ae o foda vai ser arranja uma elixir agora...se eu vende o baixo eu compro uma hauhauahuah

Minow
Veterano
# abr/06
· votar


Steve Harris eh o cara
pq vc nao toca de palheta logo?

subgrave
Veterano
# abr/06
· votar


Realmente alguns baixos possuem caracteristicas tonais mais adequadas ao som que vc quer, por exemplo o Jazz Bass (captação passiva) que possui bastante médios, como o pessoal já falou.

Fritz_mkvl
Veterano
# abr/06
· votar


, o material de que é feita a palheta (plástico) é diferente daquele que é feito o dedo (espermatozóides).

Cara, pra ter um dedo feito de espermatozóides você deve bater muuuuuuito....

isaqueras
Veterano
# abr/06
· votar


Fritz_mkvl
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!

Steve Harris eh o cara
Veterano
# abr/06
· votar


Minow

pq não gosto cara.... eu acho mais facil tokr com os dedos.... fora q eu naum qro um som 100% palheta, pq se naum acaba tirando a pegada q eh o que define o som do baixista....

Cerberus
Veterano
# dez/06 · Editado por: Cerberus
· votar


Bem, ressussitando do limbo dos tópicos antigos:

isaqueras (ou qualquer um)

No tópico definitivo "Tutorial de Pizzicato" tem algo referente à essa "palhetada com os dedos" também. Nunca levei muito a sério isso, mas agora que estou entrando em semicolcheia com bpm mais altos, tive a idéia de usar isso.

São duas perguntas: 1- É comum usar essa técnica? 2-os exercícios de palheta (normal) pode ajudar a melhorar essa técnica?

mulambo-
Veterano
# dez/06
· votar


quem faz isto e o Geddy Lee, com seu jeito loco de tocar. Por isso tbm toca com um dedo. Se vc usar o pizzicato normal, com os 2 dedos, dah diferenca no som.

Cerberus
Veterano
# dez/06
· votar


mulambo-
legal saber disso. Pelo menos tenho um argumento bom quando o baterista e o guitarrista me chamarem de maluco. ehehehehehehe

Pra mim fica mais fácil palhetar com os dedos do que com a própria palheta, e como a linha de baixo é meio longa numa velocidade alta, mesmo com 3 dedos eu não conseguirei manter a mesma velocidade até o final. Mas como não sei tocar com palheta, vou palhetar com o dedo mesmo.

marcosmps
Veterano
# dez/06
· votar


toque bem proximo da ponte

Krist Novoselic
Veterano
# dez/06
· votar


discordo.. eu so toco do meio pro braço;

Gui
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic
e não sai som de palheta..sai dos dedos normal...

o negocio é deixar a unha crescer...e endurescer ela com casco de cavalo....só que sua unha vai parecer que foi pintada de verde...

marcosmps
Veterano
# dez/06
· votar


Krist Novoselic
cara eu não perguntei onde vc toca!
só digo para o som não dar aqueles picos tocando com dedo!
o jeito é aroximar os dedos da ponte, se vc acha ruin toca com palheta, no baixo tudo temq se acostumar!

lclucas
Veterano
# dez/06
· votar


marcosmps


você está certo tocando mais perto da ponte você tem um ataque maior isso ajuda muito a tentar o som de palheta...

mas o lance msm eh tocar com a unha não precisa deixar crescer ela não...

eu não suporto elas compridas... entaum é só tocar com as pontas dos dedos...

marcosmps
Veterano
# dez/06
· votar



pod cre!
os caras criticam bastante tocar com palheta!
mas tem sons que não ficariam bons tocados pelo dedo!
abraço

kadudu2
Veterano
# dez/06
· votar


toca com a pontados dedos raspando nas unhas mais proximo da ponte ou se a unha for grande toca com elas mais cuidado pra nao kebrar.. uahuhauuahh

lclucas
Veterano
# dez/06
· votar


cuidado para naum descolar a unha neh

Cerberus
Veterano
# dez/06
· votar


lclucas

cuidado para naum descolar a unha neh

bem, não pretendo arriscar tanto. Eu só quero a velocidade proporcionada pela palhetada, não que tenha a sonoridade semelhante à palheta. Acho que fazendo uma pinça (ponta do indicador junto da ponta do polegar) + tocar perto da ponte já deve dar o que procuro.

lclucas
Veterano
# dez/06
· votar


Tocando perto da ponte já o suficiente para velocidade

Bsalheb
Veterano
# dez/06
· votar


talvez se você tocar perto do braço, principalmente se for um jazz bass, e forçar a corda em direção ao braço com uma certa força, pode ser que role. O som fica entre o pull-on e o ataque de palheta.

Viperbass
Veterano
# dez/06
· votar


Eu não me lembro onde eu ouvi falar, acho q foi na cover baixo desse mes, um carinha falando q existe uma maluco q toca como se estivesse segurando uma palheta, porém, sem ela...
Você pode tentar isso...

Quanto ao Geddy, um dia ainda descubro como ele consegue aquele timbre estalado, talvez seja o Jazz Bass mesmo que torna isso possível...

O négocio é ir testando baixos, equalizações e formas de atacar as cordas, até vc conseguir achar algo q se aproxime do som da palheta...

Boa sorte!

Cerberus
Veterano
# dez/06 · Editado por: Cerberus
· votar


Viperbass
Bem, vou pedir licença para entrar neste clube de malucos então...ehehehehe

Já tem até um nome para ao clube: ABPP (Associação do Baixistas que Palhetam sem Palheta)

é bom saber que não sou o único lunático que pretende adotar essa técnica...

EDIT: não sei se ficou claro, mas eu não pretendo abandonar o pizzicato!! Só que quando os bpm aumentar e o pizzicato não conseguir acompanhar, vou tasacar umas "palhetadas sem palheta".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som de palheta com o dedo...