FRETLESS Rock Bass

    Autor Mensagem
    NEtMartins
    Veterano
    # fev/06


    Comprei um Rock Bass Fretless, só pra estudar.. curti bastante.

    Queria saber se tem alguem que possa passar algumas dicas, macetes de fretless!!


    valeu!!!

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    NEtMartins

    E aeh!

    Não sou nenhum expert em fretless, mas umas dicas que posso passar pra vc é treinar afinação, utilizando escalas. Treine bastante slides tbm, que são recursos muito interessantes para o fretless.

    Um macete legal tbm é abusar do trêmulo, que além de dar um efeito muito bacana, ainda "disfarça" as imperfeições... hehehe

    Abraço!

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    marcioazzarini
    Humm.. boca dica! Marcio!!

    Cara, estava vendo este Rock Bass é ativo, pelo que li... mas não vi nenhum compartimento para a bateria, provavelmente esta junto com o circuito interno, depois vou ver...

    Sempre escutei falar que fretless é mais legal passivo, como eu não entendo nada de fretless, tem fundamento isto? "tem" que ser passivo?

    sabe de alguma coisa a respeito?

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    NEtMartins

    Aí é gosto pessoal mesmo cara... Procure ouvir e tocar num fretless passivo, depois compare com o seu e tire suas próprias conclusões... ;]

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Seu fretless tem a marcação dos trastes? Linhas pintadas onde os trates deveriam estar? Se tiver, toque com os dedos EXATAMENTE em cima dessas marcações. Se não, peça pra algum luthier inserir algum tipo de marcação pra vc se orientar, já que está se iniciando neste tipo de instrumento. Pra treinar a memória muscular toque escalas, arpejos, saltos de cordas e saltos de notas distantes numa mesma corda. Nas conduções vc pode utilizar os dedos 3 e 4 da mão esquerda juntos, como se faz nos baixos acústicos, pode ajudar na firmeza e na afinação. Treine tudo "limpo" pra verificar a afinação, se "tremer" demais agora vc pode ter dificuldades pra acertar a nota corretamente depois. O fretless é recheado deste tipo tipo de efeito expressivo, mas primeiramente tente tirar uma boa sonoridade e procure tocar todas as notas bem afinadas, depois estude as outras possibilidades. Comece tocando qualquer frase devagar pra verificar a afinação, depois aumente a velocidade sempre com muita atenção e cuidado. Boa sorte!!!

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pratique bem, se seu Fretless tem marcações, toque encima delas, se não tiver, estude! qualquer vacilo você ja desafina, é foda...

    Pratique slides, e tente tocar mais proximo a ponte, a fim de fazer o famoso ''póuuunnnn''

    NEtMartins
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Blue Jazz / FBassist

    Valeu pelas dicas, será de grande ajuda.

    Vou estudar bastante, a escala não tem nenhuma marcação, mas até que estou conseguindo me virar razoalvelmente bem.

    Blue Jazz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pegue um afinador e marque na lateral do braço - de modo algum por sobre a escala - com uma tirinha retangular bem fina de fita crepe onde estaria o traste, de modo a criar uma visualização mínima - vai ajudar um pouco sem atrapalhar nada na tocabilidade. Procure estudar escalas e arpejos como se faz em instrumentos de arco, 1º posição, 2º posição, etc; estude e de vez em quando confira a afinação. Se sua memória muscular aprender errado depois vai ser fogo consertar.

    FBassist
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pratique, pratique e pratique, é dificil ser 100% preciso, o unico cara que eu conheço que faz milagre no Fretless é o Artur Maia

    Jonathas_Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Precisava de ajuda em saber, se posso transformar meu fretless em normal, trocando o braço... tenho um rock bass... mas nao estou conseguindo firmar as notas... toda hora desafina.. e toco de ouvido... nao manjo nada de partitura e escalas.....

    ClaudioBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Jonathas_Bass

    Desculpe, mas... o amigo já pensou que ao invés de trocar o braço pra transformar um fretless em freted, não seria mais prático começar a estudar e passar a "manjar" alguma coisa de cifras, partituras e escalas?

    É só uma sugestão!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    DaviIceman
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Dou aulas particulares aqui no rio, ensino bastante sobre utilizações do fretlees a tecnicas avançadas, confira:

    Eu dou aulas e ensino tudo isso aí e mais um monte, aqui no Rio, capital.

    Aulas de contrabaixo e violão, particular, metodo próprio, slap, tapping, pizzicato de 3 dedos, todos os estilos musicais. Resultados garantido em 12 anos de aulas em escolas e particulares. Também estudos de harmonia e teoria e improviso. seguindo o gosto do aluno

    you tube: http://www.youtube.com/watch?v=lzRdLWoubnk msn:davi_r@hotmail.com

    TugaBass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    DaviIceman
    Amigo! Parece um pouco deslocado do sentido do tópico! Não?!?

    Jonathas_Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nao ajudou muito nao...

    Will Piasecki
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Jonathas_Bass

    Fala bicho... dá pra levar a escala pra ser refeita e talz num luthier, sai uma grana isso... Já pensou em talvez só inserir marcações? Um braço dificilmente vai sair por menos do que uns 300 contos...

    allexcosta
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    NEtMartins
    Queria saber se tem alguem que possa passar algumas dicas, macetes de fretless!!

    Estude no escuro total, sempre com algum CD ou harmonia tocando. Use cordas soltas o maximo possivel. Estude muito arpejo.

    Ivanov_br
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    é....ClaudioBass, tá faltando estudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a FRETLESS Rock Bass