Som "estalado" é sinal de muita forca na pegada ou tecnica errada?

Autor Mensagem
kan
Veterano
# fev/06


Olá. Procurei no forum e nao vi nada parecido, entao resolvi abrir este topico.

Nao sei se é porque eu bato muito forte nas cordas, ou se é um problema na maneira como eu estou tocando, mas acho que as cordas "estalam" demais.

Quem curte o som do Iron Maiden já deve ter ouvido isso. Sabe aqueles estalos que a gente ouve qd Steve Harris "martela" as cordas do baixo dele? Pois é, só que comigo, no meu humilde cubo Meteoro/Thor, se eu nao tocar bem proximo à ponte (onde a tensao é maior) os estalos chegam a incomodar MUITO.

Tenho um MusicMan SUB perfeitamente regulado, e sempre que toco deixo os controles de modo a tirar um som o mais grave possivel. Gosto muito do som dele e por isso gostaria de tirar o melhor que ele pode oferecer. Tocar perto da ponte foi a solucao q eu encontrei para reduzir ao maximo o som dos estalos, mas eu percebo que existe uma leve diferenca na sonoridade (uma nota tocada proxima à ponte soa mais limpa, enquanto que tocada mais ao meio soa mais "cheia"...ou algo assim).

Entao eu gostaria de saber a opiniao de quem ja toca a mais tempo: os estalos sao um problema de forca, tecnica, os dois juntos ou o q? Como reduzi-los sem ter que tocar mais proximo à ponte?

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


(uma nota tocada proxima à ponte soa mais limpa, enquanto que tocada mais ao meio soa mais "cheia"...ou algo assim).
Isso é completamente normal.


os estalos sao um problema de forca, tecnica, os dois juntos ou o q? Como reduzi-los sem ter que tocar mais proximo à ponte?
Equalização com grande presença de medios, cordas baixas, pegada...


Como reduzi-los sem ter que tocar mais proximo à ponte?
isso é vc que tem que saber e procurar achar o som mais agradavel.

kan
Veterano
# fev/06
· votar


Obrigado pela ajuda, FBassist.

Vou procurar uma equalizacao mais adequada. Mas fora isso vc tem alguma dica para um estilo mais "cavalgado" como o do Steve Harris?

Qd estou tocando alguma coisa mais light, tipo Pearl Jam por exemplo, até dá pra tocar mais ao meio. Mas qd é algo mais rapido, eu tenho que ir para perto da ponte.

Uma vez eu li sobre a posicao correta da mao direita para tirar o melhor som. Acho que foi aqui mesmo. Vou procurar mais.

[]´s!

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


kan
Mas fora isso vc tem alguma dica para um estilo mais "cavalgado" como o do Steve Harris?

da uma olhada nesse Tutorial tem algumas dicas de 3 dedos!

Alastico
Veterano
# fev/06
· votar


Opa..blz??
entao kra...geralmente..o pessual toca mesmo mais perto da ponte...
quando eu tocava iron em umas bandas..eu sempre tocava em cima do Cap da ponte....pelo som ser mais definido...e mais facil de equaliza...dah ateh pra abrir um pouco de medios agudos..=)...

agora tocar mais pro meio..ou perto do braco..eu uso mais em musicas tipo baladas...onde as notas precisam soar mais longas e mais cheias...soh q ae nao uso forca nenhuma....

jah perto da ponte...pode descer o dedo q nun tem problema..=P (na medida neh..)... uso um Music Man Sting 4....=)..

bom..esse eh o meu modo de tocar...=)..eheh..
qualquer coisa..tente usar as cordas com acao um poko mais alta..=)...

abrass

kan
Veterano
# fev/06
· votar


Obrigado a todos!

Quem quiser acrescentar mais alguma coisa, fique à vontade.

MusicMan RLZ!! heehhe

maggie
Veterana
# fev/06
· votar


Parece que o problema é a força e também o local onde tu está tocando. Os "estalados" deveriam ser slaps? =)

kan
Veterano
# fev/06
· votar


O musicman tem um bom espaco entre o final do braco e o captador. Qd toco nesse meio, sem slap nem nada, eu ouco os estalos. Entao eu tenho que tocar no espaco que tem entre o captador e a ponte.

Vou comecar a prestar mais atencao na pegada para ver se tem uma maneira de diminuir os estalos tocando mais ao centro tb.

marcioazzarini
Veterano
# fev/06
· votar


kan

O som estalado ocorre porque as cordas estão vibrando forte demais, e "batendo" no braço. Como está regulada a ação do seu baixo (altura das cordas)??

A ação deve ser regulada de acordo com a pegada do baixista. Se a ação de seu baixo está baixa, vc deve tocar com uma pegada mais suave.
Se vc gosta mesmo de tocar com uma pegada forte, e não pretende mudar sua maneira de tocar, o melhor a fazer é regular uma ação mais alta para as cordas, evitando assim estralos e trastejamentos.

Espero ter ajudado!

Um abraço!

kan
Veterano
# fev/06
· votar


Valeu, marcioazzarini.

Sobre a regulagem mais alta para as cordas eu acho que posso tentar. Apesar de gostar muito da regulagem atual (cordas baixas), se perceber que nao vou conseguir me adaptar eu vou tentar mudar essa regulagem.

Vc toca com as cordas altas? Nao fica mais dificil pra mao esquerda?

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


kan

aperta o primeiro traste e o ultimo, a distancia entre a corda e o 12º traste tem que ficar no minimo uns 2mm

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


Eu resolvi esse meu problema aumentando o volume do ampli :D aí num preciso descer a mão nas cordas pra sair som hehehehe parece zuera mas é verdade... mas eu tb fiz esses esquema q os caras aí falaram tb, de mexer na ação das cordas e tal... eu abaixei mais as cordas hehehe

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Baixista_de_Deus

A pegada é fundamental para a performance de um baixista amigo! nao adianta nada socar o volume no ultimo e tocar com mãos de algodão, o resultado não será o mesmo... o agente tem que saber controlar a força das mãos nas cordas evitando possiveis trastejamentos e ruidos.

marcioazzarini
Veterano
# fev/06
· votar


kan

Eu uso ação relativamente baixa cara... As cordas ficam mais macias, porém qdo comecei a tocar com cordas mais baixas,precisei "reeducar" a maneira de tocar (com pegada mais leve). Mas o importante é achar uma regulagem em que vc se sinta bem tocando, e que vc consiga tirar um som que vc goste. Eu, por exemplo, deixo as cordas de meu Jazz BAss com um leve trastejamento, pra ter uma "assinatura sonora". Já no meu Ibanez, o trastejamento é mínimo, mesmo com ação baixa.

FBassist

A regulagem da altura das cordas depende de cada um cara... Não adianta colocar medida. Se o cara tem uma pegada forte por opção, ele precisará tocar com a ação mais alta mesma...

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


marcioazzarini

olha postou no mesmo momento que eu!!!
hehehe! o lance dos 2mm é padrão! menos que isso não é viavel.
agora se o cara tiver mais pegada, ele precisará de uma regulagem mais alta, mas eu aposto que ele não fará nem 50% das tecnicas alem do pizzicato por causa da altura das cordas.

Renato Dell
Veterano
# fev/06
· votar


Será slap??

maquiro
Veterano
# fev/06
· votar


Às vezes as pontas das unhas, quando estão passando da ponta dos dedos, fazem um barulho parecido com trastejado. Como toco violão, nunca cortava as unhas "no talo". Nas minha primeiras aulas de baixo o professor me deu o toque de que o estalado que eu pensava ser nos trastes era na pontinha de unha que estava sobrando. Era uma ponta minúscula que alterava sensivelmente o som. Cortei bem curta e o som do pizzicato ficou aveludado.

Centauro
Veterano
# fev/06
· votar


kan
Acho que o pessoal já informou tudo de mais importante em relação a pegada, tensão das cordas, altura, posição da mão direita etc, mas o que o Baixista_de_Deus disse não é bobagem, talvez você tenha educado sua pegada mais forte em função do amplificador ser pequeno e pouco potente (disse um meteoro thor, é de 30w não é??) para ter um maior volume e como o FBassist também disse, muita tensão ou altura elevada das cordas irão te dificultar outras técnicas além do pizzicato...eu acredito que o melhor é você usar um aplificador mais potente que permitirá você tocar "mais à vontade" e talvez sem perceber comece dosar melhor sua pegada e não precise mexer na regulagem de seu baixo que você disse que gosta assim, abraço...

Baixista_de_Deus
Veterano
# fev/06
· votar


FBassist
Então cara, o q eu quis dizer não é pra ele socar volume no amp e tocar com mãos de algodão heheheh mãos de algodão eh foda, gostei do termo hahah. O que quis dizer é pra ele tentar regular direito o volume do ampli e tentar tocar um pouco mais de leve. Pegada não é tocar com força. Eu quis dizer exatamente o q vc disse: agente tem que saber controlar a força das mãos nas cordas evitando possiveis trastejamentos e ruidos.

Bom, é isso... num sei se dá pra entender direito, é mais ou menos isso.

Um Abraço!!

dpcl
Veterano
# fev/06
· votar


cara..minhas cordas ficam altas,...eu tenho o mesmo problema que vc, e a única solução foi subir as cordas..não me sint bem tocando com mãos de algodão, ainda mais quand pego uma palheta e minhas palhetadas são fortes....com as cordas altas, exige mais força da mão esquerda, mas é uma coisa miníma!

kan
Veterano
# fev/06
· votar


Muitissimo obrigado a todos! Vou comecar tentando reeducar a pegada e, se nao sentir confortavel, vou regular as cordas um pouco mais altas. A opcao de um cubo melhor tb esta devidamente anotada. O Thor é mesmo uma droga eheheheh (mas pelo preco que eles cobram nele, até que dá pro gasto).

Obrigado a todos! Esse forum é um achado. Espero que continue sempre assim. No que eu puder ajudar tb vou postar aqui. VALEU!

[]´s!

Ernani_Harris
Veterano
# fev/06
· votar


diminui os medios coloca graves e tira todos os agudos...melhora bastante... sou fã do harris + direto stalado nao dah.. vlw!!!abç

dpcl
Veterano
# fev/06
· votar


Ernani_Harris
num pedal..cmo q eu faç isso?..lá nao diz oqé medio e o q é grave...ou qlqr coisa assim..só tem números lá =(

elvisinbrain
Veterano
# fev/06
· votar


meteoro thor? deve ser igual o meu

treble- agudos (10 khz)
middle- medios (1 khz)
bass - graves (60 khz)

pelo menos eh oq esta escrito no meu

qto a pegada, eu aconselho q vc deixe seus dedos perpendiculares às cordas, e dê uma puxada(puxada mesmo) para cima. eh questao de treino e auto-controle. faço isso jah a alguns meses e so estou tirando estalado agora quando eu quero.

oq eu fazia antes(e acho q vc esta passando por isso) era simplesmente dar pancadas na corda, raspando a ponta do dedo na lateral da corda, dando estalados a cada dois nanosegundos.

fica realmente foda explicar sem foto, mas enfim.... como exemplo, tente ver algum video do flea para tentar captar oq eu disse

kan
Veterano
# fev/06 · Editado por: kan
· votar


elvisinbrain, exatamente que tipo de exercicio vc fez para comecar a perder esse vicio?

Fullmetal
Veterano
# fev/06
· votar


Eu tenho esse problema dos estalos... mas só quando toco rápido. acontece no meu caso é que não é questão apenas de força demais, mas força desigual. Então comecei a usar Limiter com a compressão no máximo toda vez que toco uma frase mais rápida. Melhorou um bocado.

sim, eu sei que é uma solução sem vergonha =P

Mr Moses
Veterano
# fev/06
· votar


kan

Essa história se passou comigo tbm. E testei tudo que foi dito aí. Aumentei o volume do ampli pra poder tocar mais macio e diminuir os estalos, só que não sou eu tocando... hehehhe... uma das minhas características é a pegada agressiva tocando, então, não deu certo.

Já mexi na equalização, diminuindo os agudos, ou usando o mínimo possível do Tone no meu Fender. Levantei a ação das cordas, o que realmente deu uma ajudada legal.

Mas uma das coisas importantes que percebi e que talvez seja seu caso diz respeito à marca do ampli. Cada marca tem suas características sonoras e já percebi uma acentuação muito grande dos agudos nas Meteoro. Eu tenho uma Star Black Plus, e quando toco nela tenho q tomar várias preucações pra evitar o excesso de estalado. Quando se trata de slap, não há do q reclamar.

Já em Staner's ou Peavey's, ou em algumas séries da própria Meteoro, mesmo tocando com a mesma equalização e com a mesma pegada, e todo o resto igual, eu não tenho esse excesso de estalados incômodos.

Experimenta diminuir bastante os agudos no teu ampli (deixa em cerca de 40%), principalmente se ele tiver tweeter. E experimenta tocar num ampli de outra marca pra ver se vc tbm repara essas diferenças.

Abraços

kan
Veterano
# fev/06 · Editado por: kan
· votar


Mr Moses (o baixo da SODABILLY, eheheh), me diga pro favor: hj em dia vc toca com as cordas mais altas ou ja melhorou a tecnica e consegue ter pegada sem estalos com cordas baixas?

Que tipo de exercicio o ajudou a melhorar?

FBassist
Veterano
# fev/06
· votar


Gente! o ''Estalado'' é as cordas batendo nos trastes, ou porque o baixo não está regulado direito, ou porque estamos tocando muito forte, isso fica muito pior quando acentuamos os medios, os agudos e graves não tem nada a ver!
Tenta deixar a equalização em ''Flat'' todos os potenciometros no meio e olhe a diferença, ou se possivel tente tocar mais proximo a ponte, todos os baixos fazem barulho se você tocar forte, se vc tem bastante pegada entao se acostume com isso, pq mesmo vc aumentando as cordas no maximo de altura, pode ter certeza que você terá dificuldades para fazer as tecnicas demais.

kan
Veterano
# fev/06
· votar


Eu ja to acostumado (e conformado) a tocar proximo da ponte. Mas convenhamos que o som nao fica tao "cheio"...

Eu tava tocando com o ampli bem alto, a galera la de casa ja estava pirando. Aí resolvi comprar um desses headphones de retorno da KOSS.

Aprovadissimo!! O bicho tem uma definicao absurda. Parece que eu to com o meu ampli na cabeca. Os graves sao reproduzidos tao fielmente que eu ja nem penso mais em comprar outro cubo para estudo. E o melhor: nao incomoda ninguem eheheheh

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som "estalado" é sinal de muita forca na pegada ou tecnica errada?