【FIXO】 Tutorial de Pizzicato (by Computer Phantom VIII)

Autor Mensagem
Computer Phantom VIII
Veterano
# set/05 · Editado por: Computer Phantom VIII


Ae pessoal, blz?? Estou fazendo um tutorial sobre a técnica do Pizzicato (lê-se "pitzicato"). Ele pode aparentar ser uma técnica simples, sem muita variações, mas se aprofundarmos o nosso estudo sobre veremos que isto não é verdade. Este é o primeiro de uma série de tutoriais que irei postando aqui, trantando de assuntos, que vão além deste, como por exemplo: técnicas de mão esquerda, técnicas de palheta, Tapping, Slap e percurssão.

1 - Bom, vamos começar. Primeiramente vou montrar as várias aplicações do Pizzicato. ATENÇÃO: estas não serão todas, existe muito ainda para desenvolver ;).

Pizzicato de 2 dedos.

Este é o Pizzicato mais básico, utiliza-se os dedos idicador e médio. Usado na maioria das músicas, pois é uma técnica fácil. Dá uma sonoridade do tipo: dum-dom-dum-dom...

Pizzicato de 3 dedos

É umas técnica não aconselhada para iniciantes, pois precisa-se de uma boa coordenação motora, e caso não a tenha o som pode sair muito sujo, além de lento, pois para conseguir velocidade nesta técnica é preciso treinar muito. As vantagens do Pizzicato de 3 dedos são que os músculos se cansam menos e consegue-se tocar muito mais rápido. Possui uma sonoridade do tipo dum-dom-dim-dom-dum-dom-dim.

A sequência é: I-M-A-M-I-M-A

I = Dedo indicardor
M = Dedo médio
A = Dedo anular

Pizzicato de 1 dedo

É usado apenas com o dedo indicardor, e serve para tocar com a mesma batida, tipo: dum-dum-dum. É aconselhável utiliza-lo em passagens mais lentas.




2 - Cavalgadas

Cavalgas são formas de usar o Pizzicato com uma sonoridade mais "cavalgada", tipo: dum-dom-dim-pausa-dum-dom-dim... Têm uma boa aplicação em partes corridas e agitadas das músicas.

Existes cavalgas de 2 e 3 dedos.

As de 2 dedos são:

I-M-I Pausa I-M-I...

ou

I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa-I-Pausa-I-M-I-2 X Pausa...

As de 3 dedos são:

A-M-I-Pausa-A-M-I-Pausa

ou

M-A-M-I-Pausa-M-A-M-I-Pausa

ATENÇÃO: estas são apenas sugestões de como se fazer a cavalgada.

3 - Aplicações

Uma coisa que influencia no som é o local da corda onde você vai fazer o ataque. Enxistem vários jeitos:

Braço

Você pode apoiar o dedo polegar sobre a escala e tocar assim, isto vai produzir uma sonoridade grave e com menos punch.

Captador do braço

Produz uma sonoridade um pouco menos grave, com um pouco a mais de punch.

Corda

Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ultima corda (para isto é bom ter uma COntrabaixo de 5 cordas), entre os dois captadores. Produz uma sonoridade média.

Captador da Ponte

Cria uma sonoridade mais aguda e com bastante punch.

Ponte

Consiste em apoiar o dedo polegar sobre a ponte. A sonoridade é muito aguda e com muinto punch. Além de proporciar uma técnica de pizzicato extremamente rápida, pois a corda nessa região oferece uma resistência maior.



4 - Ultimas considerações sobre o Pizzicato

Esta técnica é corretamente realizada não puxando a corda, mas sim raspando os dedos sobre elas.

5 - Conclusão

Como pode-se ver, o Pizzicato é uma técnica bastante versátil que permite tirar sonoridades bastante diferentes. Boa sorte nos treinos. E caso alguém queira divulgar este artigo, por favor me avise mandando um e-mail para egregora arroba gmail.com e coloquem os devidos créditos. Vlw

jrcintra
Veterano
# set/05
· votar


ah kra... ta mto bom o topico
porem, acho q vc deveria mostrar aos iniciantes q o pizzicato com 3 dedos tb pode ser executado por ANELAR MEDIO INDICADOR / ANELAR MEDIO INDICADOR....
eu particularmente prefiro assim... e tem gente q pode ou nao c adaptar melhor a um ou a outro

jrcintra
Veterano
# set/05
· votar


"4 - Ultimas considerações sobre o Pizzicato

Esta técnica é corretamente realizada não puxando a corda, mas sim raspando os dedos sobre elas. "
Salvo nos casos em que o baixista tocar GROOVES ne ;)
parabens pelo topico kra

Computer Phantom VIII
Veterano
# set/05
· votar


jrcintra
Eu deixei claro que eles poderiam criar outras formas de Pizzicato, aquelas foram apenas ideias. E obrigado por ter lido e opinado sobre o trabalho.

Rafael Walkabout
Veterano
# set/05
· votar


Bacana o tópico :)

tatubass
Veterano
# set/05
· votar


parabens pelo topico!!!

agora uma duvida: é errado fazer no pizzicato 3 dedos anelar/medio/indicador ??

vlw ae!

Guto EADG
Veterano
# set/05
· votar


tatubass
eu faço assim.. por exemplo as semicolcheias eu toco AMIM AMIM AMIM
> > >


alias eu praticamente sempre uso o anelar na cabeça dos tempos....

jjmartins
Veterano
# set/05
· votar


Computer Phantom VIII
Beleza cara ! vamos nos ajudar.No pizzicato de dois dedos , temos que dar atençao!! "principalmente na subida do pizzicato",ou seja da corda G a corda E . Quando decemos,decemos alternando os dedos ótimo! mas quando subimos,devemos ter cuidado!!!!por ex: os dedos I e M tocaram a corda G o mesmo dedo M que tocou por ultimo a corda G,deverá tocar a corda D,em seguida o I , o mesmo I deverá tocar a corda A. e assim por diante.Éssa é a maneira correta da subida do pizzicato.Esse tópico é´muito importante parabens cara,com o pizzicato errado tocamos mal,vamos corrigilos.

Computer Phantom VIII
Veterano
# set/05
· votar


jjmartins
Essa da subida do Pizzicato eu nem sabia! Vlw! E pow, Pizzicato parece ser simples mas merece muito mais atenção, isso ae! Rafael Walkabout
tatubass
Eu só mostrei algumas formas, mas vc pode fazer do jeito que achar melhor.


Rafael Walkabout

Vlw ae.

Guto EADG
Veterano
# set/05
· votar


jjmartins
isso se chama sweep.... (aproveitar um mesmo dedo ou movimento de palheta) eh realmente mais eficaz... mas sera q existe CERTO e ERRADO?...

jjmartins
Veterano
# set/05
· votar


Guto EADG
Dai beleza cara? se realmente é mais "eficaz..." é o certo não acha???? todos falam de pizzicato mas ninguen toca nesses pequenos detalhes,por isso toquei no assunto.só quero ajudar aqueles que estão começando a não cometer as mesmas falhas que eu vim a cometer um dia.E se existir uma maneira mais correta nos ensine por favor.....tudo de bom cara!!!

tatubass
Veterano
# set/05
· votar


Computer Phantom VIII

ahh simm hehe vlw

Ernani_Harris
Veterano
# set/05
· votar


vlw pelo topico... mto bom... sei fazer com 2 e 3... mas com 3 tenho o certo vicio da cavalgada... queria conseguir fazer direto..como um helicoptero ... tem algum jeito diferent d fazer o pizzicato pra isso... tem q conseguir ligar uma batida tripla...(AMI) na otra. ou fazer (IMAM-IMAM)com mta velocidade msm???abraço e fuiz

mosca
Veterano
# set/05
· votar


eu faco q nem o Billy Sheehan, AMIAMIAMI

moog
Veterano
# set/05 · Editado por: moog
· votar


Computer Phantom VIII
parabens pelo topico amigo... mto util!! =)


eu faco AMIAMIAMI (2)

Ngm
Veterano
# set/05
· votar


Ótimo tópico! Só que poderia passar mais possibilidades de "combinações" de dedos pra ajudar os iniciantes. Eu por exemplo, quando toco com três dedos, faço no esquema AMI, só que eu sempre começo com o médio! Então fica MIA MIA MIA. Quando eu toco com dois, é MI MI MI, E quando toco com um é com o M.

E quanto a esse negócio de sweep e tal, não existe realmente um jeito certo. Isso vai muito de gosto e ocasião. Eu raramente uso essa técnica porque eu não acho legal.

Computer Phantom VIII

E eu não entendi a parte em que você disse pra apoiar o polegar na ponte. Se eu fizer isso, os meus dedos vão ficar pra "fora" e não vai dar pra tocar as cordas... ou você entorta a mão mesmo? hehehe

Egregora Digital
Veterano
# out/05 · Editado por: Egregora Digital
· votar


Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao pessoal ae. Estou upando o tópico pq ele tem informações úteis. OBS.: Troquei de nick.


Ernani_Harris

O negócio é você fazer A M I M.

Ngm
E eu não entendi a parte em que você disse pra apoiar o polegar na ponte. Se eu fizer isso, os meus dedos vão ficar pra "fora" e não vai dar pra tocar as cordas... ou você entorta a mão mesmo? hehehe


A mão entorta mesmo, por isso é bom sempre aquecer e fazer alongamento.

Egregora Digital
Veterano
# out/05 · Editado por: Egregora Digital
· votar


Continuação do tutorial


Conseguindo altas velocidades


Ae pessoal, aqui vou passar algumas dicas que aprendi escutando o baixista Steve Harris do Iron Maiden, que eu considero um mestre na arte do Pizzicato.

Para se conseguir altas velocidades primeiramente é preciso estar com as mão devidamente alongadas e aquecidas. Uma coisa que ajuda muito é tocar no captador da ponte, pois as cordas oferecem maior resistência, fazendo com que o dedo volte com mais velocidade e assim possa rapidamente estar preparado para fazer outro ataque.
Uma outra coisa é deixar o dedo polegar sempre na corda acima ou no captador caso você esteja tocando a última corda, pois assim o dedo que estava voltando depois de acar a corda vai bater no polegar e voltar para atacar a corda novamente.


Pizzicato de 1 dedo

Para alcançar a mesma velocidade que se consegue com um Pizzicato de 3 dedos, usando apenas um dedo é tocando com o indicador, e não apenas puxando a corda, mas empurrando-a também.

Stank
Veterano
# out/05
· votar


Computer Phantom VIII
Parabens pelo tópico. Dificil achar gente com paciencia para escrever tanto quanto vc escreveu e entrando em varios detalhes menores.

Só faltou um parte sobre sweep.

Ótimo tópico.. keep it up!

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Vlw ae pessoal pelas sugestões.

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Parte 3






Sweep

Esta é uma técnica na qual você aproveita um movimento para fazer vários. Quando se está em uma corda e precisa-se passar para outra imediatamente acima, ao invéz de se usar um dedo para puxar cada corda, utiliza-se o que foi usado para atacar a corda abaixo.

Exemplo:




G-----0-------------------------------------------------
D--------0----------------------------------------------
A-----------0-------------------------------------------
E--------------0----------------------------------------


Em vez de utilizar um dedo para cada corda, aproveita-se o movimento do dedo uzado para atacar a corda Sol, puxando-o para cima e atacando as outras cordas.



Conclusão

É uma técnica que precisa de prática, mas que possibilita alcança grandes velocidades.

Egregora Digital
Veterano
# out/05 · Editado por: Egregora Digital
· votar


Parte 4


Tocando acordes


Existem várias formas de se executar um acorde, que é um conjunto de 3 ou mais notas, apesar de existirem os bicordes, que usam apenas 2. Uma delas seria usar o 2 ou mais dedos, ao mesmo tempo, para puxar cada corda. Uma técnica para deixar uma sonoridade mais ritmada, que funciona melhor em bicordes seria alternar os dedos usados para puxar as cordas, ou seja, primeiro usa-se o indicador para puxar uma corda, no próximo acorde usa se o médio (isto foi apenas um exemplo). Outro exemplo seria:

<pre>
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A-----7--7---------------------------------------------
E-----5--5---------------------------------------------
</pre>

No primeiro bicorde usa-se o dedo indicador para atacar a corda Mi e o médio para atacar a A, no outro bicorde
inverte-se os dedos.

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Ae moderadores, por favor, coloquem este tópico no stick

Liniker
Veterano
# out/05
· votar


Ae moderadores, por favor, coloquem este tópico no stick (2)

ta muito bom esse tópico

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


(!)

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Usando os dedos como palheta


O problema de usar palheta é que ela dificulta o uso de outras técnicas, então uma forma de se alcançar um timbre próximo ao da palheta é juntar o dedo polegar ao indicador, e palhetar as cordas com eles. Com esta técnica fica mais difícil fazer Upstrokes (palhetadas para cima), mas com treino é possível.

Liniker
Veterano
# out/05
· votar


tem algum exercício pra pega velocidade nos 3 dedos???pra fazer semicolcheia por exemplo! vlw

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Liniker

O negócio é praticar, ir devagar para pegar até pegar coordenação. Um trino bom para desenvolver os 3 dedos é:


G-------------0-0---------------------------------------
D---------0-0-----0-0-----------------------------------
A-----0-0-------------0-0-------------------------------
E-0-0---------------------0-0---------------------------


Liniker
Veterano
# out/05
· votar


qual a digitação da mão direita??? se tem msn???

Egregora Digital
Veterano
# out/05
· votar


Liniker



A M I M A M I M A M I M A M
G-------------0-0---------------------------------------
D---------0-0-----0-0-----------------------------------
A-----0-0-------------0-0-------------------------------
E-0-0---------------------0-0---------------------------

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tutorial de Pizzicato (by Computer Phantom VIII)