Muita técnica, mas pouca criatividade...

Autor Mensagem
Psyco_Terapy
Veterano
# jun/05


O que vocês acham a respeito disso. Pois já vi baixista com bastante técnica e não serem muitos criativos em suas linhas, o que faz eles ficarem jogando geralmente as mesmas passagens ou figuras nas músicas, em compensação ja vi outros q a técnica nao era uma maravilha mas eram totalmente criativos.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# jun/05
· votar


e a mais pura verdade.
alguns enchem de notas um groove e parece que e uma coisa mecanica.
já alguns com pouca tecnica arrebentam.

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


O velho papo de "FÍLINGUE" X TÉCNICA...

Já fizeram inúmeros tópicos sobre esses assuntos por aqui. Só dá confusão.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# jun/05
· votar


putz
e melhor fechar então.

Hyllop
Veterano
# jun/05
· votar


nao fecha nao kra!!!

loudenvier
Veterano
# jun/05
· votar


Bom, eu acho que técnica aliada a criatividade, somando um pouco de sorte, com as perspectivas quânticas.... Ah...... Não importa.... Realmente este tópico pode degringolar para ataques pessoais..... Na música clássica temos pianistas virtuosos e fabulosos que não são compositores... Mas será que não são criativos? Sim, eles são criativos na hora de interpretar uma música... Eles colocam sua alma... Resta-nos decidir do que gostamos mais, virtuosismo ou criatividade. Depende mais do ouvinto do que do músico.

Hyllop
Veterano
# jun/05
· votar


Se quiser eh so mudar de assunto. nao fecha o topico. vai ter criado a toa.

escreve o novo assunto do topico.

rushrush
Veterano
# jun/05
· votar


escreve o novo assunto do topico.

POis bem, o que vcs acham das mulheres me acharem o cara mais bonito do planeta?

PUTZ!!! Foi mal, vou durmir!

HdP2
Veterano
# jun/05
· votar


Pq Heavy Metal is the Law?

Andre Passos
Veterano
# jun/05
· votar


Esse negocio de muita nota e pouco feeling e complicado, me lembro de uma historia, que certa vez aqui na minha cidade um guitarrista de um grupo das antigas ia sair, dai fizeram testes com diversos guitarristas novos, dentre eles tinha um muleque q destruia a guitarra, tocava muitas notas por segundo, dai perguntaram para esse velho guitarrista:"Tah vendo cara, olha o q esses muleques atualmente estao fazendo...".A resposta foi simples e perfeita axo que resume td sobre que tem muita tecnica, velocidade, e pouco feeling(e claro que desenvolver tecnica e uma serie de coisas eh muito importante.Voltando ele respondeu assim:"E cara, mais tem uma coisa...a nota que ele tah procurando ai na guitarra eu jah axei faz teempo".

Lucas Gatto
Veterano
# jun/05
· votar


um, consigo tirar uma musica rapida, mais nao consigo improvisar com velocidade, estranho né? deve ser uma deficiencia minha.... uhuhuh

Steve Harris eh o cara
Veterano
# jun/05
· votar


vixi cara...eu so um exemplo perfeito heheheh....eu m foquei mtooooooooo em treinar minha tecnica, depois d tokr um ano d baixo ninguem acredita q possa tokr musicas tao complexas tecnicamente como eu tenho tocado....minha tecnica evoluiu mtooooo nesse tempo, aprendi a fazer slap mtooo rapido cum hammer-ons, dead notes, pull-offs, slides e etc....aprendi alguma coisa de tapping (nunca curti mtooo esse tecnica), e to cum um pizzicato de 2 dedos fudido.....to mandando musicas de semicolcheia a 170 bpm sem problemas d cansaço como musicas do angra, e tbm to cum mta agilidade na mao esquerda...

depois d m focar pra caramba fikndo soh na tecnica eu acabei ficando cum a maior deficiencia em teoria, eu tenho ideia de como sao umas 3 escalas, uns 4 arpeijos e soh......mais nada alem disso......mta gnt fala q o q eu fiz foi babaquisse (como o guitarrista da minha banda, onde aconteceu o contrario, ele toka a 4 anos e c foco muito em teoria, eu em 1 ano to cum uma tecnica melhor do q a dele e ele diz q foi ridiculo o q eu fiz, q eu fiquei cum deficiencia e etc.....mas ele tbm sente falta d mais tecnica...)

bom mas pra mim eu acho q valeu a pena, eu nunca me interessei muito por teoria, acho q essa parte tm q vir d dentro, vc tm q definir o q a musica esta pedindo atraves do seu sentimento na hra...

enfim..pra qm teve saco de le tudo isso, eu acho q criatividade x tecnica varia de pessoa pra pessoa, cada um sente o q eh mais importante no momento e vai em frente....

rfasioli
Veterano
# jun/05 · Editado por: rfasioli
· votar


Exemplo típico: O disco Mrs. Funk do Pixinga.
Muita técnica, mas as músicas são horríveis! Muito mal gosto!!!

Dá vergonha ouvir aquilo, é capaz de acharem que é alguma coisa tipo Cláudinho e Bochexa...

rfasioli
Veterano
# jun/05
· votar


Mas tem kras com técnica e filling...Victor Wooten, Arthur Maia, G.Lee...

Half
Veterano
# jun/05
· votar


Esse é um assunto muito batido, mas pra não cair em clichê:

Feeling - Impossível sem técnica. Digo técnica não no sentido de saber fazer tudo quanto é malabarismo, mas por exemplo, ter um pizzicato no mínimo suficiente pro que toca.

Técnica- Possível sem feeling, porém, com resultados duvidosos.

Half
Veterano
# jun/05
· votar


rfasioli
Exemplo típico: O disco Mrs. Funk do Pixinga.
Muita técnica, mas as músicas são horríveis! Muito mal gosto!!!

Dá vergonha ouvir aquilo, é capaz de acharem que é alguma coisa tipo Cláudinho e Bochexa...

Aff não fala merda... Quem disse que o seu gosto que é o bom?

Psyco_Terapy
Veterano
# jun/05
· votar


Não vejo como clichê, pois não queria entrar no assunto de feeling e técnica, mas sim tecnica e saber empregá-la de forma criativa. Falo isso pq conheço bandas q tem baixistas "legais", legais não virtuoses, mas as linahs de baixo são deliciosas de ouvir. Por outro lados ouço outros caras, (pixinga, ja q citaram ele), q parece uma abtedeira ambulante. Te muma técnica incrivel, mas não sabe fazer coisas criativas com a mesma!

Psyco_Terapy
Veterano
# jun/05
· votar


Um addendo: Eu sou a favor da técnica, quanto mais melhor, com a criatividade do músico, só tem a somar!

Bico
Veterano
# jun/05
· votar


É, eu não querira dizer pra fecharem o tópico ou mudarem de assunto, não. Só estava fazendo previsões, aehae.

:"E cara, mais tem uma coisa...a nota que ele tah procurando ai na guitarra eu jah axei faz teempo".

Hhaa! Achei engraçado isso. Bem "resposta de velho" mesmo, aheah.

Mas eu tb acho q técnica e feeling podem coexistir. Aliás, não só podem como devem.

pagode alto astral
Veterano
# jun/05
· votar


"E cara, mais tem uma coisa...a nota que ele tah procurando ai na guitarra eu jah axei faz teempo".



Esse cara se sentiu o Mestre Yoda falando isso.

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Técnica: "É o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade. Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica. A técnica implica no conhecimento das operações, como o manejo das habilidades, tanto das ferramentas como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o médio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir. Só os humanos são capazes de construir, com a imaginação, algo que logo podem concretizar na realidade.

A palavra se origina do grego techné cuja tradução é arte. A técnica, portanto, confundia-se com a arte, tendo sido separada desta ao longo dos tempos."



Fonte: Dicionário Wikipédia
================================================


Eu tenho um sonho... posto aqui desde 2002, e desde aquela [epoca o povo não se emenda e continua com esse papo infantil... eu tenho a esperança de um dia ver esse forum crescido e amadurecido :-)


Um dia... ahhhh... um dia...

Psyco_Terapy
Veterano
# jun/05
· votar


Puta merda, todo mundo entendeu errado...

Eu tenho um sonho.. que as pessoas saibam interpretar o q lêem!

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Psyco_Terapy
Cara... tipo assim... você só falou de outra maneira, mas o assunto é o mesmo :-)
Ou será que todos que postaram entenderam errado?

Psyco_Terapy
Veterano
# jun/05
· votar


nukebass
é o seguinte, a galera desvirtuou. Eu só queria fazer um comentário, pq eu ouço algumas bandas q os baixistas não são virtuoses, (nem toscos), mas são bem criativos. E mesmo com uma técnica não tão apurada, fazem linhas criativas e boas de ouvir, ao contrário de uns extremamente técnicos, mas não sabem usar a criatividade!
Agora o pessoal já leva para o lado de q o cara q tem um não tem o outro.
Mas é uma questão de escola que cada musico quer seguir. Em instrumentos de sopro existe muito isso. A escola européia é caracterizada pelo malabarismo virtuosístico, já a americana pela potência de som. Eu admiro ambas, não tem como definir qual é a melhor ou mais útil!

Daniel Duluoz
Veterano
# jun/05
· votar


A grande quantidade de técnica mata qualquer criatividade.

FDG
Veterano
# jun/05
· votar


Eu tenho um sonho... posto aqui desde 2002, e desde aquela [epoca o povo não se emenda e continua com esse papo infantil... eu tenho a esperança de um dia ver esse forum crescido e amadurecido :-)


Um dia... ahhhh... um dia...


putz,é verdade,desde 2002 é assim

nukebass
Veterano
# jun/05
· votar


Psyco_Terapy: "Agora o pessoal já leva para o lado de q o cara q tem um não tem o outro."

Aahh sim! Saquei ;-)

Ngm
Veterano
# jun/05
· votar


Esse negócio de técnica e criatividade é polêmico mesmo, mas eu nunca entendi bem porque... afinal, como disse ali o nukebass, técnica é só um procedimento para se fazer a música, e não exclue de forma alguma a criatividade. Infelizmente tem gente que acha que são coisas optativas: ou um ou outro...

brgodie
Veterano
# fev/06
· votar


loudenvier
virtuosos e fabulosos que não são compositores... Mas será que não são criativos? Sim, eles são criativos na hora de interpretar uma música... Eles colocam sua alma... Resta-nos decidir do que gostamos mais, virtuosismo ou criatividade


ehh.. tu acabou de destruir meu mundo..rs
vivendo e aprendendo, achei lindo oq tu disse! haha...rss
sempre fui total adepto dos criativos!... e foda-se aos q só faziam a interpretação...
acho q eu nao parei pra pensar q interpretar eh qse tão importante q criar... e se vc for ver ta tdo na mesma coisa..........

hehe valew ae!

nukebass
Veterano
# fev/06
· votar


vixi cara...eu so um exemplo perfeito heheheh....eu m foquei mtooooooooo em treinar minha tecnica, depois d tokr um ano d baixo ninguem acredita q possa tokr musicas tao complexas tecnicamente como eu tenho tocado....minha tecnica evoluiu mtooooo nesse tempo, aprendi a fazer slap mtooo rapido cum hammer-ons, dead notes, pull-offs, slides e etc....aprendi alguma coisa de tapping (nunca curti mtooo esse tecnica), e to cum um pizzicato de 2 dedos fudido.....to mandando musicas de semicolcheia a 170 bpm sem problemas d cansaço como musicas do angra, e tbm to cum mta agilidade na mao esquerda...

(...)


Hehehe... só tem garoto "modesto" aqui nesse FCC :-)
Será que aquele ditado é correto mesmo? -->

"Cão que ladra não morde"

Hehe... só vai testando mesmo... ;-P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Muita técnica, mas pouca criatividade...