Dúvida sobre a função do Baixo numa banda

Autor Mensagem
Walker
Veterano
# jul/03


Nunca entrei nesse tópico, por isso se tiver algum tópico parecido,me desculpem. É o seguinte: toco violão( sem prof), e aprendi (não sei se é certo...) fazer uma linhas de baixo só com as notas, sem acordes. Tipo, pego os acordes em pestana( violão) e coloco só a nota dominante. é certo fazer isso? tocar baixo como base é só fazer isso? e a as linhas de baixo, são obrigatórias? desculpe-me a ignorância, mas não tenho a quem perguntar...

Digao
Veterano
# jul/03
· votar


Nao sou baixista mas vou fazer uma analogia...

Se uma banda e uma casa... o baixo e o chao...

rpassaro
Veterano
# jul/03
· votar


ou o teto!!!

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Tomo aqui as sábias palavras do grande Arthur Maia:
"O Baixista é como se fosse o 'Zagueiro', ele fica por ali, cuida da defesa e é um dos que menos apareçe... mas isso não significa que ele não possa fazer bonitos 'gols'!!!

Falou tudo grande Arthur!!!

Narcotico_baixista
Veterano
# jul/03
· votar


Utilizando da analogia feita pelo sr. Arthur Maia eu digo não existe time bom sem uma zaga boa.
As atenções pelo grande publico ficam focadas nos atacantes (não preciso dizer quem são) mas se o time não tiver a zaga, o time desmonta.
Por sinal o Arthur é um verdadeiro goleador...

rpassaro
Veterano
# jul/03
· votar


Nenhum time é campeão se não tiver uma zaga boa!!!

Komedia
Veterano
# jul/03
· votar


O baixo é o que liga a guitarra (e outros instrumentos de harmonia como teclado, instrumentos de sopro, etc) à bateria.

HignocliuS
Veterano
# jul/03
· votar


HMmmmmmmmmmm... Essa é a resposta padrão, mas o baixo pode também ser o destaque da banda e deixar o guitarrista no chinelo. Depende da habilidade do peão.

Uma banda boa pra quem quer escutar umas músicas onde é o baixo que domina a parada é Dark Hall. É um estilo meio Jazz expetimental instrumental, muito foda por sinal.

Em http://www.stevedigiorgio.com/music.html tem umas 2 pra baixar.

O baixo também serve pra ficar fazendo BOOM BOOM BOOMBOOMBOOM BOOM, ou dependendo estilo fazendo BOOM PÉU BOOM PÉU BOOM PÉU BOOM PÉU

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


HignocliuS: "O baixo também serve pra ficar fazendo BOOM BOOM BOOMBOOMBOOM BOOM, ou dependendo estilo fazendo BOOM PÉU BOOM PÉU BOOM PÉU BOOM PÉU"

HUOEIHUEOIHUEOIHUEHOEUI!!!

AFINAL??? O QUE SIGNIFICA ISSO???

maggie
Veterana
# jul/03
· votar


Walker
O ideal é que tu faça umas linhas melódicas não se baseando só na dominante do acorde. Pegue por exemplo a combinação I - III - V e vá treinando...

Também dá pra fazer um slaps, puxar da oitava da nota, etc

Se fizer só a dominante a música fica um pouco vazia...

* Lembrando que não sou baixista e isso é só um palpite!! hehe

HignocliuS
Veterano
# jul/03
· votar


BOOM é o Mizão (E) e PÉU é a oitava num Slap...

Meus colegas que falam: "Vc fica tocando essa coisa que todas as cordas fazem BOOM BOOMBOOMBOOM BOOM BOOM." uhaeuhaeuaehuheuahuhaeuhe

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Walker

Como eu sempre disse pro pessoal da minha banda... baixo é o instrumento mais fácil de se aprender, e mais difícil de se dominar. Vc pode, sim, cair na receita básica de tônica no bumbo e afins (não só pode como, às vezes, deve, pois certas músicas pedem uma levada simples deste tipo)... mas certos sons pedem mais do que isto, uma levada com triades (3ª e 5ª), oitavas, slaps ou, até mesmo, nótas completamente fora do tempo (coisa que adoro fazer... deixar o tempo 1 vazio para entrar com o baixo no tempo 2... muito legal para reggar).

Resumindo (porque eu escrevi pacas): vai depender do que cada música pede... e isto é coisa que vem com tempo... quantos vezes já não vimos o Arthur Maia, um fantástico virtuoso no baixo, simplesmente levar a tônico no bumbo?!

Narcotico_baixista
Veterano
# jul/03
· votar


Verdade
Esta discussão soh rola pois:

1- Existe uma certa ignorancia do grande publico que não fazem a menor idéia do q é um baixo e do som dele...eles relacionam assim "parece violão mas é eletrico é guitarra"

2- Existem guitarristas egocentricos que acham que a banda gira em torno dele e que a musica vem da guitarra e o resto deve-se segui-lo cegamente seus passos

3- Existem pessoas que insistem em dizer q o baixo é facil tocar pq tem 4 cordas e bla bla bla...

Ou seja, esses 3 fatores acima coçam um pouco a alma do baixista....se não coça um dia ja coçou..


Não concordam???

ps: eu não concordo com nenhum dos 3 fatores cidatos acima então não me apredejam...
:-)

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Narcotico_baixista, eu tbm nao concordo com as 3 paradas aí, mas é a realidade...

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


O que eu penso sobre isso:
1) O publico (a grande maioria) realmente é mto ignorante nesse apecto! Tem gente que eu já disse 10000 que eu toco baixo e quando me encontram perguntam: "tocando mto guitarra?!"...Porra, meu!
2)Eu nunca tocaria com um guitarrista desse tipo.
3)No meu caso deixo entrar por um ouvido e sair pelo outro..nao to nem ai!
T+

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


HignocliuS
nukebass
Achu q o BOOOMMM BOOOMM BOOOMMM BOOMM, eh qdo vc fika tocandu a tonica, ai fika boommmboommmbom
e bomm péu bommm péu eh qdo o kra ta slapando HAUAHUAHAUAH

PO kra oq o ROnin disse eh verdade, as vezes algumas musikas naum fikam boas tokandu com linhas de baixos complicadas a naum ser tokar tonica, tem q saber, tem q ter bom gosto p. saber qdo fazer linhas de baixos complicadas ou so a tonica
Agora em relacao o baixo na banda, td mundo despreza, fala q baixo eh um instrumento q num importante, so ta lah p/ fazer numero na banda, ai os guitarristas e os bateristas tb fikam de poko caso com baixistas, mas aposto q c naum tiver um baixo na banda ele vao sentir falta da gente

Gui
Veterano
# jul/03
· votar


Majesty
sobre sua primeira resposta, já te encontraram com o baixo nas costas e te perguntaram "e esse violão, já tá tocando bem????"

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Gui

Já fizeram pior comigo... estava indo tocarna praia e peguei uma carona com uma mulher... ela falou: "Pode colocar sua prancha aí atrás!" :P

Majesty
Veterano
# jul/03
· votar


Gui, sim!! Meu avô! Mais ele eu dou um desconto hehe

Po, Ronin...que isso?!? HAhauahuahu!

Seu Madruga
Veterano
# jul/03
· votar


ouça apenas JOHN ENTWISTLE tocando no Who, ou CHRIS SQUIRE no Yes, ou GEDDY LEE no Rush, ou JACK BRUCE no Cream, e voce terá a resposta que procura...o baixo não só é o fundamento como pode (e deve, para alivio do guitarrista que não é egocentrico e joga a favor da banda) alçar voos solo

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/03
· votar


ou les claypool ..... o primus realmente funciona por causa do baixo! o cara é baixista e vocalista .....e que baixista ..

Voodoo
Veterano
# jul/03
· votar


AFFE Ronin HAUAHAUhA eita porra
COnfundir o baixo com uma prancha de surf hauahauah q comedia kra
AI ai viu, jah ouvi de td, violao, guitarra, mas prancha de surf, a muiehh viajo animal mew
Vc surfa Ronin??
Palhoca eh uma cidade litorania?

Gui
Veterano
# jul/03
· votar


Ronin
pqp, essa é nova pra mim, o q acontece comigo é qdo eu vou tocar em um lugar q num conheço e peço pro cobrador avisar qdo tiver perto, ele sempre fala "o mano do violaum, vc vai descer onde msm" ou "ow, vc do violaum, seu ponto ta perto!"

III_SlasH_III
Veterano
# jul/03
· votar


tipo, toco violao mas tenho um puto respeito e vontade de aprender baixo(so mando umas coisinha com armaçao de I III V, o caso mais conhecido de um baixista que marca ta no red hot, que sem duvidas o baixista(que deve ser famoso pa caralho por causa do geito tbm) é mais conhecido e comentado(ate por que nao entende nem o que é guitarra e baixo) do que o guitarrista, outro canto de se ver a importancia é no jazz(ou blus, num intendo muito a diferença nao, que poder da uma dika rapida) outro canto que o baixo entra(mas nao pelo baixista) é na musica eletrinica, desdo o drum n bass ate o house e talz...

Wylde_Winter
Veterano
# jul/03
· votar


O grande lance eh o seguinte:
O baixo tah lah, ninguem percebe mas quando sai faz uma puta falta. Isso aos ouvidos leigos. Pode perguntar pra qualquer um.

Outra anlogia com construções (huahauha pedreira r0x) Voce pode colocar um tijolo em cima do outro e fazer uma parede. Mas se bater um vento ela cai...Pense no baixo como o cimento

Ronin
Veterano
# jul/03
· votar


Palhoca eh uma cidade litorania?

Palhoça fica à 30 minutos de Florianópolis, quem tem mais de 50 praias, e também de outras praias do litoral de SC, como Guarda do Embaú (conhecida dos surfistas), Pinheira e tantas outras... mas num sou surfista naum, mas acho muito louco este lance de surf. Isso aconteceu porque estava indo fazer um show na praia, então minha carona ia naquela direção.

Para nossa sorte, muitas banda mais... digamos, do gosto popular, estão evidenciando os graves... Jota Quest, RHCP, e algumas outras... então as pessoas, mesmo os leigos, estão começando a ficar interados da situação. Quem sabe, com uma nova revolução musical (acredite ou não, está por vir uma!) nós baixista não tenhamos um espaço ainda maior do que nossos antecessores tiveram.

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


Voltando o assunto do "BOOOM" e do "PÉU"...
Sinceramente eu gostaria de saber a marca desse baixo que faz "PÉU" no slap!!! =D
HIEOIHHOEIOEIHOEHIEOEHIHEOI!!!!!!

ABRAÇOS!!!

MKazan
Veterano
# jul/03
· votar


nukebass
depende do SLAP.
tem slap q vc faz "PÉU", e tem slap q vc faz "PÉ".
hehehe

o BOOOM tb, as vezes vc só faz "BÓ"

rpassaro
Veterano
# jul/03
· votar


PÉU é uma técnica muito apurada....hahahahahahhahahahahhaha

nukebass
Veterano
# jul/03
· votar


MKazan
É verdade, é verdade!!!!
Hehehe...
Às vezes não sai nem um nem outro!!!
Quando é assim é porque é problema de B.I.O.S.
Burro Ignorante Operando Sistema

HUAHAUHAUHAUAUHHAUAHUAUA!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre a função do Baixo numa banda