Breve relato de experiências usando cada banda de EQ

    Autor Mensagem
    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Will Piasecki


    Dae tchurma. Eu tavo hj brincando com um EQ que meu pai tem com 10 faixas de atuação e fiquei brincando com cada frequencia pra descobrir como que cada uma delas atuava no baixo. Pois bem, acho que isso é importante, especialmente pra quem está com problemas de baixo "sumindo" quando entra a banda (apesar de nao ter feito este tipo de teste).


    Para constar: Fiz os testes com um EQ Giannini de rack, uma mesa de som tbm da Giannini, uma potência que não sei a marca, e mais 8 caixas de som, totalizando: 8 de 12', 4 médios e 4 tweeters. Baixo ligado direto na mesa, um Aria IGB 35/5 ativo com caps passivos. Caps ligados como single/single.


    Segue:

    20-40Hz: Peso; age na corda B e E até o primeiro A do baixo. Dá um pouco de efeito em outros harmonicos, mas é pouco.

    60Hz: Dá um bom punch pro baixo. Sem essa frequencia parece uma guitara vagabunda. Dá efeito em toda a tessitura do braço.

    120Hz: Corpo e peso. Harmônicos desta frequencia podem ser sentidos no braço inteiro tambem.

    240Hz: Médio-grave; excesso disto embola um pouco o som e tira a definição. Péssimo pra slap. Talvez interessante pra quem tem um baixo fretless.

    480Hz: Médio som de lata. Isto aqui saturado tem um timbre similar a ter um humbucker perto da ponte ligado somente (não MM, claro). Dá corpo, o que é importante pro baixo não sumir, mas é feio de doer. Me lembra algum timbre vintagem que ouvi, mas não sei direito qual...

    960Hz: Corpo e definição; agradável e necessário pra não sumir na banda. É bom dar uma reduzida aqui para o slap.

    1920Hz: Pura definição. Tira o baixo da embolação total. Sem isso o slap fica esquisita. Lembra um pouco algo entre o "treble" e o "presence" do BDI.

    3840Hz: Brilho e definição. Diria que 80% brilho. Bom para o pluck do slap. Relativamente indiferente no pizzicato.

    7680Hz: Brilho e definição. Lembra a diferença de ter ou não tweeter/falante de 10' nas caixas. Aumenta o nivel de ruido.

    10k-20kHz: Só brilho. Pouca diferença no som... Só dá um pouco de diferença no slap e ainda assim não é muita coisa. Aumenta o nivel de ruido, mas não tanto quanto o anterior.


    E de brinde uma EQ que eu achei que ficou bem legal para o slap:


    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

    - - - - - - - - - -
    - - - - - - - - + -
    + + - - - + + + - +
    - - + - + - - - - -
    - - - + - - - - - -


    Du Bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Will Piasecki
    Exelente texto! é de muita serventia a todos

    Parabéns

    Fique com Deus

    chr19
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É uma boa iniciativa, peso que deviamos continuar com este tópico ja que o equalizer, gera bastantes dúvidas quanto sua configuração, eu mesmo tenho um triefx e ainda não achei minha configuração.

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Du Bass


    Vlw cara =)

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    chr19

    Tá certo. Acho que o EQ tem que compensar as falhas da própria captação do baixo. Eu tenho um baixo ativo e penso que o EQ ativo dele não tem nem de longe as mesmas possibilidades de um EQ gráfico de várias bandas =(.

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Will Piasecki

    Que baixo é o seu?

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Will Piasecki

    Tenho um Eq de rack da SoundTech, com 31 bandas, e fiz um estudo semelhante ao seu, e pude constatar a utilidade de cada uma das bandas(apesar de 31 bandas parecer exagerado).

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator

    Caraco meu!! =|

    31 bandas!!

    vc tem baixo ativo?

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos

    É um aria de 5 cordas ativo ativo, pq?

    Como o da foto, mas o meu é muito mais charmoso =)

    makumbator
    Moderador
    # fev/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    Will Piasecki

    Sim. E gostei bastante do resultado com o Eq, agora não toco sem...

    Engraçado que meus resultados no geral foram parecidos com os seus, com a diferença que com mais bandas o ajuste é mais preciso, isolando melhor cada faixa de freqüência.

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    makumbator

    isso deve ser muito legal... vc por acaso consegue simular timbre de corda nova?

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Will Piasecki

    Bem, praticamente sim, apesar que o som da corda nova ainda parece melhor que sua "simulação" no EQ. Mas o mais legal, é com 31 bandas dá para tirar quase qualquer tipo de som, o que é bastante prático!

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: allexcosta
    · votar


    Posso colocar um modelo tambem?

    1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

    - - - - - - - - - -
    - x - - - - - - -x -
    x - - x x x x x - x
    - - x - - - - - - -
    - - - - - - - - - -

    Will Piasecki
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    allexcosta

    Deve colocar!

    Essa EQ é para slap?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Breve relato de experiências usando cada banda de EQ