Aprenda sobre ESTUDIO de gravação para audio!!!!!

Autor Mensagem
Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05 · Editado por: Vinícius_Augusto


Estou criando este topico, para discurtimos sobre equipamentos de estudio de gravação de audio para bandas e cantores, venho com o intuito de passar informações tecnicas, dicas, funções de equipamentos e etc...
Aqueles q se dispõem a ajudar, o topico está aberto!!!!!
Começarei dando algumas dicas e definições sobre equipamentos, efeitos e gravação.

Um abraço a todos e Boa Sorte!

Mario Andre
Veterano
# fev/05
· votar


manu pq sera qui toka cd,tudo no meu pc..amis os midis do disquete naun tokam nem no media player,nem no cakewalk,sendo que no kakelaw o cd pega mais os midis naun....

anaccosta
Veterano
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


*** EDITADO ***

Soulface
Veterano
# fev/05
· votar


anaccosta
Não começa de novo vai.
Se não tem nada de interessante pra falar, fica quietinha.

Vinícius_Augusto
Ignore ela!
O tópico tem uma proposta interessante. Não tem pq estragar.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


DEFINIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ESTUDIO - Parte 01
Autor: Vinícius Augusto

Equalizadores e unidade de efeitos

Os equalizadores são basicamente controladores de tom. Eles permitem que você trabalhe separadamente cada faixa de freqüência de um sinal sonoro qualquer. Equalizadores paramétricos, como os ultilizados pela maioria dos estúdio profissionais e/ou digitais, podem ser usados para eliminar completamente sons a certas freqüências, como ruídos e interferências indesejaveis. Os pré-amplificadores são usados para igualar com os outros instrumentos o sinal que vem de micorfones de alta impedância. Há ainda módulos de filtros para deixar o som melhor, com mais brilho, enfim, mais excitante.

Espero q tenham compreendido sobre equalizadores e unidades de efeitos, na proxima oportunidade falarei sobre compressores e limitadores. Um abraço a todos.

Vinícius Augusto

anaccosta
Veterano
# fev/05 · Editado por: Moderador
· votar


NOTA DO MODERADOR:

PRIMEIRA A SER BANIDA!

QUEM SERÁ O(A) PROXIMO(A)???

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Mario Andre
manu pq sera qui toka cd,tudo no meu pc..amis os midis do disquete naun tokam nem no media player,nem no cakewalk,sendo que no kakelaw o cd pega mais os midis naun....

Va em painel de controle, se for Win XP, selecione a função (Sons, fala e dispositivos de audio), em seguida escolha a função (sons e dispositivos de audio), abrirá uma janela (Propriedade de sons e dispositivos de audio), va em (Audio), e verifique se a reprodução de musica midi, está compativel com a sua placa!!!!!

Boa Sorte!!!!!

John Johns
Veterano
# fev/05 · Editado por: John Johns
· votar


como faz pra uma musica soar vintage ao inves de moderno?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


DEFINIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ESTUDIO - Parte 02
Autor: Vinícius Augusto

Compressores/limitadores

Compressores são usados para aproximar niveis de volume altos e baixos, para que você não precise, por exemplo, aumentar o volume do seu amplificador quando uma musica estiver com um nivel baixo e ter suas caixas estouradas se repentinamente a banda emendar uma "pauleira". Os limitadores também reduzem extremos de volume, só que de uma forma mais radical. Finalmente, há também os de-essers, que eliminam ruídos do tipo "ssssssss"

Espero q mais uma vez eu tenha sido claro em minha explicação, em uma outra oportunidade q eu tenha um pouco de paciencia, falarei em especial sobre os NOISE GATES. Um abraço a todos e Boa Sorte!!!!

Vinícius_Augusto

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


John Johns
como faz pra uma musica soar vintage ao inves de moderno?
Vc se refere a timbres ou equalizações? Explique melhor sua pergunta, pois a formulação se retira a várias respostas!!!!! Qual o instrumento q vc toca?

John Johns
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Vc se refere a timbres ou equalizações? Explique melhor sua pergunta, pois a formulação se retira a várias respostas!!!!!

por exemplo.. vc estah ouvindo uma musica no radio e instantaniamente vc percebe q a musica eh dos anos 80/70 e depois toca uma musica de 2000 e vc percebe q essa musica ja eh mais moderna... pq ocorre isso? como faz pra soar vintage?

Qual o instrumento q vc toca?

piano e guitarra

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


John Johns
por exemplo.. vc estah ouvindo uma musica no radio e instantaniamente vc percebe q a musica eh dos anos 80/70 e depois toca uma musica de 2000 e vc percebe q essa musica ja eh mais moderna... pq ocorre isso?
Gostei desta pergunta, isso ocorre pelo fato de os aparalhos de gravação dos anos 80 e 90 serem magneticos, ou seja, Adat, Tascam e etc... Então a frequencia ela saí com um pouco de ruido, porém com qualidade, mesmo em gravações com sitemas digitais, porém a base era magnetica... Já as musicas atuais, são totalmente vivas, mais limpas e a tibragem é mais destacada e sonora, isso ocorre, pq as gravações profissionais atuais são feitas em equipamentos totalmente digitais, como por exemplo o sistema protools profissional, q custa no minimo em sistema digital de mesa, placa de som, placa midi, modulo e microfones, R$50.000,00 para o sistema mais simples, podendo chegar até R$500.000,00 ou mais dependendo da estrutura q vc queira montar para gravação.

como faz pra soar vintage?
Se vc quer tirar bom proveito desta sonoridade, deverá treinar alguams tecnoicas de equalização com um equalizador de no minimo 5 bandas, para timbres de teclados, e para guitarra, vc vai precisar fora o equalizar, uma caixa de som amplificada ligada ao equalizer, depois vc terá q estudar os parametros de timbragem q te agrade para o estilo Vintage q vc deseja. Comapre com musicas q tenham a sonoridade desejada.

Zara
Veterano
# fev/05
· votar


Alguém aki trabalha com Pro Tools? Dá pra tirar alguma coisa boa de um computador Celeron 550 ligado numa mesa Staner de 8 canais e um Pro Tools?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Zara
Alguém aki trabalha com Pro Tools? Dá pra tirar alguma coisa boa de um computador Celeron 550 ligado numa mesa Staner de 8 canais e um Pro Tools?
Protools pra pcs tradicionais são so demonstrações... um sitema protools bom vc tem q ter uma maquina no minimo top de linha, off boar e com a placa de sistema protools digital q custa no minimo a mais simples R$8.000,00

gustavorino
Veterano
# fev/05
· votar


John Johns

usa esse efeito - coloca um efeito de rotary com uma frequencia bem alta.. fica bem legal.. ou entao poe uma distocao pequena.. q tbm parece que fica antigo

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


DEFINIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ESTUDIO - Parte 03
Autor: Vinícius Augusto

Noise Gates
Com eles, você isola freqüências individuais de um instrumento, permitindo a passagem apenas de sons que atigirem um determinado nivel de altura. Muito usada para batidas ritmicas fortes das Dance Musics e tbm para gravações analogica q contém um nivel minimo de ruido.
_____________________________________________________________

Teclados/sintetizadores
São instrumentos musicais capazes de sintetizar, em forma de onda de áudio, os mais variados tipos de som (timbres). Também ultilizam samplers (exemplos) de instrumentos de verdade pré-gravados. Entre os as marcas de destaque para o uso profissional em estudio, encontramos os Esoniqs (meu sonho), porém existem teclados mais fracos que tbm podem ser usados das marcas Roland, Korg, Yamaha, Alesys e Kurzweill, porém o mais usado em estudios profissionais são os Esoniques.
_____________________________________________________________

Espero q mais uma vez eu tenha sido claro em minha explicação
Na proxina aula, falerei sobre os Computadores Atari STE.
Um abraço a todos e Boa Sorte!!!!

Vinícius Augusto

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Cara, quantos reais mais ou menos eu preciso para montar um bom estúdio?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Vinícius_Augusto
Cara, quantos reais mais ou menos eu preciso para montar um bom estúdio?

Se for um pequeno home estudio amador, uns R$10.000,00 em equipamentos de gravação já é o suficiente, fora o teclado!!!!!

Se for um estudio profissional, com estrutura acustica, aparelhagem digital e etc... No minimo R$200.000,00

Abraços

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Mas tipo, já dá pra eu montar um com o meu PC + teclado e comprar uma mesa de som? Tipo, equalizadores, compressores etc, isso tudo tem no SoundForge 7.0, eu posso usar esses ou tem que comprar algum equipamento que fala isso?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


DEFINIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ESTUDIO - Parte 04
Autor: Vinícius Augusto

Computador Atari STE
Apesar do sucesso atual de PCS e Macs, este atari continua sendo a vedete dos estúdios. Através de um programa específico para músicas, ele pode organizar em uma seqüência todos os sinais produzidos por instrumentos eletrônicos no padrão MIDI (Musical Instrument Digital Interface) (Interface digital de instrumento musical), como teclados-sitentizadores-arranjadores-workstations. Uma vez no computador, a música é transformada em uma seqüência de bits e pode ser editada nota por nota.
____________________________________________________________

Equipamentos e Consoles MIDI (Musical Instrument Digital Interface) (Interface digital de instrumento musical)

Neste console ficam equipamentos MIDI variados, desde samplers e baterias eletrônicas até sicronizadores, para que tudo funcione como uma orquestra eletrônica. Temos destaques com modulos com placas internas de 16 a 24 bits.
_____________________________________________________________

Mesas de som
Na mesa de som chegam todos os sinais gerados pelo estúdio, de microfones a instrumentos musicais. A mesa recebe um numero de sinais diferentes, definido pela quantidade de canais, e os mixam em um sinal de saída estéreo, usado para gravações de CDs.
_____________________________________________________________

Patch
Onde todos os cabos de entrada de instrumentos e saídas de áudio, basicamente se encontram!!!
_____________________________________________________________

Espero ter sido bem claro e objetico... Em outra oportunidade falaremos sobre a função de cada tipo de equipamento de efeitos e a definição tecinas para algumas linguagem, como o exemplo Masterização e Pré-Masterização.

Um abraço a todos!!!!
Vinícius Augusto

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Terá que comprar pelo menos bons microfones, uma mesa de som de pelo 3 frequencias de equalização, um monitor de audio bom, um md player, um cd player e um receiver para amplificar os sinais q irão para o pc!!!!!!

V. Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius_Augusto
Poderia sugerir modelos? Tipo, 4 mil é o máximo das coisas, tem como?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Vinícius_Augusto
Poderia sugerir modelos? Tipo, 4 mil é o máximo das coisas, tem como?


Em outra oportunidades falarei sobre mais equipamentos, acompanhe este topico ok? Um abraço!!!!!!

V. Augusto
Veterano
# fev/05 · Editado por: V. Augusto
· votar


Ok. Mas quando será?

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
Em breve!!!!
Aguarde!!!!
Abraços!!!!!

Bruno Dellatorre
Veterano
# fev/05
· votar


Kra!
eu ja axo q com uns 10.000 se monta um bacana tirando os Syntetizadores e o PC ou Mac. Só em equipamentos, to montando um p mim agora e é + ou - essa faixa ai, más com bons equipamentos e claro.

Vinícius_Augusto
Veterano
# fev/05
· votar


Bruno Dellatorre
Kra!
eu ja axo q com uns 10.000 se monta um bacana tirando os Syntetizadores e o PC ou Mac. Só em equipamentos, to montando um p mim agora e é + ou - essa faixa ai, más com bons equipamentos e claro.


Com R$10.000,00 vc monta sim um home estudio, mas nada com qualidade profissional, no maximo semi-profissional, pois só o q vc gastaria com acustica e bons microfones, daria bem mais que isso!!!!!

Boa Sorte

Leandro VF
Veterano
# fev/05
· votar


Vinicius, possuo o sistema pro-tools 6.1 LE,com dois Hd de 80(sist. e armazenagem de dados), mesa Yamaha 01-96V(digital),pré valvulado, monitores Alesis e Yamaha, vários ampli. e pedais, efeitos T.C. Eletronics, Roland GR-33, microfones de estúdio ( Shure, Sanhaiser). O problema é que música é meu hobby e não tenho o manual em português do Pro-Tools, onde posso encontrar?
Valeu a atenção.

Leandro VF
Veterano
# fev/05
· votar


Tenho um Ensonic mas é um pouco antigo o SQ-1

Douglas Cristino Leal
Veterano
# fev/05
· votar


Olá Vinícios Augusto!

Gostaria de saber quais microfones uso para microfonar batera (bumbo, caixa, pratos, tons) e voz.

Gostaria de saber também se é melhor microfonar o cubo ou ligar a guitarra através do cubo em modo de cabos p 10 até a mesa gravadora. No caso, uma Vs da roland.

E em qual site consigo o programa Cake, o Vegas para gravação?

Agradeço desde já.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprenda sobre ESTUDIO de gravação para audio!!!!!