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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Leandro VF
Vinicius, possuo o sistema pro-tools 6.1 LE,com dois Hd de 80(sist. e armazenagem de dados), mesa Yamaha 01-96V(digital),pré valvulado, monitores Alesis e Yamaha, vários ampli. e pedais, efeitos T.C. Eletronics, Roland GR-33, microfones de estúdio ( Shure, Sanhaiser). O problema é que música é meu hobby e não tenho o manual em português do Pro-Tools, onde posso encontrar?
Valeu a atenção.
Sobre o manual em português, vc poderá contactar o amigo Fábio Salgado, que além de ser um dos unicos a montar uma video-aula sobre o Protools, ainda é um profissional muito reconhecido na área.
Vc citou todos os seus equipamentos, porém não citou a placa que vc usa, que tipo de isolamento acustico está sendo usado em seu estudio, qual o material para diminuir o eco e a ressonância q está usando, quais os microfones que vc usa, se eles são com fanton ativo-passivo-inexistente? Seria legal vc dar mais detalhes sobre seu estúdio e a titulo de conhecimento dos participantes do forum em geral, poderia dizer mais ou menos o preço de cada equipamento, ou então, o preço geral do que gastou?
No geral, espero que vc consiga manter contato com o Fabio Salgado, o e-mail dele é: fabiosalgado@hotmail.com e este e-mail tbm funciona via MSN.
Boa Sorte e sucesso!!!!!
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Douglas Cristino Leal
Olá Vinícios Augusto!
Gostaria de saber quais microfones uso para microfonar batera (bumbo, caixa, pratos, tons) e voz.
Valeu pela pergunta, mas antes de responder, deixa eu me alegrar um pouco....
VIVA O QUOTE!!!!! hehehehehe
Pronto, agora posso responder!!!!! rsrsrsrs
Sobre microfones para bateria, existem diversos kits em lojas fonograficas-instrumentais-musicais, o melhores kits, ou seja, os mais usados são da marca AKG, porém devem ser analisados alguns outras marcas como exemplo os da trigger que mudam inclusive o timbre da bateria, temos destaques tbm paras os kits de microfone para bateria da marca JTS, outras marcas a serem analizadas tbm são Shure, LeeSom e Sony.
A média de preço destes kits para bateria, variam entre R$2.000,00 até R$30.000,00 ou mais, vai depender da estrutura que vc queira montar e da qualidade que você queira oferecer em estúdio.
Entre estas acima, se destacam as AKG, Shure e Sony, por conter melhor fidelidade de som e liderança no mercado profissional.
Para voz, os destacados e mais procurados são da marca AKG, uma das grandes lider de mercado profissional estúdio-fonográfico, os modelos desta marca indicados são: C 2000 B, C 3000 B, C 4000 B, C 414 B-XL II, C 414 B-XLS, D 190 E, D 190 ES, D 3700 WL 1, D 770, D 660 S, D 60 S, D 542. D 542 ST-S, D 50 S D 880M, D 880MS. Tendo na média de preço entre R$800,00 a R$5000,00 cada microfone. Entre todos os citados, os destaques são os C 3000 B e C 4000 B, q estão na média de R$2000,00 a R$3500,00 cada e com sistema FANTON integrado.
Uma a dica a médio custo para microfonação do seu estúdio, são os microfones LeeSom Cardióide MP68, está na média de R$350,00 cada, você terá que comprar um deste para cada parte da bateria, porém é um microfone com amplificador interno e só funciona com uma pilha AA, Ou seja, ele tem um voltagem interna sem precisar q sua mesa necessariamente tenha a Função de voltagem por FANTON, o q já diminuirá o custo do seu estúdio, este microfone tem ótima qualidade inclusive para vocalização, vocais, instrumentos de sopro e cordas, porém o mesmo só é indicado para estúdio por ser muito sensitivo e com alta captação. Seria o melhor custo-beneficio para um estúdio, pois é uma forma mais economica em vc gastar em um unico periférico, que na verdade será de multi-uso.
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Gostaria de saber também se é melhor microfonar o cubo ou ligar a guitarra através do cubo em modo de cabos p 10 até a mesa gravadora. No caso, uma Vs da roland.
O legal para obter uma sonorização mais acustica, seria a de captação do audio da guitarra ou violão através do cubo via microfone, porém, o mesmo só ficará bom se vc tiver um ótimo isolamento acústico, um escelente microfone (o MP68 seria muito bom para isso) e um bom conhecimento sobre equalização.
Agora se vc não tem uma boa acustica isolada no seu estúdio, o ideal seria ligar a saida de aúdio do cubo via P10 para mesa de som, que tbm saírá bem legal, a diferença é que ficará com mais cara de estúdio, ou seja, o som saíra menos acustico, porém seria a melhor opção, levando em conta o isolamento acustico do seu estúdio e o seu conhecimento sobre equalização.
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E em qual site consigo o programa Cake, o Vegas para gravação?
Site vc não achará nenhum que tenha o programa que preste ou atual.
O ideal seria vc baixar o programa E-MULE, instalar no seu computador e baixar o programa através dele, pois vc acha qualquer arquivo via P2P, e este programa seria o ideal para encontrar o que vc oprocura ou então qualquer drive de efeitos, sem dor de cabeça.
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Espero ter ajudado, Boa Sorte para você e sucesso!!!!
Vinícius Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
viniciusaugustomusic@hotmail.com
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Em passeio pelo forum canto, achei otimas descrições sobre Home-Studio (Estudio Caseiro) feito pelo amigo Demolisher, para muitos será um complemento sobre o q já foi explicado aqui e para outros será mais uma forma de iniciar um home-studio com dicas a baixo custo!!!!
O texto por ele feio está bem lógico e interessante, colocarei aqui para vcs!!!!
1 - QUE SOFTWARES USAR?
Eu recomendo o uso de dois softwares: O Sound Forge (www.sonicfoundry.com)que é o mais usado e um dos mais completos editores de áudio para Windows. Isso porque, além de finalizar arquivos de som para CDs de áudio, multimídia, Internet e outras aplicações, ele ainda edita as pistas registradas em um software de gravação multipista como ...
O Cakewalk ProAudio (www.cakewalk.com).
Com esses dois softwares, podemos usar em cada pista os recursos de gravação, mixagem e processamento de efeitos em tempo real do Cakewalk e os recursos de edição não-linear do Sound Forge.
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2 - QUAIS EQUIPAMENTOS USAR?
Na montagem de um Home Studio, existem diversos equipamentos que vc teria que possuir para um trabalho de gravina, mas como nosso objetivo é a gravação caseira, vamos nos ater ao estritamente necessário.
MICROFONES: tente usar o melhor microfone que o seu dinheiro puder pagar... Isso porque a qualidade da gravação vai depender muito do seu sistema de captação. Eu não vou explicar o funcionamento e os tipos de microfones aqui, porque eu já fiz isso em um outro tópico, qqr coisa, utilizem a busca.
PRÉ AMPLIFICADOR: É aconselhavel usar um pré amplificador, isso porque ele irá aumentar o nível de sinais elétricos e multiplicar o volume e a potência do sinal de áudio que será enviado ao computador.
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CUIDADOS COM A UTILIZAÇÃO DO MICROFONE DURANTE A GRAVAÇÃO.
1 - Para as nossas gravações caseiras, provavelmente estaremos utilizando microfones do tipo LeSon SM58 ou similares, que são os que apresentam a melhor relação custo X benefício (Lembrando que cito essa marca/modelo por serem nacionais e conhecidos por quase todos). Assim sendo, devemos nos lembrar que:
1 - Este é um microfone cardióide, portanto o efeito proximidade está presente e se aproximar demais da fonte os médio graves e graves serão realçados e o risco de "pufs e pops" tb!
2- Como se trata de um microfone dinâmico, a sensibilidade dele é relativamente fraca, e isso pode fazer falta na resposta de freqüência (que é relativamente boa) faça experiências com a fonte (voz) até encontrar uma distância que não seja muito grande, para não pegar muita ambiência (ruído de fundo) e nem colada na boca para não encorpar demais o som.
3- Um ângulo aconselhável é de cerca de 30 graus para baixo do axis do microfone. Isto garantirá uma perda menor de freqüências e proporciona um controle maior dos "puffs e pops.
4 - Procure gravar com o microfone em um pedestal (é mais seguro). Tente controlar a dinâmica se aproximando e afastando do microfone conforme a entonação de voz (mais forte, mais distante - mais fraco, mais perto).
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4 - UTILIZAÇÃO DE EFEITOS:
Na voz, o mais importante é a inteligibilidade, ou seja, você precisa entender o que está ouvindo. Não use efeito em excesso, seja ele reverb ou delay. Você pode até combinar ambos efeitos: um reverb puro leva a voz para trás, o delay traz a voz para frente, mas seu uso combinado pode dar mais vida à voz ou instrumento.
Uma boa maneira de dosar a quantidade de efeito é ir aumentando gradualmente (partindo do zero) até que você possa notar claramente sua presença, e então volte atrás ligeiramente até o ponto em que o efeito desapareça. Ele ainda estará lá, mas no ponto certo
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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CONTINUANDO....
Placas de Som X Gravação:
O que ocorre desde a hora em que se canta em um microfone, ou se conecta um instrumento na placa de som do pc, até sua reprodução nas caixas de som:
O som que ouvimos precisa, para ser processado e amplificado, ser transformado em sinais elétricos. Esta é a função do microfone, que transforma as ondas sonoras em corrente elétrica. Esta tensão elétrica assume amplitudes mais altas e mais baixas e com variações mais rápidas ou mais lentas.Os sinais sonoros, depois de convertidos em impulsos elétricos, passam a fazer parte de uma categoria que os classifica como sinais analógicos. O processo de digitalização consiste em fazer uma seqüência de medidas dos valores de voltagem. Cada um desses valores é representado por um número inteiro. O sinal digitalizado passa a ser representado por esta seqüência de números. Em geral, quando realizamos uma digitalização, os dados ficam na memória RAM, e temos condição de gerar um arquivo com os resultados. No Windows, são usados os arquivos de extensão .wav para este fim. A sigla WAV faz alusão à palavra wave, que significa onda. Os sinais analógicos também são chamados de ondas analógicas.
As ondas sonoras são captadas por um transdutor (em geral, o microfone) que gera sinais elétricos. Ao invés do microfone, o sinal analógico pode ser obtido por outros meios, já na forma elétrica, como por exemplo, proveniente de uma saída de áudio de um VCR. Este sinal elétrico é recebido pelo Conversor Analógico-Digital. É gerada uma seqüência de valores proporcionais à amplitude do sinal recebido. Esta seqüência de valores é transferida para a memória, e posteriormente é armazenada no disco.
As placas de som são capazes de captar sons provenientes de várias entradas analógicas. Cada som pode ser digitalizado, ou simplesmente enviado para os alto falantes, em separado ou em conjunto.
A entrada chamada "CD-Áudio" recebe o som proveniente de um CD de áudio que esteja sendo reproduzido pelo drive de CD-ROM. A entrada para o microfone capta sons provenientes de um microfone (em geral fornecido junto com o kit multimídia), ligado na parte traseira da placa. Também na parte traseira temos a entrada chamada de Line In, através da qual podemos captar sons provenientes de qualquer aparelho eletrônico que gere sinais de áudio, como por exemplo, o pré-amplificador de um aparelho de som, a saída de áudio de um video-cassete, o som proveniente de um CD Player externo, etc.
As placas de som possuem um circuito chamado Mixer, capaz de reunir seletivamente cada um desses sons. Podemos, por exemplo, fazer a digitalização da voz de um locutor, usando o microfone, adicionada a um fundo musical, proveniente, por exemplo, de um CD de áudio. Da mesma forma, o Mixer é capaz de enviar para as caixas de som (passando pelo amplificador de áudio existente na placa de som), os sons provenientes de várias origens.
Sound Blaster: foi uma das primeiras placas de som no mercado. A Sound Blaster tornou-se um padrão. Além da Creative Labs, diversos fabricantes passaram a produzir placas de som compatíveis com a Sound Blaster.acas de
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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CONTINUANDO...
Tipos de Extenções(vantagem e desvantagem) :
WAV: é um tipo de formato onde o som é armazenado através de sequências numéricas. Este formato é o mais utilizado na digitalização de sons pois pode ser facilmente editado e possui uma alta qualidade em relação a outros formatos. Uma das desvantagens de se usar o formato WAV é o seu tamanho, principalmente para o ambiente da Internet.
MIDI: As placas de MIDI possuem gravação digital de sons instrumentais e reconstroem execuções de músicas instrumentais ("imitar / sintetizar"). Os músicos que utilizam o computador nas suas composições fazem uso intenso dos recursos MIDI. A sigla MIDI significa Musical Instruments Digital Interface, ou seja, Interface Digital para Instrumentos Musicais. A sua maior vantagem é o seu tamanho. Seus arquivos são extremamente pequenos e portanto ideal para Internet. A desvantagem é a qualidade de som sintético. O código MIDI codifica a música de forma que cada nota ocupa apenas 6bits. Ex. trechos de músicas clássicas.
MP3: Arquivos com extensão .mp3, ou arquivos MPEG2 Layer III são arquivos de aúdio semelhantes aos arquivos WAV, porém, extremamente compactados, ex.: um arquivo wave com 12Mb, após conversão para o formato MP3 terá 1 Mb, com qualidade muito semelhante. Isto é, são arquivos altamente comprimidos com qualidade muito boa. A desvantagem principal da compressão layer III é que muito do poder do processador é exigido para codificar e executar arquivos, uma placa de som é requerida (16-bit cartão de som para PCs) e o software de execução não é, contudo, de uso difundido. Esses arquivos são ilegais na maioria dos países. No Brasil, MP3 não é ilegal.
RealAudio: A tecnologia RealAudio é um avançado sistema de compressão e transmissão de áudio que possibilita a audição de áudio via Internet. A versão 4.0 engloba tanto o RealAudio quanto o RealVideo. O RealAudio Player fica no computador do usuário e descomprime o arquivo de som, tocando-o em tempo real, e o RealAudio Server deve estar rodando no computador servidor do domínio onde está armazenado o arquivo de áudio em formato RA. Diversas rádios já estão transmitindo via Internet, além de vários shows e entrevistas ao vivo. A qualidade do som é relativamente boa com uma conexão de 14.400 bauds, sendo que com uma velocidade de 28.800, a qualidade do som melhora muito. É possível ouvir áudio com qualidade próxima de um CD, inclusive estéreo. Atualmente, tanto o Internet Explorer (a partir da versão 3.0) quanto o Netscape possuem suporte (plug-in) para RealAudio.
Os primeiros softwares que surgiram, eram programas dedicados exclusivamente à gravação de áudio no hard disk, em geral com 8 pistas, como o Pro Tools, para o Mac, e o Session 8, para Windows, ambos da Digidesign. Nos últimos anos, uma nova opção ganha cada vez mais força, principalmente nos home studios: os programas que conjugam gravadores de som e seqüenciadores MIDI, como o Digital Performer, o Studio Vision (Mac), o Cubase Audio, o Logic Audio, ambos para Mac e Windows, e o mais popular de todos, o Cakewalk Pro Audio (Windows).
Com um programa como esses, em um PC multimídia, o usuário dispõe de um estúdio de gravação com muitos recursos de edição, junto a um poderoso seqüenciador de teclados MIDI. No Cakewalk, por exemplo, usando qualquer placa de som, pode-se gravar, em cada track, um canal de áudio (voz, instrumento elétrico ou acústico) ou um canal MIDI de instrumentos eletrônicos. Para isso, basta selecionar a fonte sonora (MIDI ou áudio) com o mouse, na coluna apropriada do programa. Os dois sistemas de gravação, de áudio e MIDI, trabalham sincronizados e unidos, como se fossem uma única tecnologia. No entanto, são dois sistemas independentes: um seqüencia (registra e ordena) informações sobre a performance do músico nos teclados e baterias eletrônicas, com baixo consumo de memória, e depende de hardware externo, como sintetizadores, samplers e bateria eletrônica; o outro é um gravador de som multipista que usa o HD como meio, ao invés de uma fita, convertendo os sinais de áudio em dados digitais, consumindo um grande espaço em disco.
Para se gravar o áudio, usa-se a entrada Line In da placa de som. A fonte sonora é conectada à mesa de som, e endereçada até a placa, por um cabo de áudio. Na ausência da mesa, pode-se ligar um microfone na entrada Mic da placa de som. Através da placa e do programa, os sons são registrados no HD. Para se reproduzir o áudio, liga-se a saída Line Out da placa às entradas da mesa, ou se monitora diretamente nas caixas de som do kit multimídia, ligadas à saída Speaker. O número de canais e pistas de gravação, 2, 4, ou 8, é limitado apenas pela placa de som, não pelo programa. Cada pista de áudio possui várias ferramentas de edição, que vão desde o recurso de cortar, copiar e colar trechos gravados, até processadores e efeitos sonoros on board, como equalizadores e reverberadores, sejam recursos do programa ou da placa de som. Ë possível, por exemplo, copiar a voz do refrão de uma música e fazer repetir o trecho em outras partes dessa música.
O seqüenciador é a função original desses programas. Embora contem hoje com recursos de gravação de áudio, edição de partituras etc., todos eram sequencers nas suas primeiras versões. Através das conexões MIDI, presentes nos instrumentos e na maioria das placas de som, controlam os sintetizadores, samplers, baterias eletrônicas, e até processadores de efeitos, mesas e gravadores automáticos. Os teclados, por exemplo, são literalmente tocados por ele, que “aprende a música” quando o instrumentista a executa ou a escreve com o mouse. O programa permite que se editem todas as partes da música com enorme liberdade, como repetir trechos, mudar timbres, andamentos, tons, acrescentar ou retirar notas etc. A quantização corrige automaticamente imprecisões no ritmo tocado pelo músico. O seqüenciador executa ‘ao vivo’ os instrumentos eletrônicos, tornando desnecessário o registro de seu áudio em um gravador multipista, porque os dois sistemas, seqüenciador e gravador, trabalham sincronizados. Assim, os teclados se reúnem ao áudio gravado (voz, instrumentos acústicos e elétricos) na mesa de som, sendo gravados, ainda em 1a geração, somente na mixagem. O uso do seqüenciador sincronizado ao gravador multipista expande em muito os recursos e os canais do estúdio, seja este pequeno ou grande.
autor: Demolisher
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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EFEITOS
Autor: Demolisher
Primeiramente, os efeitos não tem objetivo de melhorar a amplificação da voz, eles servem sim para modificar os sons originais dos instrumentos, dando-lhes novo colorido, ambientando-o ou adaptando-os para serem gravados em um determinado meio. Os mais usados são o reverberador ou reverber, o delay, o compressor, filtros de ruído, o "chorus", o "flanger" e outros mais específicos, como os distorcedores.
REVERBER - reproduz os ambientes acústicos, de acordo com os timbres dos instrumentos e vozes e com as peculiaridades de cada música. Ao som seco e impessoal, acrescenta vida e profundidade, valorizando e definindo os diversos sons. Quando estamos num lugar amplo, diante de um paredão ou uma montanha, podemos experimentar o efeito do eco. O eco é o reflexo do som, como uma imagem no espelho, a onda sonora que volta ao ouvido do emissor, após bater numa superfície reflexiva. O som viaja a 340 metros por segundo. Se você estivesse a 340 metros de uma montanha e pudesse gritar alto o suficiente, você ouviria o eco de sua voz a exatos dois segundos após o grito. Um segundo para a sua voz chegar na montanha, e outro para o eco retornar até você.
O som se propaga em todas as direções. Ao atingir uma superfície reflexiva, reverbera (ecoa) num ângulo simétrico. Exatamente como a imagem de um espelho. Dentro de uma sala, com paredes, piso e teto mais ou menos reflexivos, múltiplas reflexões do som causam a reverberação. De acordo com os materiais usados e o tamanho das salas, as ondas sonoras se refletem com características variadas, os cantores de banheiro conhecem bem esse efeito, hehehehe...
Os parâmetros de um reverberador variam desde o tipo e tamanho (salas, quartos, estádios, catedrais) “plates” (antigos reverberadores de metal), “gates’ etc., passando pela intensidade do efeito, até o timbre (graves e agudos) da reverberação, o tempo de decaimento (decay), o pre-delay, que é o atraso do efeito sobre o som seco, usado para definir o ataque do som e dar maior nitidez, e outros.
Alguns reverberadores mais simples e baratos, porém com qualidade profissional, trazem apenas um seletor de “salas” e controle de intensidade, o que é mais do que suficiente.
DELAY e ECHO - O eco é um efeito usado para dar maior profundidade a instrumentos solistas. O recurso mais usado para criar este efeito é o digital delay. Delay significa atraso. Ele reproduz uma ou várias cópias digitais do som com atrasos pré-determinados, criando um “eco”.
Seus controles mais comuns são “level”, que dosa o volume do eco, “delay time”, o tempo ou o ritmo das repetições, “intensity”, que determina o número de repetições e outros, em geral referentes ao uso em estéreo, com diferentes delays à esquerda e à direita.
O delay digital substituiu as antigas câmaras de eco (que consistiam numa fita magnética girando em torno de cabeçotes de gravação com distâncias variáveis) por "samples" (amostras do som gravados digitalmente).
CHORUS - Faz oscilar a freqüência (afinação) de um sample (amostra sonora digital) em torno da freqüência do som original. A soma dos dois sons, o original e a amostra com afinação oscilante, sugere um efeito como o de um coro. Pode-se regular a intensidade, a velocidade (rate) da oscilação, o distanciamento do "pitch" (afinação) original. O flanger, que funciona de outro jeito, tem efeito semelhante, porém mais dramático. Também há o phaser, o rotary, derivado das caixas Leslie, que tinham falantes giratórios motorizados, e muitos outros efeitos.
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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MICROFONES
Autor: Demolisher
A maioria dos microfones é construída para um propósito específico, embora as especificações de alguns permitam que sejam usados para mais de um tipo de trabalho. Há vários tipos de microfones, para diversas finalidades. Existem microfones específicos para todo tipo de instrumento musical, como também modelos mais versáteis, de uso geral.
O microfone deve obrigatoriamente usar saída “balanceada”, que contém um terceiro fio que reduz ruídos e interferências. A saída balanceada pode ser conectada à mesa através de um plug XLR (“Canon”) ou 1/4” (banana) estéreo.
Atuação. Os microfones se dividem em dois grupos principais, quanto ao funcionamento:
Microfones dinâmicos, os também chamados microfones duros, baseados numa bobina móvel acoplada à membrana, são resistentes a ruídos de manuseio, transmitem um som vivo e têm uma resposta um tanto dura, só captando bem a fonte sonora próxima à membrana. São muito úteis para os pequenos estúdios sem tratamento acústico, assim como para o uso no palco. Esses modelos são os recomendados para captar sons de maior intensidade ou pressão, como percussão, metais (sopros) e alto-falantes de guitarra.
Microfones a condensador. Bem mais sensíveis, os também chamados microfones a eletreto ou capacitivos precisam ser alimentados por corrente elétrica. Geralmente, a mesa de som tem uma chave de “phantom power”, que os alimenta com uma corrente de 48 V através do próprio cabo de áudio. São mais usados em estúdios de gravação e de TV, otimizando o padrão sonoro, sendo, porém, muito mais delicados que os dinâmicos. Ideais para captar vozes e instrumentos com sons de média ou pouca intensidade, desde que num ambiente acústico tratado.
Área de captação. Microfones podem captar o áudio vindo de várias direções com diferentes curvas de atuação. Os modelos podem atuar de uma única maneira ou várias, escolhidas num seletor.
Cardióides e hipercardióides. Os microfones cardióides, também chamados de unidirecionais, captam melhor o som emitido dentro de uma área em forma de coração, diante da cápsula e a moderada distância. Os hipercardióides têm essa área de captação ainda mais estreita. Fora dessa área, a captação se reduz a níveis muito baixos. Se, por um lado, esses microfones são insuficientes para captar o som de uma área mais larga, como um coro, por outro lado, reduzem os vazamentos de ruídos externos na gravação, sendo ainda mais úteis nos estúdios sem isolamento acústico.
Omnidirecionais e figura-de-8. Ou multidirecionais, captam o som que vem de todas as direções, ideais para gravação de seções de orquestras e coros. Por fim, a captação do tipo figura-de-8 ou bidirecional, que atua à frente e atrás do microfone, isolando os sons laterais, é boa para gravar duos.
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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Obrigado pela resposta anterior, Vinicios!
Qual mesa para gravação posso usar com melhor custo benefício do mercado?
As roland Vs 840 ou AS Korg D16, etc?
Quanto aos efeitos, as Vs 840 são um pouco limitadas, mas é viável, neste caso usar efeitos externos?
Obrigado!
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Douglas Cristino Leal
Obrigado pela resposta anterior, Vinicios!
Não precisa agradecer, estou aqui por pura satisfação em poder ajudar quem quer crescer nesta area!!!!!!
Qual mesa para gravação posso usar com melhor custo benefício do mercado?
Isto é meio impossivel de se definir, o legal seria vc citar q sistema de gravação vc quer montar? digital ou analogico? qual placa de som vc irá usar? digital ou analogico? qual a marca e modelo estão em seus planos?
Me respondendo estes detalhes poderei ajudar!!!!!
As roland Vs 840 ou AS Korg D16, etc?
Poxa cara, todas as duas são otimas, são rarissimos equipamentos q vc poderá encontrar da Roland ou Korg q seja de ruim qualidade, mas rarissimo mesmo, quase q zero... Cara as duas são otimas, se vc quer uma mesa apenas para estudio, qualquer uma das duas servirão... Agora se vc quer uma mesa q além de estudio possa tbm usar em show de pequeno porte, a Korg é a mais indicada, se bem q a que eu conheço da Korg é a D1600mkII, q eu acho que é um pouco superior ao q foi citado, mas se for esta q eu citei mesmo, ela será de melhor custo beneficio para seu estudio, equipamento profissional de primeira, mais detalhes sobre ela em: http://www.korg.com.br/lista/lista.asp?codigo=6355#
Quanto aos efeitos, as Vs 840 são um pouco limitadas, mas é viável, neste caso usar efeitos externos?
Cara, efeito pra estudio tem q ser feito via pc, se vc tem o programa porttols e souber trabalhar com pre-masterização pelo sound forge, aí ninguém vai te segurar, se não souber, se esforce e aprenda, bons equipamentos, bastante conhecimento e um bom profissional são ferramentas basicas para uma qualidade de estudio.
Só mais um detalhe, analise tbm alguns mixer da Yamaha, da coclotron e da beringher, existem equipamentos de qualidades exepcionais destas marcas. Veja primeiro para q vc quer montar seu estudio? pra trabalhar com voz e teclado ou grupos? pra trabalhar com sampler? ´pra trabalhar com bandas? pra trabalhar com orquestras? corais? etc? isto tudo vc terá q analisar, pois foras os equipamentos q vc investira´, vc terá q ver sua area e sua acustica tbm, pois bons equipamentos não valerão nada se vc gravar em uma area sem o devido tratamento acustico!!!!!
Boa Sorte e Sucesso!!!!
Vinícius_Augusto
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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Olá novamente Vinícius Augusto!
Primeiramente, não gostaria de deixar morrer este tópico! Temos que continuar escrevendo nele.
Comprei uma VS 890 da roland ontem! Já vou começar a montar o meu estúdio. A intenção é montar um estúdio de gravação de Jingles, Spot e Músicas de Bandas.
Não posso gastar muito agora. O máximo é R$ 10.000,00.
Quais equipamentos básicos (Microfones, equalizadores, monitores, potência, etc.) posso comprar para começar a gravar?
Dos monitores, gosto mais da Alesis.....
Como faça a ligação entre o equalizador e a mesa VS 890?
E Como equalizo?
Agradeço desde já!
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Pianist Veterano |
# fev/05
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Vinícius_Augusto
Como ela pode ser moderadora?
Fala serio!
Falow,
Caio César.
OPOST
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Pianist
Vinícius_Augusto
Como ela pode ser moderadora?
Fala serio!
Não entendi este comentário!!!!! hehehehe
Mas tudo bem?!!!!!
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Douglas Cristino Leal
Olá novamente Vinícius Augusto!
Primeiramente, não gostaria de deixar morrer este tópico! Temos que continuar escrevendo nele.
Concordo com vc e penso mais alto, deveria existir um fórum estudio, pois assim seria mais amplo a participação de profissionais q estão escondidos em vários outros grupo do Fórum Cifras Club. Vale como sugestão para os moderadores!!!!
Comprei uma VS 890 da roland ontem! Já vou começar a montar o meu estúdio. A intenção é montar um estúdio de gravação de Jingles, Spot e Músicas de Bandas.
Não posso gastar muito agora. O máximo é R$ 10.000,00.
Começou bem o investiento, agora teremos q ver os demais equipamentos, para o tipo de trabalho q vc vai fazer, vai ser mais q ideal o seu setup.
Quais equipamentos básicos (Microfones, equalizadores, monitores, potência, etc.) posso comprar para começar a gravar?
Microfones, vc pode comprar um MP68 da LeeSon q custa entre R$350,00 a R$600,00, e ele já vem com amplificador interno, ou seja, existem microfones com sistema Fanton, aonde o amplificador é ativo pela mesma de som q tenha está função, porém este microfone MP68 LeeSom já tem um fanton interno ativo por uma pilha AA, ele é um microfone condesador cardioge, e é ideal para qualquer estudio, eu geralmente uso dois deles para gravação de voz, pq aí eu crio três frequencias de equalização diferentes para cada um deles!!!!!
Equalizadores, se não me engano a sua mesa já tem uma quantidade boa de frequencia para equalização por canal (3 frequencias-Agudo-Medi-Grave), acho q para o q vc quer gastar no estudio não será nescessario um equalizador analogico, pois vc terá bem mais paramentros de equalização depois pelo computador, além de que se vc equaliza a gravação antes de passar pro pc, ela já fica equalizada e ponto final, agora se vc preferir equalizar pelo pc, vc poderá desfazer sempre o q vc não gostou da equalização pelo computador. Eu acho melhor vc trabalhar com equalizadores do sonar ou do sound forge, ao invés de comprar um equalizador externo para trabalhar em tempo real e de forma analogica, pois os do pcs, além de vc poder trabalhar com drives de varias fabricas. vc ainda vai ter um parametro digital, q é bem suprior aos equalizadores externos.
Monitores, como vc está disposto a gastar até R$10.000,00 no geral, esqueça o equalizador extrerno e compre um bom monitor de audio, uma boa dica é a Caixa Acústica Phonic PA550 Bi-amplificada , pois ela é uma caixa moldada bi-amplificada Phonic PA 550, feita em resistente gabinete sintético, fornece até 800 watts em nível de programa ou 400 watts RMS. Projetadas para serem uma solução flexível para as necessidades de sonorização do dia-a-dia, a PA 550 pode ser usada montada sobre tripés, empilhada ou reclinada, como monitor de palco. Feita para durar, pode ser usada em ambientes internos ou externos, e o projeto meticuloso do cone e sua construção com peso leve fornecem excelente qualidade sonora e extrema confiabilidade. Além de que, ela tem: Resistente Gabinete Sintético, Fornece Até 800 Watts em Nível de Programa ou 400 Watts RMS, Woofer de 15", Tweeter de 1", Crossover Eletrônico: tipo Linkwitz-Riley de 24 dB/oitava, Mixer com 3 Entradas, EQ de 2 Bandas, Saída Link, Correção Eletrônica de Tempo, Alinhamento de Fase e Equalização, Nível Máximo de Pressão Sonora de 124 dB SPL @ 1M, Ângulos de Dispersão (em graus): 90 x 45, Resposta de Freqüência: 40 Hz a 20 KHz, Alças: 2 em cada lado, uma no topo, Pontos de Suspensão (Fly): 9 (8 x M10 & 1 x M6)
Ela custa em media R$2.000,00 mas é o melhor custo beneficio para um estudio, leve em conta, um bom profissional só será um bom profissional se ele tiver bons equipamentos para executar seu trabalho.
Sobre potências, eu não lhe indicaria uma potência, pois se ultilizar de maneira errada vc pode estourar a placa de audio do seu pc, o ideal seria uma receiver, q é um aparelho aonde vc pode cebtralizar ao mesmo tempo um aparelho de CD, um MD, um aparelho de K7, um video k7, um DVD player, um LP player, etc... E fora tudo isso ele possui um mini amplificador interno e uma infinidade de saídas de audio em sua parte traseira. Eu uso no meu estudio um Pioneer VSX-405, custa em media R$1000,00 porém vc poderá achar coisas mais novas e mais baratas, uma dica, só compre este aparelho se for da marcas Sony-Pionner-Philips as demais marcas deleta da memoria, procure em lojas de som sobre receivers q possam ser levados em conta por vc!!!!!
Headphones, existem varios no mercado, vc terá q ter pelo menos 2 em seu estudio, eu lhe indicarei um bom a baixo custo q é o Headphone Yamaha RH5MA Profissional Assim como a caixa acústica q citei, o fone de ouvidos RH5MA é a melhor escolha para monitoração. Com drivers de 40 mm de diâmetro, possui sonoridade plana e ótimo desempenho para mixagens em estúdios profissionais. custa em media R$291,00 e é de excelente qualidade, agora se quiser um headphone de menor custo vc pode comprar um Philps SBC HP120, este é execelente, e é comparado a grandes tops de monitoração devido a sua simulação surround em apenas um head phone, custa em media R$150,00 a R$350,00 vai depender do local q vc compre, mas entre todos, seria o melhor custo beneficio, o philips é o q eu ultilizo em meu estudio.
Vc precisrá agora de um programa para gravação, edição e pre-masterização dos seus trabalhos de audio, o mais indicado é o Sound Forge 7.0 ideial para ciração qualificar vinhetas, jingles, musicas e etc.
Espero ter ajudado mais uma vez!!!!
Boa Sorte com seu estúdio e Sucesso!!!!
Vinícius_Augusto
www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
viniciusaugustomusic@hotmail.com
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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É interessante, após a gravação na VS, passar para o computador e justar, equalizar no Sound Forge?
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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Não há perda de qualidade durante essa "passagem" via cabos P10?
Quaimando um Cd na Vs e abrindo no Sound Forge perde menas qualidade?
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madjrgv Veterano |
# fev/05
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ai galera sou um poko leigo no assunto mas tenho uma banda e agente gravou uma demo usando SONAR e jogando direto na placa de som sem mesa mas com a batera editada.. para uma coisa caseira ficou ate bom...
Otimo topico ae!!! Eu tenho um Ensonic PK-6 acho q ele é antigo tbm se alguem souber alguma coisa sobre ele e quiser me ajudar pois tenho ele a poko tempo.. Obrigado
Fui...
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Juliano de Oliveira Veterano |
# fev/05
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Vinícius_Augusto
Seria possível vc indicar alguns programas que tenham os recursos que vc descreveu,ou seja, em seguida da descrição, vc pode citar alguns programas que executem aquelas funções.Espero ñ ter pedido muito.
Valew....Muito interessante o tópico!
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Dill Maestro Veterano |
# fev/05
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Cara, pelo amor de deus me da uma luz, uso o Sonar 4 producer, e ele vem com um modulo GM2 DXI, quando abro uma musica SMF, ela toca com o midi da minha placa de som, e tenho que abrir o modulo do Sonar e direcionar pista por pista o som DXi, como faço para direcionar todas as pistas de uma vez para soar no modulo DXi?
cara se puder me ajudar eu agradeço de coração.
www.bandah2o.com.br a banda!!!!rsrsrsr
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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Olá Dill!
Este recurso é para passar os timbres do PC para o N264/364?
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Dill Maestro Veterano |
# fev/05
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não fera, isto eu também gostaria de saber, tenho os bancos e os preloads do N364 com pianos editados e metais e tal, tenho o sonar e queria saber se posso passar os timbres para o teclado, pois o drive do mesmo kebrou, mas a outra pergunta é como direcionar o instrumentos DXi do Sonar para todas as 16 traks da musica midi que estou editando, é muito chato ter que fazer isso uma por uma, valeu e um grande abraço por me ajudar.
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Douglas Cristino Leal
É interessante, após a gravação na VS, passar para o computador e justar, equalizar no Sound Forge?
Não só é interessante como tbm é a unica maneira atual de se fazer uma gravação profissional em estúdio, por um detalhe, se vc equalizar a gravação antes de passar pro cd, ou seja, de forma analogica por mesa de equalização externa ao pc, depois de feita a equalização, se ficar errada, ja era, pra desfazer, se for por meio analogico vc perderá a qualidade, e por meio de pc, nem sempre será totalmente possivel recuperar a original.
Agora se vc fizer a gravação de forma bruta e sem efeitos, depois passar para o computador e equalizar de forma digital, além de acrescentar os efeitos logo após, se vc não gostar de algum parametro, vc poderá desfazer e reestudar o parametro ideal para cada gravação!!!!!
Não há perda de qualidade durante essa "passagem" via cabos P10?
Se vc estiver com um sistema de estudio de equipamentos bem montados e de qualidade, além de cabos de audio P10, P2 e RCA com a engenharia seguindo todos os padrões de contrução para áudio, vc não terá perda nenhuma de qualidade.
Só uma pergunta, para que posssa haver mais esclarecimentos futuros, qual placa de som vc está ultilizando? Sua mesa tem saida SPFDC Digital? E sua placa de som do computador tem entrada e/ou saída digital?
Abraços e sucesso!!!!
Vinícius_Augusto
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Vinícius_Augusto Veterano |
# fev/05
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Cara, pelo amor de deus me da uma luz, uso o Sonar 4 producer, e ele vem com um modulo GM2 DXI, quando abro uma musica SMF, ela toca com o midi da minha placa de som, e tenho que abrir o modulo do Sonar e direcionar pista por pista o som DXi, como faço para direcionar todas as pistas de uma vez para soar no modulo DXi?
Amigo, pelo modulo DXI eu desconheço de forma direta, porém eu uso a timbragem de sampler e soundfontes através da configuração midi da placa de som, procure verificar se teria como vc converter o DXI em sound fontes, para em seguida vc configurar o audio MIDI da sua placa de som, reconhecendo automaticamente cada sound font. Fico triste em não poder ajuda-lo mais que isso!!!!!
Boa Sorte em suas tentativas e sucesso!!!!
Vinícius_Augusto
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XicoVai Veterano |
# fev/05
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gostaria de saber se tem alguem aqui q tem o Link de algum site q tem o manual do sonar ou Sound Forge 7.0 pra se fazer o Downlond.
Muito Obrigado...[b][/b]
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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Vinicius:
A Vs 890 não oferece efeitos suficientes para poder faze-lo nela? É necessário um computador para mexer na música?
Qual placa de som de melhor custo benefício?
A mesa Vs tem daídas óticas, coaxiais, etc. Como posso usálas pro PC?
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# fev/05
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Onde posso conseguir o manual da VS 890 roland?
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Dill Maestro Veterano |
# fev/05
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Ola Fera, como vai, vc saberia me dizer nomes de soundfonts GM, com KITs de bateria para eu poder usar no Sonar? baixei um monte mas todos são Orríveis, como sou leigo não sei procurar sem os nomes dos melhores, não importa o tamanho.
desde ja agradeço.
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ViníciusAugusto_ Veterano |
# fev/05
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Douglas Cristino Leal
A Vs 890 não oferece efeitos suficientes para poder faze-lo nela?
Oferece, mas os efeitos de uma mesa de som ou um mixer (como preferir chamar) hj são anulados para um estpudio profissional, estes efeitos vc pode usar para uma coisa mais amadora, mais rapida ou então para shows, agora para estudio, os efeitos pelo computador é incomparavel. Por isso q se vc quer um estudio com qualidade profissional, os efeitos usados terão que ser digitais (via computador) como o Reverbe, Equalizador, Compressor, Normalize, Noise Gates, etc...
É necessário um computador para mexer na música?
Mais do que necessario, é a maneira unica e correta para trabalhar de forma profissional. Se vc quer qualidade, terá q aprender a qualificar e editar os efeitos ou uma musica, via computador, mas propriamente dito, pelo programa Sound Forge.
Qual placa de som de melhor custo benefício?
Analogicas, as melhores são da linha Sound Blaster Live Value, que vc pode achar apartir de R$200,00. Existem opções acessiveis de placas digitais e com 24bits como uma Audigy Live Pro 24 q custa R$1.600,00 mas já uma boa iniciativa para o seu estudio. Se quiser placas de som melhores, achará coisa boa, só acima de R$6.000,00
A mesa Vs tem daídas óticas, coaxiais, etc. Como posso usálas pro PC?
Vc terá que comprar uma placa de audio com entrada digital, para poder conectar a sua mesa com pc em via digitais, de maneira a proporcionar ruídos 0% em suas gravações. Uma outra opção é tentar ver a compatibilidade de sua placa com um driver Firewire. A melhor maneira, seria vc comprar uma placa com saída e entrada digital, em sequida vc conectaria via cabo digital sua mesa com a placa de som do seu computador.
Onde posso conseguir o manual da VS 890 roland?
Os representantes da Roland sempre vendem os manuais de seus equipamentos em Português.
Ola Fera, como vai, vc saberia me dizer nomes de soundfonts GM, com KITs de bateria para eu poder usar no Sonar?
As duas melhores sound fontes q eu achei de bateria foi pelo kazza e o nome dela é Eletric Kit Percussion e Rock Drum. Porém se vc quer se dedicar a trabalhos midis com sampler, vc terá q trabalhar com o programa Reason, pois nele vc poderá criar as suas amostras de timbres (Bateria, coirdas, pianos, etc) e depois executa-los em seus midis, para trabalho de estudio com midi e sampler, este é o melhor programa atualmente, para uma bateria por exemplo, vc pode gravar amostras de uma caixa ou de um bumbo (seja de teclado ou real) e depois configurar no programa para executa-los em seus midis.
baixei um monte mas todos são Orríveis, como sou leigo não sei procurar sem os nomes dos melhores, não importa o tamanho.
Pela net são muito ruins vc achar kits de sound fontes bons, vc encontrará mais de pianos, porém de cordas e baterias, são raros, por isso seria melhor vc trabalhar com o Reason, q vc poderá pegar o dowload dele completo via E-mule, e inclusive de alguns preciosos e valiosos sampler. O Reason é dividido em 2 CDs para o programa e uma variedade de CDs só com sampler, q vc encontrará tudo completo pelo programa de download E-mule!!!!
desde ja agradeço.
Espero ter te ajudado pelo menos em uma parte de suas duvidas, boa sorte para vc e sucesso com o estudio!!!!
Abraços!!!!
Vinícius_Augusto
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Dill Maestro Veterano |
# fev/05
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Cara, valeu mesmo, obrigado por me ajudar.
baixei um no emule que é um banco completo midi 131 timbres que se4 autoconfigura na Live quando vc carrega ele, o nome é -[SoundFont] General Midi Super Bank.sf2- muito bom e com timbres profissionais, para quem interessar o arkivo tem 60Mb, mas de ótima qualidade.
Um grande abraço a todos.
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# mar/05
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Olá Vinícios Augusto!
Turbinei a minha VS com 10GB de HD e coloquei um queimador de CD SCSI. Pretendo gravar o show da nossa banda ao vivo.
Qual é a melhor maneira de se fazer isso? Preparar as saídas do mixer (mesa normal) com as saídas 1, 2 e 3, 4 e mandá- las L e R para a VS em cada imput? E a mixagem?
Grato!
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Douglas Cristino Leal Veterano |
# mar/05
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????
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