Mesa de som MINIA-4 (Duvidas)

    Autor Mensagem
    Offzinho
    Membro Novato
    # 11/abr/20 16:24


    Pessoal eu comprei uma mesa de som MINIA-4, com o intuito de utilizar ela em minhas live, mais fiz burrada e comprei errado hehe.

    Pois ela capta todos os canais ao mesmo tempo e repassa tudo junto, MIC junto com o áudio do PC, se coloco uma musica no PC o som sai por todos os canais incluindo o canal do MIC, ai o som do PC faz com que ninguem me escute pois não consigo controlar o volume dos canais.

    Porem agora que ja fiz a cagada, venho pedir a ajuda de vocês por indicação de alguma mesa de som onde eu consiga ligar meu MIC xlr, Headset P10 e minhas caixas ativas, com o controle individual dos canais.

    Desde ja muito obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # 11/abr/20 17:43
    · votar


    ela capta todos os canais ao mesmo tempo e repassa tudo junto

    Bom, é isso mesmo que um mixer faz... Apesar do que escreveu na sequência não estar muito claro.

    No seu caso, eu faria o roteamento de sinal assim:

    Ch 1 - Mic
    Ch 2 -
    Ch 3/4 - PC
    Phones - Fone
    FX out - Caixa ativa
    Main out L/R - Live (não sei exatamente como faria a transmissão)

    Dessa maneira, os knobs de FX controlam a mix para as caixas, e os faders principais controlam a mix para a transmissão. Optaria assim, pois o som das caixas não é prioritário, como o som da transmissão. Assim teria o controle nos faders.

    PORÉM... Se está usando caixas ativas, estou realmente inclinado que está ouvindo os vazamentos dela no mic. E bom, não tem como parar isso, apenas aprender a conviver. Esse é o motivo de normalmente se usar fones, invés de monitores, em transmissões. Mesmo para shows isso funciona melhor que fones, mas não vem ao caso.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 11/abr/20 19:15 · Editado por: Offzinho
    · votar


    compreendi, melhor o funcionamento.

    Eu uso as caixas apenas para uso pessoal mesmo, na transmissão não tem utilidade realmente.

    Achei que eu poderia separar os áudios dos canais, para ter um melhor controle no computador, foi um dos motivos de ter comprado a mesa hehe.

    Tive que remover o fone da mesa e ligar direto no PC, pois ele faz com que o MIC sai o som muito baixo, porque dai o retorno do audio do PC passa por todos os canais.

    Ai deixei da seguinte forma.
    Ch 1 - Mic
    Ch 2 -
    Ch 3/4 - PC, Deixei desativado
    Phones - tirei da mesa e liguei no PC.

    Ate onde entendi pelo jeito a forma mais fácil e comprar uma interface de áudio pequena só pra deixar o fone. Pois mesmo o som da placa mãe sendo ruim, a transmissão fica perfeita por esta captando separadamente. Pois dai tenho a opção de deixar o som do Mic mais alto que ha do PC.

    Teria como me indicar uma interface pequena, só para ligar o fone, ou seria melhor comprar uma placa de som pra essa finalidade?

    Muito obrigado por ter respondido.

    Ismah
    Veterano
    # 13/abr/20 00:46
    · votar


    Honestamente, não consegui ainda entender o que queres fazer. O controle dos volumes é físico, sendo de mais fácil e rápido acesso, do que ter que abrir o mixer do Windows...
    Invés de transmitir com base na mixagem de som stereo, interna da máquina, vais transmitir o sinal já mixado que vem da mesa e entra pela entrada de linha da placa do PC. Talvez via USB, não sei se ela tem essa função...

    Tanto faz se é mixado na mesa ou dentro do computado o som, NÃO HÁ captação individual. A diferença é mesmo a praticidade de ter os controles de volume a mão, e talvez a possibilidade de investir num periférico, como um compressor que faça a função duck, que cria uma "automação" para quando você falar o volume do jogo diminuir - algo muito usado em rádios, eventos com locução e música...

    Realmente não sei como ficaria o fone, deduzo ser uma cópia do que sai pelo main out.

    Mas por que diabos uma interface? O que espera ouvir, que a atual não emite?

    Offzinho
    Membro Novato
    # 17/abr/20 13:01
    · votar


    @Ismah
    Honestamente, não consegui ainda entender o que queres fazer.

    Meio com dificuldade de expressar aqui hehe, então e o seguinte eu utilizo o software OBS para fazer as transmissão, se eu utilizo apenas a mesa de som, e tiver com um vídeo aberto e conversando com as pessoas ao mesmo tempo, o som do vídeo deixa a voz no mic super baixo, não importa se eu diminuir o volume na mesa ou no vídeo, se o volume do mic tiver alto o som do PC e transmitido pelo mic também, mesmo se eu deixar o volume no zero na mesa o som repassa pro OBS todo o volume do vídeo pelo mic.

    Agora se eu usar a mesa apenas com o mic, e usar a saída onboard de som do pc com o fone ligado tudo funciona normalmente, pois dai o som do pc não sai pela mesa.

    irei por uma print aqui.
    Mic na mesa, e fone na entrada onboard do pc. (Aqui ja funciona normalmente, pois deixo o som do PC pela metade e do Mic no máximo ai quando converso todos escuta normalmente.)
    https://imgur.com/bWECD8Q

    Mic e fone ligado na mesa. (não estou usando o mic, aquele uso e do vídeo.) Isso que quero dizer o som do PC sai duplicado para quem ta assistindo, a pessoa escuta o som do pc 2x ao mesmo tempo, ai se eu utilizar o mic minha voz sai bem baixa.
    https://imgur.com/ULBIhOz

    Por isso queria saber se tinha alguma mesa com os canais isolados, ou eu teria que comprar outra interface de audio para deixar separado, pois na mesa eu ligo minha guitarra eletrica também, ai se eu coloco algum ritmo para eu tocar as pessoas não escuta direito, ai tenho que ligar o fone no pc pra ficar normalmente.

    Mais ate onde deu pra mim entender eu terei que deixar a mesa de som apenas para o Mic, guitarra, segundo fone que uso apenas para escutar quando to praticando, e as caixa de som que uso nos final de semana apenas para escutar musica no quarto.

    E adicionar uma interface de áudio ou uma placa de som apenas para o fone. Ou achar uma mesa de som que tenha os canais isolados um do outro.

    Desculpe a demora para retornar, e que passou uma tempestade aqui na cidade e ficamos 3 dias sem energia, rede elétrica foi destruída por queda de arvores.

    Ismah
    Veterano
    # 17/abr/20 14:57 · Editado por: Ismah
    · votar


    Continua confuso... Um pouco menos, mas ainda confuso. As ligações não fazem sentido pra mim.

    Os canais são isolados, apesar de acontecer as vezes de haver vazamento entre canais, mas não a esse ponto. Ou tu estás usando errado, ou está tendo vazamento do fone pro mic - o que acho mais provável.

    Todavia, se usar tudo na mesa, não vai capturar som do desktop, e sim APENAS da entrada auxiliar (mic/aux), pois o som do que se passa no computador e o som do mic, já vem mixado da mesa.

    A saída de fone, realmente é uma cópia de L/R ao meu entender. Então vai ouvir o som do PC + mic no fone.
    Ainda existe a opção de DSP, que pode adicionar algum efeito. É uma ideia mais remota, mas possível.

    Honestamente, acho maior furada capturar o desktop (que é a captura de tudo que a placa de som processa).

    Ningen
    Veterano
    # 17/abr/20 15:23 · Editado por: Ningen
    · votar


    Offzinho

    Aquele botão USB ali serve pra quê?

    Procurei o manual desse produto mas não encontro nada dessa marca.

    Porém, para ter maior controle, uma interface seria o ideal, sim.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 17/abr/20 18:26 · Editado por: Offzinho
    · votar


    Aquele botão USB ali serve pra quê?
    Boa tarde, esse botão e para ativar quando querer escutar o som do pc na mesa pelo fone ou caixa. Se você não apertar ele o som do PC não vem para a mesa, apenas a mesa para o pc.

    Eu ia pedir hoje uma U-phoria Um2, mais dizem que o delay dela e de 20ms, tentando achar outra pequena e na mesma faixa de valor mais ta complicado hehe.

    Ismah
    Veterano
    # 17/abr/20 22:38
    · votar


    O delay vai depender de N coisas... Mas 20 ms é 1/500 ms... Mesmo assim, não vejo como que diabos teria vantagem em usar uma interface externa para tal fim...

    Offzinho
    Membro Novato
    # 17/abr/20 23:53
    · votar


    O delay vai depender de N coisas... Mas 20 ms é 1/500 ms... Mesmo assim, não vejo como que diabos teria vantagem em usar uma interface externa para tal fim...

    E que meu fone e p10 e usando adaptador na placa onboard o som fica baixo. Se comparar com a entrada onboard e ele na mesa, na mesa fica 20x mais auto e limpo.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 00:10 · Editado por: Ningen
    · votar


    Ismah

    não vejo como que diabos teria vantagem em usar uma interface externa para tal fim

    Offzinho, me corrija se eu estiver errado. Pelo que entendi, hoje, você não consegue monitorar Microfone e Áudio do PC ao mesmo tempo como quer, porque essa mesa, aparentemente, não oferece a função playback ao computador.

    Para ouvir o som de algum programa você está tendo que rotear o áudio do PC para uma das entradas da mesa via cabo, por isso, o som do microfone chega misturado com o som do PC.

    Com a interface ele conseguirá reproduzir o áudio do PC via Interface sem que isso influencie no som captado pelo Microfone.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 18/abr/20 11:36
    · votar


    Offzinho, me corrija se eu estiver errado. Pelo que entendi, hoje, você não consegue monitorar Microfone e Áudio do PC ao mesmo tempo como quer, porque essa mesa, aparentemente, não oferece a função playback ao computador.

    sou leigo nesse assunto hehe, não sei te dizer, a mesa esta ligada no pc pela USB, o mic porta 1, o fone na porta phones. e o usb ativado na porta 3/4.

    Na configuração em playback e record eu seleciona a mesa, ate ai tudo funcionando perfeitamente. Agora se eu for fazer uma gravação, não importa se eu deixe em mudo o volume pois o áudio sai pelo mic, e como se o mic vira-se a caixa de som. kkkk

    Tudo sai e entra pelo mesmo canal, e como se qualquer porta vira-se fone e mic

    A solução realmente e interface pra usar o fone, e deixar a mesa apenas pro mic e guitarra. A questão agora ta sendo qual interface comprar para usar com o fone, ou tentar achar outra mesa só que tenha canal de entrada e saída separados.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 11:40 · Editado por: Ningen
    · votar


    Offzinho

    As interfaces geralmente tem um knob ou botão que você escolhe se quer ouvir nos fones nos fones de ouvido o som que tá entrando nela pelos canais ou o som que vem do computador ou uma mistura dos dois. Eu não tô conseguindo enxergar essa função na sua mesa, nem encontrei manual dela para baixar. Não sei como ajudar.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 12:00 · Editado por: Ningen
    · votar


    No geral o que se faz é configurar a interface ou mesa para tocar nos fones de ouvido só o que sai do computador para dela via USB, e não tocar o que está entrando nos canas 1, 2, 3/4 e etc.

    No programa que você quer usar o microfone, é que muitas vezes existe uma opção para "ouvir o microfone", aí você marca e aí o microfone sai nos fones de ouvido, se não tiver essa opção no programa, você vai no painel de controle e lá marca a opção para ouvir.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 18/abr/20 12:02 · Editado por: Offzinho
    · votar


    As interfaces geralmente tem um knob que você escolhe se quer ouvir nos fones nos fones de ouvido o som que tá entrando nela pelos canais ou o som que vem do computador ou uma mistura dos dois. Eu não tô conseguindo enxergar essa função na sua mesa, nem encontrei manual dela para baixar. Não sei como ajudar.

    então se eu deixar o USB desativado, o som do PC não vem pra ela, ai funciona perfeitamente o Mic, porem dai não consigo escutar o áudio do PC. Nesse momento eu tenho que plugar o fone no onboard do PC.

    Agora se eu deixo o USB ativado, vira uma mistura total, eu escuto o som do PC normalmente porem tudo vira caixa de som inclusive o Mic, ai se eu coloco no programa de gravação o som do aplicativo em mudo, ele sai na gravação igualmente pelo Mic.

    Eu comprei ela em um kit mesa+mic+suporte articulado e cabos xlr, e o manual dela não explica direito.

    Acho que vou encostar ela e comprar um outro kit, só que interface agora, PRESONUS AUDIOBOX ou Focusrite SCARLETT. vi que eles tem kit a 2mil, e tem entrada de Mic, Instrumento e fone, a questão e se eu deixar um ritmo no PC pra escutar pela interface se o som não ira passar pelo mic também.

    Senão serei obrigado a ter a mesa pro mic e instrumento e uma interface mini pro fone.

    Pois preciso escutar o áudio do PC, porem o áudio do PC não pode passar pelo canal do Mic.

    --- Edit ---
    Então essa opção e pra eu escutar eu falando, acho que e só pra testar o Mic mesmo essa opção, se eu deixar ela ativada acho que vai sair duplicado o áudio do mic.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 12:07 · Editado por: Ningen
    · votar


    Nesse momento eu tenho que plugar o fone no onboard do PC.

    Você não pode fazer isso. Teus fones têm que ficar na mesa!

    Coloca os fones na mesa. Vá no painel de controle e configure a mesa como Playback Padrão. Vá nos dispositivos de Gravação e coloque para ouvir o dispositivo.

    Depois que configurar a mesa como playback padrão, todos os sons, tem que sair na mesa, mesmo do youtube, por exemplo. Se não tiver saindo, configure todos os dispositivos, entradas e saídas para o mesmo sample rate e bit depth, todos. Pra evitar problema.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 12:18 · Editado por: Ningen
    · votar


    Você usa essas caixas ativas pra quê? Já não tem os fones de ouvido pra se ouvir? É obvio que se colocar para "ouvir o microfone" e esse microfone sair nas caixas vai dar problema.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 18/abr/20 12:21 · Editado por: Offzinho
    · votar


    Você usa essas caixas ativas pra quê? Já não tem os fones de ouvido pra se ouvir. É obvio que se colocar para "ouvir o microfone" e esse microfone sair nas caixas vai dar problema.

    Elas ficam desativadas, só ativo quando vou ouvir musica, e ativo elas quando to praticando, ai escuto o som da guitarra por elas.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 12:26
    · votar


    Então faz o que te falei.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 18/abr/20 12:36
    · votar


    Então faz o que te falei.

    Ativei, e ficou bem ruim o som, ficou uma mistura pior hUAHuA. não tem como descrever teria que gravar o áudio pra entender.

    Ningen
    Veterano
    # 18/abr/20 12:58
    · votar


    Desisto. Boa sorte.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 18/abr/20 13:12
    · votar


    Desisto. Boa sorte.

    AHUAH vlw, obrigado.
    Mais desisto também, não tem o que fazer. ja vou pedir uma interface PRESONUS AUDIOBOX 96, poderia me tirar só uma duvida aqui, preciso usar meu direct box nessa interface ou posso ligar a guitarra direto nela, sem problemas?

    fernando tecladista
    Veterano
    # 18/abr/20 15:19
    · votar


    se coloco uma musica no PC o som sai por todos os canais incluindo o canal do MIC

    sai por todos ou sai no OUT?

    função de mixer é misturar, ajuntar, e mandar tudo pra um lugar só e pelos botões de volume você acertar todo mundo
    o que você não quer que soe, você zera o volume

    tentei entender o que você planeja, mas não entendi nada
    quer junto, mas não quer junto, quer que não escutem... tá muito dificil

    Ismah
    Veterano
    # 18/abr/20 21:54
    · votar


    Offzinho
    usando adaptador na placa onboard o som fica baixo.

    Provavelmente, tu tem um fone de monitoração para Dj ou estúdio. Eles geralmente tem conectores P10 TRS, e são projetados para operar com CDJ's, power clicks e demais. Vias de fato, a mesa pode fazer essa função, mas aí o mic deve estar no PC, e só sair na transmissão, com opção de monitoração desligada.

    sou leigo nesse assunto hehe

    E cabeça dura... Sequer testou o que te falei no primeiro momento... Mas como sou mais teimoso, continuo ajudando...

    Estamos lentamente progredindo...
    Ao que entendi você se escuta com atraso. Realmente isso vai acontecer, pois você escuta o mic, o sinal sai da mesa pro PC e volta. Aí fica um ciclo sem fim. E dá essa bagunça...

    É caso de configurar tudo apenas, e se está com dificuldades agora imagina com a interface...

    -> O mic entra na mesa no canal 1
    -> O som do jogo / computador sai pelo canal dos fones - geralmente era um J2 TRS verde claro - e entra no RCA da mesa.

    Aqui temos o problema de que o sinal de fones, é uma cópia do sinal que sai em LR, e vai pra aux in do PC. Então se der volume no microfone, pra ele ficar mais alto na transmissão, também aumenta no fone. E vice-versa. Realmente, nesse ponto a mesa não te serve de nada.

    -> A transmissão deve ser apenas o sinal que sai da mesa, e entra pelo aux in do PC - geralmente era uma conexão azul. Sem nada conectado, isso deve ficar desabilitado no software de transmissão.
    -> O sinal do aux in, não deve ser monitorado (está nas configurações de dispositivos de áudio).

    Offzinho
    Membro Novato
    # 19/abr/20 10:54
    · votar


    Sequer testou o que te falei no primeiro momento.

    então amigo eu testei tudo que você e o Ningen me propôs, porem como você mencionou la em cima, Honestamente, acho maior furada capturar o desktop realmente não tem como deixar a mesa capturar o som do PC e repassar pro fone.

    tem que deixar a mesa apenas pro que ela vem pra fazer que e passar o som de Mic e Instrumentos para o PC e pronto. Se quer escutar o Som do PC tem que ser por fora, usando uma placa de som ou uma interface pro fone.

    Eu tava insistindo na mesa porque o som do meu Fone só fica bom em mesa ou interface, por que e pra estúdio P10 TRS igual você mencionou. Mais já resolvi, na verdade, já comprei, comprei uma interface pra por o fone apenas.

    Muito obrigado pela ajuda que todos me deu.

    Ningen
    Veterano
    # 19/abr/20 14:56 · Editado por: Ningen
    · votar


    Se você tiver um PC razoável. Não precisa nem dessa mesa. Pode usar só a interface em conjunto com um programa como o VoiceMeeter.
    Que é grátis para usar e tem 3 versões: Básica, Banana(intermediária) e Potato(avançada).

    Quanto mais avançada a versão mais entradas e saídas você vai poder usar, assim como mais efeitos estarão disponíveis.

    Na versão intermediária (Banana) você consegue colocar alguns efeitos básicos no microfone como EQ, compressor, gate e echo. Mixar alguns canais físicos e virtuais...

    Potato, com mais entradas e saídas e mais efeitos.

    Sugiro pesquisar sobre. E se for baixar, baixe logo a versão avançada pois na verdade ela vem com todas as versões. Dependendo do que for fazer, pode optar por abrir o mixer mais enxuto ou mais completo.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 19/abr/20 20:06
    · votar


    Se você tiver um PC razoável. Não precisa nem dessa mesa. Pode usar só a interface em conjunto com um programa como o VoiceMeeter.
    Que é grátis para usar e tem 3 versões: Básica, Banana(intermediária) e Potato(avançada).


    Vlw, vou baixar, a interface chega em 12 dias se o correio não atrasar, ai testo.
    PC tem uma configuração boa sim.

    Offzinho
    Membro Novato
    # 25/abr/20 18:41
    · votar


    Como eu não consegui editar, venho aqui colocar uma solução que achei.

    Na saída 3/4 no controle (PAN) e só por o som pro lado R e na Porta 1 que vai o Mic deixa no meio mesmo, que os som não vira aquela mistura.

    Descobri depois que ha tempestade molho minha mesa, e o som ficou uma bost@, com o PAN no centro, ficou uns barulhos estranhos, foi onde eu resolvi mudar pro lado R e o som ficou bom. ai fui testar na gravação e o som da 3/4 já não tava mais passando pro lado do Mic.

    Fica ai a dica, se alguém com mesmo problema chegar ate aqui vai achar a solução.

    Ismah
    Veterano
    # 27/abr/20 00:07
    · votar


    Ainda está confuso... Mas tá... Se funcionou, tá ótimo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesa de som MINIA-4 (Duvidas)