Ruído ao usar entrada Hi-Z (Steinberg UR22 mkii)

    Autor Mensagem
    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # ago/17


    Olá!

    Há pouco tempo adquiri uma interface de áudio UR22 mkii da Steinberg. Ela possui dois canais, sendo que em ambos é possível conectar cabos XLR e P10, porém só o canal 2 possui a opção Hi-Z.

    Ao testá-la com um microfone, percebi que os níveis de ruído eram praticamente imperceptíveis em ambos os canais. Ao plugar instrumentos também não notei ruídos em nenhum canal, mesmo com o ganho bastante elevado.

    O problema surgiu quando acionei o Hi-Z no segundo canal e percebi que surgia um chiado considerável, se comparado aos níveis de ruído sem o Hi-Z, mesmo com o ganho bastante baixo. Depois percebi que esse chiado não depende do instrumento conectado e nem do cabo, pois até mesmo sem conectar nada no canal o ruído aparece da mesma maneira e com a mesma intensidade. Naturalmente, essa situação fica bem pior com a simulação de amplificadores/efeitos no computador.

    Em alguns videos no Youtube vi pessoas que usam a entrada Hi-Z e aparentemente não sofrem com o mesmo problema, por isso suspeitei que algo de errado estivesse acontecendo. Entrei em contato com o pessoal da loja que comprei a interface e me disseram que é comum esse chiado ocorrer com a utilização do Hi-Z. Até certo ponto eu entendo isso, mas é comum que se obtenha tanto ruído assim a ponto de não ser possível utilizar esse recurso na gravação de um demo, por exemplo, ou é possível que a unidade que comprei esteja com defeito?

    Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    A princípio, pode ser muita coisa... Mas normalmente rola ruído com guitarra...
    Gate muitas vezes resolve a quantidade natural...

    Guitarra e cabo estão em dia, blindagem bem feita?

    U2B não é peso de medida, lá o sinal pode ser super-processado para entregar uma qualidade aceitável...

    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    Guitarra e cabo estão em dia, blindagem bem feita?

    Os cabos que testei são novos, as blindagens dos instrumentos talvez não sejam das melhores.

    Mas o que pega mesmo é que, com o Hi-Z desligado, se vc não plugar nada no canal e aumentar o ganho até uns 75% do máximo não da pra escutar nada monitorando diretamente da interface. Aí basta vc ligar o Hi-Z que já surge esse ruido com o ganho em 30~35%.

    Uma coisa que não mencionei é que essa interface estava sendo alimentava via USB, isso pode ter alguma coisa a ver?

    makumbator
    Moderador
    # ago/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Guilherme.SC

    Você atualizou o driver e firmware dela? Os mais novos que eu vi são de 15 de fevereiro e junho desse ano (precisa atualizar tanto o firmware quanto o driver). Instale o driver primeiro e depois o firmware (que é a orientação da Steinberg). E antes de instalar o driver desinstale o anterior (e reinicie o computador antes de instalar o novo driver).

    https://www.steinberg.net/en/support/downloads_hardware/yamaha_steinbe rg_usb_driver.html

    https://www.steinberg.net/en/support/downloads_hardware/downloads_ur22 mk2.html

    Uma coisa que não mencionei é que essa interface estava sendo alimentava via USB, isso pode ter alguma coisa a ver?

    Teste ela ligada na fonte pra ver se tem diferença (obviamente, siga as recomendações do equipamento).

    Outra possibilidade é testar ela conectando em um iphone ou ipad (pra isso você vai precisar obrigatoriamente da fonte elétrica). Depois de conectar abra um app de áudio no iphone ou ipad e veja como ela se comporta em relação ao ruído estando ligada a outro sistema operacional. Se tiver um computador com OSX também pode testar.

    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    makumbator

    A principio estava ligando ela em um imac (OSX). Por essa semana não vou conseguir fazer testes nela. Assim que possível vou fazer o que vc recomendou e também testar em um PC e em um ipad. Em seguida posto os resultados que obtive aqui!

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Troço estranho, ein! A questão do firmware pode-se, mas isso tem uma cara de ser interferência na parte analógica, e não na parte lógica. Testa e vamos ver o que dá!

    Uma coisa que não mencionei é que essa interface estava sendo alimentava via USB, isso pode ter alguma coisa a ver?

    Poder, até pode... Mas não é provável...

    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Testei tudo que foi falado aqui e o chiado persistiu em todos os testes. Falei com uma galera e me disseram que é normal isso por causa do ganho alto e tal. Não convencido, resolvi levar numa assistência técnica autorizada da Yamaha. Depois de testar ela, o técnico me disse que não havia nada de anormal com a interface e que esse chiado é ruído branco que acaba sendo amplificado junto com o sinal devido ao alto ganho. Essa foi minha primeira placa de som, então não sabia direito o que esperar dela. Minha conclusão é que pra fazer algumas gravações até rola ligar os instrumentos direto nela, mas pra qualquer coisa mais séria já rola microfonar guitarra e baixo, ou ainda usar um direct box que leve o sinal balanceado pra interface (não testei essa possibilidade). Vale mencionar ainda que da pra tirar boa parte do ruido nos DAWs da vida pra quem sabe mexer bem (não é o meu caso ainda). Enfim, queria agradecer pela ajuda do pessoal. Resolvido!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Guilherme.SC

    Grava uma amostra desse ruído aí pra gente, tem como?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Guilherme.SC

    O estranho é que não há alto ganho ali, comparado ao ganho que há no mic.

    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # jan/18 · Editado por: Guilherme.SC
    · votar


    Pessoal, passei dezembro e janeiro em minha cidade natal, portanto longe da interface. Desculpem a demora.

    Gravei um teste aqui tocando alguns trechos primeiro sem o hi-z e depois com ele ligado. No fim da gravação eu aumento o ganho e alterno entre hi-z ligado e desligado, acho que da pra perceber bem a diferença de ruído e de ganho.

    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    https://soundcloud.com/guilherme-sampaio-453612604/teste/s-1xLL2

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/18
    · votar


    Guilherme.SC
    Entradas de alta impedância são inerentemente mais sensíveis a variações de sinal de baixo nível de energia, e vai captar mais ruído mesmo.

    Se você comparar o noise floor entre hi-z (+/- 1 mega) e linha (+/- 10K), sempre a entrada de linha vai ser mais silenciosa.

    Verifique a elétrica da guitarra porque enquanto você tocava ouvi algumas variações no ruído de fundo. A entrada "aberta" fica mais sensível a ruídos também.

    Outra coisa é o ganho, ajuste para ter uma margem legal de dinâmica no sinal, nunca deve chegar ao pico. Se estiver clipando o sinal da guitarra antes de processar, isso deteriora muito a relação sinal/ruído.

    Por último há a questão da alimentação USB. Se você usa um desktop, é fácil haver interferências tanto por ruído da fonte de alimentação quanto por outros periféricos do sistema. Muito fácil em Hi-Z captar interferências de fontes de EM. Teste em um notebook usando apenas a alimentação da bateria.

    Guilherme.SC
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    shoyoninja

    Não sei se é disso que vc ta falando, mas em um momento o gate do próprio software ficou picando o sinal.

    Esse ruído aí aparece da mesma forma com qualquer instrumento ligado (eu testei vários, inclusive uma guitarra com humbuckers e blindagem recém feita por luthier). Continua exatamente igual até mesmo com a entrada em aberto (sem plugar nada).

    Em alguns momentos na gravação eu exagerei no ganho pra deixar o chiado mais em evidencia, mas em nenhum deles chegou a clipar o sinal da guitarra.

    Quanto ao notebook, ja usei só na bateria sim, e não percebi nenhuma diferença em relação ao desktop.

    Eu concordo com vc em relação ao noise floor quando a impedância de entrada é muito alta. Como disse há um tempo aqui nó tópico, talvez eu estivesse com muita expectativa em cima dessa função em uma interface ""barata"". Pode ser que seja normal a interface operar com esse nível de ruído com o hi-z ligado, enquanto um equipamento mais especifico pra isso seja melhor pra captar sinais de baixa intensidade, tipo um direct box.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído ao usar entrada Hi-Z (Steinberg UR22 mkii)