Autor |
Mensagem |
Guilherme.SC Membro Novato |
# ago/17
Olá!
Há pouco tempo adquiri uma interface de áudio UR22 mkii da Steinberg. Ela possui dois canais, sendo que em ambos é possível conectar cabos XLR e P10, porém só o canal 2 possui a opção Hi-Z.
Ao testá-la com um microfone, percebi que os níveis de ruído eram praticamente imperceptíveis em ambos os canais. Ao plugar instrumentos também não notei ruídos em nenhum canal, mesmo com o ganho bastante elevado.
O problema surgiu quando acionei o Hi-Z no segundo canal e percebi que surgia um chiado considerável, se comparado aos níveis de ruído sem o Hi-Z, mesmo com o ganho bastante baixo. Depois percebi que esse chiado não depende do instrumento conectado e nem do cabo, pois até mesmo sem conectar nada no canal o ruído aparece da mesma maneira e com a mesma intensidade. Naturalmente, essa situação fica bem pior com a simulação de amplificadores/efeitos no computador.
Em alguns videos no Youtube vi pessoas que usam a entrada Hi-Z e aparentemente não sofrem com o mesmo problema, por isso suspeitei que algo de errado estivesse acontecendo. Entrei em contato com o pessoal da loja que comprei a interface e me disseram que é comum esse chiado ocorrer com a utilização do Hi-Z. Até certo ponto eu entendo isso, mas é comum que se obtenha tanto ruído assim a ponto de não ser possível utilizar esse recurso na gravação de um demo, por exemplo, ou é possível que a unidade que comprei esteja com defeito? Valeu!
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
A princípio, pode ser muita coisa... Mas normalmente rola ruído com guitarra... Gate muitas vezes resolve a quantidade natural...
Guitarra e cabo estão em dia, blindagem bem feita?
U2B não é peso de medida, lá o sinal pode ser super-processado para entregar uma qualidade aceitável...
|
# ago/17
· votar
Guitarra e cabo estão em dia, blindagem bem feita?
Os cabos que testei são novos, as blindagens dos instrumentos talvez não sejam das melhores.
Mas o que pega mesmo é que, com o Hi-Z desligado, se vc não plugar nada no canal e aumentar o ganho até uns 75% do máximo não da pra escutar nada monitorando diretamente da interface. Aí basta vc ligar o Hi-Z que já surge esse ruido com o ganho em 30~35%.
Uma coisa que não mencionei é que essa interface estava sendo alimentava via USB, isso pode ter alguma coisa a ver?
|
makumbator Moderador
|
# ago/17 · Editado por: makumbator
· votar
Guilherme.SC
Você atualizou o driver e firmware dela? Os mais novos que eu vi são de 15 de fevereiro e junho desse ano (precisa atualizar tanto o firmware quanto o driver). Instale o driver primeiro e depois o firmware (que é a orientação da Steinberg). E antes de instalar o driver desinstale o anterior (e reinicie o computador antes de instalar o novo driver).
https://www.steinberg.net/en/support/downloads_hardware/yamaha_steinbe rg_usb_driver.html
https://www.steinberg.net/en/support/downloads_hardware/downloads_ur22 mk2.html
Uma coisa que não mencionei é que essa interface estava sendo alimentava via USB, isso pode ter alguma coisa a ver?
Teste ela ligada na fonte pra ver se tem diferença (obviamente, siga as recomendações do equipamento).
Outra possibilidade é testar ela conectando em um iphone ou ipad (pra isso você vai precisar obrigatoriamente da fonte elétrica). Depois de conectar abra um app de áudio no iphone ou ipad e veja como ela se comporta em relação ao ruído estando ligada a outro sistema operacional. Se tiver um computador com OSX também pode testar.
|
# ago/17
· votar
makumbator
A principio estava ligando ela em um imac (OSX). Por essa semana não vou conseguir fazer testes nela. Assim que possível vou fazer o que vc recomendou e também testar em um PC e em um ipad. Em seguida posto os resultados que obtive aqui!
|
Ismah Veterano |
# ago/17
· votar
Troço estranho, ein! A questão do firmware pode-se, mas isso tem uma cara de ser interferência na parte analógica, e não na parte lógica. Testa e vamos ver o que dá!
Poder, até pode... Mas não é provável...
|
# nov/17
· votar
Testei tudo que foi falado aqui e o chiado persistiu em todos os testes. Falei com uma galera e me disseram que é normal isso por causa do ganho alto e tal. Não convencido, resolvi levar numa assistência técnica autorizada da Yamaha. Depois de testar ela, o técnico me disse que não havia nada de anormal com a interface e que esse chiado é ruído branco que acaba sendo amplificado junto com o sinal devido ao alto ganho. Essa foi minha primeira placa de som, então não sabia direito o que esperar dela. Minha conclusão é que pra fazer algumas gravações até rola ligar os instrumentos direto nela, mas pra qualquer coisa mais séria já rola microfonar guitarra e baixo, ou ainda usar um direct box que leve o sinal balanceado pra interface (não testei essa possibilidade). Vale mencionar ainda que da pra tirar boa parte do ruido nos DAWs da vida pra quem sabe mexer bem (não é o meu caso ainda). Enfim, queria agradecer pela ajuda do pessoal. Resolvido!
|
Jabijirous Veterano |
# nov/17
· votar
Guilherme.SC
Grava uma amostra desse ruído aí pra gente, tem como?
|
Ismah Veterano |
# nov/17
· votar
Guilherme.SC
O estranho é que não há alto ganho ali, comparado ao ganho que há no mic.
|
# jan/18 · Editado por: Guilherme.SC
· votar
Pessoal, passei dezembro e janeiro em minha cidade natal, portanto longe da interface. Desculpem a demora.
Gravei um teste aqui tocando alguns trechos primeiro sem o hi-z e depois com ele ligado. No fim da gravação eu aumento o ganho e alterno entre hi-z ligado e desligado, acho que da pra perceber bem a diferença de ruído e de ganho.
|
# jan/18
· votar
https://soundcloud.com/guilherme-sampaio-453612604/teste/s-1xLL2
|
shoyoninja Veterano |
# jan/18
· votar
Guilherme.SC Entradas de alta impedância são inerentemente mais sensíveis a variações de sinal de baixo nível de energia, e vai captar mais ruído mesmo.
Se você comparar o noise floor entre hi-z (+/- 1 mega) e linha (+/- 10K), sempre a entrada de linha vai ser mais silenciosa.
Verifique a elétrica da guitarra porque enquanto você tocava ouvi algumas variações no ruído de fundo. A entrada "aberta" fica mais sensível a ruídos também.
Outra coisa é o ganho, ajuste para ter uma margem legal de dinâmica no sinal, nunca deve chegar ao pico. Se estiver clipando o sinal da guitarra antes de processar, isso deteriora muito a relação sinal/ruído.
Por último há a questão da alimentação USB. Se você usa um desktop, é fácil haver interferências tanto por ruído da fonte de alimentação quanto por outros periféricos do sistema. Muito fácil em Hi-Z captar interferências de fontes de EM. Teste em um notebook usando apenas a alimentação da bateria.
|
# jan/18
· votar
shoyoninja
Não sei se é disso que vc ta falando, mas em um momento o gate do próprio software ficou picando o sinal.
Esse ruído aí aparece da mesma forma com qualquer instrumento ligado (eu testei vários, inclusive uma guitarra com humbuckers e blindagem recém feita por luthier). Continua exatamente igual até mesmo com a entrada em aberto (sem plugar nada).
Em alguns momentos na gravação eu exagerei no ganho pra deixar o chiado mais em evidencia, mas em nenhum deles chegou a clipar o sinal da guitarra.
Quanto ao notebook, ja usei só na bateria sim, e não percebi nenhuma diferença em relação ao desktop.
Eu concordo com vc em relação ao noise floor quando a impedância de entrada é muito alta. Como disse há um tempo aqui nó tópico, talvez eu estivesse com muita expectativa em cima dessa função em uma interface ""barata"". Pode ser que seja normal a interface operar com esse nível de ruído com o hi-z ligado, enquanto um equipamento mais especifico pra isso seja melhor pra captar sinais de baixa intensidade, tipo um direct box.
|