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wesleyestudiobr Membro Novato |
# nov/16
Olá galera, seguinte tenho um pequeno home estúdio, mas sinto-me desconfortável trabalhar às vezes com 40 canais todas as vezes arrastando o coitado do mouse e reduzindo os faders e pan, portanto, gostaria de saber se é possível utilizar uma mesa de som como "controlador midi". Quando há o processamento da mesa, o tal "summing", dizem que precisaria ser uma baita de uma equipa para substituir a qualidade original da DAW, portanto queria uma mesa que pudesse trabalhar apenas como midi, sem interferencia no som, tive acesso à uma mesa Behringer Xenix, conectei-a via USB ao PC, instalei o ASIO mas não percebi nenhuma diferença, mesmo movendo os analógicos, bem como pedindo para identificação dos knobs na DAW nada foi detectado. Que equipamento seria adequado para isto, e mais barato possível, alguns faders e knobs apenas, e que tivesse a "cara" de mesa/console...
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Ningen Veterano |
# nov/16 · Editado por: Ningen
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wesleyestudiobr
As Xenyx não tem essa função cara... A conexão usb dela serve somente para transferir o áudio dela pro PC.
Numa pesquisa rápida encontrei essa aqui. Que aparenta ter o que você quer.
Ou essa mais simples.
Eu, no seu lugar, provavelmente tentaria construir uma, já que tenho uma placa Arduino que nunca usei e uma porção de componentes guardados em "algum lugar" no meu quarto rsrs.
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Ismah Veterano |
# nov/16
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Ningen
Essa segunda mais parece uma controladora para se usar com LauchPad's... Não que não dê para usar, mas pode não rolar do jeito adequado...
Agora que 599 Obamas é uma grana ein...
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Ningen Veterano |
# nov/16 · Editado por: Ningen
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Ismah
Pois é não reparei direito as funções da 2ª...
Agora, realmente... são bem caras essas mesas controladoras... Mas olhe só.. Essa Behringer tem faders motorizados touch (sabia nem que isso existia rsrs ao menos não com o touch), captura o nome das tracks, parâmetros e valores os quais ela está controlando e... 92 botões iluminados se ouvi direito...
Espiem só ela trabalhando:
Anyway... Acho que esqueci um pouco o fim do comentário do autor do tópico quando disse "o mais barato possível"... rsrs
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Ismah Veterano |
# nov/16
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Ningen
Na real essa X-Touch é projetada para controlar a X-Air 18. Mas creio que pode teóricamente controlar qualquer coisa que aceite comandos MIDI.
Todavia... E sou um cara do analógico é verdade, mas analisando do ponto de vista do menor custo... Acho que uma tela touch seria mais vantajoso que pensar em uma controladora dessas...
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Ningen Veterano |
# nov/16
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Ismah
Na real essa X-Touch é projetada para controlar a X-Air 18. Mas creio que pode teóricamente controlar qualquer coisa que aceite comandos MIDI.
Engraçado como o vídeo que postei diz exatamente o oposto.
Acho que uma tela touch seria mais vantajoso que pensar em uma controladora dessas...
Faz sentido. Mas acho que no fundo a economia, que não seria grande, não ia compensar na ergonomia...
wesleyestudiobr
Com pouca grana o jeito é um desses: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708699481-korg-nanokontrol2-con trolador-de-midi-com-24-botoes-_JM
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Ismah Veterano |
# nov/16 · Editado por: Ismah
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Ningen
Ela segue o mesmo padrão de "surface control" da linha X32. Foi uma suposição, que ainda mantenho, pois normalmente vejo estes dois nome associados. Todavia posso estar errado, minhas sinceras desculpas. :)
acho que no fundo a economia, que não seria grande, não ia compensar na ergonomia...
Porém... A interface física, é limitada a X controles, coisa que o touch não é...
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wesleyestudiobr Membro Novato |
# nov/16
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Pois é Ismah, "obamas" não são "temers", convenhamos que 599 é um precinho razoável...
Pensava que algumas mesas de som "comuns" pudessem trabalhar na função midi também (pelo USB). :(
Dando uma olhada até achei alguns modelos próprios para isso o nome ideal seria algo como : "Superfície de Controle MIDI para DAW", encontrei algumas bem interessantes (mas os preços, meu amigo... são bem desinteressantes tmb), parece que referência no assunto são as clássicas Mackie. Dêem uma olhada:
http://mackie.com/sites/default/files/mcu-pro_front_slant.jpg
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Filippo14 Veterano |
# nov/16
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1. Presonus Fader Port
presonus fader port control surfaceThe biggest challenge most people face with control surfaces is…
Their desk is simply too small to fit a full-sized unit.
In this case, the Presonus Fader Port is the perfect option because it’s extremely compact…
Yet still offers all the most essential functions you would expect from any control surface.
A common question newbies ask when they see this type of control surface is:
Where are all the faders?
Well…using its “channel-select” feature, you can control any track in your session with that one fader.
And since most guys (newbies especially) one fader at a time anyway…having multiple faders isn’t nearly as essential as some people think.
Notable features of the Fader Port include:
basic transport controls window select options footswitch jack for hands free punch in/out Perhaps most important of all…the high-resolution fader allows you to accurately write automation, which in my opinion, is the one feature you REALLY want to have.
And in case you’re wondering, the Fader Port (and virtually all control surfaces these days) is compatible with both Mac and PC, and all major DAW’s.
2. Korg nanoKONTROL2
korg nanokontrol2 control surfaceThe cheapest of any control surface on this list…
The Korg nanoKONTROL2 squeezes 8 faders into an incredibly small device, which fits perfectly along-side your laptop or keyboard.
As you can see, its layout is so simple, you probably won’t even need the manual.
Especially popular with electronic musicians, the nanoKONTROL2 is often used in combination with the both the nanoPAD for percussion and the nanoKEYS for synths, to create the ultimate MIDI controller suite for home studios.
And with the included Korg Kontrol Editor Software, you can easily program custom commands for use with various virtual instruments.
However, because it DOESN’T have motorized faders, I wouldn’t recommend this option if you plan to record automation (although it can still be done).
I also wouldn’t recommend it for those who use lots of window and track groupings, as it offers none of those commands.
But if you don’t need any fancy extras, and all you want is a simple 8 track layout with transport controls, then the Korg nanoKONTROL2 is your perfect option.
3. Steinberg CC121 for Cubase
steinberg cc121 control surface for cubase
Built by Steinberg, and designed specifically for Cubase…
The Steinberg CC121 is the only control surface on this list tailored to work seamlessly with a single DAW.
While most control surface manufacturers take the “one-size-fits-all” approach to accommodate all major DAW’s…
Steinberg took the exact opposite approach with design, which allowed them to create layout intuitively-mirrored to Cubase’s visual interface.
And while its price is a little high for a single-fader control surface, the amazing functionality of the CC121 more than makes up for it.
For example…
One exceptional feature is the EQ section, which offers the 12 different knobs to control frequency, gain, and Q on 4 separate bands.
But its BEST feature is the one-of-a-kind Advanced Integration Controller Knob with “point and control” support, which essentially allows you to control ANY Cubase parameter with a single knob, simply by pointing at the control with your mouse.
So if you do use Cubase, is really an obvious choice.
4. Mackie Control Universal Pro
mackie control universe pro
While you’d probably hate to admit it…
The truth is, what many of us want most from a control surface is: the look and feel of a real analog mixing board.
And the Mackie Control Universal Pro is the first option on the list with exactly that.
It’s MUCH larger, and heavier than any of the other options we’ve seen so far, but that’s not necessarily a bad thing…assuming you have the desk space.
Because in addition to its authentic look, what you also get is 9 motorized faders, and virtually all the standard controls and shortcuts you would expect from any control surface.
It also offers its own Proprietary Mackie communication protocol, which is supposedly more sophisticated than many of the older protocols, and allows for better integration with your DAW.
And if you ever need more faders, you can add one or more of the Mackie Control Extender Pro for an additional 8 tracks.
While it is pricey, you really get what you pay for with this device. And as countless reviews will tell you, it’s well-worth the cost.
5. Behringer B-Control Fader BCF2000
Behringer BCF2000 B-ControlThey may not be known for making high-end products…
And they’re certainly not known for making control surfaces…
So it comes as quite a shock when you first discover that Behringer currently makes one of the most popular controllers on the market…
The Behringer B-Control Fader BCF2000.
And the main reason for its popularity is its shockingly low price…which is about 1/4 the cost of comparable models in its category.
It’s definitely not the prettiest thing you’ve ever seen…
And people often say that the motorized faders are kinda noisy…
Yet the overall reviews are very positive…and it gets the job done for many happy home studio owners.
So if you want a full-featured control surface, but can’t afford the pricier models on this list, the BCF2000 is a great alternative.
6. Avid Artist Mix
Euphonix Artist Mix Pro Tools Control SurfaceEasily my favorite of the 7 control surfaces on this list…
The Avid Artist Mix is not only beautiful to look at…
Its super-clean and visually-intuitive layout makes it really easy to use, despite the fact that it has more functionality than any of the options we’ve covered so far.
With its cutting-edge EUCON protocol technology with a super-fast ethernet connection, the Artist Mix offers a much smoother response than you’re probably used-to from older control surfaces.
And for non-EUCON-enabled devices and software…its compatible with both HUI and Mackie protocols as well.
However, one caution with this control surface is: because of its ethernet connection, newer laptops such as the Macbook Pro (which doesn’t have ethernet) will require either a thunderbolt-ethernet adapter, or a USB-ethernet adapter.
But overall, I’d say that the Avid Artist Mix is the easily best control surface option for the vast-majority of home studios, whether you use Pro Tools, or not.
7. Avid Artist Control
Avid MC Control V2 pro tools control surfaceThe only other control surface you might argue is “better” than the Artist Mix, is its brother, the Avid Artist Control.
While their designs are very similar, as you can see upon closer inspection, the layout of this control surface is extremely different.
The most notable differences being…it has only 4 faders, but adds a highly-advanced and highly-customizable LED touchscreen to speed up your editing and mixing workflow.
Because the learning curve for this control surface can be much steeper than the other options on the list, I probably wouldn’t recommend it for beginners.
However…
For those at intermediate-advanced levels, there’s no other “home studio” option out there nearly as advanced as the Artist Control. And when used in-combination with the Artist Mix, it gets even better.
http://ehomerecordingstudio.com/daw-control-surfaces/
Achei isso em nesse site, não sei se pode postar aqui, se não puder, ai peço pra moderação alterar meu post, enfim, acompanhando o tópico pq tava afim de pegar um controlador desses também!
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Ismah Veterano |
# nov/16
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wesleyestudiobr
Pois é, essa não é uma função muito comum.
O princípio de funcionamento é "simples": encoders que controlam parâmetros, logo praticamente toda console analógica é riscada do mapa, e só não todas, porque algumas de estúdio, tinha faders motorizados (para automação) que TALVEZ possam trocar comandos...
O que existe em algumas é a função slave, onde se usa duas iguais ou ao menos da mesma linha, e uma controla a outra. Ou uma surface controla, uma central - é o que acontece nas DiGiCo/Avid...
Na prática, cada linha de consoles, ou fabricante quase sempre trabalha com seu protocolo próprio de comunicação - já deu merda, porque um não casa com o outro. E não é MIDI, pois ele é bem limitado.
Não sei dizer se o protocolo de áudio é o mesmo dos comandos, talvez usa-se artNET para comandos de movimento...
Dos de áudio, Dante é o único que participei de um workshop, mas existem diversos. Para mais acesse en.wikipedia.org/wiki/Category:Audio_network_protocols
Todavia, isso são coisas importadas, e bastante caras. Estamos falando de produtos com cifras em 6 dígitos... Da mesma forma os "surface controls" também não são tão populares (por aqui ao menos), e nem costumam ser algo tão em conta para nós - como praticamente qualquer outra coisa no ramo do audiovisual, não temos desenvolvimento de tecnologia própria.
Não sei também se qualquer DAW aceita estes controladores MIDI. Do tipo, o único que eu vi em funcionamento é um Avid S6 numa entrevista do Bonadio.
Também nunca me interessou mui, e acabei pro pesquisar, e achei uns modelos legais
https://www.google.com.br/search?q=studio+surface+controller&espv=2&bi w=1366&bih=650&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjOxo_xq5jQAhUJlZAK Ha5BBqkQ_AUICCgD
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wesleyestudiobr Membro Novato |
# nov/16
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Ismah Essa Avid sim, é coisa de outro mundo hehe
Pensei neste tópico pelo fato de que se você não tem alguns papéis (se não MUITOS) impressos pela Casa da Moeda para comprar uma SSL, compensa investir em algo assim: uma "controladora" que fará o papel do mouse chegando um pouco próximo de uma SSL. Assim você só consegue processar o sinal digital puro (sem intervenção analógica). E com mais praticidade, velocidade e, convenhamos, trazendo uma aparência mais profissional do que um mouse de 10 reais, ou correndo o risco de destruir o som gravado de um Neumann usando uma mesa ching-lin.
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Ismah Veterano |
# nov/16
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wesleyestudiobr
Eu tampouco tenho esses papéis impressos! Mas... Se tivesse, compraria uma Neve do tio Ruppert, não uma SSL. rsrs
Realmente, essas funções ainda são certa novidade. Citei as mais confiáveis, mas olha que não é bem bem confiável ainda... Por isso que só as referenciais que contém isso, e reflete no seu preço...
Ao vivo tu tem só uma chance pra acertar, quem quer se arriscar...?
Sobre a Avid, é deles o ProTools, então aqui já se vê porque que eles são referencia: os caras que criaram praticamente tudo nesse veio...!
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