Voz grave com instrumental pesado, como fazer?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16


    É comum na maior parte das musicas, que os vocalistas cantem algo na faixa do medio/agudo, deste modo se destacando essas frequências e bastando um filtro para não haver conflitos com baixo/bumbo/surdo/grave das guitarras, e outras coisas graves.
    a receita de bolo é basicamente essa.

    o problema é que estou tentando mixar uma musica que foge da caixa.
    é algo entre rock e heavy metal, e na mixagem estou com muitas caracteristicas de metal ( guitarras com som de peavey 6505,triple rect, etc, embora a principal seja o velho jcm800 mas com medios reduzidos ) bumbo agudo etc.

    o problema é que a voz do vocalista, não é aquela coisa tipica de cara sem bolas. na verdade é aquele grave com drive, uma coisa bem zakk wylde, james hetfield e ai da conflito quando entra no instrumental.

    eu tenho noções básicas de mix e sei que o grave ocupa mais espaço na mix que o agudo, mas ainda sim acredito que tem algum jeito de abordar esse tipo de voz sem alterar muito o resto da mix.

    então minha duvida é,:
    qual a abordagem tipica pra lidar com esse tipo de voz?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16
    · votar


    up

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16
    · votar


    up

    JJJ
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Cara... não "foge da caixa" tanto assim... e a "receita de bolo" que eu usaria é a mesma que você já citou: filtros (eq).

    O problema é que a receita só vai até aí... O quanto você vai ter que por ou tirar das frequências aí depende: cada caso é um caso.

    E, obviamente, você sempre pode se valer da profundidade (rev/echo) e do espaço lateral (L/R) pra tentar "separar" ainda mais as coisas na mix.

    No geral, acho que é isso. Mas se quiser postar algum trecho, fica mais fácil sugerir alguma coisa mais específica.

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Caro rhoadsvsvai:

    Seria bom ouvir um trecho para dar uma opinião.
    O colega JJJ deu uma dica inicial boa, antes
    de tudo, tente pegar a guitarra e jogar cada dobra
    para um canal. Essa abordagem tem nome (LCR
    Mixing
    ), e pode resolver parcialmente o problema.
    Eu pessoalmente acho que algumas mixagens com
    essa abordagem ficam excelentes, abertas.

    Sidechain em compressor é bom também, a ideia
    é atenuar a guitarra automaticamente nos momentos
    em que a voz e a guitarra disputam espaço na mix.
    Para isso, o sinal da voz entra no compressor da(s)
    guitarra(s), e controla a atenuação.

    Esse mesmo conceito existe em equalizadores
    (Dynamic EQ), e pode ser um modo mais transparente
    que o compressor, vale a pena testar os dois modos.

    JJJ
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Casper

    Bem lembrado o "gate parcial" aí.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # out/16
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara, é EQ e volume, não tem muito o que fazer além disso. Sidechain é uma boa também, mas tem que tomar cuidado com o compressor que você usa e com a quantidade pra não soar muito artificial, principalmente com guitarra

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    EU usaria um ducker multibanda, ou um bus multibanda compressor, ambos em side chain. Sendo o compressor acionado pela voz: o cara canta, a região grave é comprimida e "abaixada".

    Ao contrário do colega PguitarMaxx, eu iria sem dó, e partiria de algo bem agressivo, attack e release calculados para cada faixa de frequência, deixando o mais rápido possível, hold em 0.

    Talvez fique bom, talvez não...

    Mas mesmo sendo voz grave ou não, a receita é a mesma... Não dá para deslocar muito porque já tem coisas soando ali...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16
    · votar


    muito obrigado galera, eu vou tentar fazer as sidechain, acho que foi a dica que eu menos pensei...

    Lelo Mig
    Membro
    # out/16
    · votar


    rhoadsvsvai

    O Sidechain é muito utilizado e claramente perceptível em música eletrônica (ex: a cada pancadão do bumbo todo resto fica "pianinho") e em narração (ex: quando o locutor fala, todas as outras pistas abaixam o volume).

    Acho que é o caminho para o que você quer. Você, talvez, tenha um pouco de trabalho para identificar o que realmente necessita cair quando quiser destacar determinada região do vocal. Até achar o ponto certo, talvez soe um pouco fake.

    Fazer automação de volume, teoricamente seria um caminho, mas na prática ficará inviável, imagine quanta automação seria necessária. Então, acho que o Sidechain e a sua salvação... através do uso de filtro lowcut e highcut você poderá determinar em qual faixa de frequências o compressor irá atuar.

    Ismah
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Basta usar em bus, com aquilo que está conflitando com a voz, e usar valores pequenos... eu partiria de um ratio em 4:1

    Outra coisa não citada é mid-side. Pode-se manipular o grave do mid sem afetar o estéreo.

    Casper
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Caro Ismah:

    Bem lembrado! Se a voz estiver exatamente
    no centro e as guitarras bem no lado, pode
    ser a mais simples solução.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Casper
    Ismah
    na mix ta 50 % as guitarras pra cada lado, se eu coloco 100% tira a impressão de destaque da guitarra que é importante pro arranjo.

    mas acho que não é bem essa a questão, o problema é que a voz tem um drive muito forte, então apesar do timbre ser grave, em algumas palavras sai um R meio puxado, dando quase uma sensação de audio clipado (mas não ta) que no PAZ da pra ver que alcança na verdade o medio agudo.

    equalização que ta sendo minha dificuldade, pq sempre que eu jogo uma diminutiva parece que tou matando o timbre da voz, então tou optando por pequenos filtros de sub graves e super agudos, mas ainda sim esse R ta incomodando, mesmo com Desser e bastante compressão (tou usando a simulação do cl3a com comp em quase 7).

    a sidechain melhorou muito o problema, mas ainda não resolveu completamente

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Cara se o problema é DICÇÃO não tem o que fazer, a não ser gravar novamente.

    O mid-side que sugeri, faria com todo o instrumental, para então mixar com a voz. E na voz, reverb alto e rápido, isso vai criar comb-filters que vão dar uma "abertura" nela.

    Ainda assim, eu creio que tu possa tirar "esse peso gigante das guitarras". Se puder mostrar um trecho ficaria grato.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Ismah
    acho que o problema não é bem dicção, pq se vc ouve o vocalista cantar ao vivo sai muito legal, o problema é que assim que se torna um arquivo de audio é dificil de mexer.
    eu acho que a melhor comparação é que é como uma guitarra que foi mal gravada, a diferença é que tecnicamente foi bem gravada, eu inclusive usei um condenser e um dinamico ao mesmo tempo pra ver qual dos dois encaixava melhor na mix.


    eu infelizmente não posso compartilhar nenhum trecho da gravação até o lançamento da banda que vai ser com essa musica.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    rhoadsvsvai

    Com todo respeito a ti e ao vocalista: ainda que cagando numa privada de ouro, a bosta sempre fede.

    Creio realmente que tu fez o teu melhor. Mas pelo contexto, talvez ele não tenha feito naquela hora. Talvez ele não seja tão bom. Talvez ele tenha defeito na pronúncia do R (eu tenho).

    Ao vivo é uma coisa, tem a emoção do momento, esqueceu letra joga pra galera, se canta de um jeito engraçado e/ou diferente para dar uma ênfase etc... E no estúdio é onde homens se destacam...

    Tem gente que toca pra caramba, mas não sabe tocar com metrônomo, acelera nas viradas e refrões... Isso no mundo quadrado das gravações quantizadas, não serve... Mas cara, Lynyrd Skynyrd é tão mágico tocando Free Bird, aquela acelerada no fim...

    shoyoninja
    Veterano
    # out/16 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Difícil falar sem ouvir mas algumas idéias:

    1 - Atenção nas guitarras para a faixa de presença 3K, se estiver com muita ponta vai entrar em conflito com a voz. Faça uma automação, tirando presença nas partes cantadas, com um leve boost nos momentos em que você quer as guitarras fiquem mais a frente (solo ou riffs importantes).

    2 - O ideal era o vocalista saber fazer isso com técnica, mas na falta dela, use um compressor multi-banda na faixa dos 3K, de leve também (ratio < 3, ataque em 10 ms para não detonar elementos de articulação e ataque), sem compensação automática de ganho (ajuste manualmente um ganho fixo). Assim você compensa falta de projeção e variações por conta da articulação. Deixe a voz um pouco mais metalica, mas cuidado para não fazer virar um pato com gripe.

    3 - Em último caso, duplique o track original, tire de sincronia muito levemente (arrastando mesmo, poucos milisegundos já bastam), aplique distorção e saturação, e faça um band-pass na faixa de presença. Feche o fader, coloque a mix para tocar (track original de voz em um volume aceitável), e aos poucos vá abrindo essa voz distorcida e ardida, quando você começar a ouví-la, volte um pouco. A idéia é usar isso para compensar falta de projeção, não deve ser evidente. (mas fica legal dependendo do objetivo tmb).


    Edit: Vi depois a evolução da discussão, e há uma confusão importante aí para se entender.

    O que torna uma voz mais grave ou pesada (percepção), não é a presença de frequências graves no espectro, mas sim algumas relações internas em como a voz é formada, em especial os formantes e a intensidade dos harmônicos em relação a fundamental. Não tem sentido uma voz embolar com instrumentos na região grave e não há necessidade especial de ênfase ou mesmo de criar espaço para os "graves" em uma voz assim.

    Uma voz como a do Hetfield que foi mencionado, tem toda a parte interessante acontecendo em médios e médio agudos.

    Desde que exista o espaço ali, você pode até cortar um pouco de graves e vai soar um baita dum vozeirão do mesmo jeito.

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    shoyoninja

    Já tentei... Convencer o povo que voz é médio e agudo não rola.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/16
    · votar


    shoyoninja
    O que torna uma voz mais grave ou pesada (percepção), não é a presença de frequências graves no espectro, mas sim algumas relações internas em como a voz é formada, em especial os formantes e a intensidade dos harmônicos em relação a fundamental. Não tem sentido uma voz embolar com instrumentos na região grave e não há necessidade especial de ênfase ou mesmo de criar espaço para os "graves" em uma voz assim.

    Uma voz como a do Hetfield que foi mencionado, tem toda a parte interessante acontecendo em médios e médio agudos.

    Desde que exista o espaço ali, você pode até cortar um pouco de graves e vai soar um baita dum vozeirão do mesmo jeito.


    essa explicação me tirou milhares de duvidas, toda a minha base pra minhas duvidas estava errada então, obrigado, vou mixar com isso em mente.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Na segunda resposta, é dado algumas dicas de como equalizar uma voz...



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Voz grave com instrumental pesado, como fazer?