Sonar 6, pesado demais ? ou não ?

    Autor Mensagem
    Clau
    Veterano
    # abr/07


    Galera, tenho o sonar 5 e resolvi instalar o 6 pra testar pois ouvi falar muito bem dele.
    Bom, instalei normalmente e percebi que o bicho é meio pesadão, aparentemente demora para executar algumas tarefas simples como mutar uma track... um absurdo.
    Percebi que quando abro um projeto zerado, ele se comporta um pouco melhor, dá para trabalhar normalmente, porém, quando abro projetos que eu já tinha no 5 (principalmente com Vst´s) ele simplesmente trava meu micro todo, demora uma eternidade para fazer qualquer coisa, inclusive Fechar ..rsssss
    Com muito custo, consigo finaliza-lo, mas depois disso só dando boot na máquina pra voltar tudo ao normal ...
    Bom, alguém teve esses problemas ? quero saber se ele é pesado mesmo, ou se tá travando devido algum problema na instalação etc ...

    Minha máquina:

    Athlon 64 3200 socket 939
    MB Asus A8n-e
    512 MB DDR
    HD 160 Sata
    Pl de som Creative Audigy
    Pl de vídeo Pci express 256

    back
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    e ai Clau blz, li sua mensagen e preciso de ajuda, na verdade, é que estou montando um pc e estou com duvidas quando ao programa e placa, alguem que tem um studio aqui me recomendou o pro tools o que vc me diz.

    Clau
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Fala back

    Bom, não sou expert no assunto mas vou dar minha opnião ...
    Pro Tools é excelente, mas pelo que sei você tem que ter um hardware a altura, e é muito caro comparado aos demais. Creio que para estúdios profissionais(com grana) seja uma opção viável e de renome, porém para a maioria dos membros aqui o que vale é o custo benefício, e neste caso, temos soluções bem mais atrativas em termos de software, Sonar, Cubase,Nuendo etc ... aí vai do gosto mesmo ....
    Quanto a placa, aí vai depender da sua necessidade.
    Se você for trabalhar com midi ou não necessitar de gravações multi-pistas simultaneas, você pode pegar uma placa de dois canais, tipo a Delta 2496 ou similar, Maya etc ...
    Agora se você for trabalhar com gravações onde será necessário captar vários canais ao mesmo tempo, você precisará de uma placa ou mais de uma placa com vários canais de entrada.
    Ex : A Delta 1010 tem 8 canais , ou seja, você pode gravar 8 pistas ao mesmo tempo, Se tiver duas, você terá 16 canais simultâneos, entendeu ?
    Existem várias opções neste sentido, faça uma busca que vc acha ..
    Falous ....

    ed-Mix
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara eu particularmente não aconselho o pro tool´s, ai vc mim pergunta porque. Por que o pro tools é um sofitware muito caro e só funciona com a placa pro tools, então, atualmente no mercado existem muitos programas multi-pistas que fazem o mesmo trabalho que o pro tools faz, quer dizer,segue o mesmo proposito.
    No mercado os mais usados atualmente são, SONAR,CUBASE e NUENDO , No momento são os lideres no mercado, eu uso o sonar faz 3 anos, e aconselho se for o caso vc usar tb.

    ed-Mix
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Olá CLAU, cara com o pc que vc tem não vai rodar essa versão ai de jeito nenhum, pra vc usar o sonar 6.0 vc deve ter no minimo uns 2Gbts de ram.
    Quer dizer, se vc não tiver um um pc top, vc de maneira alguma vai trabalhar com ele.

    Clau
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Legal ed-Mix
    Foi mesmo o que eu imaginei ... tenho o sonar 5, mas também já me encheu ...
    Vou partir pro CUBASE pra ver qual é ... rs
    Alguem sabe me dizer qual versão dele(Cubase) é mais adequada para o meu pc ?
    Falous

    Valeu pelo toque.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Clau
    Brother Clau, eu uso um programa muito mais leve para minhas gravações. Ele se chama Cool Edit. Tente experimentar esse. eu já testei várias versões do Sonar mas esse é 10! cOOL EDIT é muito fácil de usar e tem uma interface muito boa e intuitiva. é leve e converte direto para mp3. Tem vários pluguins de efeito e vc baixa ele facilmente pelo emule.
    tente esse. tenho certeza q vc vai gostar bastante dele
    muito mais leve, e mais prático q o sonar
    abraço

    nFall
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Gambá do Rock
    Cool Edit Pro é a versão antiga do Adobe Audition. Eu uso ele pra fazer coisas rapidas de edição mas sei lá, eu acho que em materia de gravação principalmente se for em tempo real o Sonar é mais pratico, mas isso é questão de costume.


    ed-Mix
    Serio mesmo?

    Putz, tenho um PC tão bom quanto o do Clau e nao percebi esses problemas que ele relatou. Consigou trabalhar até que legal com o Sonar 6

    ed-Mix
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pois é parceiro, o sonar 6 é muito grande, é tanto que pra suportar ele em disco só sendo um DVD, pelo tamanho dele que é muito grande, e consequente mente pesado.
    Eu já uso ele, mais quando tenho que fazer gravações simples. tipo voz e violão, ai eu uso o um programa mais leve, tipo cakewalk pro audio, que pra coisinhas simples assim eu até uso ele.

    Clau
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ed-Mix E nFall

    Será que o problema não seria apenas memória ???
    Sei lá , considero meu pc uma máquina razoável, rodo todo tipo de vst´s nele e a maioria se comporta bem, tirando alguns que necessitam de pelo menos 2 GB de RAM.
    Fiquei pensando se no caso do sonar 6 o problema não seria apenas a RAM ???

    makumbator
    Moderador
    # abr/07
    · votar


    Pois é parceiro, o sonar 6 é muito grande, é tanto que pra suportar ele em disco só sendo um DVD, pelo tamanho dele que é muito grande, e consequente mente pesado.

    Mas nesse DVD tem muita encheção de linguiça só pra ficar grande....tem video com tutorial e o escambau, o programa mesmo tem uns 300 Mb, sem contar plug-ins nativos, ou seja, o programa propriamente dito.

    Clau vc precisa aumentar sua memória pra pelo menos 1 Gb

    nFall
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Meu PC tem 512mb de ram. Vo ve essa semana que vem que eu vo ta em casa pra trabalhar legal com o Sonar 6. Qualquer coisa volto pro 4, nunca tive problemas com ele.

    Clau
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    É, estou pegando o Cubase 4 e o sx3, vou instalar os dois pra testar também.
    Até gostei do Sonar 5, dá uns paus de vez enquando mas é legal.
    Acho que vou pegar umas atualizações dlee pra ver se melhora.
    O sonar 6 por enquanto, sem chance, vou ter que comprar memória primeiro ...rs
    falous

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olá Clau, eu li a sua mensagem, eu tenho sonar 6 e não vi tanta diferença pra o sonar 4, será que não é pouca memoria? Porque geralmente esses programas trabalha melhor com muita memoria, a minha maquina tem um giga eu uso essa mesma placa de som, agora eu gostaria de saber de vc se vc trabalha com o Kontakt e Battery, como eu faço pra gravar um ritmo de bateria com esse tal de sessionddrum 2 do sonar 6, ja tentei mas não consigo, se vc puder me ajudar ficarei grato, um abraço!

    nFall
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Acabei de terminar uma gravação com Sonar 6. Tinha 3 Guitar Rig 2 abertos e mais o EzDrummer, tudo funcionando em tempo real e sem problemas. Processamento OK, uso do PC OK e nenhum vestígio de DropOut.

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Migrei para o Sonar 6 na semana passada e Galera, tenho o sonar 5 e resolvi instalar o 6 pra testar pois ouvi falar muito bem dele.
    Bom, instalei normalmente e percebi que o bicho é meio pesadão, aparentemente demora para executar algumas tarefas simples como mutar uma track... um absurdo.
    Percebi que quando abro um projeto zerado, ele se comporta um pouco melhor, dá para trabalhar normalmente, porém, quando abro projetos que eu já tinha no 5 (principalmente com Vst´s) ele simplesmente trava meu micro todo, demora uma eternidade para fazer qualquer coisa, inclusive Fechar ..rsssss
    Com muito custo, consigo finaliza-lo, mas depois disso só dando boot na máquina pra voltar tudo ao normal ...
    Bom, alguém teve esses problemas ? quero saber se ele é pesado mesmo, ou se tá travando devido algum problema na instalação etc ...


    Eu migrei para o Sonar 6 na semana passada e estou me dando mt bem com ele. Não achei ele pesado. O estranho é q, teoricamente, minha máquina deveria ter mais problema do q a sua, já q tem um processador mais lento e um hd ide. O fato é q não tive nenhum problema até agora.

    Falaram neste forum q o Sonar é pesado, pesa alguns Gb e tal, mas o programa em si pesa 150Mb já descompactado e instalado. O restante é opcional: plugins (mt bons e inclusos), padrões de bateria, samples, exemplos, essas coisas. Eu instalei só alguns plugins e tudo pesou uns 180Mb. Baixei a instalação no torrent (300Mb de download).

    Eu era um cara q não conseguia engolir o Sonar e sempre fiquei meio assim, mas tenho q assumir q a versão 6 é impressionante. É a minha opinião. To colocando vários plugins, automações e mandadas auxiliares, usando a função eco pra receber o efeito de monitor pra gravação de voz em tempo real... e até hoje não deu NENHUM dropout.

    Será q a instalação q vc usou ta legal? No seu micro a coisa deveria ser melhor ainda...

    vitor22
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Eu era um cara q não conseguia engolir o Sonar e sempre fiquei meio assim, mas tenho q assumir q a versão 6 é impressionante. É a minha opinião. To colocando vários plugins, automações e mandadas auxiliares, usando a função eco pra receber o efeito de monitor pra gravação de voz em tempo real... e até hoje não deu NENHUM dropout.


    Boa noite veiow, será q vc poderia ajudar um pobre novo usuário do sonar 6 q nao conhece quase nada do programa. Abraço e obrigado.

    Baruck
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fala Vitor22. Posso tentar ajudar. Mas qual a sua dúvida?

    Oruam
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara eu uso o sonar 6 e foi a melhor coisa que apareceu.
    Não tenho problema nenhum.
    Tenta instalar novamente ou consiga outro cd de instalação.
    O sonar 6 não é pesado pelo contrario.
    Eu acho que vc precisa ter tb monitores para poder ouvir suas gravações e fazer a mixagem.1 abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonar 6, pesado demais ? ou não ?