Grave engano gravação multipista violão e voz

    Autor Mensagem
    ademir.ferraz63
    Veterano
    # abr/21


    Ola, meus presados. Sou iniciante no ableton. Tenho o Ableton live 9. A pergunmta para os que sabem mais como dizia vygotski, é sobre as diversas informações de gravação" instrumento e voz" em pistas distintas. Não acho isso possivel, pois mesmo que eu plugue o microfone em uma entrada da placa de som (a minha e Behring) e o violçao na outra, quando vou gravar TOCANDO, o micronfe capta o violão e, assim, a gravação vaio se nas duas pistas. Estou errado?

    AleHeus
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    ademir.ferraz63
    Cara, se gravar tocando o microfone da voz vai pegar o violão e o microfone do violão vai pegar a voz.

    Isso pode ser benéfico ou maléfico. Depende da sensação que você quer dar à gravação
    Se você grava dessa forma, dá uma sensação de música ao vivo

    BSE_Andre
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    Só pra certificar, pois pode ser algo que você já se atentou mas não ficou claro pelo tópico: além do que o amigo falou acima, de que o microfone destinado a voz ainda vai captar o violão, você também precisa se certificar de que as pistas no seu programa estão armadas com a entrada correta para cada pista.

    Normalmente as pistas que você criou tem que estar armadas para captar as entradas diferentes da sua interface.
    Exemplo: Se você colocou o microfone na primeira entrada e o violão na segunda, você vai precisar de uma faixa criada para captar o input 1, que captaria o microfone, e uma segunda faixa para captar o input 2, que captaria o violão.

    Então, é possível sim gravar as duas faixas ao mesmo tempo, mesmo que o microfone destinado a sua voz capte o violão também. Nisso você vai ter uma trilha só com o violão em linha, e outra com o violão em uma gravação ambiente, com a voz ainda em primeiro plano. Aí você precisaria trabalhar em cima disso.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # abr/21 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    ademir.ferraz63

    Baseado no que os colegas disseram queria acrescentar que às vezes faço esse tipo de gravação e tento colocar os microfones dinâmicos em uma posição que favoreça a fonte sonora e diminua as demais.
    Ou seja, como o microfone é cardioide, deixo ele inclinado para reduzir o som do violão, e vou inclinando de novo para pegar melhor a voz (como há uma região mais favorável de captura a fonte principal não precisará estar 100% no eixo do microfone).
    E a mesma coisa para o violão, deixo o microfone inclinado para pegar menos a voz, e depois vou ajeitando para pegar mais o violão.
    Não fica 100% mas acredito que pode auxiliar, e depois na mixagem dá para melhorar um pouco.

    * obs: experiência pessoal no meu home estúdio!

    Também a alguns anos conheci um estúdio pequeno aqui na cidade, e o produtor me mostrou uma gravação de violão e voz, tendo gravado ambos separados.
    Na verdade "não curti" pois perdeu um pouco do "vazamento" que muitas vezes queremos eliminar para tratar cada trilha de forma diferente. Porém dava uma impressão de ser mais profissional, acredito que seja uma técnica comum em estúdios.

    Ningen
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    ademir.ferraz63

    Procure tutoriais no YouTube para gravação de Voz e Violão simultâneos. Geralmente, todos falam sobre esses vazamentos e sugerem técnicas para se minimizar esse problema.

    https://www.youtube.com/results?search_query=gravar+voz+e+viol%C3%A3o

    BSE_Andre
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    mgustavo72 Ningen
    Muito boas as dicas também.

    ademir.ferraz63
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    Otimas e brilhantes respostas. só uma observação: garndiosa parcela do pessoal do youtube faz gravação por fazer. 99% muito ruim, não explica nada quando não o óbvio. Um dos "professores" que tem maior capacidade de se fazer entender, Michael de tal, tambem entra no impossivel e ridículo: aprenda a tirar música de ouvido.

    Ningen
    Veterano
    # abr/21
    · votar


    ademir.ferraz63

    garndiosa parcela do pessoal do youtube faz gravação por fazer. 99% muito ruim, não explica nada quando não o óbvio.

    Entendo.

    Essa coisa de gravação é um negócio bastante amplo. Depende de mil coisas. Ainda mais da forma que você abriu o tópico, de uma forma não tão específica.

    De qualquer forma, sugiro que trace um plano mais simples:

    Separe: Que tipo de som você quer tirar; Quais equipamentos você tem e Quais são os problemas que está enfrentando.

    Assim fica mais produtivo para todos.

    Resposta simples à sua questão: Vazamento é a coisa mais normal. Algumas tecnologias proporcionam maiores vazamentos e outras tecnologias menores. Geralmente quanto menos vazamento, pior é o som. Vide: vocal com mic dinâmico + violão plugado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Grave engano gravação multipista violão e voz