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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
É comum na maior parte das musicas, que os vocalistas cantem algo na faixa do medio/agudo, deste modo se destacando essas frequências e bastando um filtro para não haver conflitos com baixo/bumbo/surdo/grave das guitarras, e outras coisas graves. a receita de bolo é basicamente essa.
o problema é que estou tentando mixar uma musica que foge da caixa. é algo entre rock e heavy metal, e na mixagem estou com muitas caracteristicas de metal ( guitarras com som de peavey 6505,triple rect, etc, embora a principal seja o velho jcm800 mas com medios reduzidos ) bumbo agudo etc.
o problema é que a voz do vocalista, não é aquela coisa tipica de cara sem bolas. na verdade é aquele grave com drive, uma coisa bem zakk wylde, james hetfield e ai da conflito quando entra no instrumental.
eu tenho noções básicas de mix e sei que o grave ocupa mais espaço na mix que o agudo, mas ainda sim acredito que tem algum jeito de abordar esse tipo de voz sem alterar muito o resto da mix.
então minha duvida é,: qual a abordagem tipica pra lidar com esse tipo de voz?
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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
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JJJ Veterano
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# out/16
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Cara... não "foge da caixa" tanto assim... e a "receita de bolo" que eu usaria é a mesma que você já citou: filtros (eq).
O problema é que a receita só vai até aí... O quanto você vai ter que por ou tirar das frequências aí depende: cada caso é um caso.
E, obviamente, você sempre pode se valer da profundidade (rev/echo) e do espaço lateral (L/R) pra tentar "separar" ainda mais as coisas na mix.
No geral, acho que é isso. Mas se quiser postar algum trecho, fica mais fácil sugerir alguma coisa mais específica.
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Casper Veterano
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# out/16
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Caro rhoadsvsvai:
Seria bom ouvir um trecho para dar uma opinião. O colega JJJ deu uma dica inicial boa, antes de tudo, tente pegar a guitarra e jogar cada dobra para um canal. Essa abordagem tem nome (LCR Mixing), e pode resolver parcialmente o problema. Eu pessoalmente acho que algumas mixagens com essa abordagem ficam excelentes, abertas.
Sidechain em compressor é bom também, a ideia é atenuar a guitarra automaticamente nos momentos em que a voz e a guitarra disputam espaço na mix. Para isso, o sinal da voz entra no compressor da(s) guitarra(s), e controla a atenuação.
Esse mesmo conceito existe em equalizadores (Dynamic EQ), e pode ser um modo mais transparente que o compressor, vale a pena testar os dois modos.
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JJJ Veterano
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# out/16
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Casper
Bem lembrado o "gate parcial" aí.
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PguitarMaxx Veterano |
# out/16
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rhoadsvsvai Cara, é EQ e volume, não tem muito o que fazer além disso. Sidechain é uma boa também, mas tem que tomar cuidado com o compressor que você usa e com a quantidade pra não soar muito artificial, principalmente com guitarra
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Ismah Veterano |
# out/16
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EU usaria um ducker multibanda, ou um bus multibanda compressor, ambos em side chain. Sendo o compressor acionado pela voz: o cara canta, a região grave é comprimida e "abaixada".
Ao contrário do colega PguitarMaxx, eu iria sem dó, e partiria de algo bem agressivo, attack e release calculados para cada faixa de frequência, deixando o mais rápido possível, hold em 0.
Talvez fique bom, talvez não...
Mas mesmo sendo voz grave ou não, a receita é a mesma... Não dá para deslocar muito porque já tem coisas soando ali...
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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
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muito obrigado galera, eu vou tentar fazer as sidechain, acho que foi a dica que eu menos pensei...
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Lelo Mig Membro
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# out/16
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rhoadsvsvai
O Sidechain é muito utilizado e claramente perceptível em música eletrônica (ex: a cada pancadão do bumbo todo resto fica "pianinho") e em narração (ex: quando o locutor fala, todas as outras pistas abaixam o volume).
Acho que é o caminho para o que você quer. Você, talvez, tenha um pouco de trabalho para identificar o que realmente necessita cair quando quiser destacar determinada região do vocal. Até achar o ponto certo, talvez soe um pouco fake.
Fazer automação de volume, teoricamente seria um caminho, mas na prática ficará inviável, imagine quanta automação seria necessária. Então, acho que o Sidechain e a sua salvação... através do uso de filtro lowcut e highcut você poderá determinar em qual faixa de frequências o compressor irá atuar.
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Ismah Veterano |
# out/16 · Editado por: Ismah
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Basta usar em bus, com aquilo que está conflitando com a voz, e usar valores pequenos... eu partiria de um ratio em 4:1
Outra coisa não citada é mid-side. Pode-se manipular o grave do mid sem afetar o estéreo.
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Casper Veterano
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# out/16
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Caro Ismah:
Bem lembrado! Se a voz estiver exatamente no centro e as guitarras bem no lado, pode ser a mais simples solução.
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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
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Casper Ismah na mix ta 50 % as guitarras pra cada lado, se eu coloco 100% tira a impressão de destaque da guitarra que é importante pro arranjo.
mas acho que não é bem essa a questão, o problema é que a voz tem um drive muito forte, então apesar do timbre ser grave, em algumas palavras sai um R meio puxado, dando quase uma sensação de audio clipado (mas não ta) que no PAZ da pra ver que alcança na verdade o medio agudo.
equalização que ta sendo minha dificuldade, pq sempre que eu jogo uma diminutiva parece que tou matando o timbre da voz, então tou optando por pequenos filtros de sub graves e super agudos, mas ainda sim esse R ta incomodando, mesmo com Desser e bastante compressão (tou usando a simulação do cl3a com comp em quase 7).
a sidechain melhorou muito o problema, mas ainda não resolveu completamente
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Ismah Veterano |
# out/16
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Cara se o problema é DICÇÃO não tem o que fazer, a não ser gravar novamente.
O mid-side que sugeri, faria com todo o instrumental, para então mixar com a voz. E na voz, reverb alto e rápido, isso vai criar comb-filters que vão dar uma "abertura" nela.
Ainda assim, eu creio que tu possa tirar "esse peso gigante das guitarras". Se puder mostrar um trecho ficaria grato.
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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
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Ismah acho que o problema não é bem dicção, pq se vc ouve o vocalista cantar ao vivo sai muito legal, o problema é que assim que se torna um arquivo de audio é dificil de mexer. eu acho que a melhor comparação é que é como uma guitarra que foi mal gravada, a diferença é que tecnicamente foi bem gravada, eu inclusive usei um condenser e um dinamico ao mesmo tempo pra ver qual dos dois encaixava melhor na mix.
eu infelizmente não posso compartilhar nenhum trecho da gravação até o lançamento da banda que vai ser com essa musica.
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Ismah Veterano |
# out/16
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rhoadsvsvai
Com todo respeito a ti e ao vocalista: ainda que cagando numa privada de ouro, a bosta sempre fede.
Creio realmente que tu fez o teu melhor. Mas pelo contexto, talvez ele não tenha feito naquela hora. Talvez ele não seja tão bom. Talvez ele tenha defeito na pronúncia do R (eu tenho).
Ao vivo é uma coisa, tem a emoção do momento, esqueceu letra joga pra galera, se canta de um jeito engraçado e/ou diferente para dar uma ênfase etc... E no estúdio é onde homens se destacam...
Tem gente que toca pra caramba, mas não sabe tocar com metrônomo, acelera nas viradas e refrões... Isso no mundo quadrado das gravações quantizadas, não serve... Mas cara, Lynyrd Skynyrd é tão mágico tocando Free Bird, aquela acelerada no fim...
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shoyoninja Veterano |
# out/16 · Editado por: shoyoninja
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Difícil falar sem ouvir mas algumas idéias:
1 - Atenção nas guitarras para a faixa de presença 3K, se estiver com muita ponta vai entrar em conflito com a voz. Faça uma automação, tirando presença nas partes cantadas, com um leve boost nos momentos em que você quer as guitarras fiquem mais a frente (solo ou riffs importantes).
2 - O ideal era o vocalista saber fazer isso com técnica, mas na falta dela, use um compressor multi-banda na faixa dos 3K, de leve também (ratio < 3, ataque em 10 ms para não detonar elementos de articulação e ataque), sem compensação automática de ganho (ajuste manualmente um ganho fixo). Assim você compensa falta de projeção e variações por conta da articulação. Deixe a voz um pouco mais metalica, mas cuidado para não fazer virar um pato com gripe.
3 - Em último caso, duplique o track original, tire de sincronia muito levemente (arrastando mesmo, poucos milisegundos já bastam), aplique distorção e saturação, e faça um band-pass na faixa de presença. Feche o fader, coloque a mix para tocar (track original de voz em um volume aceitável), e aos poucos vá abrindo essa voz distorcida e ardida, quando você começar a ouví-la, volte um pouco. A idéia é usar isso para compensar falta de projeção, não deve ser evidente. (mas fica legal dependendo do objetivo tmb).
Edit: Vi depois a evolução da discussão, e há uma confusão importante aí para se entender.
O que torna uma voz mais grave ou pesada (percepção), não é a presença de frequências graves no espectro, mas sim algumas relações internas em como a voz é formada, em especial os formantes e a intensidade dos harmônicos em relação a fundamental. Não tem sentido uma voz embolar com instrumentos na região grave e não há necessidade especial de ênfase ou mesmo de criar espaço para os "graves" em uma voz assim.
Uma voz como a do Hetfield que foi mencionado, tem toda a parte interessante acontecendo em médios e médio agudos.
Desde que exista o espaço ali, você pode até cortar um pouco de graves e vai soar um baita dum vozeirão do mesmo jeito.
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Ismah Veterano |
# out/16
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shoyoninja
Já tentei... Convencer o povo que voz é médio e agudo não rola.
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rhoadsvsvai Veterano |
# out/16
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shoyoninja O que torna uma voz mais grave ou pesada (percepção), não é a presença de frequências graves no espectro, mas sim algumas relações internas em como a voz é formada, em especial os formantes e a intensidade dos harmônicos em relação a fundamental. Não tem sentido uma voz embolar com instrumentos na região grave e não há necessidade especial de ênfase ou mesmo de criar espaço para os "graves" em uma voz assim.
Uma voz como a do Hetfield que foi mencionado, tem toda a parte interessante acontecendo em médios e médio agudos.
Desde que exista o espaço ali, você pode até cortar um pouco de graves e vai soar um baita dum vozeirão do mesmo jeito.
essa explicação me tirou milhares de duvidas, toda a minha base pra minhas duvidas estava errada então, obrigado, vou mixar com isso em mente.
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Ismah Veterano |
# nov/16
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Na segunda resposta, é dado algumas dicas de como equalizar uma voz...
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