Pop filter é realmente necessário ?

    Autor Mensagem
    hunterwolf7
    Membro Novato
    # set/16


    Montei um home Studio pra minha banda porem faltou o Pop filter e como a grana já esta curta fico pensando se devo comprar.
    O mic que comprei é dinâmico ( o shure sm58) e como n sou vocalista n entendo muito.
    o Pop filter é indispensável pra uma boa gravação ou não ?

    El_Cabong
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Os microfones dinâmicos geralmente já possuem pop filter interno.

    Iversonfr
    Veterano
    # set/16
    · votar


    hunterwolf7

    Se você desrosquear o globo, verá que o SM58 tem já uma espuma colada dentro do globo e outra no próprio microfone, não precisa então pra esse mic. Porém se um dia for pegar um condensador de cápsula larga, é bom sim inclusive pra proteger o mic de umidade ao cantar.

    hunterwolf7
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Entendi, Obrigado pela ajuda pessoal.

    Wade
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Enquanto usar só esse mic, não. Pra condensador, essencial.

    No final das contas: compre. É um item que todo estúdio deveria ter.

    É melhor ter e não precisar usar do que precisar usar e não ter.

    MMI
    Veterano
    # set/16
    · votar


    hunterwolf7

    Acho que não. Por um lado, pop filter é uma das coisas mais baratas que se pode comprar num estúdio. Mas se o esquema é caseiro, no mínimo, então é bastante dispensável.

    O globo ou a espuma na ponta dos mics de mão são um pop filter. Só que ás vezes isso não é suficiente e dá muito pop nas consoantes plosivas. Para resolver isto, você pode fazer um seguindo vídeos do Youtube, não é nada sofisticado e funciona do mesmo jeito. Se o esquema é caseirão mesmo, na tosqueira, resolve se colocar uma camiseta num cabide, entre o mic e a boca. Então se o esquema é não tirar o escorpião do bolso, dá para resolver totalmente sem comprar um, bastante dispensável.

    Wade
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Por muito tempo vesti uma meia no mic (condensador). Literalmente.
    Funcionava exatamente igual ao meu atual pop filter industrializado. Só mudei por causa da estética mesmo.

    Calime
    Veterano
    # set/16
    · votar


    MMI

    Por um lado, pop filter é uma das coisas mais baratas que se pode comprar num estúdio.

    Isso que ia dizer...mto barato, realmente(ainda mais se comprar no Aliexpress, o que eu fiz), porém só acho interessante comprar no caso de mics condenser...daí é experimentar pra ver se vale o uso ou não. Pra dinâmico, acho totalmente dispensável.

    GPONTESFM
    Membro
    # set/16
    · votar


    Faz um. Sai muito barato. Tem vários tutoriais na internet.

    hunterwolf7
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Por um lado, pop filter é uma das coisas mais baratas que se pode comprar num estúdio.
    Realmente, é até barato mas como sobrou pouca grana estava pensando em trocar as cordas dos instrumentos antes de gravar. e só da pra fazer uma coisa ou outra no momento.

    Calime
    Veterano
    # set/16
    · votar


    hunterwolf7

    Então.. .é exatamente isso:seu mic é dinâmico. Não precisa do pop filter não.

    Wade
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    no momento.

    No momento não tem nem o que discutir.

    O pop filter é lá pra frente, quando um dia possuir um condensador.

    Ismah
    Veterano
    # set/16
    · votar


    El_Cabong

    Geralmente, só não é via de regra. SM57 e SM7 são exemplos que não tem.

    No caso do SM58, o globo em si já mexe com padrão polar. Deixando o mic menos direcional.

    Muitas vezes se confunde windscreen (mais comum para oradores, locutores e preletores em locais abertos e estúdio) e pop filter.

    Pop filter é para conter as explosões labiais e manter a pessoa a uma distância mínima do microfone (controlando o efeito proximidade nos dinâmicos).

    Windscreen é para conter rajadas de ar de movimentos (no caso de estúdios de rádio, a movimentação de pessoas e tal).

    Em shows é mais raro o pop filter externo já, e o windscreen com recurso de processamento atual, também está em desuso mas quem usava muito era o Axl (G'n'R), em estúdio, só ... Em estúdio alguns mics usam os dois, windscreen pra captar o violão e não captar a "braçada", pop filter para melhorar as vozes e tal... Normalmente fica a cargo do pós-processamento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pop filter é realmente necessário ?