Monitores de áudio Microlab B77 (review)

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ismah
· votar


Na página anterior...

Ningen
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ningen
· votar


Wade
Ismah

Fiz um teste com o violão...

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Ismah
Sim sim, sei que não existem regras e sei que você sabe bem hehe. Não tomei partido na discussão, estou apto a tender para os dois lados. Minha curiosidade é apenas técnica mesmo, não retórica. Até porque, como eu disse, não tenho certeza se meu ouvido está inteiro. Se está, então até hoje nunca consegui captar nada acima de 17k ~17,5k. Porque sempre que passo um HPF nessa região (já na mix consolidada), não ouço nada. Quando tem algo é só ruído. Nem sequer harmônica de algum instrumento.

Então, pra mim, isso pode significar duas coisas. Que realmente não tem nada "aproveitável" pra mix nessa região ou que tem, mas eu não ouço mais.

Por isso me interessei pelos testes práticos. Pra colocar os pingos nos is :D

Ningen
Veterano
# dez/15 · Editado por: Ningen
· votar


[duplo]

El_Cabong
Veterano
# dez/15
· votar


Ismah
Faça o teste e use um HPF em 5KHz e verá que o que tem lá na mix não soa

Pois é!!
Como eu disse, eu já fiz este teste com um HPF até maior do que isso!
Num sistema de som de 3 vias que eu tenho aqui em casa, na via mais aguda (supertweeter) eu uso, não um HPF de 5kHz e sim um HPF de 9kHz (crossover de segunda ordem). E nessa supertweeter sai nitidamente, por exemplo, os agudos do violão tocado em strumming.
O violão tocado como solo, só se ouve a emissão daquela nota sozinha, mas tocado em strumming as notas do acorde, mais as harmônicas, mais as defasagens, ...
A "soma fasorial" de tudo isso causam frequências tão agudas, que o violão tocado em strumming chega até a competir na mix com os agudos de uma maraca, por exemplo.

E outra coisa!
O som dos pratos de condução de bateria, por exemplo, quando se corta as frequências acima de 18kHz eu sempre senti que o som deles ficam sem brilho.
Para o "tilintar" do som da condução ficar cristalino e real, tem que ter as frequências até 20kHz, até porque a condução costuma ser captada com condensadores de até 20kHz.
Pelo menos esta é a impressão auditiva que eu tenho.
E assim!
Se eu estivesse mixando com um monitor que vá só até 18kHz, eu teria a FALSA IMPRESSÃO de que eu teria que aumentar na MIX os agudos dos pratos de condução.
Sei lá, mas eu fico mais tranquilo mixando com monitores de até 20kHz.
--------------
Obs.: Coloquei soma fasorial entre aspas, porque neste caso específico há uma variação de tudo! Há variação da amplitude, há variação de fase, e cada fasor tem a sua frequência ângular.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Wade

E o que são harmônicos se não ruído? rsrsrs

El_Cabong

Eu estou te entendendo, mas as soma de fases, não faz com que soem mais ou menos frequências, se altera só a amplitude da onda, ou seja, somando fases vc apenas aumenta o volume do que já está lá...

Para variar a fase, não é exatamente simples em algo acústico. Enfiar um eq gráfico é um hábito comum aqui, principalmente em bumbo, sendo que isso f * * e com a fase do sinal...

Está corretíssimo que mixar no ideal (sistema hi-fi de áudio), é ter uma vida mais tranquila. E sobre o prato, dá pra viver sem aquele agudo - ouça como eram as músicas do tempo do rádio AM*.

Vc sair de um Porsche para um Fusca é nítida a queda. Então sim, faz sentido.

*Curiosamente, é por culpa desse tipo de modulação de amplitude, que se desenvolveu o compressor: a portadora tem um "gate" que faz com que sinais baixos se percam na recepção, logo, com um sinal mais intenso e linear, se tem maior qualidade de transmissão.

Wade
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Wade
· votar


Ismah
Sou de Comunicação. Por ruído sempre me refiro a som indesejável e DESPROPOSITAL.

Se há propósito pra ele, não é mais ruído.

Ismah
Veterano
# dez/15
· votar


Estamos entendidos então rapaz!

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Estou quase boletando essas caixas aqui.

El_Cabong
Alguma consideração mais recente? Se arrependeu? Passou a gostar mais? Ainda indica?

R1000 tá cara pra cacete, não tá mais valendo a pena.

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Aparece, homem. To com pressa rsrsrs.

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Cabongo, eu te invoco!

El_Cabong
Veterano
# mar/16
· votar


Wade
As B77 estão funcionando perfeitamente!
E não só como monitores. Estes dias eu coloquei elas para sonorizar uma festinha da minha filha aqui em casa, e se saíram muito bem!

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


El_Cabong
Maravilha.

Vou pagar o boleto. As R1000 tá fora de cogitação. A mais barata tá saindo por 600 com frete.

Até a B77 tá cara demais na maioria dos lugares (550 pra cima).

Consegui por 392 já com frete. Vou garantir antes que aumente.

Wade
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Wade
· votar


Em mãos já.

Tem nem o que dizer. Pelo preço que se paga, são muito, mas muito mais que excelentes. Definição, clareza e graves na medida. Aliás, até demais. Mas como tem controle, é uma maravilha. Dosei aqui e ficou perfeito. E caso um dia eu queira mais, só aumentar.

E são bem bonitas. Acabamento excelente.

Nada a reclamar até agora.

Calime
Veterano
# mar/16
· votar


Sobre as R1000T4, tbm estou bem satisfeito com elas. Excelente som e construção, que vê ao vivo não acredita no preço que paguei (329 dilmas) e ainda acham que se trata de um monitor "otimizado" (palavra de um kra que trampa num estudio mto bom). Uma pena que o valor delas hj já não é mto interessante.

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Incrível como agora eu vejo (ouço) que todas as minhas gravações tão sobrando grave. E sobrando muito. Aquele grave chatão de 150hz. Mesmo mixando por referencial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monitores de áudio Microlab B77 (review)