Estudio Semi Profissional

    Autor Mensagem
    w.souza
    Veterano
    # abr/15


    Objetivo: Home Estudio Semi-Profissional
    Sala: 4 x 3,5 - CasaPrópria
    Orçamento: 50.000,00 R$

    Computador:
    Dell Serie 5000 15.6' Core I7,8gb,1tb x

    Placa De Audio:
    M Audio Fast Track Ultra 8 R + Pro tools

    Monitores de Audio:
    Par de monitores Krk rp8

    Teclado:
    Controlador Novation Impulse 61 Teclas
    Modulo Rack Roland Xv-5080

    Caixas e Amps e Pré Amps
    Mesaboogie trirectfier e caixa 4x12 v30 celestion x
    Bugera trirec x
    Peavey Tour 450+Peavy headliner 410
    Pod HD pro X
    2 Caixas Ativas Jbl Selenium Js151a

    Bateria e Acessorios
    Rmv New Concept Bapeva Teka
    Kit Prato Zildjian Planet Z
    Pedal Duplo Pearl P902c

    Guitarra
    Gibson Les Paul Standard x
    Guitarra Prs Se Custom 24 x
    Guitarra Esp M-II x

    Baixo
    Yamaha Rbx5a2 x

    pedaleira e pedais:
    Nova System x
    Hd 500 x

    Microfones:
    sm 57, sm 58 x
    condensador Profissional Rode Nt1-a
    Kit Bateria Arcano Arc-c7

    Obs: os equipamentos marcados com x minuscolo, eu já possuo a Pod HD pro X não entra na lista.

    Diria Que o restante dos Equipamentos saem por 30.000,00 R$

    20.000,00 R$ é para os móveis e isolamento e tratamento acústico

    O que vcs acham estou errando em alguma coisa está faltando alguma, por favor me ajudem........

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: NINO_D.BOB
    · votar


    Acho o modulo de teclado desnecessário. Investiria em um Mac ao invés de um PC, e compraria uma interface que gravasse pelo menos 16 canais. A gente pensa, a, 8 canais pra bateria resolve, mas dependendo da captação que vai fazer, vc pode usar uns 10, 12 canais pra ela.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza

    Realmente num nível desse, 8 canais não é coerente. Eu partiria para uma interface Firewire de 8 canais com mais um ADAT de 8 pra algumas situações que precisem de mais, ou uma StudioLive. Além disso, faltou um fone decente. Também, apesar de nunca ter usado eu não pegaria esse kit da Arcano.

    Obs: os equipamentos marcados com x minuscolo, eu já possuo a Pod HD pro X não entra na lista.

    Ficou bem confusa essa frase, você já possui os que tem o "x" minúsculo ou são esses que você quer comprar?

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    NINO_D.BOB
    Investiria em um Mac ao invés de um PC

    Existe algo que sustente isso ou é a fama do Mac que tem perdurado mais do que deveria?

    w.souza
    3,5x4m? Vai ficar apertado, hein? Esse estúdio é para você ou você pretende fazer uso profissional dele, gravando terceiros com frequência?

    Eu diminuiria o dinheiro e o espaço gasto em equipamentos físicos e usaria mais os recursos virtuais (a menos que você esteja pensando em fazer gravações ao vivo), com isso, sairiam o módulo, os amps, os pedais e pelo menos uma das caixas do PA (PORQUE É 3,5X4m - você não quer ficar surdo, né?)

    A bateria acústica vale a pena se o ambiente for muito bem tratado, mas, particularmente, acho esses pratos Planet Z muito fracos. E as peles batedeiras originais dessas bateras mais simples costumam ser muito ruins! Para gravação, é melhor considerar trocar todas!

    Iversonfr
    As portas Firewire estão em desuso e não se justificam faz tempo. Parece que os adaptadores de Firewire para Thunderbolt estão funcionando bem, mas sei lá se esse formato terá vida longa. É bom dar uma pesquisada. Na dúvida, eu iria de USB.

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    entamoeba
    Experiencia própria. Não me arrependo da compra.

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    iversonfr

    quanto a Pod HD pro X faltou o x minusculo no final...........malz.........face Firewire de 8 canais com mais um ADAT de 8 pra algumas situações que precisem de mais, obrigado pela dica amigo, vou modificar meus planos......qual placas vc indica para tal feito?

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    NINO_D.BOB

    cara a questão é que já tenho esse notebook e ele só tem 2 meses de uso.........é i7, a vantagem do modulo é que ele já possui um processador dentro dele, os dois apenas vão trabalhar em conjunto, o mesmo caso acontece na POD HD PRO X........

    vlw pelo seu comentário.........

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    entamoeba

    também faria gravações ao vivo com as bandas locais.......cara quanto os pratos pratos da Planet Z realmente eu não sei pois não tenho experiência quase nenhuma quando se trata de bateria, mas um amigo meu indicou e ele disse que soaria bem pra minha proposta e que caso o baterista tenha seu próprio kit ele traria.

    mas se puder indicar um outro kit........por favor eu realmente queria estudar bem o assunto antes de comprar as coisas.........

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr

    o que acha do kit Karsect K7c...........para a batera.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza

    Não conheço esse que vc falou. Tive o da Samson e é razoável. Se vc puder, acho que vira pegar dois overs bacanas como os Oktava mk012, SP C4 ou algo do tipo, um mic de bumbo e o resto vai de sm57, não tem erro. O bom de um kit desse é que são microfones versáteis que podem ser usados em outros lugares também, e vc já tem 2 SMs. Vc está com um orçamento altíssimo e está aparentemente querendo fazer economia incoerente nos mics de batera, não faça isso. Se não puder pegar algo bacana a princípio, compre o ezdrummer ou algo do gênero. Abs!

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Duplo..

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Triple...

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr
    então vou pegar um kit da Kit De Microfone Bateria Seenheiser Drumkit 600 que pelo o que eu li é aparentemente bom.........

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza
    Kit Bateria Arcano Arc-c7
    kit Karsect K7c...........para a batera.

    Sinceramente, vai ficar razoável apenas se comprar um kit pronto.

    Sugiro que pense em montar um kit.

    O TOP que quando vou gravar, solicito pode fugir do teu orçamento, mas vou deixar como referência

    Bumbo

    Shure Beta52
    AKG D112
    Sennheiser e602 II
    Yamaha Subkick + SM57

    Caixa

    SM57 (top)
    Sm57 (botom)
    Ronde NT3 (botom)

    Tons x3 (4 seria o ideal)

    AKG MD421 (tons/surdos)
    Shure SM57 (tons/surdos)
    Electro Voice RE38 n/d (surdos/bumbos menores/cajón)

    Overs/Room

    Behringer C3 (over)
    Rode NT1A
    Oktava MK-012-01
    AMT404

    Condução/HiHat

    Behringer C2
    Neuman KM184

    Um link que te ajude

    http://www.musitec.com.br/revistas/?c=3834

    3,5x4m

    Isso é pequeno pra gravação. Mas se é o melhor que podes conseguir, será um começo. O problema maior vai ser a altura, pratos costumam gerar problemas nessa hora. Talvez uma tomada externa, dentro de uma torre, galeria pode se tornar interessante e já mata o problema dos pratos.

    entamoeba
    Existe algo que sustente isso ou é a fama do Mac que tem perdurado mais do que deveria?

    Se chama parão. E sim o Mac tem suas facilidades, é um sistema sujeito a menos erros, e roda mais leve.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    E sim o Mac tem suas facilidades, é um sistema sujeito a menos erros, e roda mais leve.

    Esse papo é velho. Possivelmente, não se aplica aos dias de hoje.

    É que nem, em futebol, quando dizem que o time A é freguês do time B. Só que faz três anos que eles não se enfrentam e os elencos de ambos estão completamente reformulados. Dizer que A é o favorito por causa da história dos confrontos é superstição!

    Há anos que a Apple usa processadores Intel, iguais aos dos PCs, só que cobram muito mais caro por isso (o mesmo vale para os demais componentes). Na parte de hardware as coisas ficaram parelhas. A justificativa que sobra para a aquisição de um Mac é o sistema operacional (OS). Mas será que o papel do OS é tão relevante assim? E será que existe uma diferença tão grande entre o Mac OS e o Win ou Linux?

    O que noto é que as áreas que ainda preferem o Mac são aquelas em que o conhecimento de informática costuma ser relativamente limitado, o que favorece o cultivo de superstições.

    Para indicar um Mac, na minha opinião, tem que justificar com consistência, ou corremos o risco de estar contribuindo para propagar uma superstição.

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    entamoeba
    Existe algo que sustente isso ou é a fama do Mac que tem perdurado mais do que deveria?

    Se chama parão. E sim o Mac tem suas facilidades, é um sistema sujeito a menos erros, e roda mais leve.


    MAc trava também! O lance é evitar de usar programa pirata. Eu uso windows 7 original + cubase original e meu pc não trava nem por um decreto!

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza
    então vou pegar um kit da Kit De Microfone Bateria Seenheiser Drumkit 600 que pelo o que eu li é aparentemente bom...

    Como eu disse anteriormente, acho bem mais bacana você montar o kit. Esse kit da sennheiser é caríssimo, com mesmo valor ou até menos você termina de montar um bem bacana já usando os que você tem.

    Ismah
    O TOP que quando vou gravar, solicito pode fugir do teu orçamento, mas vou deixar como referência

    Nas opções eu adicionaria o Audix D6 pro bumbo, o par de condenser Studio Projects C4 pra over (esses eu tenho) e o Audix i5 pra caixa. Você escreveu basicamente o standard da gravação, qualquer um que ele escolher vai ficar bacana. Com o NT1 que ele já pretende comprar usa-se de room e os dois SMs que ele já tem joga nos tons/surdo. Sinceramente começo a achar que é troll, nego vem falando de kit da Arcano e de repente fala de kit da sennheiser de mais de U$1000 ou R$6mil aqui, no mínimo é estranho. Abs!

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    entamoeba
    Esse papo é velho. Possivelmente, não se aplica aos dias de hoje.

    Cara, vc está contestando praticamente 90% dos profissionais do áudio.

    Para indicar um Mac, na minha opinião, tem que justificar com consistência, ou corremos o risco de estar contribuindo para propagar uma superstição.

    Também vale para o Jabijirous...

    Antes de tudo, não é possível nadar contra a maré. Se vc for gravar num estúdio profissional, o que vai encontrar lá? Um Mac e o protools. Como disse é o padrão.

    Quando digo à erros to falando coisas grotescas, tenho um desktop mais antigo (modelo básico de 2009) que está com um erro de inicialização que simplesmente não abre a desktop e fica numa tela preta. A própria Microsoft não sabe dizer o que houve. E o processo se arrasta por mais de ano. Não vou dar pra trás até não ter uma resposta, é a versão Professional do W7.

    Iversonfr

    Não entendi bem o que quis dizer... Não sou troll, hoje não trabalho mais direto com estúdio faz algum tempo. Já trabalhei com alguns, tapei muito furo pra banda que queria gravar, mas era só... Nem um produtor não tinham. E qualquer coisa que diziam, se ouvia um "tá bom", ou seja, pra eles tanto fazia captar um bumbo com ECM8000 ou um Beta52...

    E como deve ter visto, escrevi em maíusculas "TOP"... Então sei que talvez um passo muito maior que, a perna dele, possa dar hoje. Realmente faz muito tempo que não procuro os valores de mercado desses mic's.

    Falei do que uso, não o que possuo... Que fique claro!

    A última vez que gravei, foi no estúdio da ACIT (um dos maiores do estado) com a Dinamite Joe, e foi meio que por acaso - na real tava parado, sem nada pra fazer, e quis rever velhos amigos. O técnico da banda não foi, e dos guris, ninguém tinha muita ideia do que usar. Acredito que ali assinei meu contrato.

    Os resultados estão abaixo...





    Jabijirous
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Concordo! Qualquer estúdio de grande porte tem pro tools e mac, mas está mudando isso!

    O Mac é muito caro, mas sabendo montar um pc, não precisa de mac!

    O Mac mais barato custa (versão pro):

    Macbook pro 13 polegadas processador i5 4gb de memória

    R$ 6.399,00

    Mac pro 12gb xeon E5

    R$ 17.999,00


    Com 18 mil tu monta 1 pc na mesma configuração que o mac e ainda sobra dinheiro!

    Eu prefiro montar, pois faço o pc do jeito que eu quero!

    Falou em pc é a mesma coisa que falar de game. Eu não quero comprar um puta computador se não vou usar nem metade do que ele me oferece, é o caso do mac. Se o mac usa o mesmo processador intel, então eu prefiro comprar uma placa mãe boa, que já sai muito mais barato, uma placa de vídeo que suporte pelo menos 3 monitores ou compro duas mais ou menos e uso em crossfire (é o que eu estou fazendo atualmente).

    Você compra com 5 mil um kit top de processador, placa mãe e memória pelo mercado livre.

    Com esse preço você não consegue comprar iMac i5 de 1,4GHz. Mas com esse kit eu pego um I7 5820k 3.3GHz.

    O bom do pc é que você pode fazer upgrade fácil, o mac só comprando outro! (especialmente no quesito placa mãe)



    Ismah
    Minha visão é mais a relação custo X equipamento benefício do que custo X benefício, saca?

    Mac tem o sistema operacional melhor, isso é fato. Mas, por outro lado, eu tenho a possibilidade de expandir o processamento, armazenamento e memória, e isso faz toda a diferença!


    w.souza

    Olha, sobre interface eu pesquisaria esses três:

    Studio Konnekt 48
    RME - Fireceface ufx ou 802
    Universal Audio - Apollo
    Pro tools hd omni (só serve no pro tools)

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    Não entendi bem o que quis dizer... Não sou troll

    kkkkk você não pow, me referi ao dono do tópico que queria comprar Arcano e mudou pra um kit da Sennheiser de 6mil numa facilidade que nunca vi, achei estranho.

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    cara.........não é troll sou MEI (Micro empreendedor Individual) minha esposa na verdade pois não posso ser devido minhas funções como servidor público, ainda não solicitei o empréstimo ao banco do nordeste, mas meus planos era pegar 50.000, mais se ver que posso pegar 55.000 e botar mais uma grana minha para não ter arrependimento farei sem dúvida, quanto ao pc eu acho que ele se sai bem para o que quero e uso windows original, muito bem atualizado, eu sei que MAC é MAC, mas acredito que usando esse notebook dedicado somente ao estúdio não terei prolemas...........pois já usei ele para modelagem de dados e com alguns programas de arquitetura 3d............nunca nem travou.........



    Ismah
    muito obrigado mesmo! pelas referencias, isso realmente me ajudou.......
    e me fez ver as coisas de outra forma.

    Jabijirous
    M Audio Fast Track Ultra 8 R + Pro tools ....................já esta com o pro-tools incluso..................

    Iversonfr
    não o que raios quer dizer Troll, mas sou um cara sério e levo bem mais a sério minhas coisas quando envolve um investimento assim......

    felizmente acho que vai dar pra fazer tudo com 50.000 mesmo, com esse esquema eu realmente preciso ter uns 20.000 para isolamento e tratamento pois um profissional enviado pelo banco do nordeste cuidara dessa parte.........

    muito obrigado a todos

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    os resultados das gravações foram muito bons...........

    Iversonfr
    vou aproveitas os mics que já tenho e montar com as referencias do Ismah

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Jabijirous

    Me corrige se estiver errado, mas posso instalar um SO Apple num hardware originalmente com Ruindows?

    w.souza
    os resultados das gravações foram muito bons

    Créditos ao Eduardo Coelho também, a mix e master é dele.


    vou aproveitas os mics que já tenho e montar com as referencias do Ismah

    Dá uma pesquisada, eu sou uma referência apenas, talvez vc goste de algo mais reto como o Bonadio, ou algo totalmente doido como Rick Rubin kkk

    Som ao vivo tem bastante material. E não deixe de investir (NUNCA são gastos) em livros, é muito importante isso.

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza

    O Pro tools que vem na m-audio é o SE, versão totalmente limitada! Você tá comprando um kit de microfone pra bateria com uma interface com 8 canais e no final só vai poder gravar apenas 2 canais simultâneos.

    Vc vai ficar muito limitado e no final vai ter que fazer o upgrade do pro tools para poder gravar mais canais simultâneos. Olha a tabela

    http://www.avid.com/us/common/products/shadow-box/pro-tools-comparison

    Outra coisa que eu estava vendo, parece que essa interface saiu de linha, você acha que vale apena investir em algo que não tem mais suporte?


    Ismah
    Sim, você pode! O lance é saber a compatibilidade de alguns hardwares!

    makumbator
    Moderador
    # abr/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah
    mas posso instalar um SO Apple num hardware originalmente com Ruindows?

    Pode (é o que se chama de hackintosh). Já tive um Acer que funciona com o OS Snow Leopard. Mas precisa pesquisar antes pra ver se todo o hardware bate.

    Cara, vc está contestando praticamente 90% dos profissionais do áudio.

    Eles continuam por hábito e tradição. A superioridade do Mac já não é mais uma verdade absoluta.Tenho Mac e Windows e te digo que o Windows faz mais por menos dinheiro. Já tive máquina PC igual ao meu Macbook pro e ele tinha desempenho um pouco pior nos programas que mais me interessavam (Sibelius e Cubase).

    Em Benchmarks é possível provar que as versões atuais desses programas rodam pior no OS X. Em fóruns dos dois fabricantes se observa que isso até se intensificou nos últimos anos. Vejo usuários saindo do Mac e indo pro Windows.

    Agora, realmente o sistema operacional do Mac é a meu ver melhor, mas não justifica pagar mais apenas por isso (e com desempenho um pouco pior em alguns casos, como nos programas citados). No IOS ainda acho que a diferença vale a pena sobre o Android por conta dos aplicativos melhores e muito mais segurança (mas a cada dia isso se reduz)


    E sim, OS X trava (a bolinha de praia fica girando indefinidamente na tela), tem problema de permissões no disco (que pode levar ao SO não deixar salvar novos arquivos) e inclusive pode ter os famosos kernel panic, que são análogos à tela azul da morte do windows:

    https://support.apple.com/pt-br/TS3742

    Atualmente minha taxa de travamentos é igual nos dois sistemas: próximo de zero.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza

    Considere comprar uma mesa de som já como interface... Das digitais novas todas fazem isso... A 01V96i é meio antiga mas é um tanque de guerra. Uma novata no mercado é a Behringer X32 e a irmã dela Midas M32... A primeira é desconfiável e foi meio que uma versão Beta da M32. Tem outras marcas mais desconhecidas, como Roland, Mackie, Allen&Heat que valem a pena dar uma olhada...

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    entamoeba
    Para indicar um Mac, na minha opinião, tem que justificar com consistência, ou corremos o risco de estar contribuindo para propagar uma superstição.

    Ja justifiquei. Experiencia propria. Nunca usei Linux nem pra gravar nem pra tocar. Ja usei Windows e não me atendeu, deu pau, travou, aconteceu tudo o que não podia acontecer, e "ao vivo", no palco. Com Mac, nunca tive problemas, nem mesmo com minha primeira maquina, um Mac Black de 2008, desatualizado na época da compra, me atendia muito bem. Mito?? Não sei pros outros, pra mim foi "fato", com mac nunca, repito "NUNCA" tive problemas, ja são 5 anos de uso e feliz, rodando meu Mainstage 3 e Logic Pro X originais.

    w.souza
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Jabijirous
    vlw pelo lance do protools SE não havia sacado essa, muito obrigado............

    Ismah
    pesquisando a Behringer X32 agora mesmo

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mantenha-no à par. Precisando estamos na volta.

    Ainda assim se quiser dar uma testada na mesa, existe o software (das yamaha também, mas esse é antigo e não permite nada "off mixer"), que vc encontra no site... Dá pra fazer sua cena sentado na cama com notebook.

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    w.souza

    Além das interfaces que mencionei, dê uma pesquisada nas interfaces da presonus!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudio Semi Profissional