Gravação seca de EP apresentável em casa, utopia?

    Autor Mensagem
    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15


    Bem, olá galera! Do meio do ano passado pra cá tenho tentado realizar uma gravação em casa, como muitos outros do fórum...
    Primeiramente, os únicos tópicos que achei sobre isso eram antigos e também nenhum esclarecia meus problemas tão detalhadamente, e como é uma coisa que me incomoda há quase um ano...
    Vou esclarecer as coisas...
    Tenho letras e cadências marcadas desde o meio do ano passado, e realizei algumas gravações desde então. Alguns contras de qualquer tipo de gravação caseira. Bem, a principal dúvida, é, diretamente, tem como um som gravado secamente, direto no PC ficar apresentável no final das contas?
    Outro problema, eu preciso de um bom, bom, bom, microfone, ou consigo fazer algo com aqueles que a gente usa em ensaios e karaokê?
    O que estou dizendo é : usar aquele esquema básico da maioria dos guitarristas que gravam em cima de backing tracks, usar um pedal, ou o Guitar Rig, e a guitarra plugada direto na CPU, pra gravar um EP pode dar certo, afinal de contas?
    Bem, depois de lerem a palavra Backing Tracks, talvez vocês achem que minha dúvida seja banal, porém, o que eu quero fazer, é também gravar linhas de baixo, teclado e percussão da mesma maneira...
    Alguém tem alguma experiência com esse tipo de gravação?

    Também, para ajudar, quero deixar clara minha ideia do que devem ser essas músicas no final, e o que eu tenho como melhor exemplo é o projeto Visconde, lançado em 2011, pelo Lucas Silveira. Menos carregado nas letras e no reverb.
    https://soundcloud.com/visconde
    Não quero carregar as baterias, nem as guitarras, quero focar no piano e uma percussão básica, e os vocais. Pode rolar algo parecido de forma que pareça mesmo um "EP"?

    A ideia vem de muito tempo atrás e cresce cada vez mais com o número de artistas que gravam em casa e tudo mais. Sei que não é muito bom plugar os instrumentos direto na CPU, mas eu creio que não tenho como gastar muito de qualquer maneira...
    O maior obstáculo é a ruídeira. Se alguém também puder me dar uma dica, por favor...
    Até hoje o instrumento que menos fez ruído em todas as minhas gravações, foi de longíssimo, o teclado, acredito que não por acaso, não entendo se é porque ele não tem captadores e é basicamente digital, bem...
    Isso me levou a considerar gravar o baixo e a percussão também pelo teclado (algumas coisas com o FL). O baixo sintetizado (tenho um sintetizador e um teclado também) e usar aquelas linhas de percussão que todos os teclados têm pra tentar fazer um sonzinho legal. Por mais que eu seja baixista (acho que o meu baixo é a fonte do maior ruído).

    Que também fique claro que não quero gravar o Dark Side of The Moon II. É um primeiro EP, praticamente uma DEMO. Eu quero fazer um somzinho, pra divulgar em quaisquer bares ou lugarejos da cidade e tentar mostrar um pouquinho do que quero.

    Afinal, acho que vocês podem tirar uma conclusão do que eu quero saber... Basicamente, queria saber se posso fazer isso sem gastar muita grana, se vai ficar legal, porque já cansei de ficar semanas gravando pra ficar horrível, me irritar e apagar tudo... Compensa investir em algo que pode mudar completamente o processo? Dá pra fazer o trabalho do jeito que pretendo?

    Boa noite pessoal, e obrigado pela atenção, me perdoem pela ignorância, espero respostas, dicas e tudo mais!

    entamoeba
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Sem investir numa interface, não vejo muita chance disso ficar decente! Dê uma pesquisada no fórum e arranje uma interface barata! Entendo que ter uma interface deve ser prioridade pra quem quer fazer gravações caseiras com o mínimo de qualidade.

    Outro problema, eu preciso de um bom, bom, bom, microfone, ou consigo fazer algo com aqueles que a gente usa em ensaios e karaokê?

    E o que você está considerando como "ensaios e karaokê"? Não é incomum encontrar bons microfones nesses bares de karaokê e em estudos de ensaio.

    Bom, isso não vem ao caso. Use o microfone que você tiver (desde que não seja daqueles de computador ou headset), se ele não estiver atendendo às suas necessidades, busque um melhor! Parece que existem microfones razoáveis por cerca de 50 reais.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Utopia não é, porque até dá se você usar VSTs, se a placa de som não for horrível, se o mic não for horrível, se as caixas de som que você está usando para monitorar não forem horríveis. Etc. Mesmo assim, tem bastante coisa que você vai ter que arrumar na base do ouvido... sem uma referência do que é aceitável e o que não é, vai ser uma bela briga aprender dessa forma.

    Pondere em primeiro lugar se você quer aprender a gravar. Vai ser necessário esforço e tempo para isso. Até você conseguir fazer um trabalho que você considere satisfatório, pode demorar bastante.

    Se é isso que você quer. Seria legal comprar um interface, fone de ouvido, alguma forma para monitorar, etc.

    Se não, porque não pagar para um estúdio fazer o serviço de gravação? Assim você se concentra nas músicas.

    Pensando em gravar só com o computador.

    Baixe uma DAW e comece a aprender a usá-la.

    Seria bom usar simuladores, Addictive Keys e Drums são bacanas. Kontakt para uma solução mais completa.

    Para gravar os instrumentos de corda com captação passiva, um DI para ajustar a impedância.

    O microfone, só testando. Depende do microfone e de como ele vai se comportar com a placa de som...

    Abraços!

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Obrigado pessoal. Vou pesquisar interfaces e microfones razoáveis, como citado...
    Bem, a placa de som não é horrível, fones e caixas também não... Tenho uma certa experiência com tudo isso... Bem, assim que eu conseguir fazer um sonzinho eu dou um upload aqui pra vocês darem uma avaliada...
    Bem, aqui na minha cidade só tem estúdios que gravam gospel (normalmente).

    Também vou gravar várias linhas, o que eu conseguir de melhor pra cada instrumento e voz também, pra vocês me indicarem erros e maneiras de solucioná-los. Obrigado pessoal!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    gufavaretto
    - Tem como um som gravado secamente, direto no PC ficar apresentável no final das contas?
    - Eu preciso de um bom, bom, bom, microfone, ou consigo fazer algo com aqueles que a gente usa em ensaios e karaokê?


    Se você for um cara muitíssimo expert, talvez até consiga fazer algo razoável assim, mas é difícil.
    Creio que não vai ficar bom.

    O melhor pra você começar seria um kit desses:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-628651466-scarlett-studio-focus rite-kit-interface-2i2-fone-e-microfone-_JM

    Uma excelente interface, um ótimo microfone condensador, e um ótimo fone de referência.

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Poxa cara, completamente longe da minha capacidade de aquisição...
    Será que seria considerável uma daquelas mesinhas de 4, 2 canais? Elas agem como interfaces, em partes, não é?

    Obrigado pela resposta amigo!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Mas veja bem. Você pode comprar ali em 12 vezes sem juros de R$ 111, e frete grátis, pelo Mercado Pago.

    Mas supondo que realmente você não tenha isso. Quanto terias para gastar??

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: gufavaretto
    · votar


    Putz cara, sou menor (sim, quero gravar um ep, não, não vou sair de casa, rsrsrsrs) e meus pais são completamente contra arte como profissão, muito menos o gasto de mais que 500 reais por ano com isso. De forma geral, tudo que tenho, meus instrumentos e cia, foi conseguido com muito esforço e encheção de saco. Mal sei se POSSO gastar. Posso gastar uns trocados...
    (Antes que digam algo) Poderia trabalhar também... Se meus pais deixassem tranquilamente...

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    gufavaretto
    Cara. Quando eu comecei nas gravações eu também não tinha grana.
    Aí eu usava:
    - A placa de som onboard Realtek HD do meu notebook.
    - Um cabo blindado que eu mesmo fiz (XLR - P10). Gastei (+/- R$ 6,00)
    - Um microfone Behringer XM8500. Gastei (+/- R$ 79,00)
    - Um pré amplificador que eu mesmo fiz. Gastei (+/- R$ 35,00)

    Acho que seria então esse o teu caso, conseguir um equipamento assim e fazer as gravações.
    Cara! Se tu estudares bastante, experimentar bastante, ... Talvez tu consigas fazer algo bom.
    Eu até que conseguia fazer umas gravações razoáveis nessa época.

    Ismah
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    gufavaretto

    Mas, se o que busca for resultado sem grande sacríficio, vá ser médico, dentista, arquiteto, engenheiro, pastor, pai de santo ou terrorista... Mas não músico/produtor.

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: gufavaretto
    · votar


    El_Cabong
    Obrigado cara, principalmente pelo incentivo que me foi ouvir isso. Como disse, não quero gravar o Dark Side of The Moon II...

    Comprei uns cabos novos e adaptadores novos, e, pluguei minha V-Amp 2 no PC...
    Galera, acho que como ela tem simulações de amp, acho que ela acaba funcionando como um pré-amp/quase uma interface, e o ruído no baixo e na guitarra praticamente sumiu...

    Mas como nem tudo é perfeito, meu PC pela entrada de microfone só está gravando em MONO os INSTRUMENTOS, quando ligo o headset para jogar ou conversar com alguém (logo, uso a mesma entrada de microfone), ela saí em ESTÉREO, conferi no reaper... Alguém pode saber o que está acontecendo?
    Já testei 3 cabos diferentes. 3 adaptadores diferentes... Já liguei com V-Amp, sem V-Amp, nas outras entradas dela, com o baixo, com o violão, com a guitarra e o teclado também...
    Se me permitem estou realmente puto!
    P.S : No som, caixas, subwoofer e etc, sai na direita e na esquerda. No fone, saí só no esquerdo, em todos os fones. Além disso, é óbvio que dá pra ver no programa que só está gravando em um canal.

    Ismah
    heuaheuaehaueuhau... Gostei dessa...

    Ismah
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    gufavaretto
    é óbvio que dá pra ver no programa que só está gravando em um canal.

    E esse canal é mono ou stereo?

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Mono :( :(

    RafaelBernatto
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    gufavaretto

    Mas você só vai conseguir gravar mono mesmo! Essas placas onboard são assim...

    O problema é que a track do Reaper tá estéreo porém recebendo, logicamente um sinal mono certo?

    Se for esse o problema tu terás que configurar o input da track pra mono, como deve ser. Que quando você ouvir.. O som sairá nos dois lados.

    gufavaretto
    Veterano
    # fev/15 · Editado por: gufavaretto
    · votar


    RafaelBernatto
    Mas porque isso não acontece quando plugo o headset, e tudo mais?

    Vou tentar!

    Obrigado, irmão, abraço!

    P.S : havia muito tempo que não ligava minha V-Amp 2 e depois de uma pesquisada, lembrei que a saída principal, L, é mono... Estou estudando e daqui um tempinho vou tentar e falo aqui"

    Outra coisa, o adaptador ser estéreo não traz problema algum, certo?

    Galera, isso foi tudo que consegui fazer na noite.
    Completamente sem paciência, cansado e com sono...
    A bateria é eletrônica e bem tosca... Não me esforcei nada pra conseguir um timbre no baixo ou na guitarra... E por mais que tenha conseguido um timbre legal pra guitarra solo, não me esforcei nem um pouco pra fazer o solo. Ficou um improviso, um dos piores que já fiz na minha vida...
    http://www.4shared.com/mp3/cIjNJeh4ba/The_Dogs_Trip_DEMO.html?

    Obrigado pessoal!!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    RafaelBernatto
    Mas você só vai conseguir gravar mono mesmo! Essas placas onboard são assim...

    Aí não !! Eu me lembro que quando eu usava a minha antiga placa onboard Realtek HD, eu plugava na entrada (mic-in) um (cabo stereo com plugue P2 Stereo), e o software da placa onboard do notebook abria uma janela imediatamente, me perguntando se aquilo era um (microfone) ou (line), eu clicava em (line) e pronto !!
    A gravação ficava em stereo. Eu até gravava meu teclado em stereo assim e ficava bom !!!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    El_Cabong

    Eita!... Nunca tinha visto!...

    Se é assim então não sei hahhahahha

    gufavaretto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    UP ! Galera, alguém ouviu a demo?

    http://www.4shared.com/mp3/cIjNJeh4ba/The_Dogs_Trip_DEMO.html?

    "Galera, isso foi tudo que consegui fazer na noite.
    Completamente sem paciência, cansado e com sono...
    A bateria é eletrônica e bem tosca... Não me esforcei nada pra conseguir um timbre no baixo ou na guitarra... E por mais que tenha conseguido um timbre legal pra guitarra solo, não me esforcei nem um pouco pra fazer o solo. Ficou um improviso, um dos piores que já fiz na minha vida..."


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação seca de EP apresentável em casa, utopia?