Gravação de guitarra - Seca mesmo?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jun/09


    Opa, beleza gente?

    Perguntar para vocês. Quando se gravar guitarras microfonando, o ideal é gravar ela o mais seca o possível de efeitos? Isso é, sem Delays, ou Reverb? Ou isso se aplica à outros efeitos também como modulações em geral? E sobre os volumes, se tem alguma preferencia como fica melhor o timbre?

    Endurance
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    Eu costumo gravar a guitarra sem efeito nenhum, no caso de eu errar uma parte, eu não preciso regravar o take inteiro, basta só gravar a parte errada...se você estivesse usando efeitos na gravação como reverb, delay, chorus etc, ia dar uma quebra e ia ficar feio, então é melhor gravar tudo sem efeito nenhum e depois inserir tudo digitalmente.
    Mas é claro que isso não é regra, isso é como EU faço, mas você pode fazer do jeito que você quiser, não tem certo ou errado

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Endurance
    Certo... mas eu digo em relação à um fator, não sei se é real, estou supondo;

    Você microfonando a gravação, de qualquer forma, o sinal gravado já vai ser diferente do 'real'. E jogando efeito ainda por cima, a minha ideia é que deva embolar, mas isso no caso de delay's e reverb.

    Mas eu penso, efeitos como caixa leslie, chorus, flanger, pitch shiter, é tranquilo gravar com eles, ao invés de aplicar após a gravação?

    Minow
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Minow
    · votar


    Delay e modulações de guitarra muitas vezes tem um som muito característico, difícil de ser reproduzido posteriormente na mix.
    Eu não vejo problema em gravar uma coisa já com delay ou um chorus.
    Agora, não significa que seja pra gravar com delay. É mais prático colocar depois, isso não tem dúvida. Mas o problema é se você vai conseguir chegar lá ou não. O ideal mesmo é gravar da melhor maneira possível pra não precisar mexer muito na mix.
    Reverb já é mais seguro colocar depois, pra não diferir muito da sua "sala".

    Sobre o volume, o ideal é gravar com o volume o mais perto possível do 0dB sem clipar, assim o som vai vir com mais clareza e o ruído vai ficar o mais baixo possível.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Sobre o volume, o ideal é gravar com o volume o mais perto possível do 0dB sem clipar, assim o som vai vir com mais clareza e o ruído vai ficar o mais baixo possível.

    Você diz isso, o sinal do mic no programa né?
    Mas eu digo no amp mesmo, fica ao meu gosto o volume? ou "quanto mais alto melhor"?



    Delay e modulações de guitarra muitas vezes tem um som muito característico, difícil de ser reproduzido posteriormente na mix.
    Eu não vejo problema em gravar uma coisa já com delay ou um chorus.
    Reverb já é mais seguro colocar depois, pra não diferir muito da sua "sala".


    Pois é! Isso quando o delay é usado como efeito separado, e não como ambiencia para solos né?

    Por exemplo, delays meio U2, que é uma coisa que é bem na cara, não aquele "sub-entendido" como por exemplo é um delay daqueles de fundo em solo, que deve ter uma tendencia maior de embolar, não?

    Como esse raciocinio que eu tive do Reverb. Me corrija se estiver errado!

    abçs

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    E sobre as posições do mic?

    É uma forma a mais de ajeitar o timbre, ou a ideia é microfonar à fim de deixar o mais fiel possivel ao som que ta saindo do amp?

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    E mais uma pergunta, os shure SM-57 são unidirecionais né?

    Captam pouco ruído do ambiente certo?

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    eu creio q a microfonação seja mais uma forma de ajeitar o timbre... tanto q uns colocam o mic no falante pra um determinado timbre, e fora dele pra um timbre mais fechado, se naum me engano.


    agora, aproveitando o topico, como seria um padrao de gravação profissional ou semi- pro?
    microfona o amp, joga numa interface, conecta no PC e ae o som ja sai limpinho? sem precisar de simulação de falantes, etc?

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Slash_1989
    Cara, o ideal é não usar simulação de falantes, e sim, microfonar o som que você quer ali do amp, e procurar ver com qual posição ele ganha a ambiencia e caracteristica sonora especifica, e a partir dai, você trabalha o timbre no PC mesmo, equalizando, jogando efeitos na produção, etc e tal.

    Amp - Microfone - Preamp - Interface - Software - Plugins - Eq

    seria mais ou menos essa a sequencia eu imagino.

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    Mas eu digo no amp mesmo, fica ao meu gosto o volume? ou "quanto mais alto melhor"?

    Você que me diga, como você gosta do som?
    Eu particularmente no meu all tube gosto dele ALTO.

    Pois é! Isso quando o delay é usado como efeito separado, e não como ambiencia para solos né?

    Mas o delay é usado como efeito separado. Tanto é que existem vários timbres diferentes pra delays.
    Mas digitalmente você pode conseguir delays legais também, tudo depende do que você quer fazer.
    O negócio é testar muito antes de gravar e levar um tempinho timbrando, pra ter certeza de que tá tudo certinho.
    O "embolar", voce vai ver na hora, se tiver embolando depois é na mix.

    Sobre o reverb, geralmente você tá simulando uma sala. Então você tem muito mais opções pra mexer num rack ou no caso plugin de reverb, que tem parâmetros pra mexer no tamanho da sala, tipo de difusão, e equalização (do reverb!).
    Muitas vezes você usa essa mesma configuração pra vários ou até mesmo todos os instrumentos.
    Usando o reverb do amplificador, não que seja ruim, mas ele pode destoar dos outros instrumentos, vai ficar uma sala meio irreal.


    É uma forma a mais de ajeitar o timbre, ou a ideia é microfonar à fim de deixar o mais fiel possivel ao som que ta saindo do amp?

    Pode ser deixar o mais fiel possível, mas por que não mexer pra achar o que você tá procurando?
    O negócio é experimentar, tem uns padrões que eu nem vou saber explicar aqui, mas é isso, experimente. Pelo menos o padrão de centro e off axis você conhece.

    E mais uma pergunta, os shure SM-57 são unidirecionais né?

    São cardióides.
    E sim, captam pouco ruído.

    Slash_1989
    Uma gravação profissional mesmo, quase não precisa de polimento na mix. Claro que sempre vai equalizar a gosto, comprimir e usar reverbs ou outros efeitos, mas pra achar o com que você quer, que não dá pra fazer direto na gravação.
    Agora, uma gravação que precisa de "remendos" de EQ e compressão não é uma gravação boa.
    Eu tenho uma multitrack original da Bohemian Rhapsody... é incrível como é tudo muito bem gravado. Você dá uma mexida nos volumes e panorâmica e acabou, quase que não precisa fazer mais nada.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Você que me diga, como você gosta do som?
    Eu particularmente no meu all tube gosto dele ALTO.


    Quanto mais alto, melhor o bicho fala, na minha opinião.

    Mas o delay é usado como efeito separado. Tanto é que existem vários timbres diferentes pra delays.
    Mas digitalmente você pode conseguir delays legais também, tudo depende do que você quer fazer.
    O negócio é testar muito antes de gravar e levar um tempinho timbrando, pra ter certeza de que tá tudo certinho.
    O "embolar", voce vai ver na hora, se tiver embolando depois é na mix.

    Sobre o reverb, geralmente você tá simulando uma sala. Então você tem muito mais opções pra mexer num rack ou no caso plugin de reverb, que tem parâmetros pra mexer no tamanho da sala, tipo de difusão, e equalização (do reverb!).
    Muitas vezes você usa essa mesma configuração pra vários ou até mesmo todos os instrumentos.
    Usando o reverb do amplificador, não que seja ruim, mas ele pode destoar dos outros instrumentos, vai ficar uma sala meio irreal.


    Então... mas eu digo o seguinte, delay usado como principal, não como "complemento".

    Bem, então não tem essa regra. Se eu quiser gravar um solo com uma "caminha" pequena de delay, não necessariamente ele vai embolar, certo? Ou eu posso também gravar seco e adicionar isso tudo depois no mix.

    Agora, uma gravação que precisa de "remendos" de EQ e compressão não é uma gravação boa.
    Eu tenho uma multitrack original da Bohemian Rhapsody... é incrível como é tudo muito bem gravado. Você dá uma mexida nos volumes e panorâmica e acabou, quase que não precisa fazer mais nada.


    Engraçado, sempre achei que fosse o contrário hehehe

    O segredo então é achar uma boa config na hora de se microfonar, para apenas "polir" o som depois, certo?

    Minow
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Minow
    · votar


    janick
    Então... mas eu digo o seguinte, delay usado como principal, não como "complemento".

    Bem, então não tem essa regra. Se eu quiser gravar um solo com uma "caminha" pequena de delay, não necessariamente ele vai embolar, certo? Ou eu posso também gravar seco e adicionar isso tudo depois no mix.

    Não necessariamente como "principal". O delay usado como efeito, só. Você pode usar como um efeito pra um solo, querendo usar um certo tipo de delay como um de "fita" ou um modulante. Se você gosta do som do seu pedal de delay pra esse tipo, use-o. Se quiser um de algum plugin, use o plugin. Tudo depende do seu gosto.
    Não significa que vá embolar, gravar com delay.


    O segredo então é achar uma boa config na hora de se microfonar, para apenas "polir" o som depois, certo?

    O segredo é confiar no seu ouvido, ter um bom equipamento, uma boa sala, sacar de acústica e psicoacústica e principalmente, não botar qualquer zé ruela pra gravar! O Queen tem essa qualidade toda nas gravações porque além dos técnicos e produtores excelentes, os caras mandavam bem pra cacete mesmo.
    É exatamente o que você disse, o negócio é polir, não remendar.

    Mas fugindo um pouco disso:
    De vez em quando, é bom ter o som bruto e o mais nítido possível, porque talvez você queira fazer alguma coisa com ele depois, ou mude de idéia... então pelo menos eu não acho recomendável usar filtros de passa altas que tem em alguns mixers e prés, não gravar já dependendo de equalização, etc.
    Isso tudo pode ser facilmente e rapidamente feito depois, vale mais ter o som o mais próximo da "alta fidelidade", mesmo que as freqüências baixas embolem, você tenha problemas de fase, precise reafinar o bumbo ou cortar alguma coisa do baixo. Isso tudo pode ser arrumado na mix, afinal é pra isso que ela serve.
    É só uma dica que pode ser valiosa, créditos ao meu pai que me ensinou isso e mudou minha vida.

    trashit hc
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Minow

    Uma gravação profissional mesmo, quase não precisa de polimento na mix. Claro que sempre vai equalizar a gosto, comprimir e usar reverbs ou outros efeitos, mas pra achar o com que você quer, que não dá pra fazer direto na gravação.

    vc pode me explicar mais um pouco esse lance de comprimir?
    tipo qual é a finalidade principal de comprimir?
    eu por exemplo gosto de deixar as guitarras com um timbre mais fechado! e definido! não rasgadas e sujas de mais.

    vc pode me dá umas dicas para eu deixar as guitarras assim? caso eu não consiga na gravação?

    vc também pode me tirar uma dúvida e relação a guitarras em punk rock e hardcore.

    vc acha que é preciso usar um delay ou deixar as guitarras secas mesmo para esses estilos?

    se vc puder me ajudar, ficarei bastante grato! a vc.


    janick

    me desculpe! por usar seu tópico.
    mais minha dúvida é quase igual sua!
    eu não queria criar um tópico igual ao seu.

    Minow
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    trashit hc
    Cara, compressão é um negócio bem complicado. Tem um tópico legal sobre isso em stick, dá uma lida.

    vc acha que é preciso usar um delay

    Nunca "é preciso" usar um delay ou qualquer outro efeito.
    NUNCA.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de guitarra - Seca mesmo?