Dicas para eliminar estalos, pops e drop outs durante gravações utilizando interfaces de áudio

Autor Mensagem
Iversonfr
Veterano
# ago/14 · Editado por: Iversonfr


Pesquisei um bom tanto no fórum sobre esse assunto pois troquei de laptop recentemente por um melhor e estava ruim demais, dando estouros absurdos inutilizando as gravações, sendo que com o antigo tudo funcionava perfeito. As sugestões que mais encontrei por aqui são: checar aterramento, rede elétrica, buffer size e “troque o cabo”.

Apesar de serem fatores realmente úteis de se considerar e checar, existe muito mais coisa a se fazer. Outro detalhe que percebi é que essas poucas informações estão em diversos tópicos esparsos, muitos deles abandonados sem solução.

Bom, após bastante pesquisa em sites de fabricantes e fóruns gringos dá pra perceber que estalos e pops vão muito além do buffer e rede elétrica. Tentei descrever abaixo vários passos que se pode fazer para tentar eliminar esses problemas, que no meu caso aconteceram no Windows 7 com uma interface firewire. Porém serve inclusive para melhorar o desempenho da gravação, conseguindo talvez até abaixar um pouco o buffer size após todos os passos. A maioria do que segue abaixo é mera tradução dos links que estão no final, outras coisas são de textos que li em fóruns e outras que tentei sozinho por aqui mesmo. Vamos lá:

1 – Chipset da placa: Se for usar uma placa ou expresscard firewire que seja com chipset da Texas Instruments que é a mais recomendada para áudio. São geralmente mais caras e mais difíceis de encontrar. Por exemplo, a maioria dos vendedores do Mercado Livre vendem expresscard com chipset VIA, que pode dar problema. Atente-se a isto.

2- Use drivers ASIO: Procure no site do fabricante da sua interface o driver mais recente. Na sua DAW provavelmente aparecerá o nome da interface e a palavra ASIO depois, como por exemplo “M-Audio Profire 2626 ASIO”. Geralmente ele é melhor, mais estável e tem menos latência. É importante prestar atenção também para baixar o driver correto! Parece óbvio, mas temos casos inclusive aqui no fórum que baixaram o driver para “Windows 7” enquanto o driver correto da pessoa seria o “Windows 7 SP1”.

3 – Configuração da latência (Buffer Size): Tente de tudo, desde 64 até 1024. Alguns processadores mais novos lidam melhor com buffer baixo. As vezes eles estalam em 512 mas não em 128.

4 – Atualizar a BIOS: Entre no site do fabricante do seu laptop ou da sua placa mãe no caso de desktops e atualize sua BIOS para a última versão. Isso melhora a forma com que sua placa mãe gerencia o trabalho dos componentes dela, melhorando a performance e geralmente corrigindo bugs.

5 – Atualize o Chipset: Encontrado também no site do fabricante, ele atualiza os drivers de componentes importantes do seu computador que operam funções essenciais como HD, portas USB, rede, vídeo e áudio. Para desktops, você deve procurar os drivers individuais no site de cada fabricante das suas peças.

6 – Configurações de energia: Vá no Painel de Controle > Opções de Energia (Power Options) e mude a configuração para Alto Desempenho (High Performance). Vá nas configurações deste plano de energia e coloque para nunca desligar o display ou colocar computador para “Dormir (Sleep)”. Vá também nas “Configurações Avançadas” e na parte sobre “Gerenciamento de Energia do Processadores (Processor Power Management)”, coloque 100% como “Estado de Desempenho Mínimo (Minimum Processor State)”. Na “Diretiva de Resfriamento do Sistema (System Cooling Policy)” coloque para trabalhar em Ativo tanto quanto ligado na tomada quanto na bateria (no caso de laptops). Na parte sobre “Disco Rígido (Hard Disk)”, coloque para NUNCA desligar. Na parte sobre “Configuração USB”, deixe”Desativado”. É importante ressaltar também que alguns laptops vêm com programa de fábrica que controla isso, fazendo com que essas alterações não funcionem. Procure este programa caso exista e desinstale ou desative.

7 – Agendamento do Processador: Isto faz com que você gerencie se o computador deverá processar com maior prioridade os programas em primeiro plano (rodando na tela) ou os serviços em segundo plano. Pode ser útil pois algumas coisas como o driver do áudio rodam em segundo plano. Para alterar clique com o botão direito em Meu computador > Propriedades > Configurações Avançadas do sistema (Advanced System Settings) > Aba Avançado > em Desempenho (Performance) clique em Configurações (Settings) > aba Avançado > Agendamento do processador (Processor Scheduling) e selecione Serviços em Segundo Plano (Background Services). Esta opção é bom testar dos dois jeitos, nem sempre isso melhora.

8 - Desativar Aero: É a interface de usuário padrão do Windows 7. É muito legal mas pode causar problemas. Clique com o botão da direta em qualquer lugar do desktop > Personalizar. Escolha um tema que não use Aero, como o Windows Clássico.

9 - Ferramentas das placas de vídeo: Algumas ferramentas de otimização como a Ati Power Play ou a Nvidia Powermizer podem interferir na sua gravação de áudio. Desative ou desinstale esses programas. Para testar e ver se o seu problema é com a placa de vídeo, você pode desativá-la no Gerenciador de Dispositivos (Device Manager). Então após reiniciar a máquina, o Windows usará um driver padrão de vídeo que resolverá os estalos se o seu problema for realmente a placa de vídeo.

10 – No Gerenciador de dispositivos, procure por “Controladores USB” (Universal Serial Bus Controllers), vá em todos os “USB Root Hub” um por um, clique com o botão direito do mouse > Propriedades > aba “Gerenciamento de Energia (Power Management)”, desmarque a opção “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia”.

11 – Mudar driver do Firewire: Se estiver utilizando uma placa ou expresscard Firewire, pode ser que o driver utilizado não seja o Texas ou mesmo que esteja dando algum tipo de incompatibilidade causando os estalos. Entre no Gerenciador de Dispositivos, procure o firewire que será algo como “IEEE 1394 Bus Host Controllers”. Clique com o botão direito e vá em Propriedades > Aba Driver > Atualizar Driver. Selecione “Procurar software de driver no computador (Browse my computer for driver software)” e logo em seguida escolha “Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador (Let me pick from a list of device drivers on my computer)”. Selecione “Texas Instruments 1394 OHCI Compliant Host Controller”, porém se o problema estiver dando justamente com esse driver, vale tentar usar o “1394 OHCI Compliant Host Controller (Legacy)”.


12 – Desativar dispositivos: Vá ao Gerenciador de Dispositivos (Device Manager) no Painel de Controle e desative tudo que não é primordial para o funcionamento da máquina, aliviando o computador. As seguintes coisas podem ser desativadas enquanto se está gravando.
- Adaptador de Rede (Network Adapter)
- Wireless
- Bluetooth
- Infra-Vermelho (Infrared)
- Webcam
- Drive do DVD/CD-rom
- Placa de áudio onboard
- Touchpad (apenas para laptops, SE você estiver com um mouse plugado).

13 – Checagem do sistema: Para ver se tudo o que foi feito deu certo (ou para ver antes se você precisa realmente fazer os passos anteriores), existem alguns programas gratuitos muito úteis para checar se o seu computador tem problemas para lidar com áudio em tempo real.
Primeiramente baixe o DPC Latency Checker. Este programa não precisa instalar. Rode ele com sua DAW aberta e veja como está por alguns minutos. O ideal é ficar tudo verde abaixo dos 500ms. Se ficar no amarelo já pode dar problemas, no vermelho então é quase certeza. Apesar de ser bem bacana, este programa não indica onde especificamente está o problema, apenas informa que tem.

Baixe então o LatencyMon. Este programa identifica exatamente o que está causando os maiores problemas. Apesar de ter a versão paga, a versão para uso doméstico é gratuita. Com sua DAW rodando, abra o programa e clique em START. Deixe-o rodar por pelo menos uns 4 minutos. Após isto, pare ele e vá à aba “Drivers”. Na coluna “Highest Execution (ms)” você verá os drivers que estão te atrapalhando mais. O ideal é que a soma de toda coluna não passe de 1,00. Voce consegue desativar esses drivers e processos seguindo o item 12 anterior e no “Gerenciador de Tarefas (Task Manager)” > Aba processos. Para chegar lá aperte ctrl+alt+del. Já no gerenciador, selecione os processos e clique em “finalizar processo”. Se tiver alguma dúvida sobre o que é o processo, use o Google para descobrir se você pode ou não parar ele. Cuidado para não desativar nada que seja essencial para o Windows rodar, desative apenas se souber que não é essencial, como antivírus, atualizador automático do Itunes, seu dropbox, etc.

Apesar de ter tudo funcionado perfeito por aqui, não me responsabilizo se você estragar seu computador deletando coisas importantes ou desconfigurando tudo, faça apenas se sentir confiança e se souber realmente o que está deletando/desativando.

Fontes principais:
Fonte 1

Fonte 2

Com esses passos consegui diminuir meu laptop com picos de 1800ms no DPC Latency Checker para uma média de 80ms com máximo absoluto de 140ms. Dentre as diversas coisas que fiz, meu laptop tinha um Acelerômetro que servia para proteger a HD em caso de queda, porém isso destruía a latência. Só ele no LatencyMon dava 1,8. Depois de tudo isso, consegui aparentemente eliminar os estalos não sendo o problema, portanto, do expresscard, nem do cabo e nem da minha tomada rs.

Quem tiver dicas para outros sistemas como Mac ou outras sugestões que não estão descritas aqui mas que funcionaram, adicione aqui para ficar tudo concentrado e fácil de achar ao invés de espalhados em inúmeros tópicos. Não sou muito técnico nessa área de informática e o que escrevi nem de longe esgota o assunto, são apenas algumas poucas sugestões que podem ajudar a acabar com o problema.

Quem tiver algum caso bem sucedido ou outra informação, sinta-se à vontade em adicionar ao tópico!

Iversonfr
Veterano
# ago/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Se alguém encontrar algum erro tanto de informação quanto de escrita, favor avisar o mais rápido possível para eu corrigir enquanto possível.

makumbator
Moderador
# ago/14 · Editado por: makumbator
· votar


Iversonfr
8 - Desativar Aero: É a interface de usuário padrão do Windows 7. É muito legal mas pode causar problemas. Clique com o botão da direta em qualquer lugar do desktop > Personalizar. Escolha um tema que não use Aero, como o Windows Clássico.

Isso é controverso. Pelo menos o suporte da Steinberg não recomenda que se desative o aero no Windows 7, pois com ele ligado o consumo de memória é feito pela placa de vídeo, enquanto que com ele desligado esses recursos passam a serem exauridos da RAM do sistema. Isso é principalmente verdade se a pessoa possui placa de vídeo offboard com bastante memória exclusiva. Então nesses casos o tema sem o aero consome mais RAM do sistema do que o tema com o aero.

Na parte de energia é importante ressaltar que alguns fabricantes chegam a inclusive criar planos de enegia exclusivos, justamente para lidar com todas as variáveis, deixando o sistema melhor configurado para aquela DAW em especial. O Cubase 7 e 7.5 tem uma opção nas preferências que se o usuário quiser o plano de energia da Steinberg pode ser acionado toda vez que o programa inicia, e quando fecha o sistema retorna ao plano anterior.

Iversonfr
Veterano
# ago/14
· votar


makumbator

Muito bacana essa colocação, a grande maioria dos lugares que pesquisei recomendam desativar, mas tudo que está escrito aí é pra ser testado. Esse ponto ficou sucinto demais mesmo não ficando muito bom. Uma tradução mais literal e completa da fonte 1 seria:

"Aero é a interface gráfica padrão do usuário utilizado pelo Windows 7. O Aero normalmente é acelerado pelo hardware gráfico se você usa uma placa de vídeo compatível com DirectX 9 ou superior. No entanto, ele pode causar falhas de áudio com placas de vídeo mais antigas, especialmente ao mover o mouse ou quando é necessária qualquer atualização da interface gráfica do usuário.
Nota: Versões de placas de vídeo mais antigas que a ATI 3800 e Nvidia 8600 series podem causar problemas de desempenho com alguns recursos visuais do Windows 7."

amador_ssa
Veterano
# ago/14
· votar


Galera, Boa Noite!

Frequento mais os Fóruns de Violão e OT. Depois de tocar violão comecei a cantar e queria gravar com qualidade mas ainda não tenho tempo ( 1 dia terei rs) para estudar os modos nem dinheiro pra equipamentos, mas o que me trás aqui é uma dúvida de elétrica.

Desculpa me intrometer no Fórum Gravação e Home Studio para falar de algo não tão direto, mas acredito que alguém daqui terá conhecimento para me responder. Já vi alguns lugares 2 Pcs em um filtro de linha. Onde trabalho só tenho uma tomada disponível para 2 Pcs (velhos). Posso conectar 2 Pcs e 2 monitores num filtro de linha normalmente ou preciso me atentar a alguma especificação? Detalhe: Uma outra tomada entrou em curto porque um colega colocou o Pc dele no estabilizador que utilizo, e ele continua fazendo isso. Como resolver a questão de 2 Pcs e 1 tomada?

Grato.

Joaozin
Veterano
# jul/15 · Editado por: Joaozin
· votar


(continuando nossa conversa)
Ahh, então o segredo pra não ficar captando esses ruídos do ambiente é ter mais móveis! Realmente, gravei em uma sala que não havia quase nenhum móvel. Então o que você propõe é que eu use o tascam dr-40 como interface/gravador, desta forma economizo uma grana ao invés de comprar uma interface com vários canais + 3 microfones. Gostei desta ideia.
Andei assistindo alguns vídeos e vi outras possibilidades que gostaria de discutir contigo. Neste vídeo eles usam apenas o microfone condensador para captar violao e duas vozes. Eu achei o resultado satisfatório! Neste caso eu precisaria de uma interface (ou tascam) e o microfone apenas, certo? Neste outro vídeo ele usa apenas o condensador para gravar voz e violão, o que seria semelhante ao outro vídeo, porém sem a segunda pessoa cantando. Você não acha que assim é melhor do que 2 microfones dinâmicos e o tascam? Se eu comprar o tascam dr-40 e um mic condensador, já dará pra fazer esses vídeos, tanto sozinho quanto com mais um vocalista, e se no futuro eu resolver investir em um mic dinâmico, o tascam já terá suporte para fazer algo como nesse vídeo, certo?! O que você acha?

Outra coisa.. Para gravar ao ar livre, qual configuração de equipamentos seria melhor? Neste video https://www.youtube.com/watch?v=9nzzAbBVADE ela canta, dá pra ouvir alguns ruídos do ambiente, mas ainda assim a qualidade ficou muito boa. Parece que tem um microfone na boca do violão, talvez lapela, não sei..

Ahh, esqueci de perguntar! Não ficaria bom gravar o violão plugado à interface ou tascam ao invés de microfoná-lo?! Qual as diferenças entre um e outro?

Iversonfr
Veterano
# jul/15
· votar


Joaozin
Ahh, então o segredo pra não ficar captando esses ruídos do ambiente é ter mais móveis!

O certo é ter uma sala tratada, mas um quarto com bastante móveis ajuda muito. Tapete também ajuda demais.

Neste outro vídeo ele usa apenas o condensador para gravar voz e violão, o que seria semelhante ao outro vídeo, porém sem a segunda pessoa cantando. Você não acha que assim é melhor do que 2 microfones dinâmicos e o tascam?

O que ajudou nesse vídeo foi justamente a sala utilizada, além do mic dele ser bacana. O que melhora em usar 2 mics dinâmicos é que você faz isso com valores extremamentes baixos pois existem marcas como GPA e Leson que entregam uma qualidade aceitável, sem captador muito som ambiante por serem dinâmicos cardioides. Com isso você conseguiria mixar as vozes independentes, o que na minha opinião faz toda a diferença e consegue um resultado muito melhor. Comprar um mic condenser eu não compraria nada menos que um MXL ou Superlux. Um kit bastante famoso é o MXL990/991 que também é uma boa pedida.

Você não acha que assim é melhor do que 2 microfones dinâmicos e o tascam?

Não, por alguns motivos: primeiro você perde os condensadores do gravador de mão que são excelentes. Em segundo você perde a capacidade de gravar as vozes e violão separados em cada canal, não conseguindo mixar depois. Se você tiver grana eu acho que seria legal sim uma interface de 4 canais mais os microfones, mas com um gravador de mão e mais 2 mics você faz exatamente o que você quer, com canais separados a um custo muito inferior.

Para gravar ao ar livre, qual configuração de equipamentos seria melhor? Neste video https://www.youtube.com/watch?v=9nzzAbBVADE ela canta, dá pra ouvir alguns ruídos do ambiente, mas ainda assim a qualidade ficou muito boa.

Para gravar ao ar livre aí que recomendo o gravador de mão com dois mics. Muito mais prático e funcional. Precisaria apenas de um protetor pro vento. Joga no ML "Protetor de vento para microfone" que lá tem.

Ahh, esqueci de perguntar! Não ficaria bom gravar o violão plugado à interface ou tascam ao invés de microfoná-lo?! Qual as diferenças entre um e outro?

Testa dos dois jeitos e vê qual prefere, é questão de gosto. A chance de plugado ficar melhor é maior, pois microfonado exige paciência pra achar o ponto bom.

f14gomes
Membro
# jul/15
· votar


boas dicas.

sobrevivente
Veterano
# jul/15 · Editado por: sobrevivente
· votar


Fui abrir meu projeto no Sonar pra ensaiar com a galera aqui em casa, e estava demorando muito para abrir, e quando abria o som ficava arrastado, cheio de chiados. Aí quando dei por mim eu vi que nas configurações de energia estava configurado como "Economia de energia", pois eu estava usando meu note sem o carregador instantes antes.

Mudei para "Alto desempenho" e foi que nem uma bala, hehe. Então veio bem de encontro ao item "6 – Configurações de energia" dessa lista aí, uma pena que não tinha visto antes...

MauricioBahia
Moderador
# jul/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Iversonfr

Show!

_______________


Enriquecendo:

[RESOLVIDO] Problema Dell Latitude: show de engasgos e ruídos
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/257310/

[RESOLVIDO] Estalos no som tipo pipoquinha
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/261049/

[RESOLVIDO] Problemas: Fast Track Pro - não escuto em tempo real
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/188401/

Dica: buscar por (sem aspas) "[RESOLVIDO]".

:)

____________


sobrevivente: Mudei para "Alto desempenho" e foi que nem uma bala, hehe. Então veio bem de encontro ao item "6 – Configurações de energia" dessa lista aí, uma pena que não tinha visto antes...


Show!

Abs

Joaozin
Veterano
# jul/15
· votar


Iversonfr
Po cara, eu não sei nem como te agradecer! A primeira vez que comprei meus equips foi graças às suas explicações e desta vez também! Decidi que vou comprar o Tascam DR-40. Realmente gostei da ideia de poder plugar 2 mics nele e de também poder gravar ao ar livre.
Neste vídeo que mandei no post acima, que a Mallu Magalhães canta numa praça, você sabe me dizer como a voz dela foi gravada? Não vejo nenhum microfone além do que aparenta estar na boca do violão. Pode ser que a voz foi gravada separadamente em um estúdio, certo?
Eu preciso decidir com relação aos microfones agora. Eu já tenho um behringer XM8500, precisaria comprar mais um. Para o meu segundo microfone, o que você recomenda em um preço acessível? Microfone de lapela é uma boa pra voz? Eu queria algo que não tampasse minha boca durante a gravação... e que eu não precisasse ficar com a boca tão voltada para o microfone. Ouvi falar muito bem deste, porém é o tipo de microfone que vai tampar minha boca e me deixar preso a ele, mas se for a única opção, aí será!

zelo caipira
Membro Novato
# jul/15
· votar


Iversonfr, você poderia me dar alguma dica em relação a plaquinha presonus audiobox usb? Tenho que mudar a todo momento o Buffer!Para gravar mais baixo em torno de 512 e para mixar ou apenas ouvir no máximo, é assim mesmo?
Outra coisa, as vezes estala, atrasa o som!!!
O drive está atualizado, vou seguir suas dicas aqui, mas se tiver alguma específica para essa placa te agradeço muito!
Valeu!!!

Iversonfr
Veterano
# jul/15
· votar


zelo caipira

Específico dessa placa não sei não. Testa todas as dicas em relação aos estalos. Não tenho ideia também do porque você tem que ficar mudando o buffer, mas liberando performance do computador com as dicas talvez se resolva.

Joaozin
Eu queria algo que não tampasse minha boca durante a gravação

Fica complicado. Pra fazer isso você vai precisar de um mic condensador cardioide, mas mesmo assim vai pegar vazamento do violão e de todo o resto, e acima de tudo não pode gravar em ambiente com muita reverberação como você fez pois ele é extremamente sensível. Mic dinâmico acho que é o melhor jeito pra você. Esse mic que você mostrou nunca usei, conheço só SM58, Sennheisers, alguns Audix e tal. Mic nessa faixa costuma ser tudo meio igual. Pesquisa no fórum que tem bastante informação sobre mic de entrada.

Eu creio sim que ela pode ter gravado em outro lugar a voz, pois mesmo nos takes com a câmera aberta demais não mostra nenhum boom ali.

zelo caipira
Membro Novato
# jul/15
· votar


Iversonfr
Se eu não mudo o Buffer dá atraso e como disse o Drive está atualizado!
Vou tentar e depois posto resultado aqui!
Valeu, obrigado pela atenção!

Iversonfr
Veterano
# jul/15 · Editado por: Iversonfr
· votar


zelo caipira
Se eu não mudo o Buffer dá atraso e como disse o Drive está atualizado!

Pelo que estou entendendo então, você está tentando gravar e escutar o som que está sendo gravado em tempo real já processado pelos plugins. Dependendo da capacidade da máquina tem sim que baixar bem o buffer e isso dará sim atraso, inclusive podendo ocorrer estalos se a máquina não aguentar. Geralmente durante a gravação o áudio fica mutado ou se escuta a saída direta sem processamento para monitoração. Obviamente depois de gravada, a track ficará no tempo certo na música, é apenas um delay que ocorre devido você querer acompanhar em tempo real imagino eu.

Calime
Veterano
# jul/15
· votar


marcando

Alex guitar man
Veterano
# jul/15
· votar


Iversonfr

Isso seria culpa do processador?

zelo caipira
Membro Novato
# jul/15
· votar


Pode até ser Processador, mas acontece no Dual Core 2 Duo (que é meu Desktop) e também no Notebook com i5 e 8GB de RAM, vou testar com outro drive sem ser o da placa e depois posto as experiências aqui!!!
Valeu!!!

Iversonfr
Veterano
# jul/15
· votar


Alex guitar man
Isso seria culpa do processador?

Não sou expert nisso não rs. Alguém que trabalhe com informática seria melhor pra responder. Acho que pode ser processador sim, afinal de contas até onde sei é ele que processa os plugins em tempo real. Porém não tenho certeza se memória também influencia, ou até mesmo a capacidade da interface.

Joaozin
Veterano
# jul/15
· votar


Iversonfr

E ai, tudo bom?! Obrigado pelas dicas, comprei o tascam dr-40, estou só esperando ele chegar pra testar! Estou com uma dúvida... Um microfone shotgun, tipo aquele Rode Videomic pro, seria uma boa pra captar a voz em um vídeo gravado ao ar livre? Considere que ele esteja plugado no DR-40. Assisti a alguns vídeos aonde usam ele ao ar livre e não ouvi muitos ruídos externos. Esse microfone é diferente de um condensador, pois capta só o que é falado na frente dele, certo? Entre ele e um microfone dinâmico para a voz, qual você indica?

Obrigado!!

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Iversonfr
Alex guitar man
zelo caipira

Isso seria culpa do processador?

Sim, mas não necessariamente do processador do computador, mas da placa de áudio que está fazendo o D/A.

zelo caipira
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah
Amigo, em relação a Presonus AudioBox USb você tem alguma dica ou não tem jeito de pelo menos amenizar esse problema?
Valeu!

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


É ela placa de saída?

RafaelBernatto
Veterano
# jul/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Ismah
zelo caipira

Já li vários reviews com reclamações a respeito desse tipo de problema nas Audiobox...

Inclusive com a conclusão por parte até da Presonus de que o problema é no hardware da própria interface (44vsl)...

A minha gosta de apresentar uns clicks na gravação se eu não desativar uma porção de coisas no computador (dispositivos como leitor usb, wifi, ethernet, programas em segundo plano e etc.. ou seja.. direcionar tudo a ela..).

Estava pensando em utilizar ela ao vivo pra tocar guitarra e já penso em criar outra partição no HD, instalar o SO novamente, porém, só com o básico.. Nem mesmo antivírus.. Pro "negócio" ficar mais ̶c̶o̶n̶f̶i̶á̶v̶e̶l̶ fluente...

Edit: Isso de ter que mudar as configurações de buffer à medida que mudamos do "modo" gravação para edição é bem normal... Principalmente nesse mundo nosso (home-studios) onde costumamos ̶t̶i̶r̶a̶r̶ tentar tirar leite de pedra..
Diminuímos o buffer quando gravamos para que com poucos plugins consigamos monitorar da melhor forma... E na edição, um buffer mais largo para suportar todo aquele processamento... E se ainda assim não for suficiente o jeito é ir congelando parte das tracks..

zelo caipira
Membro Novato
# jul/15
· votar


RafaelBernatto
Valeu meu amigo, obrigado pelas dicas!!!
*não tenho certeza (porque estou fazendo tantos testes para ver se esse problema é ao menos amenizado), mas acho que quando uso o Asio como drive o sistema de gravação e monitorização melhoram em relação ao drive da placa; mas como disse não tenho certeza, vou anotar e ver se é isso mesmo!

zelo caipira
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: zelo caipira
· votar


Ismah
Eu ligo a Audio Box via USB no PC e ligo microfone e/ou instrumentos (são 02 canais), pra mim é de saída e entrada!Rsrsrsrs!!!
O que você teria pra me sugerir como dica amigo?Valeu, obrigado!

RodrigoSt
Veterano
# jul/15
· votar


marcando 2

Calime
Veterano
# nov/15
· votar


marcando

MMI
Veterano
# nov/15
· votar


Nada a ver... Só para lembrar: pode estar te sacaneando com ruído. kkkkkk

Uma historinha:

One Of The Best "Trick The Engineers" Pranks EVER! By Les Paul

"I was always a prankster, and one time at WBBM, I decided I wanted to play a trick on everybody in the control room. So I caught a common house fly, went to one of the main microphones they used on the air, opened up the housing, put the fly inside, and closed it back up. Then I just sat back and watched them go crazy trying to figure out where the buzzing was coming from. The fly would buzz around inside the mic and then rest for a couple of seconds, and the engineers were going nuts trying to find the cause. Watching them trying to identify the problem just struck me as very funny, and they never did figure it out until I finally told them." -Les Paul

Iversonfr
Veterano
# nov/15
· votar


MMI

Kkkk boa!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para eliminar estalos, pops e drop outs durante gravações utilizando interfaces de áudio