Como evitar "S" na gravação de voz

Autor Mensagem
icarogama
Membro
# jun/14


Olá pessoal, possuo um home-studio onde faço minhas gravações despretensiosamente, como kits para meu grupo e minhas músicas. Um método que utilizo para mixar é ouvir músicas de artistas famosos e analisar suas mixagens e tentar aproximar ao máximo dessas referências. Acontece que como mixagem não é uma ciência exata, os resultados diferem um pouco e estive observando a grande presença de "S" nas gravações, aquele S que sobressai em palavras com Ss ou Ç, Ex: Pensar, Vício, Massa, Sopa.. rs S.
Gravo com um microfone condensador AKG 3000 junto com uma interface M-audio fast track.
Observando os audio de grandes studios, esses Ss nem se quer aparecem, o audio como um todo é suave, agradável, os meus o S enjoa. Como evitar isso?
Grato a todos.

Jabijirous
Veterano
# jun/14
· votar


Não se evita, se ameniza. Você pode usar o De-esser ou o compressor multibanda.

Slash_1989
Veterano
# jun/14
· votar


icarogama
gravar com o vocalista mais longe do mic
gravar com pop filter
posicionar o mic mais para cima ou mais para baixo da boca do cantor a fim de diminuir a captação de Sss
e depois usar o de-esser.

Lembre-se, esse som "suave" dos estúdios grande vem de muitos fatores. nem pense em tentar imitar isso se não vc vai morrer tentando. faça o melhor que seus equipamentos fornecem.

icarogama
Membro
# jun/14
· votar


Não se evita, se ameniza. Você pode usar o De-esser ou o compressor multibanda.

Slash_1989
icarogama
gravar com o vocalista mais longe do mic
gravar com pop filter
posicionar o mic mais para cima ou mais para baixo da boca do cantor a fim de diminuir a captação de Sss
e depois usar o de-esser.

Lembre-se, esse som "suave" dos estúdios grande vem de muitos fatores. nem pense em tentar imitar isso se não vc vai morrer tentando. faça o melhor que seus equipamentos fornecem.


Jabi, esse De-esser é engraçado, ele deixa a pessoa fanha rsrs
curto ele não, mesmo usando moderadamente.

Slash:
Eu uso o Pop Filter, conto 4 dedos do microfone pro Pop.
Vou testar variações no angulo da captação, porque faz todo sentido, ainda mais num vocal feminino onde os S são as sílabas de maior pressão contra o microfone assim como o Puff, Pop, em geral; vou testar.
Outra dúvida minha, meu microfone tem uns reguladores nas laterais, um é pra reduzir os Db, o outro não me lembro pra que é, mas eles influenciam em alguma coisa do tipo? Por exemplo, reduzem a sensibilidade do microfone e poderiam atenuar alguns efeitos indesejáveis?

Slash_1989
Veterano
# jun/14
· votar


Outra dúvida minha, meu microfone tem uns reguladores nas laterais, um é pra reduzir os Db, o outro não me lembro pra que é, mas eles influenciam em alguma coisa do tipo? Por exemplo, reduzem a sensibilidade do microfone e poderiam atenuar alguns efeitos indesejáveis?

Ueh... eles influenciam no que eles fazem.... Provavelmente seu mic deve ter um pad e um low-cut. eles só vão diminuir volume e cortar graves. Nada útil para os Ss.

icarogama
Membro
# jun/14
· votar


Meu receio em mudar o ângulo da captação é perder pressão da voz (SPL)
dai vem a dúvida se o GAIN ou a chave de Db influenciam em algo, não sei se meu raciocínio é correto, mas quando se reduz o Db pelas chaves, ele reduz a variação da voltagem criada pela vibração do diafragma, (suponho... estou certo?) e poderia reduzir os Ss sei lá rs mesmo que isso signifique reduzir o geral... vai saber..... acho que só testando mesmo, ou pagar um engenheiro pra fazer cálculos complexos rs

Então pelo que entendi resumidamente.
É inevitável porém, podemos utilizar o ângulo da captação, compressão e de-esser.
Desses, acatei de imediato a compressão, os outros terei que testar bastante até me convencer que não tem outro jeito.

Walew pessoal, obrigado.

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


icarogama

Cara tu tem um home estúdio mas nem um pouco de ideia do que está fazendo.

Inserte um eq paramétrico e faça o corte máximo (-18dB) com um Q mediano (vai ficar próximo de um V, um pouco mais fechado), agora faça a varredura de 1,25KHz a 4KHz e veja onde está o S problemático.

E CLARO um LPF em 10~11KHz e HPF em 130Hz. Se estiver usando um condensador pode deixar a chave HPF ativa, mas nada te fará evitar de usar um eq após...

Por via de regra EU USO AO VIVO, num SM58 Beta, HPF de 132Hz e LPF de 10,5KHz.

Créditos e para ler mais sobre isso

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/158968/

Slash_1989
Veterano
# jun/14
· votar


Meu receio em mudar o ângulo da captação é perder pressão da voz (SPL)
dai vem a dúvida se o GAIN ou a chave de Db influenciam em algo, não sei se meu raciocínio é correto, mas quando se reduz o Db pelas chaves, ele reduz a variação da voltagem criada pela vibração do diafragma, (suponho... estou certo?) e poderia reduzir os Ss sei lá rs mesmo que isso signifique reduzir o geral... vai saber..... acho que só testando mesmo, ou pagar um engenheiro pra fazer cálculos complexos rs



Cara, você ta se apegando muito à teoria.

Leia menos e pratique mais!

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


icarogama

esse De-esser é engraçado, ele deixa a pessoa fanha rsrs
curto ele não, mesmo usando moderadamente.


Tente captar melhor o som, claro, como indicaram. Mas o de-esser é uma boa ferramenta, você não está usando corretamente. Essa sibilância geralmente ocorre em frequências mais altas que indicaram, geralmente é de 4 kHz para cima.

Estude melhor a captação e o de-esser. Nem que a alternativa seja pegar um de-esser melhor...

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


MMI

Depende cara, pq é muito amplo o sentido de "S".

Normalmente ele está entre 1K e 6K

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Até pode começar mais para baixo, mas a sibilância que dá problema é acima de 3 kHz.

Tenho aqui uma tese de doutoramento de fonoaudiologia onde se estudou os fonemas. Essa é a faixa de muitas consoantes, como do fonema /s/. É dificil que o problema esteja abaixo disso.

De-esser para iniciantes

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

Na verdade não. Pode ser um vício da vocalista, uma posição errada de microfone... Enfim não sabemos a condição do vivente.

Com um áudio fiaria mais fácil, e na verdade é muito teórico. Tenho um artigo que fala sobre usar um compressor em bus, vou ver se acho.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

Por isso eu disse, "estude a captação". No artigo que postei fala de compressor. Você leu? Tá tudo lá, é uma questão de ler... :)

El_Cabong
Veterano
# jun/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


Com o antigo microfone que eu tinha, as sibilações incomodavam um pouco, agora não incomodam mais.

Mas eu resolvo estes problemas de sibilações manualmente. Não uso nenhum aplicativo automático, plugin, etc. porque eles afetam os agudos de outros trechos que não tem nada haver com a sibilação.
Eu faço o seguinte. Aplico o Fade Graphic do Sound Forge exatamente em cima de toda a extensão de cada sibilação (uma por uma), com o gráfico já desenhado da seguinte forma:
- Tempo de 0% à 25% - diminuindo o Volume de 100% para 60%
- Tempo de 25% à 75% - mantendo o Volume em 60%
- Tempo de 75% à 100% - aumentando o Volume de 60% para 100%

É fácil de identificar a sibilação visualmente na onda sonora.
Dá um pouquinho de trabalho, mas funciona perfeitamente, e o resto da pista fica com os agudos perfeitamente intactos.

Jabijirous
Veterano
# jun/14
· votar


Leia menos e pratique mais!

Sou do time que tem que Ler mais e praticar o dobro kkkkk

Você pode tentar o compressor multibanda.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Jabijirous

Sou do time que tem que Ler mais e praticar o dobro kkkkk

Sim, eu também sou desse time!

El_Cabong
Veterano
# jun/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


... continuando ...
... E as vezes a sibilação pode estar mais evidente em um trecho da música e num outro trecho não.
Por exemplo: no meio da música o vocalista se mexeu (fez uma dancinha) e mudou o ângulo em relação ao microfone.

Aí está o problema de automatizar uma correção.

Por exemplo:
Se a sibilação é muito forte num trecho, você pode aplicar o Fade Graphic com redução de volume no centro para 40% (em vez de 60%).
Se a sibilação num outro trecho do mesmo vocal for só um pouquinho a cima do normal, você pode aplicar o Fade Graphic com redução de volume no centro para 80% (em vez de 60%).

Pra mim não tem melhor jeito de corrigir sibilações de pistas gravadas do que assim.

makumbator
Moderador
# jun/14
· votar


El_Cabong
E as vezes a sibilação pode estar mais evidente em um trecho da música e num outro trecho não.
Por exemplo: no meio da música o vocalista se mexeu (fez uma dancinha) e mudou o ângulo em relação ao microfone.


Mas aí você pode programar o desser também, para refletir as mudanças ao longo da pista, e sem ser destrutivo (como as mudanças feitas no editor de áudio externo, salvas ali e levdas para a DAW).

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


icarogama
d-esser

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Como evitar "S" na gravação de voz
com de-esser

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

Sim li, apenas exemplifiquei o que falava...

MMI
Veterano
# jun/14 · Editado por: MMI
· votar


Olha só... Um De-esser serve para mais coisas além disso. (o vídeo é da Gibson)



icarogama
Membro
# jun/14
· votar


Galera... Época de copa, são joão festas e afins, estive viajando, chego aqui, me deparo com uma sabatina sobre o assunto... Que legal!!!
Toda informação é bem vinda.

o de-esser é uma boa ferramenta, você não está usando corretamente

Nem.. rs foi só um comentário infeliz meu, eu uso o de-esser, mas sou bastante resistente quanto a equalização, plugins e afins, sempre coloquei na cabeça que se o equipamento e a gravação for boa, a equalização será mínima, logo pensei os S serem mais um problema físico do que algo para se corrigir pela daw. De-esser utlizo tanto quanto reverber, ou seja, beirando o nada.


inserte um eq paramétrico e faça o corte máximo (-18dB) com um Q mediano (vai ficar próximo de um V, um pouco mais fechado), agora faça a varredura de 1,25KHz a 4KHz e veja onde está o S problemático.

Pra você ter idéia de como o S era problemático, eu já tinha feito isso, reduziu um pouco, mas aquele som ainda tava me incomodando, não senti suavidade, senti que se tornaria um audio cansativo, que talvez alguém deixasse de prestar atenção na música, na letra, pra reparar como os Ss estavam incomodando. O que acontece muito, as vezes me pego observando esse povo que parece que inala um balão de oxigênio a cada sílaba cantada, é involuntário.


Mas eu resolvo estes problemas de sibilações manualmente. Não uso nenhum aplicativo automático, plugin, etc. porque eles afetam os agudos de outros trechos que não tem nada haver com a sibilação... Dá um pouquinho de trabalho, mas funciona perfeitamente


Que trabalheira... mas mixagem é assim mesmo, afinando vozes já cheguei a gastar 14 horas por música no melodyne ponto a ponto no gráfico, o que há de ser um Fade Graphic?!! rsrs Vou tentar esse método também, vou estudar como fazer isso de maneira hábil no Logic, ou exporto pro Sound Forge Mac.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


icarogama

EU já não gravaria nem mixava uma gravação onde a pessoa a ser gravada não sabe cantar. Sério, antes de começar com isso, vá aprender a cantar.

O excesso de S é dicção falha, claro que nem tudo são rosas, mas pelo que vc relata, os problemas ali são recorrentes.

El_Cabong
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
O excesso de S é dicção falha, claro que nem tudo são rosas, mas pelo que vc relata, os problemas ali são recorrentes.

Tem pessoas que cantam com uma voz suave, e tem pessoas que cantam com uma voz forte e gritada !!

No caso de pessoas com voz suave é que as sibilações se sobressaem mais em relação a voz.
Tanto na voz forte como na voz suave as sibilações tem o mesmo volume, por isso que elas acabam aparecendo mais quando se canta com voz suave, porque neste caso temos que aumentar mais o volume deste vocal para aparecer na mix.
Isso eu notei no meu home studio, pois eu já gravei tanto vozes suaves como vozes fortes.

- Creio que numa gravação de vocal de Norah Jones, por exemplo, é preciso uma boa correção de sibilações.
- E numa gravação de vocal de Metallica, por exemplo, as sibilações não incomodam nenhum pouquinho.

shoyoninja
Veterano
# jun/14
· votar


Se é excessivo na gravação inteira, use um compressor multibanda apenas na faixa de frequência onde o problema está (De-Esser). Geralmente entre 4 e 7 Khz, não exagere na compressão, geralmente entre 1.3 a 1.8 chutando alto.

Se é apenas em uma frase ou outra, use uma linha de automação e simplesmente atenue o volume no ataque da consonante. Ou melhor ainda, faça uma automação de um EQ e atenue apenas a frequência que sobra no ataque.

Mais limpo e menos agressivo do que a compressão, que vai afetar outras partes que você talvez não tenha interesse..

icarogama
Membro
# jul/14
· votar


voz suave é que as sibilações se sobressaem mais em relação a voz
Faz todo sentido, passarei a observar mais isso.

Ismah
Concordo, não dar início a um projeto falido, mas quem trabalha com estúdio sabe que não é bem assim que as coisas funcionam, nem todo mundo entende que não nasceu pra cantar e ainda acham que a daw faz milagre.

Galera, acho que podemos dar o tópico encerrado por aqui, resumindo ao que entendi, para reduzir os Ss tem que usar, compressor multibanda, DeEsser e equalização nas frequências que aparecem o S, foi sugerido fazer isso pelo Sound Forge, o que daria bastante trabalho, a idéia que tive foi fazer uma equalização padrão no LOGIC e usar a automação apenas nas partes problemáticas; sem precisar falar também é claro do trivial Pop Filter com distância apropriada. (caso algum novo navegante esteja lendo esse tópico)

Obrigado a todos que compartilharam conhecimento comigo. Abraço

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


icarogama

Até sei. Já trabalhei em um estúdio de um amigo, e tenho o meu "mini", onde faço minhas gravações.

TODOS aprendemos a cantar com um bom professor. Alguns precisam de mais tempo, dispõem de menos talento para e tal. Não dispensaria, mas com certeza apontaria os erros que a pessoa comete.

Um efeito interessante que acho que HOJE é ideal para um home stúdio são os pedais da TC Helicon, tem diversos e eles fazem quase milagre.

Jabijirous
Veterano
# jul/14
· votar


icarogama
Galera, acho que podemos dar o tópico encerrado por aqui, resumindo ao que entendi, para reduzir os Ss tem que usar, compressor multibanda, DeEsser e equalização nas frequências que aparecem o S

Do jeito que o você escreveu o cara tem que ter dinheiro pra fazer isso hehehehe

Para amenizar esses "Ssss" você pode usar:

Desser
Compressor multibanda

O equalizador vai dar mais trabalho, mas se for um analógico e gráfico e com muitas bandas pode até ser, mas ainda fico com plug in e/ou desser ou compressor multibanda. Experimenta o C6 da waves.

icarogama
Membro
# jul/14 · Editado por: icarogama
· votar


Jabijirous
Quem não entende ficaria realmente perdido com tanto jargão rs

Andei testando e percebi a cadeia de etapas que poderiam proporcionar o problema, vai desde posicionamento do mic até os plugins na daw.
Aquilo que El_Cabong disse, faz todo sentido; em uma cantoria "gritada" os Sss malmente aparecem, já na suave, precisa de aproximação do mic e mais GAIN, o que sobressai os Sss; solução mesmo é usar Pop filter adequadamente e testar posições onde não tenha perda de pressão sonora e se amenize a presença dos Sss, depois na daw não senti muita diferença usando EQ, na verdade o EQ acabou de alguma forma agredindo o audio, usando o Q bastante específico não interrompeu o problema satisfatoriamente, o desenho do V fechado não vingava, mas quando se realmente conseguia reduzir os Sss a EQ já não estava em um nível aceitável, então adotei a EQ um dos passos que contribuirá para o produto final mas de maneira muito moderada.
Perdoem minha leiguisse mas ao que me parece o DeEsser é um tipo de EQ misturado com Compressor, estou certo? Se partindo desse princípio, o compressor multibanda faz todo sentido, pois comprime apenas a faixa de frequência problemática que saltará no Analyzer.

Ismah

Vou procurar por TC Helicon. Estou carente de plugins... =]
Agora um vídeo para descontrair, já que tocou no assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=J4hurj4I88o

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como evitar "S" na gravação de voz