Começando minhas gravações em casa.

    Autor Mensagem
    Marcelosd
    Membro Novato
    # mar/14


    E aí galera do fórum. Me chamo Marcelo e estou interessado em aprender e dividir aquilo que sei sobre música. Sendo bem sincero, entendo bem pouco... principalmente essa parte de gravação.

    Bom, minha intenção aqui é entender e conseguir fazer minhas próprias gravações de maneira simples e descomplicadas sem a necessidade de grandes investimentos. Digo isso pois já vi resultados surpreendentes com microfones bem fracos (de webcam), violões básicos e uma voz normal.

    Vamos ao meu setup atual.

    Microfone: CSR-525 unidirecional com pedestal para mesa.
    Placa de som: Alesis Io2 Express
    Violão: Groovin Unique encordamento de aço.
    Ambiente de gravação: Meu quarto sem o mínimo de acústica.
    Software de captura: Audacity

    Hoje, após algumas pesquisas, entendi que é super importante a maneira como você faz as gravações e não a mixagem ou pós produção. Veja bem, não estou tirando a importância de nada, mas com uma boa gravação, percebi que diminuimos bastante o trabalho de mixagem.

    A minha dificuldade é em encontrar um bom material pra aprender sobre mixagem e gravação em home studio. Vou dar um exemplo:

    Hoje, quando faço qualquer gravação, uso microfonação no violão... além da captura ativa. Contudo se eu aumento o ganho do ativo e da microfonação, eu capturo muitos ruídos do próprio ambiente (vento, qualquer barulho e até mesmo a ventoinha do meu processador) e não consigo fazer com que as gravações fiquem numa boa altura.... pois se eu amplifico ou aumento qualquer coisa, o ruído fica muito perceptível.

    Enfim, estou procurando uma maneira de diminuir o barulho do cpu... mas todas as sugestões serão bem vindas!

    Muito obrigado, antes de tudo.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    Marcelosd

    Recomendo uma boa leitura dos "Tópicos Fixos" na primeira página do fórum "Gravação e Home Studio".

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/57790/

    Marcelosd
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    LeandroP

    Muito obrigado pelo direcionamento. Já dei uma boa lida nesses 2 links e deram uma esclarecida, mas ainda superficial. Você conhece algum bom material pra estudo sobre microfones, instrumentos, gravação, captura... enfim, coisas que envolvam a pré produção?

    Eu não quero resolver de maneira palhe ativa essa questão. Os ruídos, a questão do ganho e da captação são problemas corriqueiros pra mim. Eu queria entender melhor como tudo isso funciona.

    De qualquer maneira, você já me ajudou bastante e eu fico muito grato pela resposta rápida que você deu!

    MMI
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Marcelosd

    Eu não quero resolver de maneira palhe ativa essa questão. Os ruídos, a questão do ganho e da captação são problemas corriqueiros pra mim. Eu queria entender melhor como tudo isso funciona.

    Paliativa você quer dizer?

    Comece com a apostila do Paulo Anhaia, Mix in The Box. Na verdade, um bom começo seria lendo e conversando aqui no fórum, tem gente boa e disposta. Pratique muito, mostre para os outros para ser criticado (é importante isso). Você vai se arrepender de um dia ter dito "entendi que é super importante a maneira como você faz as gravações e não a mixagem ou pós produção". As 3 são muito importantes igualmente, só que uma depende da outra.

    Depois de entender um pouco, leia o livro do Bob Katz, Mastering Audio: The Art and the Science. Só isso já é suficiente para muita coisa.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Marcelosd

    Siga o que a galera aí em cima já falou...à acrescentar somente uma coisa:

    "Quanto MELHOR, mais completa e mais alta a definição, qualidade e ganho do dispositivo gravado, MAIOR a exigência acústica do ambiente"

    Traduzindo, quanto mais alto e melhor você gravar o violão, mais ruídos do ambiente serão captados. Não existe milagre com relação à isso, por este motivo que os grandes studios, possuem salas de gravação totalmente vedadas à ruídos externos.

    Em gravações caseiras, você terá de, obrigatoriamente, sacrificar uma das partes....ou usar artifícios para filtrar frequências indesejadas e etc. Mas, repito, tem um preço direto na qualidade.

    Você poderá, depois de vários testes e experimentos, conseguir boas gravações "dentro de um quarto" sem tratamento acústico. Ótimas ou perfeitas...NUNCA!

    Marcelosd
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Boa tarde.

    MMI
    Lelo Mig

    Muito obrigado pelas dicas e pela indicação do material. Vou dar uma boa pesquisada no que indicaram e vou dar uma boa lida no material que já existe aqui no fórum.

    Você levantou um ponto interessante que é colocar meu material aqui pra ser criticado, construtivamente falando, e melhorar. Pensando nisso eu vou abrir novas postagens com áudio e imagens do local de gravação e a maneira que eu a faço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando minhas gravações em casa.