Vale a pena abrir um Estúdio de Gravação Profisional hoje em dia ?

Autor Mensagem
guitar.maniac
Veterano
# dez/13


Fala pessoal,
Hoje em dia ainda vale a pena abrir um Estúdio de Gravação Profisional ?
Não estou falando de home studio... Falo de abrir estúdio de ensaio e gravação com equipamento profissional.
Na era do home studio, onde quase todo músico agora é produtor e grava em casa seus cds, utilizando simuladores e timbres prontos, um estúdio profissional conseguiria se manter e dar lucro como um negócio ou é prejuízo certo?
Digo isto pq para seguir um sonho, investir uma soma alta de grana e depois não conseguir clientes suficientes e ter que fechar o estúdio vendendo pela metade do preço tudo que investiu seria a desgraça total de um ser humano...rs
Por favor dêem sua opinião sobre a sustentabilidade de um estúdio profissional, creio que deve ter mais gente com a mesma dúvida.
Abraço.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


guitar.maniac

Presto serviços na área de sonorização/iluminação de eventos, shows e etc. para um amigo proprietário de uma grande empresa do ramo em SP, que atua em todo País.

Fora isso, não profissionalmente, possuo contato com diversas outras grandes empresas do ramo, incluindo estúdios profissionais de gravação e ensaios, trilhas, jingles, vinhetas comerciais e etc.

Tudo isso apenas para te dizer... que, hoje em dia, eu não abriria!

Sepulkrisiun
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Sepulkrisiun
· votar


Primeira coisa

Onde? vc já tem um imóvel pra fazer isso? Eu já tenho o meu e tem mais de 10 dos lados e 10 metros de frente e fundos só pra sala de gravação, e uns 5 metros por 6 pra sala de monitoramento, outra sala de 4 por 5 pra manutenção, sala de epsera e banheiro, já foi gasto mais de 100mil só na construção com matérias e mao de obra e ainda falta muito pra começar a transformar isso em um estúdio.

Na cidade vc sabe quanto vai ter que investir com isolamento pra não ter encomodações com vizinhos, policia, crianças gritando e jogando bola, cachorros latindo em grupo, carros e caminhões, passando na rua, foguetes no aniversario, no evento da cidade, nos jogos do brasileiro, estadual, libertadores, copa do brasil, segundona, aviões e suas turbinas, arcondicionados do vizinho?

Saiba que um boa sala de gravação não tem teto baixinho como na maioria das casas construídas hj...

kazu keyboard
Veterano
# dez/13
· votar


guitar.maniac
eu investiria em um estudio de ensaioe talvez gravaçao, até porque é uma meta que quero cumprir, na minha cidade tem um condominio que é meio isolado da cidade, e os terrenos nao sao tao caros, sendo assim o isolamento nao precisaria ser como se fosse dentro de uma cidade movimentada, tomando cuidado apenas com o tratamento, minimizando os gastos, mas a pergunta sua é boa sim, hoje ta dando um bom dinheiro estudios pra ensaios, entao é uma boa ideia pra se investir, a preocupaçao maior é o isolamento, porque tratamento dentro de uma sala com uma banda inteira tocando kkk vai pros ares qdo tudo é ligado e o baterista descendo os braços, sao muitas reflexoes para pouco espaço. mas ai pode montar uma sala bem menor ou uma cabine para se gravar. Mas eu acho q ainda compensa. Porque mesmo que alguem tenha algum conhecimento, todos sempre vao atras de algo mais profissional, é por isso que os grandes estudios estao firmes e fortes...

JJJ
Veterano
# dez/13
· votar


Tem que ver também a concorrência local e os preços praticados na sua cidade. Fazer uma pesquisa de mercado básica antes de abrir qualquer coisa é super importante (a menos que fosse uma super inovação tecnológica, cujo mercado ainda viria a acontecer, mas não é o caso...).

El_Cabong
Veterano
# dez/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


guitar.maniac
Estúdio de ensaios hoje em dia é bem mais rentável comercialmente que estúdio de gravação.

A procura é grande por estúdios de ensaio, porque as bandas querem ensaiar para eventos, shows, apresentações, ... ensaiar para aperfeiçoamento dos músicos, para aperfeiçoamento de arranjos, ... O mercado é bem farto nesta área. A agenda de um estúdio de ensaios geralmente é bem cheia !!!

Já a procura por estúdios de gravação é bem menor porque muita gente está montando em casa o seu home-stúdio e fazendo as suas próprias gravações.

Mas tendo uma boa grana você pode montar um estúdio que faça as duas coisas (ensaios e gravações), mas lembre-se que alguns equipamentos só servem para gravações (como as interfaces, monitores, ...), outros só servem para ensaios (como as mesas de som, potências, line arrays, ...), e outros são úteis para as duas coisas (como cubos, pedaleiras, microfones, ...). É só fazer um bom planejamento de aproveitamento dos equipamentos para não gastar grana a toa.

Certamente a parte de ensaios é que vai sustentar o teu estúdio !!

Sepulkrisiun
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Sepulkrisiun
· votar


Se a banda é bem entrosada, sabe a musica de traz pra frente, então vc consegue gravar uma musica em 1 dia, em 10 horas de estúdio, se vc não tem muitos equipamentos e um diferencial não vai cobrar muito mais que sei la uns 30 reais a hora, mas se vc investiu tudo que tinha e satisfaz os cliente com equipamentos top de linha, então vc vai cobrar muito mais que isso.. de 150 a 300 a hora, e já fiquei sabendo de gente cobra muito mais por hora, so que cobram mas tem o que oferecer..


Estudio 1

então tem os extremos, vc vai com sua banda em um estúdio que a sala é um cubículo que só pode gravar até as 22h por causa da lei do silencio, pra gravar bateria q o cara tem uma m-áudio de dois canais com dois sm57 pra gravar em uma RMV e pratos de kit, com dois anos de experiência...

Estuio 2

vc vai no esudio do fulano que mora em um retiro longe da cidade, sem vizinhos que pode gravar 24horas se quiser, gravar na sala de 100m2 em 16 canais na apollo 16 com preamps da universal audio com mics Sm81, d-112, MD421 SM57, Neuman, com batera Mapex com pratos Zildjam, com 15 anos de experiência...

Como que o cara do estúdio 1 vai competir com o cara do estuido 2?

Esse lance custa muita grana, infelizmente é pra poucos, eu ainda sonho em um dia fazer isso mas já tenho em mente o sacrifício que vou fazer, mas mesmo assim ainda tenho duvidas.

todos vao ganhar o seu dinheirinho, mas um vai ganhar muito mais.

Slash_1989
Veterano
# dez/13
· votar


guitar.maniac
Valer a pena, vale mais montar um carrinho de cachorro quente, como diria o Lisciel...

Não tem dessa de valer a pena, se é um sonho, manda bala!

Sepulkrisiun
Membro Novato
# dez/13
· votar


Valer a pena, vale mais montar um carrinho de cachorro quente, como diria o Lisciel...

Tem uns que vivem isso 24 horas por dia, sonha com isso, deixam de aproveitar as coisas boas da vida,deixam de estar com a família, se isolam, e tem outros que estudam 2 a 3 horas por dia.

Quem vai conseguir?

Tem uma frase bacana do oscar, jogador de basquete, que ele disse uma vez na televisão que eu gosto muito ...

Treine treine treine... ai quando vc não aguenta mais, ai treine mais ainda, pq essa vai diferença vai te fazer um campeão.

El_Cabong
Veterano
# dez/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Slash_1989
O problema é que o cara não pode viver só de sonhos.
Todo mundo tem contas para pagar.

Se o sonho do cara é montar pra ele um Estúdio de Gravação. Ótimo monte-o !!

Mas o meu conselho é:
- Por via das dúvidas faça com que este estúdio sirva também para ensaios.
Se o sonho dele (que é o nicho das gravações) não for muito rentável, ele não vai precisar fechar o estúdio dentro de poucos meses, e vender pela metade do preço todos os equipamentos que ele adquiriu, pra ter que pagar o aluguel, a água, a luz, o leite das crianças, ... Pelo menos trabalhando também com ensaios, isto vai segurar as ponta$$$ !!
_____________________________________

Pelo menos eu entendi que a pergunta do título do tópico:
Vale a pena ... ?
Se refere ao vale a pena comercialmente.

Homem Cueca
Veterano
# dez/13
· votar


Depende.

Acho que vale a pena sim, mas não diria exatamente "Estúdio de gravação". Não temos apenas o ramo de gravação de CD's. O ramo publicitário está muito forte também, fora mix, master, DVD's, produção...

Prefiro dizer que ter um estúdio de áudio ainda é muito rentável se você for um profissional competente e ter foco com o que quer trabalhar.

guitar.maniac
Veterano
# dez/13
· votar


Muito obrigado a todos os camaradas que responderam minha dúvida, é um privilégio poder contar com a ajuda de vcs, que embasaram com muita inteligência suas opiniões. Me ajudaram bastante.
Então é isso, como moro atualmente em apartamento, vou me programar para me mudar para uma casa térrea que tenha terreno e lá construo um estúdio, a princípio para ensaio, e com um equipamento de gravação intermediário (para ir sentindo o mercado de gravações aos poucos) e se houver demanda por isto, aí sim investe em um equipo mais brutal...rsrs
Valeu galera, quem quiser acrescentar mais coisas ou bater papo, fica à vontade, pois vai ter mais gente com certeza com as mesmas dúvidas. Grande abraço.

guitar.maniac
Veterano
# dez/13 · Editado por: guitar.maniac
· votar


Muito obrigado a todos os camaradas que responderam minha dúvida, é um privilégio poder contar com a ajuda de vcs, que embasaram com muita inteligência suas opiniões. Me ajudaram bastante.
Então é isso, como moro atualmente em apartamento, vou me programar para me mudar para uma casa térrea que tenha terreno e lá construo um estúdio, a princípio para ensaio, e com um equipamento de gravação intermediário (para ir sentindo o mercado de gravações aos poucos) e se houver demanda por isto, aí sim investe em um equipo mais brutal...rsrs
Valeu galera, quem quiser acrescentar mais coisas ou bater papo, fica à vontade, pois vai ter mais gente com certeza com as mesmas dúvidas. Grande abraço.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Existe "estúdio de gravação" e "estúdio de gravação". Quero dizer com isso que uma coisa é comprar uma interface simples de 8 canais, uns microfones, pegar uma salinha e dar uns tapas na acústica, fazer um curso na net de gravação e mixagem e dizer que é um estúdio de gravação com técnico qualificado por carteirinha e "VTNC", como ensinam num desses cursos. Outra coisa é montar um Mosh, que mesmo assim é criticável.

Eu já tive sociedade num estúdio, não era grande nem sofisticado, mesmo assim gravei alguns projetos comerciais lá. Recentemente tive uma nova proposta de entrar em sociedade num estúdio. Era uma casa com 6 salas de gravação, só em projeto e tratamento acústico mais os multicabos foram gastos quase 2 milhões de reais. E não era um local capaz de fazer frente aos grandes estúdios daqui de São Paulo. Recusei entrar nessa...

Minha opinião é que hoje todo mundo tem um estúdio de gravação em casa hoje em dia. Sair para gravar tem que valer a pena, tem que fazer a diferença. Para fazer a diferença é preciso conhecer muito bem o que se faz ali, tem que ter um técnico muito bom, tem que ter sala(s) boa(s), tem que ter equipamento bom. Conheço estúdios aqui com boas salas, com alguns milhões investidos em acústica e equipamentos, 2 técnicos bem gabaritados (mesmo assim fazem m...) e que cobram 100 reais por hora por tudo isso. É a realidade no país, mas na verdade acho bem pouco para isso tudo, mesmo porque músico adora marcar nas noites, madrugadas e finais de semana, fora de horário comercial de segunda a sexta. A conclusão é que muita gente trabalha nesse ramo pela paixão, não pela grana, isso que faz "valer a pena".

Gianyny
Veterano
# dez/13 · Editado por: Gianyny
· votar


O outro lado da moeda...

Creiam - ao menos no mercado de música cristã e dependendo do local - há muita demanda por estúdios e eu acredito que valha a pena abrir um negócio desses; esse tópico acima que criei é o maior exemplo disso; pessoal da minha região (interior de Goiás) vive gravando cd's, gastando ai de R$ 5.000,00 à R$ 15.000,00 em suas produções (no tópico há um exemplo de uma canção de um cd que custou R$ 10.000,00 com 10 faixas, para vocês verem o nível de gravação).

Aqui a canção gravada, mixada e masterizada em um estúdio em Gyn.; vejam ai a qualidade (R$ 1.000,00 por faixa).

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


guitar.maniac

Cara....eu sou músico, você é músico....eu lido com essa raça direto e vamos ser sinceros...

É uma raça dukaraleo em qualquer negócio que envolva grana!

Neguinho gasta 30 conto em cada ida ao McDonalds. Gasta 150 facinho na balada prá beber até vomitar e etc.

E acha um pedal de 300 conto ou uma guitarra de 3.000 (ambos duram a vida toda) caro!

Nego é forjado na escola do "músico sósifodi", que tudo é caro, que todo mundo rouba, que no Brasil mimimi... Acha que porque é "artista" a Dilma tem que fazer "Bolsa Twin Reverb" e mais mimimi.

Qualquer negócio com músico é osso! É mais rentável vender pinga.

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig

Falou tudo. Sem mais...

Abç

Sepulkrisiun
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Sepulkrisiun
· votar


Vou dizer outra agora..

Ficam reclamando que é caro pra gravar ali porque o cara cobra 150 reais a hora no estúdio.. e levam uns 300 a 400 reais de cocaína e gastam mais de 150 em cerveja, ficam bebendo e indo cheirar no banheiro do estúdio.. tudo bem não vejo problema nisso, mas a culpa da gastança não é do estúdio.

Hj eu penso assim, banda tem pelo menos 3 caras, então essas dispesas divido por 3 não se torna tão caro, mas tem gente que prefere da valor a outras coisas, isso é uma escolha que cada um faz.

Se eu vejo que a banda tem futuro mesmo, os cara estão confiando em mim e me escolheram pra ser o cara que vai comandar toa produção, é claro que as coisas mudam, o tratamento vai ser diferente, não vai ser apenas dinheiro, é uma relação de confiança e fidelidade.

guitar.maniac
Veterano
# dez/13
· votar


Esse problema de músico ser duro ou ter inversão de prioridades é real mesmo.
Mas acho que o foco do problema é mais o lance de quase todo músico não contratar mais estúdio de gravação porque querem produzir suas músicas em casa...
O mercado de gravação e produção está cada vez menor, prova disto é que produtores de nome no mercado, como por exemplo, o Paulo Anhaia, etc, estão passando a procurar outros meios de ganhar dinheiro, como oferecer cursos online ensinando o pessoal a gravar.... Isto prova que tá ruim até para "os caras"...

Sepulkrisiun
Membro Novato
# dez/13
· votar


Nem se a banda ficar 5 anos em casa, todo dia largando emprego família, etc, mesmo tendo todos os equipamentos, não vai vingar, produção não é uma coisa que o cara vai ali com os amigos e produz.

Tem varias formas de chegar no mesmo resultado, só a experiência vai dar a certeza que a mix ta boa, e é fácil fazer, em poucas horas a muscia está linda e o trabalho ne começou, mas em cada track é a aplicado todo conhecimento de anos de estudos e milhares de horas de gravação, como uma banda que não tem essas experiência vai encarar um trabalho desses? vai só estragar o seu próprio trabalho.

Aqui na minha região vejo um monte de gente queimando o filme com produções lamentáveis, isso nem da pra chamar de produção, é uma pena as vezes fico pensando, putz imagina se eu pegasse esses caras pra produzir, que sonzeira que ia ficar... mas deixa eles cavarem a própria cova, depois ficam chateados com comentário criticando a qualidade das muscias no youtube e outras redes sociais, ficam mixando a mesma porcaria 3 vezes.. é uma piada mas não dão valor pro próprio trabalho, e vai fica ali eternizado pro mundo todo ver aquela porcaria...

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Sepulkrisiun

Tem varias formas de chegar no mesmo resultado, só a experiência vai dar a certeza que a mix ta boa, e é fácil fazer, em poucas horas a muscia está linda e o trabalho ne começou, mas em cada track é a aplicado todo conhecimento de anos de estudos e milhares de horas de gravação, como uma banda que não tem essas experiência vai encarar um trabalho desses? vai só estragar o seu próprio trabalho.

Concordo com o sentido do seu texto... Mas não essa parte! Dizem que quanto mais se sabe, mais dúvidas se tem. A experiência não dá certeza que a mix está boa, por isso que a mix/master geralmente não se faz sozinho. Fácil fazer e fazer em poucas horas só se for trabalho bastante amador, o que vejo é que uma boa mixagem e principalmente masterização não se faz em 1 dia (por música), tomando por parâmetro grandes nomes da produção dos EUA e jamais falarão que é fácil, ao contrário, demoram, é trabalhoso, detalhado, difícil e por isso que ver esses caras trabalharem ou ao menos acompanhar espanta até produtores e técnicos nacionais que não estão habituados. Por isso você tem razão, gravar é fácil e dá para fazer até com o celular que está no bolso. Mas produzir de verdade não é nada fácil, dependendo do que se deseja não é possível nem em território nacional e por isso que muita banda nacional vai para fora - muito mais pelo fator humano que pelo fator de estrutura e equipamentos.

guitar.maniac
Veterano
# dez/13
· votar


Vcs já viram o filme Sound City, que conta a história deste grande estúdio, que gravou muitos clássicos do rock e depois foi falindo aos poucos com o advento do pro tools e produções caseiras?
Eu recomendo bastante, é muito bom (link): http://viooz.co/movies/15854-sound-city-2013.html
Aos 66:00 Rick Rubin fala: muitos grandes estúdios saíram do negócio e muito do que vc escuta no rádio foi gravado no laptop das pessoas....

Casper
Veterano
# dez/13
· votar


Caro guitar.maniac:

Documentário S E N S A C I O N A L !
Obrigado.

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
Neguinho gasta 30 conto em cada ida ao McDonalds. Gasta 150 facinho na balada prá beber até vomitar e etc.
E acha um pedal de 300 conto ou uma guitarra de 3.000 (ambos duram a vida toda) caro!


Há duas histórias "misturadas" aí...

Uma é a questão das prioridades que as pessoas atribuem às coisas, e nisso estamos de acordo 100%.

No entanto, há uma outra questão, sobre o preço das coisas e aí, meu caro, discordamos 100%: o "pedal que custa 300" e a "guitarra que custa 3000" aqui, custam, na verdade, menos da metade em outros países, que tem renda per capita o triplo da nossa... Temos mais que achar caro, sim!

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


duplo

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"custam, na verdade, menos da metade em outros países, que tem renda per capita o triplo da nossa..."

Cara, concordo. Mas isso não é exclusividade dos músicos. É assim com calçados, vestuário, eletro-eletrônicos, químico-fármaceutico e tudo mais...

O que me incomoda é esse discurso de pobre coitado que os músicos têm, como se nossa categoria tivesse mais importância que outra qualquer.

Há muita coisa para o País melhorar, muito a ser feito ainda, e sejamos sinceros, instrumentos musicais e equipos não podem ser prioridade num País que não têm uma poha de uma escola decente.

Isso, é outra discussão, daria páginas de elucubrações... o que eu fiz é resumir o público alvo, que sem sombra de dúvida, é um dos mais "mimizentos"...

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig

Isso, é outra discussão, daria páginas de elucubrações... o que eu fiz é resumir o público alvo, que sem sombra de dúvida, é um dos mais "mimizentos"...

Acrescente nessa conta a p.. do PS4 e similares, campeões absolutos do mimimi. Aí o chororô fica a níveis enlouquecedores. Parece que esses preços só existem nesses setores, que precisavam de uma bolsa PS4 além de auxílio-guitarra, já que tudo que o país precisa é guitarra e PS4.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Eu tenho em meus arquivos, um tópico que escrevi para o FCC (e não publiquei), utilizando gastos de um adolescente médio com McDonalds, Baladas, Aparelho de Celular, Ipods e outros objetos de consumo comum.

Fiz uma tabela/gráfico demonstrativo de como, sem abrir mão 100% dessas futilidades, um garoto, usando conceitos básicos de poupança e aplicação, compra um instrumento de primeira linha em 16 à 24 meses.

Pensando na enxurrada de "mimimis", comparando Brasil a países de primeiro mundo (como se adiantasse essa comparação), desisti de publicar.

Eu, em minha juventude, coloquei minha guitarra dos sonhos à frente de ter um carro, ou seja, andei de buzão por mais um longo período, para ter uma guitarra.

Não digo que estava certo ou que alguém deva fazer isso... apenas foi uma questão de prioridade pessoal.

JJJ
Veterano
# dez/13 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
Cara, concordo. Mas isso não é exclusividade dos músicos. É assim com calçados, vestuário, eletro-eletrônicos, químico-fármaceutico e tudo mais...

Sim. É assim com quase tudo que tem problemas de concorrência. O capitalismo só funciona direito com concorrência.

Agora, veja o preço de alguns eletro-eletrônicos. Ninguém pensa em importar dvd-player, por exemplo. Por quê? Porque o preço aqui é razoável. E por quê é razoável? Fabricação local e alta concorrência...

Mas o problema com instrumentos vai um pouco mais além, é verdade... Não adianta termos uma Condor ou uma SX a preços razoáveis, porque queremos Fender... Isso é outro problema e, se formos discutir isso, vamos desvirtuar mais do que já foi... rs

abaz
Membro Novato
# jun/17
· votar


You guys have seen the film Sound City
A documentary on the fabled recording studio that was located in Van Nuys, California
http://123movies.ac/tt2306745-watch-Sound-City-online-putlocker

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena abrir um Estúdio de Gravação Profisional hoje em dia ?