Efeito para ficar alterando o som do direito para esquerdo?

    Autor Mensagem
    filho.edson2010
    Veterano
    # jul/13


    Alguém sabe de algum efeito vst que faça em uma trilha alterações na saida, da direita para esquerda e vise versa pre-programaveis.

    makumbator
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    toda DAW faz isso nativamente, basta automatizar o controle de pan. Para descobrir como consulte o manual do programa.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Até existem Vsts de efeitos que fazem este tipo de autopan, seja no próprio VSTi de instrumentos seja de um efeito mesmo, que podem ser randomizados, mas que no geral não fica muito bom, pois pode ficar meio robótico.
    O melhor mesmo é fazer como o Makumbator indicou, usar a automatização.
    O nome pode parecer que leve a ficar meio robótico, pois esta relacionado a automatização, mas na verdade você pode fazer variações de pan compasso por compasso, e nem precisa ir aos pans extremos, escute a track e vá alterando, use o melhor "zoom" que o software pode exibir na parte gráfica e criei a sua automação na linha do tempo da música (e automatizado no sentido de repetição na mesma música), cuidando para que o instrumento que se movimenta não entre em choque de espaço com um outro instrumento que esteja tocando.
    E o processo de automação também é útil para outros controles, como volume, nível de efeitos dos mais variados tipos, que também podem ser automatizados, cada controle de um VSTi ou VST de efeitos pode ser controlado a parte. (Delay, Reverb, Equalização, bem dizer todas as partes do instrumentos e dos controles.
    Pode fazer alterações nota por nota.
    Ou seja por uma linha geral de automação da track de controle de pan, ou por uma linha de automação do controle de pan do próprio instrumento (quando tiver), e aí a melhor opção vai ser a que permite um controle mais refinado, mais sutil.
    É uma boa estudar o processo de automação, leia cuidadosamente o manual dos softwares, e sua música vai ganhar muito em todos os sentidos.
    No próprio processo de mixagem a automação é a melhor solução.
    Pode por exemplo deixar os volumes dos instrumentos tudo em 100%, e na linha de automação do volume alterar o volume na linha do tempo, seja também pela linha geral de automação, seja pela linha do controle de volume do próprio instrumento individual.
    Numa mesma track podemos ter mais de um instrumento, assim é melhor fazer o controle por instrumento.
    A Automação das tracks é um dos processos mais importantes na produção da gravação de uma música.

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Existem dois tipos de efeitos que fazem algo assim:

    - Rotary speaker - Que faz com que o som original fique alternando entre o falante esquerdo e direito, como se o som saísse de um alto falante giratório, e que a captação estivesse sendo feita por dois microfones posicionados à 180º um do outro.

    - Delay Ping Pong - Neste caso o som original está sempre no centro, mas os ecos (delays) ficam se repetindo e se alternando entre o canal direito e esquerdo.

    filho.edson2010
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Valeu pessoal.

    Ismah
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Também acontece essa divisão em alguns VST's stereo (Guitar Rig quando opera em stereo ele altera o pan naturalmente), mas basicamente vc altera o Panorama (Pan)...

    É um efeito legal pra se usar na bateria (HH, Tons, Pratos, BB e Cx/SN é bom deixar centralizado, salvo se tiver mais de uma peça - BB ainda não aconselho a mudar muito, pq fica estranho rs)

    Nos demais isntrumentos dá pra fazer algo quase próximo de uma captação biauricular, (que é foda demais).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Efeito para ficar alterando o som do direito para esquerdo?