Gravações em home-studio - Minhas Dicas

    Autor Mensagem
    pharvey
    Veterano
    # jun/13


    Salve galera do FCC, sempre vim aqui atrás de respostas e sempre o pessoal me ajudou, depois que gravei o EP inteiro da minha banda no meu (mini) home-studio, acho que aprendi algumas coisas e gostaria de compartilhar com vocês.

    O equipamento (hardware e software) que eu usei:

    Hardware:
    Computador: Kennex 2gb Ram - 320GB HD - Intel Core 2 Duo
    Interface USB - Fast Track Pro da M Audio
    Microfone Condensador Behringer C1
    Controlador Midi - Korg NanoKey
    Fone Retorno Akg
    Guitarra: Golden Les Paul / Epiphone Dot / Ibanez Gart 50
    Baixo: Strinberg e Golden
    Violão: Epiphone e Vogga

    Software:
    Reaper
    Audacity
    T-Racks 3
    Amplitube
    Guitar Rig 5
    Izotope Ozone 5
    EzDrummer
    Izotope Nectar
    Melodyne
    Pianissimo
    Strings

    1º Seja objetivo

    - Por não ter preocupação com pagamento de estudio muitas vezes mexemos nas musicas além do que precisa, seja mixando, ou colocando efeitos demais ou tentando enfeitar com varios intrumentos e isso pode descaracterizar a musica original a um ponto de ficar irreconhecivel para você e não gostar do resultado final, então saiba a hora de parar e dar a musica como finalizada.

    2º Relaxe os ouvidos

    - Novamente, pela liberdade que temos de "horario infinito" muitas vezes me pegava ouvindo varias vezes as gravações e procurando defeitos (as vezes onde tem e as vezes onde não tinha até você mexer) então não faça maratona, se você acha que tem alguma coisa errada e não está conseguindo identificar o que, não adianta ficar ouvindo mil vezes, vai dar uma volta, desliga tudo, vai jogar um game, deixa pra amanhã que tem mais, ou grava em uma midia e vai ouvir no carro, no mp3 sei lá em algum lugar com audio diferente do que o retorno que voce ta trabalhando o som

    3º Não abuse de efeitos e confie na sua arte

    Se você não é o exemplo de afinação cantando ou não possui uma pedaleira boa pra gravar não tem problema, mas tome cuidado para não exagerar senão sua musica fica artificial.
    Os plugins estão ai para serem usados, se engana quem pensa que só os pobres mortais como nós usam e todo o resto do mundo que grava tem uma Gibson Lespaul 1969 orginal, um set com 70 pedais de efeito e uma caixa marshall valvulada, pois não tem.

    Para Guitarras e Baixos tem o Amplitube e o Guitar Rig que possuem uma boa gama de efeitos, timbres e se voce tiver paciencia de ir analisando um a um e tocar sua musica junto ( grave limpo e coloque o efeito depois) pode encontrar o ideal para sua musica. Vai ouvindo e faz uma lista dos que voce mais gostou e depois vai eliminando da sua lista mesmo, fica mais facil)

    Para voz, se você não é o expert na mixagem de voz, use o Izotope Nectar e ache o estilo qe mais te agrada, e se voce tem problemas medios de afinação usa o melodyne para afinar aqui e ali, vale até afinar para teste e depois voce tenta cantar por si mesmo o jeito que está no melodyne para não ficar tão artificial.

    4º - Não se apegue somente aos presets dos plugins.

    Não adianta só usar os presets e não saber pra que serve cada botão, cada on/off, tem que aprender aos poucos e fuçando pois uma hora o preset enjoa e você vai ter que mexer por si só na regulagem individual de cada um de modo a encontrar o que mais te agrada.

    É isso, quem quiser ouvir minhas gravações, são caseiras e simples mas acredito que pelas condições consegui um resultado audivel.

    www.soundcloud.com/Re2lize

    ALF is back
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    pharvey
    belas dicas cara!
    sofro seriamente dessa doença de procurar pelo em ovo...preciso me tratar!
    abç

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    pharvey
    Boas dicas e legal o teu som !!

    Mas procura fazer MP3 de pelo menos 192 kbps, pois os de 128 kbps não ficam nada bom em termos de qualidade !! Note, por exemplo, que o violão na primeira música fica com os agudos e harmônicas bem sumidos, e aí não dá para ouvir a qualidade real da gravação que tu fez (tudo culpa dos 128 kbps)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravações em home-studio - Minhas Dicas