Áudio + Vídeo: Para Youtube

Autor Mensagem
samuelmazi
Membro
# jun/13


Opa gente tudo beleza?

Sigo como leitor do forum do Cifraclub a um bom tempo e acho muito interessante os posts dos usuários daqui.

Hoje venho com uma dúvida em relação a produção de um vídeo para o youtube. Vou citar abaixo os ítens que uso para gravação somente de áudio (consigo fazer tranquilamente) , e em seguida as dúvidas que tenho em relação a vídeo.

ps:. procurei pelo campo de busca no fórum mas não achei nada a respeito sobre isso, caso algum moderador veja o tópico.

EQUIPAMENTOS:
- Interface: M-Audio Fast Track Pro
- Microfone: MXL v67g
- Computador: PC
- Pop-filter: Samsom
- Software: Cubase / Audition

DÚVIDAS SOBRE VÍDEO:
- Como deve ser feita a gravação do áudio do vídeo, pois algumas cameras possuem entrada de áudio correto?

- Caso a pergunta de cima não seja plausível para gravação, eu teria no caso que gravar o áudio separado e depois "syncar" com o vídeo?

- Recomendam algum software para fazer a gravação do vídeo + áudio ao mesmo tempo? Uso PC.

obs:. Sempre vejo pessoas com vídeos no youtube com seus mics condensadores juntamente com uma câmera qualquer (que muitas vezes possuem captação de áudio do ambiente). Por isso tive esta dúvida agora e resolvi pedir ajuda para o pessoal que já está acostumado com gravações, assim me possibilizando começar da maneira correta.

Obrigado comunidade do Cifraclub, qualquer ajuda é bem-vinda.

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


samuelmazi
Você tem que gravar o áudio e o vídeo ao mesmo tempo, e depois syncar os dois. O áudio vai ser gravado pelo seu equipamento (microfone ligado na FT) e o vídeo vai ser gravado pela sua câmera. Depois, você vai inutilizar o áudio que a câmera captou e vai colocar o áudio gravado pela FT.
Acho que a galera daqui costuma usar o Sony Vegas pra fazer essa junção.

samuelmazi
Membro
# jun/13
· votar


Hm, saquei. O áudio da câmera será descartado e terei de syncar o que foi captado na Fast Track (independente do software que estou usando). E finalizar o conteúdo final do vídeo + áudio no Sony Vegar. Justo.

Vou fazer uns testes hoje anoite e amanhã e vejo se consigo algum resultado positivo.

Obrigado pela ajuda Bruno, valeu man.

samuelmazi
Membro
# jun/13
· votar


Hm, saquei. O áudio da câmera será descartado e terei de syncar o que foi captado na Fast Track (independente do software que estou usando). E finalizar o conteúdo final do vídeo + áudio no Sony Vegar. Justo.

Vou fazer uns testes hoje anoite e amanhã e vejo se consigo algum resultado positivo.

Obrigado pela ajuda Bruno, valeu man.

strinbergshredder
Veterano
# jun/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


samuelmazi
então amigo, vamos por partes....

Na minha concepção, o melhor é gravar Audio e Video simultâneamente (dã! ¬¬), e depois editar...

Eu gravo o Audio usando o Reaper, edito tudo e solto um arquivo mp3 final, que irá junto com o video.

Enquanto eu estava gravando o Audio, a câmera já estava gravando a execução.

Daí abro o Sony Vegas (pode ser tbm Adobe Premiere, Pinnacle Studio ou qualquer outro editor de vídeo não-linear [tem um tópico do Guilherme Nau com excelentes considerações sobre os editores, e outros tópicos muito legais sobre edição de video pra covers e outros]), e aí eu vou anular o som gravado pela câmera junto com o video, e usar somente a imagem, junto com o arquivo mp3 final que saiu lá do Reaper.

Estando já na edição tanto o vídeo como o meu arquivo de audio, aí e só sincronizar e renderizar isso pra um vídeo final......

[EDIT] Só acho que respondi um pouco atrasado..hehehe

samuelmazi
Membro
# jun/13
· votar


Muito obrigado pela adição da resposta strinbergshredder , ajudou a me esclarecer melhor as dúvidas que tinha, vou colocá-las em prática hoje e amanhã no período da noite.

Blind987
Veterano
# jun/13 · Editado por: Blind987
· votar


samuelmazi

Ou da pra você gravar primeiro o áudio e depois o vídeo, e syncar em um software, que eu acho que fica bem melhor caso você queira gravar algum instrumento a mais! assim você terá mais liberdade para mexer no áudio e assim trabalhar com a mixagem dos mesmos! abraço!

strinbergshredder
Veterano
# jun/13
· votar


samuelmazi
tranquilo cara, qualquer coisa posta aê!

Blind987
Também já fiz dessa maneira, porém o único problema é que às vezes pode parecer meio artificial, principalmente se algumas partes não ficarem bem sincronizadinhas...

Você pode perfeitamente gravar vídeo e audio juntos, daí você mixa, edita, faz tudo à vontade, e depois que você tiver um arquivo de audio final, você edita junto com o vídeo...

A não ser que a edição seja cortando daqui, acrescentando de lá, realmente retalhando a parada, fazendo no método que eu falei fica show!

ogner
Veterano
# jun/13
· votar


samuelmazi
Ja te nortearam com dicas acima. Mas um porem é que não necessariamente se desconsidera o audio do video..ele pode ser mais uma fonte pra vc mixar.

Nao sei como é no cubase. mas no Reaper, vc arrasta o arquivo todo do video pra track e só aparece o audio. Assim vc mixa junto com oq gravou microfonado ou linha. Exporta esse arquivo de audio pronto e trabalhado já.

Abre um editor de audio. cola o video numa track e o audio trabalhado/finalizado em outro....Sincroniza e voila!!

Tenho aproveitado o audio captado pela camera, é otimo pra ambiencia

makumbator
Moderador
# jun/13 · Editado por: makumbator
· votar


ogner
Nao sei como é no cubase. mas no Reaper, vc arrasta o arquivo todo do video pra track e só aparece o audio.

No Cubase abre o áudio e o vídeo separado. Obviamente só se pode editar o áudio (mas pode arrastar o vídeo para onde for preciso). No Cubase tem um vídeo player interno justamente para poder ver as imagens juntamente com o que se edita no áudio.

samuelmazi

A melhor maneira de sincronizar "manualmente" (ou seja, sem timecode) áudio e vídeo gravados separadamente é usar o conceito criado desde o início do cinema falado:

claquete.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/296330/#8524474

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/252942/#7317312

http://pt.wikipedia.org/wiki/Claquete

Blind987
Veterano
# jun/13
· votar




Uma coisa que sempre me perturbou... este tem vídeo tem o áudio gravado antes ou na hora?

xavy
Veterano
# jun/13 · Editado por: xavy
· votar


Blind987

Quase todos(senão todos) os covers que vc vê com o som muito definido e imagens perfeitas são gravados no esquema que a galera já disse acima.

Câmera > somente imagem
Interface usb > som

Depois eles editam e mixam e a qualidade fica de superprodução mesmo!!!

Com um computador, equipamentos razoáveis e paciência é possível fazer tudo isso.

Felicidades

samuelmazi
Membro
# jun/13
· votar


makumbator

Obrigado pelo feedback adicional também, fiz algumas gravações ontem separadamente e obtive resultados bons de qualidade de vídeo e áudio. Porém preciso aprender ainda a colocar uns filtros nos vídeos produzidos, pois não possuo uma iluminação adequada em casa, semana que vem postarei os resultados.

ogner

O conceito de claquete é tão simples que eu nem lembrava que existia, obrigado pela sugestão também man. Eu acabei simplesmente syncando por uma palavra inicial que falei com um zoom imenso nas pistas para ficar perfeito, rss. Obrigado pela ajuda.


Agradeço à todos contribuíram para este começo de minha jornada de gravação. Por mais que pareça ser uma coisa "simples" e corriqueira para alguns, para mim significa um novo caminho para expor meu amor pela música galera.

Abraços.

Blind987
Veterano
# jun/13
· votar


xavy

Desconfio que estes covers super produzidos, o que vemos no youtube é tudo dublagem! hahahaha

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Olá,

Tenho tido interesse em melhorar a qualidade das coisas que divulgo, incluindo os vídeos. Li aqui acima as sugestões, mas acho que ainda não deu certo..

Tenho interface de áudio com 2 entradas. Já fiz alguns experimentos "ao vivo" (gravar só com o mic condensador, violão plugado e voz no dinâmico, etc). Parece que nunca fica tão bom..

Será que eu estou fazendo alguma coisa errada mesmo ou o jeito é dublar - gravar primeiro o áudio em canais separados e depois fingir que estou tocando/ cantando?

Já agradeço de montão! ;)

Ningen
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ningen
· votar


Gaia0007

Será que eu estou fazendo alguma coisa errada mesmo ou o jeito é dublar - gravar primeiro o áudio em canais separados e depois fingir que estou tocando/ cantando?

Acho que não é esse o caminho... o segredo está na mixagem do som... O foco, ao meu ver, deve ser o áudio...

Vez em quando eu topo com vídeos interessantes no YT... em que a gravação parece meia boca... (Pela qualidade do vídeo) Mas se você prestar atenção, o áudio foi editado, não foi cortado de uma gravação anterior mas foram aplicados efeitos para deixá-lo profissional...

Acho isso bem legal pois.. Quando você vê um vídeo de alta qualidade (full hd, cheio de firulas, várias câmeras) Você automaticamente espera um áudio à altura...

Porém, se você fizer um vídeo, gravado com um bom celular, por exemplo, sem muita frescura no visual... Mas com um áudio cirurgicamente maquiado, você se destaca, pois com um vídeo medíocre o psicológico meio que espera um áudio medíocre...

O vídeo abaixo parece improvisado... meio tremido... uma só câmera... mas preste atenção ao ruído do som.. como ele aumenta e diminui de volume... entregando que o áudio sofreu algum tipo de compressão... E sabe-se lá como captaram...



Ningen
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ningen
· votar


Sobre o Boyce Avenue... Ele usa bastante "Autotune/Melodyne"... E uma função que se eu não me engano chama-se time stretching (ao menos no REAPER) que para quem é fraco no apoio vocal é uma maravilha... Você prolonga uma nota/trecho musical pelo tempo que quiser.... Sem falar nos equipos do cara... Nesse vídeo acima ele está com beta58a sm57 (microfones referência) e um Taylor de milhares e milhares de temers.... Me parece que ele refez algumas partes.. em alguns falsetes a câmera cortou pro violão... Talvez essa hora ele errou e regravou.... Enfim.... Fora o baile...

Repito, foque em mixagem... Ou em aprender, ou em quem o faça...

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Ningen
Realmente, o chiado oscila bastante, né.. Mas não achei a qualidade ruim - nem do vídeo. Eu fazendo algo assim já estou contente. rs

Hoje postei esse:


Tirando o chiado do cabo do microfone (que não reparei na hr), a qualidade está razoável? Tem dicas pra melhorar? - gravei só com o condensador que aparece mesmo.

Agradeço!

viniciusjau
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007
Ficou muito bom, mas achei o movimento da camera um pouco enjoativo, talvez eu daria um pouco mais de volume na voz tbm...

Blind987
Desconfio que estes covers super produzidos, o que vemos no youtube é tudo dublagem! hahahaha

Nada tira da minha cabeça que a maioria desses vídeos que vcs postaram a pessoa gravou o som e depois "dublou"

samuelmazi
Porém preciso aprender ainda a colocar uns filtros nos vídeos produzidos, pois não possuo uma iluminação adequada em casa, semana que vem postarei os resultados.

Se você usar o Sony Vegas para editar o seu vídeo pode usar um plugin que se chama "Neat Vídeo" para tirar os chuviscos da imagem e aumentar o brilho.
Se você não tiver equipamentos de iluminação, use a luz do dia.. é só gravar seus vídeos próximo ao horário do almoço em dias ensolarados.

Eu comecei a fazer os vídeos a pouco tempo também, dá uma olhada:
Reaper + Sony Vegas + Neat Vídeo



Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


viniciusjau
O movimento da câmera foi o encantamento com o After Effects. haha

A voz, tem duas questões:

1. minha impostação não é das melhores - percebi que quanto mais grave for, pior;

2. eu gravei só com o condensador - até separei os canais entre voz e violão, pra mixar como se fosse, mas no fundo são a mesma coisa, não?!... Vi seu vídeo também, está ótimo! Vc tbm usou só o microfone que aparece?

Del-Rei
Veterano
# jul/16 · Editado por: Del-Rei
· votar


Gaia0007
Ficou muito bom.
No geral, o que eu percebo nas gravações mais caseiras, é que há duas coisas que podem melhorar: tratamento do ambiente e edição (áudio e vídeo). Não coloco equipamento aqui porque envolve grana, e sei que a maioria não vai querer investir granas pesadas em equipamentos.

Uma das minhas maiores frustrações quando comprei microfones pra fazer esses vídeos, foi a questão do tratamento do ambiente. Desde barulhos externos (cachorro latindo no vizinho, música, barulho de trânsito, TV de outros cômodos, etc, enfim, sons que eu nem imaginava que atrapalhariam), aos barulhos internos, que tem a questão do próprio som reverberado no ambiente de gravação, que às vezes sequer percebemos, mas afetam a gravação. Tratamento de ambiente é fundamental pra um som decente. Quanto melhor tratado o ambiente, menor o trabalho na edição do áudio.

Na questão visual, a parte de produção/edição do vídeo faz toda diferença pras pessoas quererem assistir seu vídeo. Eu diria que YouTube é mais visual do que audição. E quem não tem grana pra investir em bons equipamentos, deve fazer um intensivo em edição de vídeo. E também a parte de composição do ambiente conta muito. O papo é longo, rs.
Também achei que a câmera no seu vídeo ficou meio perdida. Vagava sem sentido, aleatório. Quando você começou a cantar a câmera estava filmando o sofá... Se foi sua intenção, ok. Mas me pareceu ser algo simplesmente aleatório.

Gaia0007
viniciusjau
Um lance sobre a iluminação... Muita gente não tem, em casa, equipamentos próprios pra filmagens. E aí o vídeo fica meia boca ou nitidamente basicão. Uma dica boa, sem gastar muito, é fazer um softbox. De preferência, dois. Melhora em 200% a imagem, mesmo quando a iluminação natural não é das melhores. No YouTube tem muito tutorial sobre isso, baratinho.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007

Uma crítica nada a ver com o tema, mas acho pertinente... Tu não te daria melhor com um violão de NYLON?

Realmente muito bom o todo. Os 240Hz + harmônicos da ponte retificadora dá pra tirar na pós-edição, mas se puder gravar SEM é ainda melhor...

O movimento da câmera foi o encantamento com o After Effects. haha

Automação pra estabilizar? Cuidado com elas! São um geral pra coisa fluir, mas não tem o que fazer, é manualmente que se lapida uma pedra.

eu gravei só com o condensador - até separei os canais entre voz e violão, pra mixar como se fosse, mas no fundo são a mesma coisa, não?!

Essa frase não faz sentido. Ou gravou tudo junto, ou gravou uma track de violão e outra de voz. Se gravou com um mic só, imagino que seja uma trilha só já que é um mic só... Mas vale lembrar que tua sala é bem viva, e tem uma acústica interessante, de personalidade forte como disse oDel-Rei, mas ainda assim interessante.


Aliás, a ideia que ele sugere do softbox é incrível e dá para fazer com guarda-chuvas brancos (só falta achar rs). Para foto e vídeo a luz indireta é sempre melhor, que a direta, essa costuma refletir. Como ninguém tem casa com 6m de altura para isso, sugiro que usem luz de abajures (lâmpadas incandescentes, que gastam pra burro, mas fica BONITO), e nas luzes de teto, um lustre de papel vegetal ou tecido (como a cúpula de abajur), ou mesmo uma armação segurando umas folhas de papel vegetal apenas pra dispersar a luz. Um pequeno fresnel não é caro, mas acho que é um investimento maior, que dá pra se virar com o que tem em casa.

viniciusjau
Veterano
# jul/16 · Editado por: viniciusjau
· votar


Estou gostando desse tópico!

Gaia0007
Vc tbm usou só o microfone que aparece?

Não.. Eu capto o som do violão plugado e aquele condensador eu uso pra captar a voz e o violão... Esses dois canais vão separados pra uma placa da M-áudio. Daí eu também uso também uma ZoomQ2HD (que nada mais é que um microfone condensador) que usa cartão de memoria pra salvar o audio.

Essa ZoomQ2HD além de captar o áudio também capta o vídeo. Então no final da gravação eu tenho três canais, um com o violão ligado em linha e dois com a voz e o violão gravados por microfones comdensadores. Como esses dois microfones estão em posições diferentes eu posso usar um no canal esquerdo e outro no direto pra dar um efeito de ambiência.

Apesar disso na maioria das vezes eu acabo não usando todos os áudios... alguns vídeos eu usei somente o audio da ZoomQ2HD em outros só o do microfone condensador.

Já fiz vários testes e por enquanto essa é a maneira que estou ficando mais satisfeito.

Ismah
Tu não te daria melhor com um violão de NYLON?
Pensei a mesa coisa


Del-Rei
Nunca ouvi falar de softbox caseiro.. vou pesquisar obrigado pela dica

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Del-Rei
Rapaz, a intenção incial era ter 2 takes de imagem - uma do notebook, outra da câmera no tripé (por isso que o enquadramento tá meio torto), as depois de tudo feito, percebi que o vídeo do note era muito pequeno (640x480), com qualidade ruim e sem áudio (o que dificultaria MUITO a sincronização). Daí, usei só a câmera.

O movimento tem um pouco a ver com o clipe dessa música (Obloco,da Gadú) que tem esse efeito. Aprendi esses dias no After Effects, foi irresistível - mas realmente, um problema do programa é é bem difícil sincronizar as animações com o áudio, porque o "preview" padrão dele, não tem áudio... =/

Quanto à luz, usei tudo que o sol me oferecia, numa janelona da sala em plena tarde - horário que o sol mais bate ali. Fiquei satisfeita com esse aspecto... rs

Barulho externo não me incomoda. É evidente que é uma gravação caseira, não preciso fingir que estou num puta estúdio, mas ambiência em excesso pode ser ruim mesmo...

Ismah
Tu não te daria melhor com um violão de NYLON?
Eu tenho um simplesinho - ganhei numa promoção no face gnt, acreditem! rs Mas eu queria gravar em pé, ele não tem trequinho pra correia..

O chiado do mic não sei o que foi.. Andei usando ele pra tocar ao vivo e agr está assim.. Tomara que não seja nada. Percebi que mexendo melhora.

O movimento não foi pra estabilizar, não. rs Como eu disse ali, a câmera estava num tripé, paradinha.

Sobre a separação das faixas... Uma vez li em algum lugar que qd, por necessidade, se grava com um único condensador voz + violão, seria legal separar as faixas e mixar cada uma como se fossem individuais (voz e violão). Pelo visto e comentários aqui, não procede, né..

viniciusjau
Vou testar plugar o violão na próxima - daí vai ter que ser o de aço mesmo! rs

Nathan.ncs
Membro Novato
# jul/16
· votar


Eu fiz uma softbox caseira, nesse video to usando ela e mais uma luminaria.



Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Legal ler sobre o assunto. Não tenho nenhuma experiência nesse ramo, então só posso opinar como consumidor(e isso eu sou bastante, assisto muitos vídeos desse tipo). Uma coisa que o Del-Rei disse e eu concordo muito, é sobre o cuidado com o aspecto visual do vídeo. Acho que numa porcentagem, o som seria no máx uns 40%, e todo o restante ou mais com certeza é visual. Daí tem-se a importância da estética(fotografia) da coisa. Entra aqui ambiente/decoração/iluminação/tratamento in loco e tbm posterior com softwares específicos, passando até mesmo pela roupa/visual/estilo do artista; Sobre isso, tbm tem total relação vc saber quem é vc artisticamente e que público ouve esse seu som(ou te assiste/assistirá). Aqui, as vezes o menos é mais...e as vezes o mais é mais e o menos é menos, kkkkk...Resumindo, é um lance subjetivo, que não existem uma fórmula muito pronta, e entra muito a questão da sensibilidade artística e o bom senso.

Sabendo isso, daí dá pra direcionar melhor o tipo de vídeo, que basicamente eu separo em dois tipos:

-"Roots": pé no chão, simplicidade e bom gosto em captar a essência, o natural. Usa-se mto a perspectiva da imagem, do contexto e dos elementos naturais. Usa-se com frequência o som ambiente, e os recursos de luminosidade/paisagens/cenário naturais. As vezes com pouco ou mesmo muito tratamento posterior(tanto da imagem qto do áudio). Exemplo bem evidente disso é o vídeo que o Nigen postou, e tbm até certo ponto, o da filha do carlcarl, que ele postou em outro tópico(sei que muito provavelmente ambos tenham sim, preocupações estéticas e tratamentos posteriores, mas o objetivo é buscar uma estética naturalista, se é que me entendem).

-"Profissa": a intenção aqui é de fato primar pela qualidade de estúdio e os possíveis recursos que o tratamento e edições de vídeo e áudio podem oferecer, ao máximo possível. Um kra que me vem a mente imediatamente qdo me refiro a esse estilo é esse:



É claro que dá pra mesclar, e até acho que assim é bem interessante, dependendo da vibe do som, pra diversificar, dar uma arejada nas ideias, atrair um público diferente, antes de focar em um jeito mais especifico e direcionar mais pra determinado segmento/estilo de vídeo.

Esse assunto de fato tem mto a ser discutido e estudado, e acho mto pertinente e interessante. Posteriormente penso em fazer algo assim tbm.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007

Olha... Até dá, mas é um método bem avançado onde se vai manipular equalizações focado em cada parte... E todavia, não fica AQUELA coca toda...

O movimento não foi pra estabilizar, não. rs Como eu disse ali, a câmera estava num tripé, paradinha

Mas como que diabos o vídeo se mexe? rs

O chiado do mic não sei o que foi.. Andei usando ele pra tocar ao vivo e agr está assim.. Tomara que não seja nada. Percebi que mexendo melhora

Meus pêsames... Isso é ruído da retificação de alguma parte (provavelmente a responsável pelo Phantom Power), pode ser muita coisa, desde a malha do cabo se rompeu parcialmente, até um capacitor da fonte que foi para o além.

Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Outro exemplo básico do estilo "roots", a quem me referi anteriormente:



Simples, mas tem uma visão adequada do estilo e público-alvo que escuta o som, e assim se torna bem eficiente ao que se propõe.

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Calime
Nossa! Eu tenho vontade de gravar ao ar livre assim, mas fico embasbacada com a qualidade do som. Como conseguem?

Se me permitem, deixe-me compartilhar 2 vídeos que me dão essa dúvida até hoje:


Esse parece que tem um mic de lapela no violão e mais nada - pq a câmera tá longe.. Será possível? rs


Esse não tenho nem o que comentar... =o

Tenho um amigo com câmera profissional a fim de me ajudar. Eu, tenho minha câmera razoável e o condensador. Vamos tentar qqr dia. Espero que dê certo!

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
Mas como que diabos o vídeo se mexe?
After Effects, meu caro! haha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Áudio + Vídeo: Para Youtube