Áudio + Vídeo: Para Youtube

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# jul/16 · Editado por: Calime
· votar


Gaia0007

O da Mallu tenho a impressão que se trata de equipo excepcional(o mic principalmente), pra captar os sons dela. Possivelmente as câmaras(que tbm são excelentes) só captam a ambiência(além da imagem, óbvio). No outro vídeo, acredito que seja captação posterior a imagem, e depois mto trampo pra linkar tudo(sincronizar), mas posso estar totalmente errado a respeito disso, são meras suposições, kkkkkk....

Pow, vc escolheu duas músicas que eu curto pacas, e olha que eu nem sou assim, fã de nenhum deles(mas gosto sim de algumas coisas deles).

viniciusjau
Veterano
# jul/16 · Editado por: viniciusjau
· votar


Vou deixar mais um vídeo pra vocês verem de gravação ao ar livre

Essa eu acho simplesmente fantástica!

Reparem que no meio do vídeo (+ ou - no 1:30min) passa um avião e é captado o áudio do avião passando.

Sem contar os pássaros e os carros passando atrás deles...
Tem até um efeito de ambiência... Quando o carro passa da esquerda pra direita, o som começa no fone no lado esquerdo e acaba no lado direito.



Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


undefined

Nathan.ncs
Membro Novato
# jul/16 · Editado por: Nathan.ncs
· votar


Gaia0007
Voce pode gravar o audio antes, depois coloca o som gravado pra tocar e filma com vc tocando por cima ao ar livre. Depois vc usa só a filmagem e coloca o audio que vc gravou antes. Microfone condensador pra gravar em lugar aberto nao é muito bom, vai pegar muito ruido.
Se voce quiser gravar mesmo no ambiente externo, aí existem microfones que vao ser melhor do que o condensador e acessorios pra nao pegar vento, etc.

Ningen
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007

Caramba.. que clipe lindo esse da Mallu... que maluquice é essa???? Esse Rodrigo Machado (o cara do som) é um ninja hahhahaha... O áudio tá bem processado mas com pouquíssimo ruído mesmo hiss ou até do vento... caiu o queixo aqui...profissional é outra coisa memso ahuahuau

O segundo vídeo é bruxaria tbm... rsrs

Sobre o seu... Achei desnecessária aquela firula do after effects.... Nada a ver mesmo... Tenta um ângulo mais fechado.... e reto... (Não por baixo igual o do vídeo - fica um ar de superioridade, não sei)

Calime

Sobre o outro vídeo.. acho que foi ao vivo mesmo hein... pq essa banda (se eu n me engano) estourou com esse vídeo aqui (19 milhões de views)... que foi gravado live... e é ainda mais mítico rsrs ...



Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Gaia0007
Eu tenho vontade de gravar ao ar livre assim, mas fico embasbacada com a qualidade do som. Como conseguem?

Overdub oras!

Mas como que diabos o vídeo se mexe?
After Effects, meu caro! haha


Saiu sacudindo o sweet spot a esmo? rs

Ningen
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah

Vc viu os exemplos que ela postou?

Tem overdub ali não cara.

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Ismah
Nathan.ncs
Realmente não acho que dublagem seja o caso.

Vou tentar qqr dia.. Ver o que acontece.. E ir treinando mais este tipo de mixagem...

Ningen
Esse da Oração nem é tanto mistério, porque no próprio vídeo eles mostram como gravaram - MUITO equipamento. E o editor final é um produtor audiovisual de vdd, amigo deles.

Ningen
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ningen
· votar


[edit]

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


Estou fazendo uns testes rápidos, tanto de áudio quanto de vídeo.
Gravei uma viola simples com um condensador. O vídeo foi capturado com celular (ainda não tenho uma câmera melhor, rs).

No som final dei uma leve mixada usando o som do condensador com o da câmera.



Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Ningen
Gaia0007

Overdub não é dublagem, é sobre gravação...

Ningen
Veterano
# jul/16
· votar


Del-Rei

Legal cara! Gostei do ângulo e da composição da cena. (Y)

Ismah

Tô ligado. No caso do Boyce Avenue eu aposto que ele faz isso. A camera até foca no violão em umas partes difíceis do vocal. (Ele deve ter gravado a voz depois, sem vídeo, saca).

No caso dos vídeos que ela postou, ao menos pra mim, não ficou tão aparente. Mas nunca se sabe. De qualquer forma, se você, que tem bem mais experiência, está dizendo, deve ter um bom motivo.

Abç.

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Ningen
Ismah
Ah, isso é overdub? Esse close estratégico pra gravar o áudio depois? Maroto! rs

Del-Rei
Moço! Ficou excelente! Fiquei até com vergonha dos meus. '-' Mostre o rosto nos próximos... =]

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Ningen
Gaia0007
Ah, isso é overdub?

Bem... Não rs

Estava sem tempo pra me alongar, pois era quase hora de partir... Até a década de 40, se grava tudo em um canal (mono) ou em dois canais (estéreo), usando um ou dois microfones apenas, pra captar o geral. Quem iria solar, devia aproximar-se dos mic's - isso já explica porque a TV foca em quem está solando, numa transmissão tipo R'i'R. Mas não é ali que surge a técnica, já se fazia isso em orquestras, big bands etc antes de se falar em gravação.

É o processo mais fácil de se captar áudios diversos, mas se corre o risco de ter volumes muito diferentes, e num pico dado a excesso de volumes clipar, e perder o take.

Em algum ponto na década de 50, entrou o sir Ruppert Neve na história, com suas ainda hoje aclamadas consoles. Um misturador de canais, com opções de alterar a resposta de frequências, dinâmica etc, além de controlar volumes (não creio que as primeiras faziam isso tudo), o que deu origem a uma nova forma de gravar que perdura até os dias atuais, onde o som passa por uma console e depois vai para o dispositivo de gravação.

Com o andar do relógio, a tecnologia foi aumentando, e os dois canais viraram, 8, 16, 24, 32... O maior que vi permitia 196 canais. Com isso se começou a gravar em multicanais, ou seja, um canal pra bateria, outro baixo, guitarra, vozes, metais... E o que mais fosse...

Mas ainda era todo mundo JUNTO, at same time, numa sala, tocando como se fosse ao vivo. Também é muito usado ainda (praticamente todos os grandes hinos do rock foram gravados assim), e os resultado disso é meio que misticamente diferente, a banda/música/,mix dá mais "liga"...

Na década de 80, começou uma revolução de super processamento do sinal, e para uma maior "limpeza", se começou a gravar primeiro bateria, mixando ela, e então, um por um, baixo, guitarra... A isso se chamou overdub, ou "passar por cima" na tradução.

Creio que o termo se originou no dub reggae e dub rap, grafado geralmente como dub apenas. Os dois tem em comum, um Dj que mixa bases sem voz (muitas vezes com uso de mid-side, onde se elimina o mid) já gravadas - na época em vinil - e MC's improvisam rimas sobre.

De qualquer forma, se você, que tem bem mais experiência, está dizendo, deve ter um bom motivo.

Bom... Se nem o DVD "AO VIVO", que a maioria dos sertanejos atuais gosta de gravar, é de fato "ao vivo", pois muitas coisas são refeitas em estúdio - inclusive voz, afinal são elas que devem brilhar de fato... E nem são apenas palavras minhas, mas também do Paulo Anhaia, tire suas conclusões... rs

Ningen
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ningen
· votar


[mal entendido]

Iversonfr
Veterano
# jul/16
· votar


Ningen

Overdub é melhorar a gravação posteriormente. Tanto regravar alguma parte ou o todo. Tem casos de que alguem chuta um mic sem querer ou erra um solo e é refeito depois. Da uma procurada que tem muita banda famosa que faz isso nos show ao vivo, como Kiss, Deep Purple, Thin Lizzy and so on... É muito comum apesar de muitos acharem um absurdo rs. Abs!

Ningen
Veterano
# jul/16
· votar


Iversonfr

Valeu! :)

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Não encaro como melhorar, mas como gravar por cima mesmo... Há algo gravado, e se refaz uma parte em estúdio...

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


Eu sempre encarei o overdub como gravações sobrepostas. Duas ou mais vozes no mesmo trecho. Geralmente fazem isso pra colocar oitavas acima ou abaixo... Ou dar mais peso.
Mas nunca vi como forma de correções de imperfeições já gravadas.

Ningen
Valeu, cara!! :)

Gaia0007
Obrigado. Na verdade, eu acabo sendo bem chato com a parte visual, mas ainda quero melhorar bastante. Talvez comprar uma câmera boa...

Fiz um outro que aparece o rosto, mas eu nunca fui muito bom em aparições públicas, rsrsrs..
É um lance blues em cima de Key To The Highway, com algumas firulas toscas... Mas tá valendo porque estou testando esse lance de produção de vídeos, edições...



Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jul/16 · Editado por: Ismah
· votar


Del-Rei

No caso ele quer dizer "gravar de novo em estúdio", no caso de captações ao vivo... E sobrepor coisas é o princípio do overdub, provavelmente é assim que tu grava com a banda...

Gaia0007
Veterano
# jul/16
· votar


Del-Rei
Moço, incrível!!! Parabéns.. Vou treinar mais gravações em vídeo.
Obs.: Precisei te seguir no Youtube.. rs


Ismah
Baita aula! Valeu! Agr entendi. Fiquei até chocada com essas correções em DVDs "ao vivo". =o

Mas não dá uma diferença perceptível? Por exemplo, o ambiente de gravação é diferente. Não é notável quando se sobrepõem? Tbm imagino que pra usar essa técnica deve ser preciso gravar desde o primeiro take do vídeo com metrônomo, né?!

Ningen
Veterano
# jul/16
· votar


Eita que tô desde ontem pelejando com uma câmera no meu quarto pra conseguir gravar alguma coisa aceitável rsrs. Testando ângulos (com a câmera pois o mic ainda nem mexi rs), luzes e etc. O trem não é fácil não xD.

marcelosz
Membro Novato
# jul/16
· votar


Del-Rei
Bem bacana... tá gravando com qual câmera / celular? Gostei especialmente da ambiência que você conseguiu com a iluminação... Alguma luz específica?

(PS.: fui seco num outro vídeo aí teu achando que era viola caipira....)

---

Eu tô entrando devagar nessa vibe de Youtube:


Preciso melhorar muito ainda principalmente em iluminação e execução (hahhaha). Impressionante que quando aperta o botãozinho REC bate o nervoso e aí já viu.
Outra coisa que é osso é a captação de vídeo em espaços pequenos. Se a lente da câmera não tiver um ângulo bom fica difícil, vc fica todo cortado. E uma coisa que não pretendo fazer é gravar vídeos tipo "Mula Sem Cabeça". Putz nada pior que vídeo de guitarrista/etc que não mostra o rosto , nem que seja numa parte do vídeo.

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


marcelosz
Cara, ficou bem legal!! Assisti pelo celular e a nitidez do vídeo me pareceu muito boa. Quais câmera usou? Na cena com o quadro aberto apareceu um pedaço da outra câmera. Isso foi intencional?

Eu usei meu celular, rsrs... Um LG G4. Já tentei com uma GoPro, mas o ângulo dela é MUITO aberto, aparece o quarto todo e ainda dá aquela arredondada nas bordas, tipo olho de peixe. Se eu fechar mais o ângulo, começa a granular muito a imagem porque eu gosto de deixar o ambiente um pouco escuro pra gravar.

Pra dar esse ar de "quente" (alaranjado/avermelhado) eu uso o Final Cut pra editar e dar uma mexida nas cores do vídeo. Ajusto um pouco do contraste e saturação também. A forma como sai da câmera não me agrada muito.

E uma coisa que não pretendo fazer é gravar vídeos tipo "Mula Sem Cabeça". Putz nada pior que vídeo de guitarrista/etc que não mostra o rosto , nem que seja numa parte do vídeo.

Hahahaha. Tipo esse meu, rsrsrs. Mas o meu foi intencional mesmo, rs.


Gaia0007
Poxa, obrigado. Estou tentando melhorar!
O que me frustra é que eu não sei cantar. Quando abro a boca... Putz. Que tristeza. Tenho que entrar numa aula de canto pra ontem... rsrs...

Um aceno de longe!!!

marcelosz
Membro Novato
# jul/16
· votar


Del-Rei
Cara, ficou bem legal!! Assisti pelo celular e a nitidez do vídeo me pareceu muito boa. Quais câmera usou? Na cena com o quadro aberto apareceu um pedaço da outra câmera. Isso foi intencional?
Valeu!! Usei uma Canon T3i no close-up e uma Sony Action Cam no aberto. O pedaço da outra camera foi sem querer, depois que tava tudo pronto que eu vi kkkk
Cara a câmera desse LG G4 é boa hein!

Pô... eu uso Final Cut também. Teve um outro vídeo meu que dei uma melhorada nas cores pós gravação também.
Abraço!

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


marcelosz
Cara a câmera desse LG G4 é boa hein!

Eu gosto bastante desse celular pela câmera. Um tempo atrás roubaram meu celular antigo... Então na hora de comprar outro eu me baseei somente pela câmera. Ele tem uma abertura de f/1.8 que faz imagens bem claras com baixa iluminação.

Às vezes ele dá umas travadas no sistema, mas ignoro isso porque no geral a câmera é legal, rsrs. No meu canal tem uns vídeos de shows que filmei com luminosidades baixas de palco, achei bem aceitável pra um celular. Triste nele é a bateria... Putz.

Mas de qualquer forma, é só um quebra galho por enquanto. Caso eu resolva engrenar mesmo nesse lance de filmagens, aí vejo se compro uma boa câmera.

Pô... eu uso Final Cut também. Teve um outro vídeo meu que dei uma melhorada nas cores pós gravação também.

Eu sempre acho fundamental dar um "tapa" de edição no vídeo. Seja no contraste, nas cores, no brilho... Mesmo sem adicionar filtros.


O pedaço da outra camera foi sem querer, depois que tava tudo pronto que eu vi kkkk

Cara, às vezes me estresso bem com esse lance de enquadramento da câmera. Por isso que nos primeiros vídeos (inclusive aquele meu sem cabeça, rs) eu usei a câmera frontal do celular porque dá pra ver exatamente o enquadramento durante a gravação.

No último que postei de corpo todo usei a câmera traseira e tive MUITO trabalho pra pegar o enquadramento... Testa, olha, testa, olha, testa olha... Sem falar que num dos takes sérios, a porra da câmera perdeu o foco no meio do vídeo... Tive que refazer. Puto da vida.... rsrs... Você já não deve ter tido esse problema, porque as suas câmeras devem ter visor móvel, né? Mão na roda!

Um aceno de longe!!!

marcelosz
Membro Novato
# jul/16
· votar


Del-Rei
No último que postei de corpo todo usei a câmera traseira e tive MUITO trabalho pra pegar o enquadramento... Testa, olha, testa, olha, testa olha... Sem falar que num dos takes sérios, a porra da câmera perdeu o foco no meio do vídeo... Tive que refazer. Puto da vida.... rsrs... Você já não deve ter tido esse problema, porque as suas câmeras devem ter visor móvel, né? Mão na roda!

Heheheh... Por isso mesmo que eu desisti de usar meu celular pra gravar! Apesar que só depois descobri que existem uns apps de iOS que permitem vc visualizar a camera do celular remotamente, inclusive enquanto grava. Aì vc pega e joga pra tela de um outro computador e usa como monitor..
Pra Android deve ter também, talvez isso possa ajudar vc.

sobrevivente
Veterano
# ago/16
· votar


Del-Rei
Belas dicas você apresenta aqui, show de bola.

Sem falar que num dos takes sérios, a porra da câmera perdeu o foco no meio do vídeo... Tive que refazer.
Quando eu fazia uns vídeos sem compromisso, com uma digital da canon bem antiga (que tinha visor na parte de trás da câmera) eu posicionava um espelho logo atrás da câmera, pra que eu pudesse ver se o enquadramento tava bom, e se o foco estava ok. Meio que na gambiarra mas dava pra fazer os esquemas, hehe.

Del-Rei
Veterano
# ago/16
· votar


sobrevivente
Fala, camarada!! :)

Cara, curiosamente já havia pensado no espelho, mas ainda não coloquei a ideia em prática porque estou tentando elaborar um suporte pro espelho, já que a câmera fica num tripé. Aí no último vídeo que fiz, fiquei um bom tempo enquadrando, mas acabei me estressando e usei a câmera frontal mesmo..... Aff....

Mas eu estava meio receoso desse lance do espelho, por achar que fosse ficar ruim de ver... Meio pequeno e escondido atrás da câmera... Mas se você já fez e funcionou, fico mais animado! Valeu! :)

Um aceno de longe!!!

sobrevivente
Veterano
# ago/16
· votar


Del-Rei
Faz uns testes aí, deve resolver tua vida. Falando em tripé, você usa algum pro teu smartphone? Eu comprei esse aqui do ebay, e rapaz, que mão na roda. O problema é que foi taxado e ficou um pouco caro, mas fazer o que.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Áudio + Vídeo: Para Youtube