Comprei a interface Focusrite Scarlett 2i2, mas não me informei antes e agora ?

Autor Mensagem
delaorden
Veterano
# mai/13 · Editado por: delaorden


Pessoal, fé, respeito e #vamoquevamo

Amigos, passei mais de um mês pesquisando a compra de uma boa interface (dentro do orçamento) e decidí pela Focustrite Scarlett 2i2. OK, beleza, esperei chegar, chegou, tirei da caixa, uma lindeza.... Aí fui e testei; liguei o mic (dinâmico) em uma das entradas (XLR) e toquei o pau com o violão acústico. Gravei por uns minutinhos com o meu DAW o Mixcraft 6.
Quando toco o play só vejo un canal e só ouço um lado....putz, endoidei !!! Será que stá com defeito ?........ Nada disso. Depois de pesquisar e queimar as pestanas no Google, descobrí que ele grava é mono mesmo. Se eu quiser gravar stereo tenho que colocar 2 micros, 1 em cada entrada ou um micro e uma guitarra ou violão ou baixo etc.... Imagina minha cara de imbecil !!!!
Bom, beleza, agora já foi. Vamos tratar de completar a M.... Eu tenho guitarra elétrica e tal, mas meu objetivo é voz e violão. Então para ter um "equipamento" bonzinho eu preciso; ou eletrificar o violão, ou colocar um piezzo nele ou captador, ou mais um microfone, sendo um para voz e outro para o violão..... O que seria melhor ? microfone ou captador para o violão ? ....muitas dúvidas !?!?!
Pessoal, neste site, um dos melhores da categoria , tem muita gente fera e tenho certeza que vocês me indicarão a melhor solução.

Obrigado amigos !

Edson Caetano
Veterano
# mai/13
· votar


delaorden
Uma coisa fácil e imediata é dobrar a pista e jogar no pan uma para cada lado, senti seu desespero, e acho que te ajudo, com calma vai dar certinho afinal é ótima a interface

delaorden
Veterano
# mai/13
· votar


Ola Edson Caetano...sim concordo, mas isso seria somente um paliativo. A gravação ainda seria mono. O que eu gostaria era de monitorar a gravação com meu headphone e ouvi-la em stereo e tal... para isso eu tenho que ter 2 fontes; o microfone e mais outra (são duas entradas) Essa outra poderia ser outro microfone, uma guitarra, baixo etc....Mas eu quero mesmo é voz e violão. Daí minha dúvida: comprar outro microfone e colocar os dois para gravar ? comprar um captador ? um piezzo ? (captador e piezzo gostaria de evitar)
Entendeu amigão..... e aí o que você acha ?

.omni
Veterano
# mai/13
· votar


delaorden
Cara, você tá confundindo as coisas.
Mono não significa que o som só vai sair de um lado.
Se o pan estiver no meio, o mesmo sinal vai sair pelos dois canais, mas eles serão exatamente iguais.

Se você tem um canal stereo com apenas um lado tocando, você tem duas opções: a certa, que seria splitar o canal em dois canais mono (seu DAW deve ter essa opção). Nesse caso você guardaria o canal que tem som e o outro você jogaria fora.
Ou então, você pode colocar os dois pans do canal no meio, mas isso não faz muito sentido porque você estará somando um canal vazio no meio.

Se você quer ter uma gravação realmente stereo, sua única opção obviamente é gravar dois canais *distintos*.

Quero deixar claro que seu "problema" é absolutamente normal, toda interface de som é assim, você não se informou mal sobre sua compra. Seu conceito de stereo e mono é que está errado.

Mono = uma fonte sonora
Stereo = duas fontes sonoras

Simples assim.

strinbergshredder
Veterano
# mai/13
· votar


delaorden
A propósito, vc comprou aqui no Brasil mesmo ou trouxe de fora??

Por quanto saiu a brincadeira, se vc não se importar em dizer..rsrs ?

El_Cabong
Veterano
# mai/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


delaorden
Uma dica.
Na minha Scarlett 2i2 eu faço as gravações de violão assim:

- 1º eu gravo o violão plugado no canal direito (sincronizado com um metrônomo ou uma bateria eletrônica).
- 2º eu gravo de novo o mesmo violão, procurando estar sincronizado, e ser o mais igual possível da 1º gravação, e jogo ele para o canal esquerdo.

Fica um efeito stereo muito legal !!!!
Se não me engano o nome disso é OVERDUB.
A maioria dos estúdios fazem isso em gravações de violão de aço.

waltercruz
Veterano
# mai/13
· votar


Como o omni falou, o sinal mono será sim ouvido dos dois lados.

Se vc quer um sinal realmente estéreo de um violão, provavelmente vc vai querer trabalhar com captação mid-side, agora, acredito que isso seria pouco necessário mesmo, dá pra vc se virar muito bem gravando o violão em um canal apenas :)

pOkiz
Veterano
# mai/13
· votar


delaorden

Cara, toda interface é assim ué, foi feita para ser assim... quando gravar 1 só canal é pra sair um som só ué, quando gravar 2 aí sim é estéreo e você pode dividir o PAN.

delaorden
Veterano
# mai/13
· votar


putz... pessoal, desculpem por não responder antes.......... Obrigado pela atenção e tal.

@Strinbergshredder de boa, me custou R$600,00 aprox... no mercado livre em 3x com juros, claro. A vista saia por R$500 e pouco. No Ebay você acha até por US$100,00 nova !!! .... .que absurdo ein ?

@.omni você está certo amigo, estava confundindo as coisas. Marinheiro de primeira viagem é assim...valeu !

@El_Cabong ... beleza, é isso que vou fazer

A todos meus sinceros agradecimentos e desculpem não ter acompanhado pois estav em outra cidade e tal. Abraços !

strinbergshredder
Veterano
# mai/13
· votar


delaorden
Valeu por responder amigão!!

Tô taradão nessa interface também, e por dica do El_Cabong também...

Eu vou ver se consigo de alguma forma o kit interface+mic+fone vindo de fora, se algum amigo meu trouxer e tal...

mfwitzel
Veterano
# jul/13
· votar


delaorden
Acho que isso é uma questão de definição.
TODO som original de instrumento é mono (com excecao de algumas poucas guitarras que te geram um som inicial ja estereo). Ao ouvir qualquer instrumento acustico vc só tem UM som...ou seja MONO...isso nao significa baixa qualidade. Fique do lado de um piano fritz dobbert e ouvira um som mono... e será maravilhoso!
Ao juntar/mixar varias fontes mono, pode-se agrupar e distribuir como quiser (pan/panorama), e o resultado final pode ter como exemplos mais comuns, 1 canal (mono), 2 canais (estereo), 6 canais (5.1 geralmente para filmes), 7 canais (5.2 geralmente para filmes). Mas lembrando, cada um destes resultados finais tem, geralmente, dezenas e dezenas de canais espalhados de acordo com a vontade de quem mixou.
No seu caso, tente gravar varios violoes, duplique em alguns canais com diferentes "pan", grave varias vozes...distribua tudo isso no pan gerando 2 canais (estereo) e vera que o som vai ficar gordo e bonito.
Mesmo se gravar 2 canais, um de voz e um de violao, voce poder espalhar a voz um pouco mais para um lado e o violao um pouco mais para outro, para dar a sensacao de estereo. Só tome cuidado para nao deixar isolado um em cada canal pois fica muito separado e MUITO esquisito para ouvir em fone de ouvido.
Espero ter ajudado
Marcelo

jumberto
Veterano
# jul/13
· votar


Bom galera eu estou com um probleminha também e acho que vocês podem me ajudar..
Eu estava com um computador e usava ele para gravação direto na placa onboard, ficava até que um som bem razoável pro que eu procurava, mas aí o computador ficou uma bosta e eu tive que trocar a placa mãe, agora quando vou tentar gravar, ele grava normal em estéreo mas o som só é gravado no lado esquerdo, o lado direito fica totalmente mudo, sem contar que a qualidade está péssima!
Pra resolver isso eu estou querendo comprar uma interface, mas esse problema de só sair do lado esquerdo vai continuar? tem algum jeito de resolver isso para gravar dos dois lados normalmente como eu fazia antes?

Desde já, obrigado.

mfwitzel
Veterano
# jul/13
· votar


jumberto
Primeiro precisa identificar se é um problema de configuração da gravação ou defeito de hardware.
Qual programa vc esta usando para gravar?
Sempre que se habilita um canal para gravar, deve-se escolher se a gravação ocorrera no canal 1, 2 ou ambos (stereo)..vc ja verificou isso?
Marcelo

paulocoutinho
Veterano
# ago/13
· votar


Pessoal, trouxe de Orlando essa Scarlet 2i2 e gravei umas guitarras... Fiquei impressionado com a diferença de uma placa profissional para a interface que usava; minha própria pedaleira. 44100 a 24bit para 96000 a 32bit, é muita diferença mesmo. Tudo fica bem nítido e mais presente. Quando gravei uma guitarra em cada canal mono, mas tocando a mesma coisa, ficou muito legal. Bem profissional mesmo. Abs a todos e felicidades.

strinbergshredder
Veterano
# ago/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


paulocoutinho
Cara, estou ávido, tarado atrás dessa interface...kkkkkkkkkkkkkk

se vc não se importar em responder, quanto voce pagou por ela lá, e foi taxado na volta??

Abraços!

paulocoutinho
Veterano
# ago/13
· votar


Olá pessoal!
Postei uma pequena gravação feita com a Scarlet 2i2, numa página do Palco Mp3.

Abs. a todos.

http://palcomp3.com/coutinho/

El_Cabong
Veterano
# ago/13
· votar


paulocoutinho
Depois em casa ouvirei o teu palcomp3.

Obs.: o novo CD da nossa banda estamos gravando ele TODO com a Focusrite Scarlett 2i2. Puxa vida !! Os vocais estão ficando super encorpados, e todo o resto também, ...
Quando estiver pronto vamos colocar 4 músicas (das 13 do CD) no palcomp3. A Focusrite Scarlett 2i2 tá sendo uma excelente ferramenta !!

strinbergshredder
Veterano
# ago/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


paulocoutinho
El_Cabong

Poxa gente, isso é maldade comigo!! O Cabong mesmo, já tá careca de saber que eu tô mais que tarado pra pegar essa interface, e só ficam me deixando sentir o cheirinho sem poder degustar...kkkkkkkkk

A propósito paulocoutinho, que som maneiro de vocês hein! E a qualidade da interface é realmente inegável!

Abraços!

Lord Target
Membro
# ago/13
· votar


Será que a Mbox 3 Mini é melhor? Curti muito essa Focusrite!!!

Lord Target
Membro
# ago/13
· votar


paulocoutinho

Muito bom o som de guita. Que prog. tá usando na Focus?

El_Cabong
Veterano
# ago/13
· votar


strinbergshredder
Como diria o Ciro Bottini ... Compra !! Compra !! Compra !!
kkk

strinbergshredder
Veterano
# ago/13
· votar


El_Cabong
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.....

a GAS já tá mais que ativada!!

fla3d
Veterano
# ago/13
· votar


Eu também trouxe uma dos EUA, mas peguei a 2i4 que vem com midi e é pouca coisa mais cara que a 2i2. Sem dúvida dá um salto de qualidade, estou bem impressionado com essa focusrite.

Lord Target
Membro
# ago/13
· votar


e ela veio com que plataforma de gravação? #fla3d

Lord Target
Membro
# ago/13 · Editado por: Lord Target
· votar


edited (2 uploads mesma msg)

strinbergshredder
Veterano
# set/13
· votar


A quem interessar adquirir essa interface, uma grande promoção da loja OrangeMix!

http://www.orangemix.com.br/focusrite-scarlett-2i2-interface-de-audio- portatil-usb.html

strinbergshredder
Veterano
# set/13 · Editado por: strinbergshredder
· votar


Post duplo

fla3d
Veterano
# set/13
· votar


Lord Target
Ela vem com o Ableton's Live Lite mas eu uso sempre o Reaper, nem cheguei a instalar o Ableton.

victormds
Membro Novato
# out/13
· votar


Fala, pessoal. Esse preço da orangemix ainda tá bom?

E alguém teria dicas de um microfone condensador pra acompanhar?

strinbergshredder
Veterano
# out/13
· votar


victormds
Cara, esse preço tá excelente, ainda mais se vc pagar no boleto!!

Já sobre o mic, deixo pra quem tem mais "culhão" a resposta...

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei a interface Focusrite Scarlett 2i2, mas não me informei antes e agora ?