Vocais totalmente sintetizados, o que vocês acham? (+ como melhorar este mix?)

    Autor Mensagem
    BrazilianBug
    Membro
    # mar/13 · Editado por: BrazilianBug


    Olá!

    Utilizo uma ferramenta chamada UTAU para produzir meus vocais, basicamente, é o um google tradutor que canta.
    O visual é um piano roll, onde você insere a melodia, e os fonemas.
    Não existe muito desenvolvimento na língua portuguesa (você vai encontrar muito material japonês, devido a simplicidade fonética da língua).
    Então deixo aqui um dos meus trabalhos com síntese fonética da língua portuguesa (produzi o banco de voz fonético, programei-o, etc):
    http://www.youtube.com/watch?v=WulXOVBNT_Q
    Gostaria que avaliassem a clareza, pronúncia, inteligibilidade...
    Lembrando, que não se deve confundir síntese fonética com manipulação de pitch, etc (como melodyne, auto-tune). São coisas completamente diferentes.

    Também gostaria de pedir a opinião, quanto a esse mixing (orignal):
    http://snd.sc/Y6NXjW

    Tenho tido muitas dúvidas de como fazer o pan da música, com a equalização também.
    Utilizo o mixcraft pra compor e mixar. Os vocais em inglês são produzidos pela ferramenta UTAU.

    Li bastante sobre como mixar, mas não consigo avançar nisso :T
    Ajuda?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrazilianBug

    Cara, não conhecia esse programa, nem entendi exatamente como ele funciona, porque na sua canção o português, apesar de mecânico e nitidamente artificial, possui, na maioria das palavras e frases a pronuncia correta ou bem próxima do correto.

    Contudo, no inglês, que nessa canção possui muito menos palavras, a pronuncia esta bastante estranha...explico:

    Ele soa como um estrangeiro falando português, mas sem cometer erros de pronúncia, apenas "sotaque". Mas no inglês, ele soa como um estrangeiro falando inglês, mas com erros de pronúncia e achei isso bastante curioso.

    Já o Esperanto, não conheço a pronúncia e sonorização.

    Desta feita, a clareza e inteligibilidade da canção, estão boas. Com relação a pronúncia, como disse soa como estrangeiros cantando em outra língua. E soa demasiadamente mecanizado.... o que não é exatamente um defeito, dependendo do tipo de música e proposta que se pretenda fazer.

    Mas, sem dúvida, se você colocar isso para um leigo ouvir ele irá dizer que é uma voz "com efeitos" ou algum "sintetizador de voz"........ou seja, não passa perto de soar natural.

    Não deixa de ser um programa interessante e que com certeza irá se sofisticar. Principalmente para quem é compositor e péssimo vocalista (meu caso), pelo menos fazer uma guia vocal, antes de passar para um vocalista real.

    BrazilianBug
    Membro
    # mar/13 · Editado por: BrazilianBug
    · votar


    Ah, obrigado por seu feedback cara! Mesmo!

    Com certeza você não está familiarizado com este tipo de síntese, os resultados obtidos em português com UTAU são muito controversos. Já que quem faz o desenvolvimento dos bancos de dados são sempre programadores e desenvolvedores independentes e tudo mais.. A fonética em si está correta, pode crer. O problema mesmo é a engine de sampler que o UTAU tem, que distorce várias vogais, por isso talvez ele pareça um estrangeiro falando português (pra vc q).

    O programa é muito amador, de fato, mas fazer algo assim já dá muito trabalho. Normalmente o que se consegue de início são sons bem mais mecânicos do que este que eu mostrei.
    Como isso http://www.youtube.com/watch?v=JEzOa1FwA2Y

    A pronúncia inglesa foi construída com uma base de dados em português, por isso o sotaque.
    Se quiser saber mais sobre o software e fazer suas tentativas, pode vir aqui:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/UTAU

    edit:
    No japão, bancos de vozes já tem próprios CDs comercializados. Que fazem um devido sucesso lá (vide Hatsune Miku)
    Vídeo preview de uma utau famosa por lá
    http://www.youtube.com/watch?v=dBvAg-zuMNM

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Bem interessante.
    Realmente o problema esta no sotaque.
    Mas não deixa de ser uma grande evolução, e pode ter múltiplos usos.

    Ótima iniciativa.
    A medida que evoluir mais e você fizer mais trabalhos pode postar aqui que será sempre bem recebido.

    Parabéns.

    Quanto a mixagem é uma arte.
    Também uso o Mixcraft e estamos sempre aprendendo.
    Mixagem é mistura, tem que se buscar o equilbrio entre os instrumentos e saber usar os efeitos.
    E a melhor escola é ir produzindo músicas e ir evoluindo aos poucos.
    É na prática que se aprende.
    Aqui no fórum tem vários tópicos a respeito.
    Pesquise principalmente sobre a literatura recomendada, que tem bons livros para acessar na internet.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Nessa área eu gosto desses líricos (Vocaloid):

    http://www.youtube.com/watch?v=jQ_9Oz0pPJY

    http://www.youtube.com/watch?v=Lf54AXu_Fo8

    BrazilianBug
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Nessa área eu gosto desses líricos (Vocaloid):


    Vocaloid é um software com o mesmo propósito, porém é produzido por companhias particulares. Bancos de vozes pra UTAU são desenvolvidos por usuários e programadores independentes, gravados com microfones de casa e programados visualmente. A coisa tem o mesmo propósito mas é bem diferente :>

    Obrigado a todos pelo feedback~
    Só esclarecendo a questão do sotaque:
    Talvez possa ser o meu sotaque, não tenho certeza, mas eu sou do sul, talvez seja esse o problema;;;

    waltercruz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    que doido esse utau. Desconhecia completamente. E olha, achei essa primeira composição, a do youtube, até simpática :)

    JJJ
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Já conhecia o vocaloid, mas esse tal de utau (rs) nunca tinha ouvido falar.

    Bom, vou dizer o que eu acho: cara isso é muito japonês demais, né não? Uhauhuahuhahaha! Não tô sacaneando, não, na boa, mas é bem a cara de coisa japonesa! E eu nem sei se é de lá mesmo... Mas parece!

    Sendo bem sincero (você pediu opiniões, espero que não fique chateado...) acho que uma música inteira com essa voz mecânica e sem emoção fica muito chato. Agora, como um efeito, aqui ou ali, aí pode ser um recurso bem interessante.

    makumbator

    O italiano dessa cara aí ta bem esquisito... rs

    BrazilianBug
    Membro
    # mar/13
    · votar


    a boa, mas é bem a cara de coisa japonesa! E eu nem sei se é de lá mesmo... Mas parece!

    É sim coisa de japonês. A língua japonesa tem uma simplicidade fonética inexplicável. O que torna a síntese fonética extremamente eficiente, diferente do português, onde temos mto consonant crash e várias vogais diferentes. No Japão eles fazem shows ao vivo:
    http://www.youtube.com/watch?v=DTXO7KGHtjI

    Tem CDS próprios:
    http://www.youtube.com/watch?v=6j7VwJ7sM_k

    E tudo mais :>
    Espero que um dia alguma empresa invista nisso no Brasil e os brasileiros aceitem bem essa tecnologia~
    É uma tecnologia TOTALMENTE experimental, portanto existem opiniões e opiniões né :> A maioria tende a não gostar mesmo, é normal. Mas no Brasil já existe uma pequena comunidade que usa os softwares e espero que cresça mais e mais~

    El_Cabong
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Falando em vocais sintetizados. No meu teclado Yamaha Motif XS7 tem um troço muito legal que é o vocoder.
    A voz fica tipo voz robotizada. aí a pessoa canta em qualquer nota sem precisar afinar, e pressiona a tecla do teclado em que deseja a afinação da voz. Pode até fazer duetos, trios ou até corais se a pessoa cantar no microfone e pressionar duas, três ou várias teclas respectivamente.

    Existem muitas músicas com Vocoder (desde os anos 70) como por exemplo o início da música Twilight da banda Electric Light Orquestra; o início da música Nightflight To Venus da banda Boney-M; o vocal da música Too Hot To Handle de Giorgio Moroder; ...

    waltercruz
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    eu piro num vocoder! :)

    Só por curiosidade, sabiam que uma das primeiras aplicações do vocoder era militar? Era o jeito de criptografar mensagens entre Estados Unidos e Inglaterra na primeira guerra.

    BrazilianBug
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Gente vocoder não tem nada a ver com isso. Isso é síntese fonética xD
    Vai muito mais além, porque além de afinar cada fonema ele também concatena ele com outros fonemas, o que exige muito mais do usuário.
    É quase um trabalho artesanal fazer vocais assim

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    BrazilianBug

    Acho que o pessoal sabe disso, mas é que os tópicos vão se transformando e a galera lembrou dos vocoders, mesmo ele não sendo o assunto original.

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    BrazilianBug
    Acho que já tinha ouvido falar no UTAU há muito tempo atrás, mas só por cima, não conheço. Na verdade tenho um pouco de familiaridade com a cena japonesa de VOCALOID (que pra quem não conhece, é ENORME), mas nunca usei o software.

    Achei impressionante o resultado, ainda mais considerando que você criou o banco sozinho. Comparado com o vocaloid tem alguns grandes defeitos (que não sei indicar, e nem sei se é mais relacionado à engine), mas acho que o resultado não deve muito pros vocaloids mais antigos. Aliás, por motivos óbvios, achei bem melhor do que umas tentativas de usar as vocaloids com bancos japoneses (tipo a Miku), pra cantar músicas brasileiras.

    Acho que o seu intuito era comentar sobre o banco que você criou, mas perdoe a franqueza, a única coisa é que não aguentei escutar a música até o final.

    De resto, parabéns pelo trabalho com o UTAU e boa sorte!

    EDIT: Eita... Depois de escrever tudo é que eu vi que o tópico é do ano passado... aauhauhauahu!

    makumbator
    Essa Ave Maria com a Prima ficou muito boa, me impressionou também!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocais totalmente sintetizados, o que vocês acham? (+ como melhorar este mix?)