Equipamento bom para gravação de violão - EG523

Autor Mensagem
Tiagodb
Membro
# jan/13


Boa tarde. Desculpe se estou perguntando no lugar errado, mas nas pesquisas, não achei o que eu queria.

Adquiri um TAKAMINE EG523 KOREANO, ótimo violão na minha opinião. O que vocês acham dele?

Eu gostaria de fazer gravações com uma boa qualidade. Estou com equipamentos simples aqui. Uma mesa de som da Behringer ( já ouvi dizer que não é boa para violão ) e com um SM57 da Shure. A qualidade da gração é bastante superior do que eu fazia com o Tagima Dallas, mas ainda não é o que eu gostaria de ter. Gastei quase 3 mil reais no violão e gostaria que ele suprisse o que eu desejo.

Alguma dica de microfone ou mesas de som? Ou até mesma placas de som externas?

Como estou usando uma mesa, possuo apenas uma plaquinha de som simples que veio com meu controlador midi ( UCA222 se não me engano ).

Obrigado à todos.

El_Cabong
Veterano
# jan/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Gravações ?? Esquece a mesa de som e esta plaquinha de 16bits !! Use uma interface de audio de 24bits.

Eu tenho esta interface de audio do vídeo abaixo, que é muito boa para gravações em geral (inclusive violões)
www.youtube.com/embed/5sSBwkzdAU4?autoplay=1&iframe=true&width=640&hei ght=360

Esta gravação é com violão plugado. Acho que é a melhor maneira de se gravar em casa, a não ser que tu tenhas em casa uma boa cabine de isolamento e tratamento acústico e um bom microfone condenser profissional.
Obs.: Estes dias assisti um vídeo de uma gravação de violão com um Microfone Condenser profissional
Rode NT1000 (+/- R$ 1250). Muuuito bom !!!

MMI
Veterano
# jan/13 · Editado por: MMI
· votar


Tiagodb

Apesar de eu não ser um fã dos Takas de baixo/médio custo, é o seguinte...

O SM57 não é um mic muito legal para violão (nem nenhum dinâmico). É melhor usar condensadores, uma boa opção são condensadores de cápsula pequena. Os de diafragma grande também servem, em conjunto com um de diafragma pequeno fica show, especialmente num jumbo desses. Para isso você precisa de uma interface com phantom power...

Porém, estou vendo que você está interessado em gravações caseiras. Não é simples lidar com condensadores bem sensíveis em casa, sem tratamento. Eu sugiro usar em linha, pode ser com um pedal Fishman Aura ou o equivalente da Boss, o AD-8. Com isso e eventualmente alguns bons plugins numa DAW você faz um som muito bom, talvez melhor do que com condensadores em casa. Mas precisa de uma interface, esquece mesas. Apesar de ter uns mics Neumann, condensadores grandes e pequenos, em casa o Fishman é o equipamento principal. No seu quarto, invista em gravação em linha...

Tiagodb
Membro
# jan/13
· votar


El_Cabong
MMI

Muito obrigado! Irei à um estúdio assim que possível apenas para ter certeza de que o problema é nos meus equipamentos e não no violão ... Obrigado novamente.

Tiagodb
Membro
# jan/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


Se não for pedir muito, acham que esta plaquinha me ajuda para gravações boas de violão? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455656674-interface-de-audio-fc a202-behringer-fireware-2-canais-24bits-_JM

ou essa ...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-453529449-scarlett-2i2-interfac e-de-audio-usb-focusrite-2-in-2-out-_JM

Dita pelo vosso amigo acima.

Obrigado

El_Cabong
Veterano
# jan/13
· votar


Tiagodb
Para você usar esta FCA202 o teu computador teria que ter uma porta Firewire. A maioria dos computadores e notebooks não tem esta porta.
Já a Scarlet 2i2 é USB2.0, que a maioria dos notebooks tem.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Tiagodb

O pessoal do fórum tem gostado da Scarlett. Acho melhor, um bom caminho.

Tiagodb
Membro
# jan/13
· votar


Obrigado El_Cabong e MMI.

Eu não estou muito por dentro de como é a gravação e tudo mais. Meu negócio é produzir no FL Studio, VSTs e tudo mais. Agora como este novo violão, pretendo fazer gravações e, novamente. obrigado.

alexdiffer
Veterano
# jan/13
· votar


Tiagodb
Presonus AudioBox USB 2.0 + Behringer C1

Conjunto melhor custo benefício, e gravar com condenser em casa não é tão impraticável assim.

Tiagodb
Membro
# jan/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


alexdiffer

Pois é nobre amigo. Eu gostei da opinião dos outros dois rapazes acima e, acho que irei comprar o tal " Scarlet 2i2 ", porém, o microfone não sei qual. Alguma dica ?

Obrigado.

El_Cabong
Veterano
# jan/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Tiagodb
... o microfone não sei qual. Alguma dica ?

Um microfone que eu estou de olho quando surgir uma graninha é o Rode NT1000. (custa +/- R$ 1250) mas acho que vale a pena cada centavo !!
Aí eu vou ficar com uma duplinha muito boa no meu home-studio:

Interface Focusrite Scarlett 2i2 + Microfone Rode NT1000

Obs.: Se tu não tiveres toda esta grana (R$ 1250) você pode pegar um mais barato, mas não tão bom quanto né ??!!! O AKG Perception 220 (R$ 600)

alexdiffer
Veterano
# jan/13
· votar


Tiagodb
A Presonus e a Scarlett são meio que concorrentes diretas....

Eu indiquei a presonus pq eu tenho uma e não acharia justo te indicar um produto que eu não testei...

O microfone C1 da Behringer eu também tenho e no ebay você consegue ele com um valor bem acessivel.

El_Cabong
Veterano
# jan/13
· votar


alexdiffer
A Presonus Audiobox e a Focusrite Scarlet 2i2 são duas boas interfaces !!

Raphael F. Silva
Veterano
# jan/13
· votar


Com certeza, como metade da galera aqui disse, você vai precisar de uma interface.

Pra gravar violão nada como um bom condensador ( pelo menos honesto).
A gravação será caseira, então apenas atente por utilizar um cômodo silencioso da sua casa! Não se preocupe com tratamento acústico agora!

Consigo resultados bacanas com uma Toneport UX2, da Line6 e um Mic. Behringer C1. Não é perfeito, mas funciona.
Pra ficar mais legal ainda, grave simultâneamente o Microfone e a linha. Abra no Pan, costuma dar um efeito legal!


Dá uma sacada nesse vídeo, tem umas dicas legais pra posicionamento do microfone, etc.




Um abraço!

Tiagodb
Membro
# jan/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


El_Cabong alexdiffer Raphael F. Silva MMI

Obrigado à todos vocês. Minha idéia principal não é fazer produção de bandas e tudo mais. Eu sou produtor de música eletronica, e pra variar, gostaria de por um som BOM de violão. Fui pra um estúdio hoje e gravei com o mesmo EG523 que uso aqui em casa e, não dá nem pra dizer é o que o mesmo violão. Falei com o rapaz do estúdio e tudo mais, me deu dicas. A gente gravou com um C1 e uma simples Fast Track da M AUDIO. O som ficou 200% mais bonito que aqui. Agora, a Scarlet 2i2 é muito superior a Fast Track? Meu pai tem uma empresa de sonorizações há 34 anos, eventos, bandas, festas em geral e gosta muito dos microfones da Shure. Existe algum que poderia me dar um bom som?
Por enquanto vou tenque ficar com essa plaquinha de som UCA22 mas, será que com ela e uma mesa simples ( mas completa ) da Behringer eu tiro um som bom? Obrigado á todos.

_______________

ADICIONAL

Pessoal, amanhã pretendo pegar uma FAST TRACK M AUDIO de um amigo e hoje peguei um SHURE PG81. Sabem me dizer se é uma boa combinação?

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Tiagodb

Pois é, agora faz mais sentido, você quer fazer uso disso para gravações profissionais. É bom fazer bem feito, já que uma gravação dessas pode ser seu cartão de visitas, certo?

É um pouco melhor você optar por um condensador de diafragma pequeno, como falei. O Behringer C1 ou C2 não são tops, são modelos para quem procura baixo preço, mas você já acho interessante. Confesso que tenho receio com a marca, o controle de qualidade não é isso tudo, então você pode dar sorte de pegar um ótimo ou pegar um que vai pipocar.

De qualquer forma, tinha lhe falado para preferir um microfone condensador de diafragma pequeno, a curva plana e com certo realce de agudos cai melhor para o violão (quero dizer que o Behringer C2 seria até preferível). Vai nos sites dos fabricantes, eles tem indicações, por exemplo, no da Shure eles indicam o PG81 (não é caro), para não dizer que estou falando bobagem. Procure por um mic condensador de diafragma pequeno padrão cardióide. Mas já gravei até com Shure SM27 (diafragma grande), é outro mic barato e posicionando bem, dá para fazer algo, ficando dentro dessa marca. Eu não acho nada demais os mics dessa marca, a não ser para som ao vivo, o SM57 e 58 são campeões, mas estúdio é diferente.

Ainda acho que para gravar em casa, sem uma sala tratada, é melhor investir em gravação em linha... Ao menos usar 2 canais como o colega disse, linha+mic, sendo a linha a principal.

Quanto a interface, tem vários modelos Fast Track. Mas o equivalente da Scarlett 2i2 também dá conta do recado. Não espere resultados profissionais, elas tem um pré simples, assim como conversores simples também, mas dá para muita coisa já. Dessas interfaces simples, mas com conversores e prés melhores, tem a RME babyface e as da Apogee (Duet2 ou Quartet), já dá para beira equipamento mais profissional, mas você terá problema de acústica ao gravar com microfone.

Por enquanto vou tenque ficar com essa plaquinha de som UCA22 mas, será que com ela e uma mesa simples ( mas completa ) da Behringer eu tiro um som bom?

Poxa, essa resposta só você pode dar. Depende do que você chama de "som bom". Como eu disse, cuidado com isso porque se é sua profissão, é necessário ser exigente, mas é com você.

Tiagodb
Membro
# jan/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


MMI

No link que estou disponibilizando aqui, está as duas gravações que fiz bem simples. A SEGUNDA foi feita no estudio com um C1 e desculpe, não sei qual interface mas parece ser boa. A primeira fiz com um SHURE PG81 com a placa UCA222 e uma mesa BEHRINGER.

Qual você gostou mais? Eu queria muito ter pelomenos o som do segundo ...

Comparação de sons

El_Cabong
Veterano
# jan/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Tiagodb
Agora, a Scarlet 2i2 é muito superior a Fast Track?

Na minha opinião é superior !!!
É aquela coisa !! Depende de quanto você quer pagar por uma interface e qual a qualidade que tu estás procurando.
Tem de todos os sabores !!!

- Tem as mais simples: Yamaha Steinberg Ci1, Roland Duo Capture, M-Audio Fast Track II, ...

- Tem umas um pouquinho melhores: Tascam 144Mkii, M-Audio Fast Track Pro, ...

- Tem umas melhores ainda: Presonus Audiobox; Focusrite Scarlett 2i2, ...

- E depois tem as Tops: RME Babyface, Apoguee, Digidesign Mbox, ...

Tiagodb
Membro
# jan/13
· votar


El_Cabong MMI Raphael F. Silva El_Cabong alexdiffer

Amigos, amanhã darei um UP no post. Quero pegar a FAST TRACK PRO e fazer alguns testes...

Obrigado à todos!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb

Eu ouvi aqui e achei que a segunda de fato está com um som melhor, mais aberto. Mas achei ambas com som magrinho, faltando grave de um instrumento jumbo. Difícil essa comparação, as técnicas de gravação provavelmente são diferentes, a acústica com certeza é diferente...

A Fast Track Pro e o PG81 vão fazer uma combinação interessante. Eu achei uma gravação-teste minha com meu jumbo, feita totalmente em linha com o Fishman Aura que lhe falei, feita em casa.

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


MMI

Muito bom o seu som. Gostei.

Como eu dssei, vou tentar pegar a FAST TRACK PRO hoje e trago à vocês um áudio feito nela. Eu, SINCERAMENTE, não acredito que o som irá mudar muito, mas, espero que mude. Forte abraço.

Tiagodb
Membro
# fev/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


Oh beleza ... passou o dia e não fui buscar a FAST TRACK!

El_Cabong
Veterano
# fev/13
· votar


Há uns dias atrás eu fiz esta gravação abaixo com o meu violão Fox plugado na interface Scarlett 2i2. Este meu violão é flat (sem caixa de ressonancia) portanto só posso usá-lo plugado (desplugado não tem som nenhum para microfonar).

Me desculpem,pois não é nenhuma música !! É só uns barulhos que eu fiz no violão para testar !!!

www.4shared.com/mp3/HcSBKCVx/Violo-Fox-Teste.html

DADOS DA GRAVAÇÃO:
Usei um violão de aço flat da FOX modelo: Rio V3 que tem captação Shadow e está com cordas 0.11. Ele foi plugado na entrada de uma interface Focusrite modelo: Scarlett 2i2, e esta interface ligada via USB num notebook com o programa de gravação Sound forge 8.0.

Tiagodb
Membro
# fev/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


El_Cabong

Bacana o som que você fez, mas, eu achei o som um pouco " triste ". Eu preciso de algo vivo.


AQUI deixo uma gravação bem simples, com a mesma sequencia de acordes lá do primeiro áudio, porém, gravado com cabo e uns 10% do PG81.
O som até daria pra usar, mas não é o que procuro.

Infelizmente ainda estou sem a FAST TRACK. Quero saber o mais rápido possível se ela realmente irá mudar algo no som ... Espero que sim, mas acredito que não hehe.

Abraço.

El_Cabong
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
Bacana o som que você fez, mas, eu achei o som um pouco " triste ".

Pois é !! As minhas músicas são um pouco tristes mesmo !!
Mas aquilo alí nem foi um som! Só foi uns acordes e uns barulhinhos. Só pra mostrar o timbre que eu consigo tirar nas minhas gravações de violão.

Eu não consigo timbre de violão microfonado, pois eu só tenho a opção de violão plugado, por ele ser um violão flat.

O que você achou do timbre do violão desta minha gravação ??
Toda a crítica é bem vinda pois nos ajuda a melhorar !!
______________________________________

Eu achei o timbre do violão desta tua última gravação melhor que da primeira !!!

Tiagodb
Membro
# fev/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


El_Cabong

Então, eu achei o timbre do seu instrumento bem legal, limpo, apesar de estar bastante agudo.

Em relação ao meu áudio, AQUI você pode ouvir a comparação entre as qualidades. O primeiro foi gravado no estúdio, com o C1 e uma interface que não sei te dizer o modelo e o segundo foi gravado aqui mesmo, em casa, com uma mesa da Behringer e violão plugado.

Pra ser bem realista, eu não achei nenhum BOM, mas, o primeiro é o que eu queria.

Você pode me dizer se existe alguma chance da qualidade ficar melhor ou parecida com o primeiro violão do áudio apenas com uma boa interface? [ boa não digo, mas é uma interface mediana, como a Fastrack ou a Scarlett 2i2 ]

Outra coisinha ... existe muita diferença do 16 pro 24bits?

Obrigado.

________________________________________

ADICIONAL

Amigo, achei aqui no fórum este link aqui com dois testes de um usuário.

LINK

Eu gostei bastante do primeiro som, e, acredito que com um EG523 eu faça o mesmo ou melhor, não?

Obrigado!

El_Cabong
Veterano
# fev/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Tiagodb
Outra coisinha ... existe muita diferença do 16 pro 24bits?

MUITA !!!!!

Em 24 bits a tua gravação fica com uma excelente resolução mesmo nos sons de volume bem baixo, aí se depois tu precisares aumentá-los na mixagem, normaliza-los, ... tudo fica perfeito.
E com isso, em 24bits tu também podes gravar com volume mais baixo, se distanciando mais do 0dB, pois quanto mais perto a gravação fica do 0dB mais distorção acontece (depois da gravação feita, é só normalizar).

Em 16 bits tu fica com uma faixa de dinâmica menor, e com uma baixa resolução para os sons de pouco volume nas gravações, e isso te obriga a ficar com gravações bem mais próximas do 0dB.

Ninguém aconselha trabalhar com gravações em estúdio com 16bits !!

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


El_Cabong
MMI
Raphael F. Silva
alexdiffer

Amigos, fui pegar a FAST TRACK, porém. não a PRO. É uma bem mais simples " Fast Track Guitar \ Mic ". Pra gravar com cabo, OK, estou conseguindo. Agora, com microfone, não estou tendo sucesso. O som não entra.

Alguém pode ajudar?

Obrigado

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb

A pergunta que não quer calar... Você ligou o phantom power?

Tiagodb
Membro
# fev/13 · Editado por: Tiagodb
· votar


MMI

Na plaquinha não tem phantom, como eu disse ... é simples. Estou usando um PG81 e ao colocar pilha, ele não necessita de phantom.

* Liguei a mesa de som com o phantom power desligado e funcionou perfeitamente, por causa da pilha.

FOTO DA INTERFACE

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento bom para gravação de violão - EG523