Equipamento bom para gravação de violão - EG523

Autor Mensagem
.omni
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
Mas te garanto que é algo de médio à alto nível

Olha, duvido.

E não, o problema não é o seu violão.

Você quer fazer gravações legais com ele em casa? Me diga qual equipamento você tem e qual DAW você usa.

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


.omni

Bom, neste exato momento tenho:

FAST TRACK USB ( aquela bem simples )
TAKAMINE EG523
MICROFONE SM57 e MS58

Apenas. Pra ser sincero com você nem sei o que é DAW ... Abraço. Agradeço se puder me ajudar.

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


.omni
Seria o software? Se sim, uso o SoundForge mesmo. Tentei usar o Pro Tools mas ele não sai e nem capta som ... um inferno.

brunowebguitar
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
DAW é o software que você usa pra gravar.

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


brunowebguitar

Obrigado ... suspeitei desde o princípio.

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
Ok!
Então, você tem um ótimo violão e ele tem uma saída pré amplificada.

O que você tem que fazer é gravar o violão tanto com o SM57 como usando a saída de linha dele.

Dá pra gravar dois canais nessa sua interface? Se não me engano ela tem um pré e uma entrada para instrumentos, né?
Você captando as duas fontes, tem mais opções pra somar as duas e conseguir um tamanho maior e uma distribuição stereo melhor (você pode botar cada um um pouquinho pro lado na panorâmica).

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


.omni

O pré dele é bom, porém, eu queria um som menos artificial. Você sabe me dizer algum microfone até uns 600 reais que fique bom com uma Scarlett 2i2 ?

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
Eu sei que o som do linha não é muito bom, mas dá pra equalizar ele e chegar num resultado aceitável.

Vou gravar um negócio aqui rapididinho.

.omni
Veterano
# fev/13 · Editado por: .omni
· votar


http://tinyurl.com/awh6lqb

Escuta aí e me diz o que você acha do som.
Abstraia o som do ar condicionado, eu não quis desligar porque hoje está muito calor e tenho pena do computador. Hahah

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


.omni

Quem dera eu gravar com essa qualidade ...

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
Isso é um sm57 e o captador de um violão Eagle EG680.

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


.omni

Usou qual software e interface?

.omni
Veterano
# fev/13 · Editado por: .omni
· votar


Tiagodb
Pro Tools X, RME Fireface 400
Mas independente do meu equipamento, dá pra fazer isso com a sua Fast Track, e sem ruído de ar-condicionado.
Se você achou a gravação boa, sugiro que você não gaste dinheiro com outro microfone ainda. Dá pra aprender a tirar um som melhor do 57. Mais pra frente, um condensador de cápsula pequena iria melhorar consideravelmente as coisas também, mas o microfone é só uma ferramenta, tem que explorar mais as possibilidades.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

Não é que eu consegui ouvir você tocando? E gostei, hein? kkkk

Agora a gravação dá para melhorar muito... ;-)

Abç

.omni
Veterano
# fev/13 · Editado por: .omni
· votar


MMI
Tocando mal!
Eu não gravo nada aqui, só mixo, não tenho nem pedestais de microfone. Eu fiz isso aí só pra provar um ponto pra ele de que ele não precisa de um monte de coisas novas pra fazer um som que vai ficar satisfeito.

Então pra não queimar meu filme com essa gravação, gravei o mesmo teminha agora com dois mics mais de verdade (porém completamente diferentes). Não tenho um par e nem é o que eu usaria numa situação ideal (estúdio), mas com o que eu tenho de gambiarra aqui no momento é o que dá pra fazer.

http://tinyurl.com/abamr47

Tá pra sair um disco que eu gravei todos os violões com um par de KM e um R44. Um dia eu posto aqui. :)

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

Beeem melhor! E toca bem sim, parabéns.

Mas agora a chuva de dúvidas...
Quais mics?
O que você faz com esses mics em casa sem pedestais? Que gambiarra é essa, como gravou isso? rs
Quando sair esse CD, manda por MP, por favor... :)

Abç

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Um KM100 e um shotgun (416). O KM eu deixei na pontinha da mesa num tripézinho de câmera de mesa, o shotgun eu botei num pseudo pedestal que é um cotoco de 40cm, tive que botar ele em cima de uma caixa pra ficar numa altura aceitável, haha.
Mesmo assim, é difícil botar numa posição boa.
Eu não uso os mics em casa, são pra som direto de cinema, nada a ver com música.
E dessa vez eu desliguei o ar condicionado! Haha

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

Eu poderia arriscar um monte de mics, mas esses eu nunca iria acertar... rs

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Hahaha, isso é bom ou ruim?

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


Tiagodb
Então, posso te dar uma sugestão?
Pega algum software multiparta direito, o soundforge era um programa legal pra masterizacão e tal mas ele tá meio desatualizado... O Reaper tem um monte de gente aqui nesse forum que usa e gosta muito, e é de graça. Com ele dá pra mexer mais com os dois canais (microfone e linha) que você tem.
Abraço

Tiagodb
Membro
# fev/13
· votar


.omni

Eu produzo música eletronica usando o FL ESTUDIO, mas não tive sucesso em gravar com ele ...

Eu queria mesmo era usar o Pro Tools. Vou ver se acho o 7.1, bem simples, para Windows. Estou usando o 10 HD e não consigo fazer ele sair som ... um caos.

Obrigado pela dica.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

Hahaha, isso é bom ou ruim?

Excelente! Acho que mostrou ao colega que dá para usar mics diferentes. Eu mesmo nunca pensei em usar esses mics num violão. rs

.omni
Veterano
# fev/13 · Editado por: .omni
· votar


Tiagodb
Como assim você tem o 10 HD? Tenha em mente que o Pro Tools HD é uma versão que custa na casa dos 4 dígitos em dólar e acompanha uma interface de som mais cara ainda. Você tem a versão 10? Mas você comprou ela? Se você tem esse programa não faz o menor sentido usar o FL Studio e o SoundForge que são programas que ficaram no tempo um pouco.

MMI
Eu usei porque são as únicas opções que fazem algum sentido com o que eu tenho em casa. Mas o KM é um excelente mic pra usar em par no violão, você não tinha um par de 184? Ou viajei?
O shotgun eu não usaria normalmente, mas como é um mic bom com uma resposta mais durinha eu botei como low, na falta de microfone mais apropriado.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

você não tinha um par de 184? Ou viajei?

Tenho sim. Aqui em casa ainda tenho um TLM103, um SM57 e um AKG D770. Me servem bem...

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Boa! :)
Eu nunca investi muito em microfones porque nunca gravo nada em casa, mas estou pretendendo me mudar do Brasil e quero manter meu home studio online. Aí como não vou mais ter a mordomia do estúdio onde eu gravo (e onde estou nesse exato momento), esse TLM103 me parece uma ótima opção pra começar a brincadeira. :)

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

É sim... Nem preciso dizer porque acho que você o conhece melhor que eu até. Mas gosto dele, baita mic.

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Não tenho nenhuma experiência com ele!
Mas tem a mesma cápsula do 87 e imagino que o som seja na mesma onda. Quero experimentar um algum dia, aposto que vou gostar.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

Quero experimentar um algum dia, aposto que vou gostar.

Agora você me surpreendeu! Mas alguma coisa me diz que vai gostar sim... hehehehe

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Te surpreendi por quê?

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


.omni

Porque não tem experiência com o TLM103. kkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Equipamento bom para gravação de violão - EG523