Engenharia de Áudio

Autor Mensagem
rock_simpsom
Veterano
# jan/13 · Editado por: rock_simpsom
· votar


Esses produtores que vc citou por exemplo lisciel, que diz que nao é possivel fazer equipamentos de audio porque o custo é caro o equipamento não funciona como deve, e porque ninguem pagaria o preço que vale, porque ele nao daria assinstencia, pra mim o cara que diz isso não é engenheiro mesmo, tem um video que eu assisti de um compressor que ele fez, ele disse que calcular um circuito completo é ingenuidade, diz ele no video que calculou o filtro e tal, viu que tinha uma resistencia ali e entçao sabendo o valor em seria e tal chegou em um resultado pro filtro, e colocou um potenciometro ali porque o circuito da uniersal audio usava ssim, mas o resto então é o que cópia???????

Não sei como pode ter tanta gente que acha que o Lisciel é Deus do áudio, puta que pario, olhem m os primeiros videos dele de uns 2 anos atraz, se entraga em varios momentos e trechos dos videos, a inteção é boa mas falta mt conhecimento pra criar um cruso de áudio e eletrnonica, alem da concepção furada dele sobre produção e audio e eletronica.

Pior que é verdade isso ai, nesse vídeo de compressor que ele fez, ou melhor pegou um pdf de um trabalho de faculdade de uma universidade dos gringo e modificou, (eu tinha esse pdf) nao tenho mais, mas era só olha o pdf escurando o video que é bem facil de entender o q eu to falando.

Inclusive a parte que ele fala que não vale a pena fazer equipamentos de audio e outras coisas que nao me lembro agora, tudo estava escrito igual no pdf, vou procurar aqui se eu achar denovo eu posto pra vcs.

Tenho um amigo que fez esse curso e se nao me engano o cara pagou uns 1500 pau a vista, hauhushuahhuahuha, ele tava em duvida entre o curso e um amplificador valvuldo handmade, depois de uns dias ele veio falar pra mim que tava indignado com o lisciel e tal, e ficou sem o ampli...

.omni
Veterano
# jan/13 · Editado por: .omni
· votar


Quando ele diz que "não vale a pena" fazer um, o que ele quer dizer?

Eu tenho uma excelente experiência com dois compressores valvulados handmade que tiveram as peças escolhidas a dedo.
Especialmente um em específico, ele é usado praticamente todos os dias e eu tenho uma relação de amor com ele.
Eu acho que todo mundo que saca de eletrônica e gosta de gravar deveria correr atrás de um bom esquema de pré pra fazer. O problema é que as peças são caras, mas é uma conquista de um equipamento discreto e classe A por muito menos de comprar um pré arrancado de uma mesa vintage dentro de um rack com dois jacks XLR por 4 mil Dólares.

Aqui vende um monte de peças legais.

E eu não conheço os videos desse cara, mas ele me parece ser um cara da gambiarra, bem intencionado, porém com pouca prática além disso.
Mas se ele faz o que gosta, já é ponto pra ele.

rock_simpsom
Veterano
# jan/13
· votar


Quando ele diz que "não vale a pena" fazer um, o que ele quer dizer?

Acho quer ele tá querendo exclusividade no ramo e tb desmotivar quem está nessa batalha como eu, por isso me indigno tanto com isso, ninguem tem o direito de falar isso, pra mim é um limitado é um em busca do sonho americano nas custas dos ingênuos.
.
Primeiro vem com aquela historia de ajudar as pessoas e tal, bom samaritano, dizendo que nao tem medo de ensinar o que sabe porque todo dia é um aprendizado novo pra ele, mas é só entrar lá no formspring dele, eu nem me arrisco mas tem gente peituda, que pergunta coisas pra ele e ele só debocha e tira sarro de todo mundo, ofendendo as pessoas, mandando todo mundo toma no cú e tal... ele devia fazer um programa de comédia ia ser melhor.

Voltando o assunto dos valvulados, hj eu mostrava a diferença de uma saturação valvulada simples com uma 12AX7e uma transistorada pro meu irmão, ou melhor escutar a diferença, por mais simples que seja o pre ou o pedal, se bem montado e bem projetado, nada bate a válvula, a não ser se for gravar um violão, onde eu ja gravei com valvulado e trasistorado e achei bem melhor no transistorado, só nao me pergunte porque pq eu ainda nao entendi tb, mas que achei melhor achei...

Um compressor então, nossa incrivel diferença bem notada!!!!

Os componentes (capacitores de sei lá quase 10 dolares), a fonte bem projetada (filtro riple retificação choque de filtro) e as vávulas bem garimpadas e testadas, "equalizadas", escolhidas a dedo, nao aquelas chinesas vagabas, tb tem o transformador com as tensões corretas pro projeto e a forma que foi enrrolados, é um trabalho gigantesco pra um pequeno projetinho de pré por exemplo...

Mas bem melhor que os bheringer com certeza, mas nada impede uma pessoa de fazer isso pra vender.

Legal esse site vo faze umas comprinhas lá com certeza.. abs valeu!

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


rock_simpsom
por mais simples que seja o pre ou o pedal, se bem montado e bem projetado, nada bate a válvula

Olha, eu discordo. Válvulas são legais pra amplificadores, alguns compressores e microfones.
Mas os melhores prés de microfone pra mim são transistorizados. Eu compraria uns 10 pares de prés diferentes antes de comprar qualquer um valvulado.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


.omni
Olha, eu discordo. Válvulas são legais pra amplificadores, alguns compressores e microfones.

É. E em termos de amplificador de baixo eu acabo sempre preferindo transistorizado a um valvulado (e olha que eu gosto de valvulado na guitarra). Sem contar que é melhor ter várias opções à disposição (seja valvulado ou transistorizado).

.omni
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Verdade, eu devia ter dito amplificadores de guitarra.

brunowebguitar
Veterano
# fev/13
· votar


.omni
Quando ele diz que "não vale a pena" fazer um, o que ele quer dizer?
Quando ele diz isso, ele diz no sentido de fazer para terceiros, não para você mesmo.
Fazer para vender realmente não vale a pena, é muito trabalho, ninguém quer pagar o preço que você acha justo pelo trabalho que deu, e tem que oferecer suporte de pós venda, tem que dar garantia...
Se for pra você mesmo usar, vale muito a pena sim, você tem um equipamento top, com peças selecionadas, por um preço infinitamente menor que qualquer aparelho que tenha no mercado...

rock_simpsom
Veterano
# fev/13 · Editado por: rock_simpsom
· votar


.omni
no caso que falei eu quis dizer sobre saturação, amp distorção, eu tb prefiro um neve trasit pra mic. é perfeito.

brunowebguitar

claro que vale, se alguem nao quer pagar, ai o o problema é dele que nao quer pagar, vai ficar sem equipamento bom e pela metado do preço porque é , o problema nao é isso o maior problema é a cabeça manipulada das pessoas, mesa boogie é bom, peavy 5150 é bom, os que esse cara faz nao sei, nem escutei mas o mesa boogie deve ser melhor.

é por ai, por isso o brasil ta desse jeito, e por isso que a meteoro e a gianini são tão mal falados por ai, claro por culpa deles mesmos, que baratearam tudo priorizando os custos e nao o som de qualidade, nao valorizaram os proprios produtos.

Eu pagaria num amp handmade uns 8.000, se a qualidade fosse ótima, perfeita etc... nao tenho pre conceito contra marcas novas etc, antigamente quando meu ouvido era fraquinho eu até pensava assim, hj tenho meu ouvido bem malhado e isso muda tudo, sei que é pq conheço do assuinto, , escutei e senti a diferença, então se é t ão bom porque nao comprar?

preconceito?

lisciel
Veterano
# fev/15
· votar


talvez eu disse que não vale a pena fazer, tipo, fazer um 1176, porque primeiro não será um 1176. por mais que compremos os kits, existe um processo pra construir um teste de qualidade e coisas que só os caras que constroem sabem. nem é por maldade não, é por saber mesmo.

ingenuidade achar que é só juntar meia duzia de resistores e capacitores que funciona da mesma forma.

eu produzo equipos hoje em dia, o custo das peças, mais as horas pra fazer, eu consigo vender a por exemplo 1.900 reais, SE eu por acaso fizer o equipo e ele não funcionar, ai eu já começo mal, fica zero a zero porque vou ter de perder mais tempo pra tentar achar porque não funcionou

e pior, se eu vender e ele estragar na mão do cliente, ai além de queimar meu filme eu ai sim fico no prejuízo, começando já com 4 sedex! vai volta vai volta.

não faço isso pra viver. ainda bem.

não vale a pena vc tentar copiar um 1176 pensando que vai ter um 1176.

pra quem gosta de construir é muito legal, como experiência etc etc.

não peguei PDF gringo não. normalmente conversamos sempre o mesmo assunto e o conteúdo pode ser bastante similar. normal

é bem complicado pegar uma frase solta tipo "não vale a pena fazer" e jogar pra todos os lados. não funciona.

vale a pena fazer quando você gosta, se você tem curiosidade etc etc etc. mas na intenção de substituir a necessidade de um LA2A ou um 1176 ou um pré API no seu est´¨dio, ai não vale a pena.

lisciel
Veterano
# fev/15
· votar


desculpa a demora da resposta.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Gostaria de upar esse tópico para saber mais opiniões sobre o assunto dos usuários atuais do fórum.

Pra quem gosta de: vasculhar esse ou aquele microfone, aquele popfilter mais eficiente, aquele Direct Box menos ruidoso, como colocar os mics da bateria, a que distancia colocar os mics do amp da guitarra, depois de tudo sentar a bunda em uma cadeira e fazer toda a mixagem da música, decidir volumes, efeitos, compressão, o que vai soar e como vai soar. Entender o que cada equipamento/plugin faz e como vai usar melhor.

Pra essa pessoa, o correto é focar em Engenharia de Som ou Produção Musical? Ou em nenhum dos dois?

Em miúdos: Quem mixa? O engenheiro ou o produtor?

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


Nada?

JJJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar


Wade
Quem mixa? O engenheiro ou o produtor?

Depende de cada caso. Mixa quem quer, quem pode, quem a banda deixa (muitas vezes a própria banda participa, dá pitacos) mas, principalmente, quem tem noção do que está fazendo. Mixar é uma arte. Hoje eu vejo que quem mixa/masteriza é tão importante quanto qualquer membro da banda.

Aliás, estou aqui mixando um cover (em breve coloco aqui no fórum) e a mixagem está me dando MUITO MAIS TRABALHO do que a gravação das partes...

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Eu não queria dizer nada, mas se ninguém se arriscou, falo eu.

As grandes gravadoras não existem mais. Os estúdios de verdade são cada vez mais raros - o que tem é um monte de estúdio de ensaio que o dono compra um computador e chama de estúdio de gravação. Cada vez se vende menos discos, cada vez o mercado é mais restrito. Isso é óbvio...

Como cada vez se ganha menos com venda de discos e o mercado vem retraindo, é natural que se gaste menos com a gravação do disco, a arte, até as capas. Então cada vez existe menos CDs que tem um produtor musical, produtor comercial, diretor, engenheiro de som, assistente, técnicos, masterizador. Cada vez mais se junta funções, é comum ter uma só pessoa fazendo isso tudo.

Se você está pensando nessa difícil área, entenda que você nunca vai ser uma coisa só. Prepare-se para tocar quando faltar um músico, compor, dirigir, captar, mixar, masterizar, fazer o comercial, fazer a faxina, pegar no gol, bater o escanteio e correr para cabecear, tudo ao mesmo tempo. Cada vez mais o mercado paga menos e exige mais do profissional. O dia que você for o fodão disso tudo, quem sabe vai poder escolher só mixar e pagar de gostosão. Enquanto isso tem que ralar.

Wade
Membro Novato
# ago/15
· votar


JJJ
Sim sim. Disso sei e concordo plenamente. Mais que uma arte, é um prazer.

A minha dúvida era mesmo a mais específica, acima. Ok que qualquer um que saiba pode fazer. Mas pra quem quer isso e se profissionalizar, qual o caminho MAIS CORRETO a se seguir? A engenharia ou a produção? Qual tem mais ênfase na captação/mixagem?

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Wade

Acho que, na atual conjuntura, o "caminho" mais correto é tentar "jogar nas 11", como o MMI colocou acima. Aprenda tudo o que estiver ao seu alcance, porque o leque de opções aumenta (e o funil, como ele deu a entender também, é cada vez mais apertado).

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Eu nao entendo praticamente nada dessa área, mas vou dar uma opinião mais generalizada que acontece na minha área, por exemplo, a tecnologia da informação.

Na minha área, o que vale mais? O produtor (desenvolvedor, analista, dba, etc) ou o engenheiro (engenharia de software)?

Bom, falando um títulação (reconhecimento acadêmico), o engenheiro vale mais, até este nível. Acredito que isso aconteça em outros ramos tambem, cívil, elétrica, produção, áudio.

Mas, isso não significa dizer que o engenheiro é mais qualificado para exercer a produção. Acredito muito que ele seja munido de conhecimento, mas não de prática efetiva. No caso do engenheiro de software, ele tem um conhecimento bem aprofundado de negócio, mas isso não o qualifica como bom desenvolvedor (no caso de áudio, produtor). Muito pelo contrário, o bom desenvolvedor (produtor de áudio) talvez tenha passado longe da engenharia.

Fazendo a mesma analogia, o engenheiro de áudio, vai ter um conhecimento vasto em tudo que se diz áudio, ou seja, onde se diz que algum conhecimento de áudio deva ser aplicado, ele deve ser imprescindível, como ambientação acústica, é só um exemplo.

Agora ao meu ver, o produtor, seria especialista no ramo de produção musical. Apesar de ele ser tudo ao mesmo tempo, é especialista nisso. Na área da informação, o engenheiro sabe programar, o analista quase com certeza já encostou a mão em código, o gerente de projetos com certeza já criou um SQL. Mas o especialista, que vai diariamente implementar a codificação, é o desenvolvedor. Acredito que o mesmo aconteça com a área audiofonica.

Em tempo, o mais importante: Apesar de todo mundo querer trabalhar no que gosta (graças a Deus eu trabalho no que gosto), todo mundo precisa se manter. Precisa de dinheiro sobretudo. A engenharia te da um leque maior para exercer outras funções, em diversas empresas, e tem um reconhecimento profissional maior.

Se vai se empenhar em estudar, eu recomendo a engenharia. Você pode se tornar produtor de vários meios, como o MMI disse, até por colocar um computador e uns poucos equipos numa sala preparada, já é um pontapé de partida. Mas se não der certo...e a vida é cheia de surpresas, você ainda é engenheiro, poderá buscar novas portas.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Buja

Concordo em gênero, número e grau.

Se alguém (que obviamente não sabe o que fazer, claro), me perguntar: o que eu faço? respondo sem titubear... faça engenharia!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia de Áudio